BrasileirasPeloMundo.com
Tailândia

8 motivos para morar na Tailândia

Entre os diversos motivos para morar na Tailândia que eu poderia listar, que não são poucos, selecionei os oito mais interessantes do meu ponto de vista:

1. Clima

Para quem gosta de calor, esse país é um sonho! Sim, existe até uma brincadeira de que o clima na Tailândia é quente, mais quente e muito quente.

De maneira generalizada, o clima na Tailândia se divide em:

  • Temporada chuvosa: ocorre entre a metade de maio até a metade de outubro. Os meses de agosto e setembro são os mais chuvosos.
  • Inverno: metade de outubro a metade de fevereiro. Neste período é um pouco menos quente.
  • Verão: metade de fevereiro a metade de maio. O clima se torna quente, bem quente. O mês mais quente é abril.

A variação de temperatura entre as áreas sul e norte da Tailândia pode ser significativa, porém, a temperatura mínima no inverno na área norte do país (a mais fria) dificilmente é inferior à 15oC.

Em novembro, eu fui para o norte da Tailândia. Não senti nada de frio, com uma exceção: quando estava no cume da montanha mais alta do país.

2. Viagens

Como faz parte do sudeste asiático, composto por Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Cingapura, Timor-Leste e Vietnã, a Tailândia se posiciona em um local geograficamente interessante da Ásia.

A Tailândia é limitada geograficamente pela Malásia, Myanmar, Laos e Camboja, porém, além dos países que compõem o sudeste asiático, países como Índia, China e Japão estão próximos. Desta forma, viajar pela Ásia – a partir da Tailândia – se torna muito tentador!

A Ásia é um continente muito diferente do que estamos acostumados, além de ser MUITO longe também, então, a ideia de explorar aqui enquanto se está morando nesta área é um pensamento constante na cabeça das pessoas.

Indonésia, Filipinas e Cingapura foram alguns lugares que tive o prazer de conhecer durante este meu primeiro ano morando aqui. Devo admitir, se pudesse, teria ido para o Japão e Índia também (além de outros lugares, é claro).

3. Culinária

A culinária da Tailândia é meio assim: ou você gosta ou você não gosta. Eles fazem uso de todos os sabores em um único prato (doce, salgado, azedo, amargo, umami). Os sabores, muitas vezes, são bem fortes.

Apesar das diferenças e do tempo de adaptação, eu digo com ênfase: eu gosto muito da comida tailandesa. O uso de diversos temperos, alimentos e produtos naturais torna a comida tailandesa muito incrível aos meus olhos.

Além da parte sensorial, o preço! É possível comer muito barato aqui, pratos de comida de, aproximadamente, R$ 5,50 reais é algo bem comum de se achar.

Leia também: Alimentação na Tailândia

4. Cultura

A cultura tailandesa é bem diferente da brasileira. O budismo, praticado pela grande maioria dos tailandeses, propicia mudanças significativas na cultura da população. Cantos budistas, incensos, “pequenos santuários”, flores e alimentos sempre fazem parte de uma espécie de “cesta” oferecida a Buda, que fica, normalmente, no chão em frente às casas/lojas/restaurantes etc.

Retirar os sapatos ao entrar em templos, lojas, casas e até mesmo clínicas médicas, é algo bem comum por aqui.

Comer e ver comida sendo comercializada a qualquer hora do dia, durante todo o dia, é algo extremamente típico daqui também.

5. Segurança

O que me mais me atrai aqui: a segurança!

A segurança que a Tailândia proporciona é algo espetacular e único. Claro que existem regiões, principalmente nos maiores centros urbanos, onde a segurança não é a mesma. Porém, até agora, pelos lugares que fui e trocando informações com diversas pessoas, considero o país seguro.

Aquele medo de andar na rua, principalmente com celular ou algo de maior valor, ou receio de utilizar o transporte público, não ocorre por aqui! Isso, para mim, é qualidade de vida!

6. Praias e belezas naturais

A Tailândia é mundialmente conhecida pelas praias com areia clara e águas cristalinas, pelas regiões “quase” intocadas pelo homem, onde até macacos vivem livremente pelo litoral. Existem muitos lugares na Tailândia como eu acabei de descrever e são realmente magníficos. Desde praias lindas e limpas até templos no alto da montanha, a Tailândia surpreende no quesito beleza natural.

7. Custo de vida

O custo de vida na Tailândia pode ser baixo. Existem opções mais econômicas para quase tudo, desde comida e roupas até imóveis e automóveis.

Leia também: Custo de vida na Tailândia

8. Hospitalidade do povo tailandês

Desde o momento em que cheguei à Tailândia, eu já pude sentir e viver a hospitalidade do povo tailandês. No meu ponto de vista, a maior parte do povo aqui é educada e respeitosa. “Oi! Tudo bem? Como vai você?”, muitas vezes, são ditos por desconhecidos na rua, no mercado ou em qualquer lugar. Eles normalmente são solícitos e não desejam o mal a ninguém. Um sorriso no rosto é um elemento chave do povo tailandês. Isso me encantou e me encanta sempre.

Related posts

Tailândia – Serviço doméstico e de babá

Jonine Brancher

Alimentação na Tailândia

Ágatha Transfeld

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

4 comentários

Mayra Risso Abril 29, 2019 at 7:55 pm

Olá Ágatha, sou paranaense também, e apaixonada pela Tailândia e sua cultura. E eu gostaria de estudar a linguá Tailandesa ai na Tailândia. Gostaria de saber mais sobre a Tailândia, você pode me ajudar!?

Resposta
Liliane Oliveira Abril 30, 2019 at 5:15 pm

Olá Mayra,
A Ágatha Transfeld parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Marcelo Agosto 11, 2019 at 1:36 am

Ágatha, boa noite.
Estou querendo morar na Tailândia, tenho 45 anos. Um amigo daí (tailandês) disse que Pattaya é ótimo para morar e ter um comércio.
Gostaria de saber qual o melhor bairro de Pattaya para comprar uma casa com piscina.
É fácil aprender a falar o idioma?
Desde já agradeço as informações
Marcelo

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 12, 2019 at 12:20 pm

Olá Marcelo,
A Ágatha Transfeld parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação