Como tirar carteira de motorista na Finlândia

2
154
cnh finlandesa, carteira de motorista finlandesa, como trocar a cnh brasileira pela finlandesa, finlândia, dirigindo na Finlândia, posso dirigir na finlândia,
Foto: https://autodo.info
Advertisement

Todos os brasileiros habilitados no Brasil, conforme a Convenção de Viena, podem dirigir na Finlândia. Porém, precisam ter a carteira de habilitação internacional e, posteriormente, trocá-la para a carteira local.

Para os residentes é muito mais vantajoso fazer a troca para a carteira finlandesa. O ideal é que isso seja feito dentro dos dois primeiros anos vivendo no país para os tipos do Grupo 1 e dentro de um ano para os tipos do Grupo 2.

Importante dizer, que apenas residentes permanentes ou residentes que tenham estudado no país por pelo menos 6 meses podem transferir sua carteira para a finlandesa.

Condições para o Grupo 1

O Grupo 1 consiste nos tipos A1, A2, A e B. Dois anos é o prazo que a agência de transportes e segurança finlandesa – Trafi – dá aos estrangeiros para apenas trocar uma carteira pela outra. Com estes tipos, não é necessário fazer exames de direção e nem refazer todo o procedimento para se tornar habilitado. No entanto, é fundamental que a carteira esteja dentro do prazo de validade. Caso contrário, a condição não se aplica.

Dois anos também é o prazo em que um residente pode utilizar a sua licença internacional na Finlândia, independente da validade da carteira ser superior.

O que preciso fazer para entrar com o requerimento?

O procedimento é bastante simples. Porém, é necessário ter pelo menos 6 meses de experiência dirigindo na Finlândia. Para isso, você precisa:

  • marcar uma consulta em um hospital público para fazer o exame para o Trafi, explicando que você precisa de um atestado para converter sua carteira de motorista estrangeira para a finlandesa;
  • agendar um horário no Ajovarma, que é a empresa autorizada para realizar os serviços de permissão para dirigir e os exames de direção;
  • levar os documentos e fotos no dia marcado.

Que documentos preciso apresentar?

  • passaporte ou outro documento oficial de identidade;
  • duas fotos (ao ir em alguma loja específica de foto, é só informar que é para tirar a licença de dirigir e eles farão no tamanho padrão);
  • certificado médico do hospital público;
  • ara os estudantes, um certificado estudantil, comprovando que esteve matriculado e estudando pelos últimos 6 meses;
  • CNH brasileira válida e original ou, caso não tenha a CNH em mãos, um documento oficial do país que emitiu a sua carteira de habilitação.

Procedimento no Ajovarma

A carteira de motorista será retida pelo Ajovarma e ficará junto com sua documentação como parte do requerimento. Isso, porque o Ajovarma retém o documento e o devolvem apenas quando você deixar o país permanentemente. Neste caso, você precisará devolver para eles, também, a sua licença finlandesa.

Portanto, para os que viajam com frequência para o Brasil ou não desejam que a carteira brasileira fique vencida por um longo período, correndo o risco de ter que refazer o procedimento de habilitação lá, tirar a segunda via no Brasil é a melhor solução.

Para o requerimento, também cobram uma taxa de €40 que pode ser paga pela internet via banco ou no dia agendado. Após ir na entrevista, enquanto aguarda o processo de transferência ser concluído, você receberá uma licença temporária e esta não poderá ser utilizada em viagens ao exterior.

Caso a sua habilitação não tenha sido emitida no Brasil, na UE, EEA ou em algum dos países que fazem parte da Convenção de Viena, você precisará aplicar para o procedimento de permissão para dirigir. Com isso, terá que comprovar que você preenche os requerimentos exigidos e passar em todos os exames. Dependendo de onde a sua CNH foi emitida, eles também decidirão se será necessário pedir qualquer outra instrução de direção ou não.

cnh finlandesa, carteira de motorista finlandesa, como trocar a cnh brasileira pela finlandesa, finlândia, dirigindo na Finlândia, posso dirigir na finlândia,
Carteira de Motorista Finlandesa (Foto: trafi.fi)

Condições para o Grupo 2 e BE

O procedimento para os outros tipos fora do Grupo 1 é similar. No entanto, estes precisarão passar por exame teórico e de direção para fazer a transferência. Você se enquadra neste grupo? Então, os valores para conseguir tirar a carteira finlandesa serão diferentes.

Tirando a Primeira CNH na Finlândia

Considerando que seu interesse é se habilitar para dirigir carro, você precisará de uma carteira do tipo B. Antes de tirará-la, você vai precisar de uma permissão para conduzir. Essa licença pode ser solicitada 2 anos antes da idade mínima requerida e é válida por 2 anos também.

É necessário ter 18 anos ou mais para entrar com o processo da habilitação. No entanto, é possível iniciar as aulas básicas com 17 anos. Para cada fase, existem valores variados pré- estipulados.

As etapas na auto-escola são:

  • Fase Básica

Esta fase inclui 19 horas de base teórica e pelo menos 18 horas de aulas práticas.

  • Fase Prática

Esta etapa se inicia assim que tiver completado a fase básica e passado no teste de direção. Além da sua prática pessoal na direção, inclui uma hora de aula teórica e mais duas horas de aulas práticas.

  • Fase Avançada

Depois de passar no teste de direção, é necessário aguardar 3 meses até iniciar a fase avançada. Nesta etapa, ainda haverão quatro horas de aula teórica e mais quatro horas de aulas práticas.

Após concluir todas as etapas, você receberá um certificado de conclusão que deverá ser enviado ao Ajovarma. Caso o certificado não seja enviado, a policia poderá impor uma proibição temporária para conduzir.

É possível tirar os outros tipos de carteira também e o site do Trafi disponibiliza todas as outras informações. Outro ponto importante é que as carteiras de motorista finlandesas têm validade de 15 anos.

Espero ter ajudado e até mês que vem!

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui