7 dicas para aproveitar o outono e inverno em Viena

0
120
Rio Danúbio congelado. Fonte: acervo pessoal
Advertisement

7 dicas para aproveitar o outono e inverno em Viena, na Áustria.

No post deste mês trago dicas sobre como aproveitar ao máximo os meses de outono e inverno aqui na cidade de Viena.

Logo que cheguei na Áustria e sobrevivi ao primeiro inverno europeu, confesso que rezava para que os próximos verões fossem mais longos e que os dias quentes se estendessem o máximo possível. Acostumar com as temperaturas tão baixas, com o frio extremo e com aquelas várias camadas de roupas era, até então, algo inimaginável. No entanto, não apenas eu sobrevivi a esses primeiros contatos com frio europeu, como também a minha paixão pela cidade de Viena sobreviveu! E o mais curioso de tudo: essa paixão foi crescendo conforme fui descobrindo como a cidade fica linda nos meses de outono e inverno.

Leia também: Inverno na Áustria: um enorme aprendizado

Como em muitos outros países europeus, as estações do ano na Áustria são muito bem definidas. Isso significa que quando muda a estação, percebemos rapidamente os sinais sem fazer nenhum esforço. As árvores ficam extremamente floridas na primavera, as temperaturas passam dos 30 graus no verão, as folhas das árvores recebem um tom amarelado/alaranjado deixando a paisagem deslumbrante no outono e nos dias mais frios do inverno a cidade fica toda branquinha com a chegada da neve. Não demorou muito para eu perceber, também, que cada estação do ano tem o seu charme especial em Viena e, com o tempo, fui descobrindo como aproveitá-las ao máximo!

1- Passe a tarde em algum Heuriger 

Eu costumo dizer que o começo do outono – de 23 de setembro até meados de outubro – é a época perfeita para passar a tarde tomando vinhos em algum Heuriger. Para quem ainda não conhece, Heuriger é o nome dado para os restaurantes típicos austríacos onde são servidos os vinhos de produção própria. A palavra alemã “Heuriger” não possui uma tradução definida para o português, mas se olharmos para a sua origem – a palavra “Heuer” – temos a seguinte tradução: “este ano”. Portanto, os vinhos que são servidos no Heuriger são os vinhos que foram produzidos “neste ano”.

Heuriger em Viena. Fonte: acervo pessoal

2 – Prove a bebida típica do outono: Sturm

Além dos vinhos, você também vai poder provar a famosa bebida típica do outono: o Sturm! Esta bebida é produzida de forma parecida com o vinho, mas não é o vinho em sua forma final. É como se a produção da bebida fosse interrompida momentos antes do ponto exato para obter o vinho. Melhor dizendo, é como se fosse uma bebida intermediária entre o suco de uva e o vinho: tem o sabor adocicado do suco de uva e contém álcool num nível mais baixo que o vinho.

Vale lembrar que a produção de Sturm ocorre apenas durante os meses de setembro e outubro. Portanto, se você ainda não provou, não deixe passar o próximo outono sem o Sturm!

3 – Aproveite a culinária típica do outono

E já que dei a dica de uma bebida típica da estação, aqui vão outras duas dicas para acompanhar o seu vinho ou Sturm: maroni e abóboras! Para quem nunca ouviu falar, Maroni é um tipo de castanha. A palavra Maroni é a variante austríaca da palavra “Edelkastanien” (castanhas nobres). Tanto as castanhas como as abóboras são típicas do outono. Se você andar pelas ruas de Viena nessa época do ano, irá perceber rapidamente a grande oferta dessas duas delícias por onde quer que você passe.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

4 – Caminhada nos jardins de Schönbrunn

Até meados de outubro as temperaturas variam, geralmente, de 13 a 18 graus. Caso você goste de esportes, essa é a época ideal para fazer caminhadas. O lugar que eu indico para uma bela caminhada num dia de outono é, sem sombra de dúvidas, o jardim do palácio Schönbrunn. Uma área enorme, cheia de árvores, com pássaros e alguns esquilos escondidos no caminho. Apesar de ser um local turístico, os jardins do Schönbrunn dificilmente chegam a ficar totalmente lotados, exatamente pelo fato de a área ser muito extensa.

5 – Aqueça-se e relaxe na Terma Oberlaa

A minha próxima dica vale tanto para o outono quanto para o inverno: a Thermen Oberlaa. A palavra “Thermen” significa águas termais ou termas, em alemão. E para quem ainda não conhece, as termas são os lugares perfeitos para relaxar num dia frio. São áreas com várias piscinas de águas quentes (externas e internas) e saunas. Algumas funcionam quase como um spa, onde a pessoa pode praticar exercícios físicos, receber tratamentos com massagistas e consultar profissionais de saúde, como nutricionistas, por exemplo. As grandes termas da Áustria estão localizadas longe das grandes cidades.  No entanto, recentemente foi inaugurada esta terma em Viena, na estação de metrô Oberlaa (linha vermelha), deixando o acesso fácil para todos os moradores e turistas da cidade!

6 – Faça um tour pelos mercadinhos de Natal

O inverno na Áustria é bem rigoroso. Mesmo amando morar em Viena, confesso que passar dias sem ver a luz do sol e, às vezes, até semanas, não é nada fácil. Exatamente por isso que eu mantenho alguns hábitos durante os meses frios, o que sempre envolve passeios e atividades diferentes pela cidade. Dessa forma, aproveitamos melhor os dias frios e, de quebra, conhecemos lugares diferentes a cada ano.

Uma das tradições europeias que eu mais amo são os mercadinhos de Natal. Talvez pelo fato de trazerem uma atmosfera alegre para a cidade durante os meses cinzas e frios. Além de eles serem uma gracinha – super bem decorados – você poderá encontrar desde os mais diversos artesanatos até as mais deliciosas especialidades austríacas.

Quando você estiver por aqui nesta época do ano, não deixe de provar as bebidas típicas do inverno: o Glühwein e o Punsch. São muito semelhantes ao nosso vinho quente e quentão do Brasil. O Glühwein é preparado com vinho, laranja, maçã e canela. Já o Punsch é geralmente preparado com rum, laranja, limão e canela. Para acompanhar, prove o famoso Lebkuchen: um bolinho preparado com gengibre, canela e mel. Muito parecido com o nosso pão de mel!

As feirinhas de Natal começam em meados de novembro e ficam abertas até o final de dezembro. Para ter acesso a todas as informações sobre cada feirinha de Natal, clique aqui. 

7 – Patinar no gelo em Rathausplatz

Não dá para esquiar em Viena, mas sempre podemos nos divertir patinando no gelo! Entre os meses de novembro até meados de janeiro você pode se divertir na pista de patinação no gelo, que é montada em frente ao palácio da prefeitura de Viena. A pista é dividida em uma parte principal, que fica localizada bem no centro do Rathausplatz, e outras pistas menores que são montadas no jardim, entre as árvores. A pista é bastante segura e muito bem sinalizada, tanto para adultos como para crianças. É uma atividade muito gostosa para a família inteira. Os patins podem ser alugados no local e você recebe uma chave para deixar sua bolsa e outros pertences no armário. Para complementar a diversão, em volta da pista de gelo tem música e quiosques com comidas e bebidas.

Espero que com estas dicas eu tenha animado vocês para curtir os meses frios em Viena!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.