Espanha – Diferenças entre as escolas espanholas

2
455
Advertisement

Todos os pais buscam a melhor escola para mandar seus filhos de acordo com as suas possibilidades financeiras. Para as pessoas que estão chegando à Espanha é importante saber que aqui temos três tipos diferentes de escolas: públicas, concertadas e particulares.

Apesar de terem algo semelhante entre elas, como os horários, as diferenças estão nos custos e como são gerenciadas.

• As escolas públicas. São construídas, administradas e financiadas pelo governo. Tem desde 4 meses de idade (guarderías) até entrar na universidade (primária, secundária e Bachillerato). Algumas também dão cursos de formação (Formación profesional).

Para conseguir uma vaga, os pais têm que solicitar antes através de um formulário. De acordo com a pontuação (se mora perto, se tem irmãos que já estudam na mesma escola, se algum dos pais trabalham na escola, etc.) você pode fazer a matrícula ou eles te encaminham a outra escola.

O horário das creches geralmente são das 9h até às 17h e as escolas são das 9h até às 14h. Muitas oferecem um serviço ampliado de horário. Os pais que necessitam, podem deixar seus filhos antes do horário de aula e/ou depois com almoço, com atividades extra-escolares, serviço pago à parte.

Nas escolas públicas da Espanha os pais pagam o material escolar e, em algumas, é obrigatório o uso de uniforme. Dependendo do Estado, as famílias recebem uma ajuda financeira.

As escolas concertadas. São construídas e administradas particularmente, mas são financiadas uma parte pelo governo e outra pelos pais através das mensalidades.

Este tipo de escola tem uma certa liberdade para administrar, sendo o governo que limita quantos grupos podem formar, quantos alunos por sala podem ter, datas e quem pode se matricular. Utilizam os mesmos critérios para entrar em uma escola pública.

Enquanto nos colégios públicos os alunos têm 5 horas diárias, em uma escola concertada têm 6 horas de atividades (nesta hora eles podem incluir aula de natação, teatro, mais horas de inglês ou outro idioma, etc.). O horário para as crianças de 3 a 11 anos é quase sempre das 9h às 13h15 e das 15h às 16h45. As crianças recebem o almoço na própria escola (pago junto com a mensalidade) ou os pais tem a opção de levar seus filhos para casa e trazê-los depois. Na hora do almoço e depois das 17h, as escolas oferecem atividades esportivas ou culturais. Na escola dos meus filhos existe uma grande variedade de atividades como ballet, judô, voleibol, futebol, piano, pintura, alemão, natação. É uma comodidade e também uma boa opção para os pais que não chegam a tempo para buscar seus filhos. Já o horário para os mais velhos, em algumas escolas, são diferentes: começam às 8h10 e voltam a casa às 14h30.

Em quase todas as escolas concertadas as crianças usam obrigatoriamente o uniforme (“chandal” – agasalho e tênis) como também o uniforme “social”, que é calça, camisa polo, sapato e jersey para os meninos e saia, meia calça, sapatos, camisa polo e jersey para as meninas.

As escolas particulares.  São construídas, administradas e financiadas particularmente. Existem poucas escolas totalmente particulares na Espanha. Estas têm que seguir o mesmo currículo geral que as outras escolas. A diferença é que são elas que decidem quem pode se matricular, quantos grupos podem existir, etc. Já o número de crianças, datas de início e fim do ano letivo são determinados pelo governo. As particulares quase sempre são as que mais dispõem horas de inglês no currículo e a maior parte são escolas americanas/inglesas. A mensalidade é bem mais cara, e muitas não divulgam seus preços até que os pais visitem o colégio.

Nos colégios particulares 99% das crianças usam obrigatoriamente o uniforme, o funcionamento e os horários são bem parecidos com as escolas concertadas.

Já sobre as etapas, são todos iguais. As crianças começam na creche (guarderías), passam o 3.º , 4.º e 5.º anos no ciclo infantil. Com 6 anos entram na escola primária, onde vão permanecer do 1.º até o 6.º ano primário. Com 12 anos começam a secundária, nesta etapa são 4 anos. Por último, dos 16 aos 18 anos, cursam o Bachillerato. Estes dois anos antes da universidade, os jovens já vão se preparando para a área que pretendem estudar. Existem três tipos diferentes de Bachillerato: Arte, Ciência e Tecnologia e Humanas.

Meus filhos, como nasceram na Espanha, não tiveram nenhum problema de adaptação, muito menos com papéis, já que eles têm dupla nacionalidade. Já para os brasileiros que estão chegando é bem importante saber como é todo o processo para convalidar os estudos antes de chegarem aqui.

Mais informação podem acessar os seguintes sites:

Don Quijote

Just Landed

Mecd

2 Comentários

  1. Olá Melissa, muito bom seu post. Uma dúvida, se tenho 2 filhos, um de 4 e 6 anos significa que ficariam em escolas diferentes? Como se chama o tipo de escola para 4 e 6 anos, respectivamente. Seria ed. infantil e primária? obrigada!

    • Ola, teus filhos podem estudar na mesma escola. Nao importa se é pública, concertada ou particular. O de quatro anos vai estar na etapa infantil e o de seis em primaria. Melissa

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui