BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Rússia

Verão em Moscou

Verão em Moscou.

O mundo, infelizmente, é feito de estereótipos. As pessoas têm conceitos preestabelecidos sobre lugares e acreditam estarem certas, mesmo nunca tendo realmente conhecido de perto o local do qual falam.

Eu, como pessoa que já morou em lugares “exóticos” pelo mundo, acabo tendo que lidar com esses estereótipos todos os dias. Quando eu morava em Nairóbi, as pessoas pensavam que eu morava em uma oca na floresta e caçava meu próprio almoço. Agora, morando na Rússia, as pessoas acham que eu moro em um iglu e que eu passo frio o ano inteiro. Nesse post pretendo desconstruir o estereótipo de Moscou como cidade gelada 365 dias no ano e contar um pouco sobre como é a cidade em tempos de temperaturas altas e sol até tarde da noite.

“É muito frio em Moscou, né? O verão de vocês dura o quê? Uma semana? Aproveita a sua única semana de sol, hein!”
Primeiramente, Moscou fica no oeste da Rússia, bem longe da Sibéria. Então não temos temperaturas de -30ºC no inverno, como muita gente pensa. A média é de -10ºC, mas nos dias absurdamente frios pode chegar a fazer -20ºC. É muito frio sim, mas dá para sobreviver e fazer muitas coisas interessantes durante o inverno, como eu contei aqui.
A partir de março as temperaturas começam a subir e continuam assim até agosto. E depois só vai esfriar novamente no início de outubro. Portanto, não temos só uma semana de verão, ou de sol, ou de calor. Temos meses inteiros de temperatura alta (às vezes até alta demais) e muito sol.

Como eu já comentei em posts anteriores, Moscou é uma cidade que nunca para. É possível ter coisas interessantes para fazer 24/7. É interessante, no entanto, observar que o tipo de atividade vai variar com as estações. Enquanto no inverno os moscovitas aproveitam as atividades internas como teatros, balés e concertos, no verão, eles querem aproveitar ao máximo o sol. Qualquer menção a ir a um museu no verão é acompanhada por um comentário “Não! Vai aos parques, deixa o museu para o inverno!”. E eu não poderia concordar mais com isso.
A chegada da primavera e do verão muda a cara da cidade. Tudo verde e florido, as fontes novamente ligadas, pessoas patinando, pedalando ou andando de patinete nas ruas. O sol começa a se pôr mais tarde (no auge do verão a noite chega apenas às 23h) e a nascer mais cedo (2h 30min da manhã). As ruas, então, ficam cheias de pessoas até bem tarde, ninguém quer perder um minuto de sol.

As atividades ao ar livre são inesgotáveis. Aqui, vou listar algumas coisas imperdíveis para quem quer aproveitar o maravilhoso verão moscovita:

1. Parques e jardins: Moscou conta com inúmeros parques, de todo tipo e tamanho. Talvez o mais conhecido seja o Gorky Park (quem nunca ouviu aquela música dos Scorpions?), que é enorme e muito bonito. Ele se junta a dois outros parques ao longo do Rio Moscou, o que faz com que pareça ainda maior. Independente do parque que você escolher passar seu dia, a diversão é garantida. É possível alugar bicicletas, andar de patins, fazer piquenique na grama e até tomar sol de roupa de banho! As programações de atividades nos parques também são extensas: aulas de dança, aulas de ginástica, cinema ao ar livre, shows, apresentações. Toda hora tem algo interessante acontecendo.

thumb_IMG_6782_1024
Parque Gorky. Fonte: acervo pessoal

2. Festivais: o verão chega com uma enorme agenda de festivais de música ao ar livre. Desde concertos clássicos a shows de rock, é possível assistir a grandes espetáculos enquanto aproveitamos a luz do dia até tarde.

3. Feirinhas: a feirinha de artesanato da Izmailovsky fica muito mais interessante no verão. Caminhar pelas banquinhas de lembrancinhas russas e comer um churrasquinho fica muito mais agradável sob um sol quentinho. A cidade também se enche de pequenas feirinhas e festivais de comida. O festival de sorvete é o mais interessante por motivos óbvios.

4. Praia: aqui não tem mar, mas os moscovitas dão seu jeito. Áreas de recreação com areia, quadra de vôlei, restaurantes e esquema de segurança para nado são organizadas ao longo do rio Moscou. É só escolher o seu preferido e passar dias deliciosos sob o sol.

Praia na beira do rio Moscou
Praia na beira do rio Moscou. Fonte: acervo pessoal

6. Cinema ao ar livre: já que ninguém quer ficar fechado enquanto o sol brilha lá fora, alguns dos grandes cinemas de Moscou montam uma estrutura ao ar livre nos parques e há sessões de cinema em vários dias da semana e em vários horários diferentes.

7. Datcha: as datchas são as casas de campo dos russos. Para fugir da loucura da cidade, aproveitar o clima quente, relaxar e aproveitar o verão, os russos costumam fugir para suas datchas nos finais de semana e férias de verão. Se você não é um afortunado proprietário de uma datcha, não tem problema, é possível encontrar algumas para alugar por um final de semana e fazer aquele churrasco com os amigos.

8. Varandas: é só a temperatura subir um pouco que os restaurantes da cidade abrem suas varandas. São milhares de estabelecimentos que oferecem mesas ao ar livre. Ter a opção de fazer suas refeições e encontros com os amigos em varandinhas gostosas e, muitas vezes, com belas vistas é muito bom! A maioria dos restaurantes aceitam animais em suas varandas, o que significa que é possível levar seu amiguinho, que ficou algum tempo dentro de casa no inverno, para aproveitar o verão com você.

Drinks com as amigas em uma varanda no Parque VDNKH
Drinks com as amigas em uma varanda no Parque VDNKH. Fonte: acervo pessoal

Essas são apenas algumas atividades dentro de uma infinidade de opções que Moscou oferece. Aqui o verão é alegre e movimentado. Às vezes, só dar uma volta na rua já é uma delícia. O que importa é aproveitar cada minuto dos dias ensolarados e das noites claras da cidade, esquecer da hora e relaxar.

Related posts

Outono e preparação para o inverno na Romênia

Juliana Gehring

Depressão ou falta de vitamina D morando fora?

Gislaine Morais

10 dicas para aproveitar o inverno em Varsóvia

Vivian Kulpa

11 comentários

Pai do Bruno Agosto 17, 2016 at 10:02 pm

Lindinha não deu se gostei mais do texto ou das fotos. Amei te conhecer e estou adorando ver esta produção literária. Bjusss

Resposta
Renata Rossi Outubro 13, 2016 at 10:34 pm

Fernando, querido! Foi um prazer tê-los conosco por alguns dias. Adorei conhecer vocês! Que bom que está gostando, obrigada! Abraços!

Resposta
Ana Clara Outubro 29, 2016 at 10:30 am

Oi tudo bem ? Quero ir para Rússia para me cursar em medicina , em Moscou , você acha que é uma boa escolha ?

Resposta
Renata Rossi Novembro 3, 2016 at 3:50 pm

Oi, Ana Clara! Tudo bem, e com você?
Eu sei que muitos brasileiros vêm para a Rússia cursar medicina, mas infelizmente ainda não tive contato próximo com nenhum deles e eu mesma não tenho experiência nessa área.
Mas uma outra colunista aqui do BPM é estudante de medicina por aqui. Ela fez até um post sobre o curso: http://www.brasileiraspelomundo.com/russia-estudando-medicina-2-001210294.
Talvez ela seja a pessoa mais indicada para te dar dicas e opiniões.
Boa sorte!
Abraços!

Resposta
Gustavo Maio 2, 2017 at 8:32 pm

Oi Renata, tudo bem?
Vou com um grupo de amigos à Moscou e São Petersburgo para a copa das confererações, na segunda quinzena de junho/2017.
Tenho tentado encontrar a agenda de concertos de música (de todo o tipo), mas só consegui sites mais turísticos e de passeios tradicionais, sem falar na dificuldade da língua.
Tens alguma dica de onde buscar pela agenda de shows nas duas cidades?

Resposta
Renata Rossi Maio 4, 2017 at 2:05 pm

Olá, Gustavo! Tudo bem por aqui!
Que ótimo, junho é um mês maravilhoso na Rússia! Faz bastante calor e você vai poder ver as noites brancas em São Petersburgo!
Então, o verão é baixa temporada de espetáculos no país. As pessoas não frequentam teatros, casas de concerto, cinemas… Nada que não seja ao ar livre! Todo mundo que aproveitar o sol e o calor.
De qualquer forma, ainda dá para ver alguma coisa. No Bolshoi, por exemplo, só tem ópera nessa época. Os bailarinos ou estão de férias ou em turnê em outros países. Você pode olhar tudo pelos sites. Em Peter é mais complicado eu te dizer sites bons, porque eu só fui até lá uma vez e não fui a nenhum concerto.
De qualquer forma, algumas sugestões de sites pra você:

– Moscou:

http://bolshoi.ru/en/ (Teatro Bolshoi)

http://www.mosconsv.ru/en/ (Conservatório de Moscou)

http://www.parter.ru/bilety.html?affiliate=RUE&language=en (site que vende ingressos para todo tipo de evento, tanto em Moscou quanto em Peter)

– São Petersburgo:

https://www.mariinsky.ru/en/ (Teatro Mariinsky – alguns dizem ser, muitas vezes, melhor que o Bolshoi)

Bom, espero ter ajudado! Qualquer outra pergunta pode escrever para o meu e-mail que eu tento ajudar na medida do possível!

Boa viagem e aproveite a Rússia, ela é linda!

Abraços!

Resposta
Gustavo Maio 9, 2017 at 2:18 am

Muito legal Renata, já ajudou muito, Obrigado. Abraço

Resposta
Mauricio Março 8, 2018 at 9:43 am

Parabéns pelo post. Bastante interessante

Resposta
Renata Rossi Maio 7, 2018 at 3:13 pm

Olá, Maurício!
Obrigada!
Abraços.

Resposta
Tinci Abril 1, 2018 at 2:07 pm

Adorando os seus posts!

Resposta
Renata Rossi Maio 7, 2018 at 3:14 pm

Olá, Tinci!
Obrigada! Que bom que está gostando. Fico muito feliz!
Abraços.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação