Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Alemanha»Dicas para aprender alemão
    Alemanha

    Dicas para aprender alemão

    Allane MillianeBy Allane MillianeSeptember 4, 2014Updated:February 12, 201922 Comments4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Alemanha é um país maravilhoso, organizado, aberto à estrangeiros, com ótimas ofertas de emprego e estudo e uma qualidade de vida invejável. No entanto, para nós estrangeiros, morar aqui vem com um preço: aprender alemão.

    Antes de me mudar para a Alemanha, eu morava na parte francesa da Suíça, e nos fins de semana ou férias visitava meu marido – que na época era só namorado – e aproveitava para aprender algumas palavrinhas, frases e buscava  prestar atenção nas pessoas conversando. Confesso que eu não sabia quando começa ou terminava uma palavra! A única coisa que me vinha à cabeça era: não me imagino falando essa língua pelos próximos 10 anos da minha vida.

    IMG_0109Para quem já fala outros idiomas, especialmente o inglês, sem dúvidas facilita um pouco, mas não desanime se o processo de aprender alemão demorar mais do que você esperava, é normal. Antes de começar a estudar a língua, eu já falava
    outras 3 além do português, e confesso que não demorei muito até falar fluente esses idiomas, com o alemão cheguei a pensar que isso nunca ia acontecer, mas aos poucos os avanços começaram à aparecer.

    Ao me mudar para a Alemanha, foi questão de tempo e esforço mesmo até eu começar à falar o necessário, e depois transformar esse necessário em ser a que mais fala na mesa de amigos. Quem diria! Eu que decorava uma frase para ir à
    livraria pedir um livro, que tinha medo de atender o telefone e não conseguir falar, que chorava quando chegava em casa depois do curso falando que nunca ia aprender à falar o tal do alemão!

    É, mas o processo não foi fácil. O alemão é um idioma muito diferente do português, as palavras são longas e ainda podem ser emendadas umas nas outras para se prolongarem ainda mais, e para acabar de completar, não existe só o
    feminino e o masculino, existe também o “neutro”, que são respectivamente: die, der e das. Agora deu, como assim?! Pois é, saber se uma palavra é masculina, feminina ou neutra é a maior dor de cabeça para um estrangeiro, e por mais
    estranho que seja, para os alemães também.

    As minhas dicas são simples, primeiro muita paciência, segundo não desista e terceiro não tenha medo de errar. Sinceramente? Ainda me falta o primeiro item, mas com a combinação dos outros dois, foi como consegui fazer meu alemão sair do lugar. Procure um curso o quanto antes, todos que encontrei por aqui são intensivos, com normalmente 4 horas por dia durante 4 dias da semana.

    Além disso, procure treinar, muitas pessoas se acomodam com o inglês, já que quase todos falam esse idioma por aqui; e tente ir mudando aos poucos de uma língua para outra.

    Eu só falava em inglês com a família do meu marido, mas aos poucos fui mudando para o alemão, comecei contando umas histórias curtas até conseguir mudar 100%, acho que essa mudança foi mais difícil para eles do que para mim.

    Eles me ajudaram muito com a paciência que tiveram em me ouvir explicar um acontecimento que normalmente demoraria 1 minuto, mas se prolongava por mais 10! Acabei percebendo que os alemães valorizam muito o fato de você estar
    se esforçando para aprender, eles sabem que o idioma deles não fácil; nunca me senti pressionada por eles por não falar perfeito, pelo contrário.

    E no meio disso tudo, o mais engraçado é que eu não falo alemão com o meu marido, nosso idioma oficial é o português! É isso mesmo, ele morou no Brasil e fala nossa língua melhor do que eu falo a dele, e usei essa situação ao meu favor
    no meu processo de aprender a língua. Hoje ele esquece palavras em alemão e eu o lembro, e eu esqueço palavras em português e ele é quem me lembra; é trabalho de equipe por aqui!

    A verdade é que ninguém nasce sabendo falar, nem nossa própria língua, tudo acontece com o tempo, ouvindo e repetindo, entendendo o significado e claro, praticando! Com o alemão é do mesmo jeito, pode levar mais tempo, mas nada
    que o tempo, os alemães e a sua persistência não resolvam.

    IMG_9253Aprender alemão é possível, mas é um processo contínuo, à cada dia aprendendo uma palavra nova, e olhe que nessa língua existem palavras para tudo.

    Textos relacionados

    • Como faço para ir ao médico na Alemanha?
    • Delícias de Natal na Alemanha
    • Dicas para alugar casa na Alemanha
    • Refugiados em Munique
    • Custo de vida em Munique
    • Dez mitos sobre a Alemanha
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    alemanha
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Allane Milliane
    • Website

    Allane mora em Munique, Alemanha. É autora do blog Packing my Suitcase, onde ela divide suas experiências de viagens pelo mundo e sua vida na Alemanha.

    Related Posts

    Uma reflexão sobre a aprendizagem de línguas

    September 17, 2021

    O futuro dos jardins de pedra na Alemanha

    August 30, 2021

    Como jogar lixo fora na Alemanha

    June 14, 2021

    22 Comments

    1. rosana ale on September 9, 2014 2:55 am

      Oi Allane, você sabe me dizer como é a receptividade dos alemães para com os brasileiros intercambiários do Rotary ( adolescentes entre 15 e 17 anos) ?

      Reply
      • Packing my Suitcase on September 9, 2014 6:05 pm

        Oi Rosana tudo bem? Olha só, os Alemães são muito receptivos no geral, eles são muito abertos à outras nacionalidades e são bem prestativos e solidários em si. São bem pacientes quando você está tentando aprender o idioma deles e estão sempre dispostos à ajudar no que precisar. Claro que a cultura é diferente da nossa, eles valorizam muito a privacidade e isso pode parecer que eles não são “simpáticos”, mas posso dizer que aqui na região da Bavária eles são muito legais, sempre me senti muito bem-vinda, não só porque sou casada com um alemão, mas no geral. Se precisar de mais alguma informação estou à disposição. Grande abraço, Allane.

        Reply
    2. Cleo Vassiliou on September 11, 2014 5:29 pm

      Oi Allane,

      Lendo seu texto me fez lembrar de quando fazia faculdade de Tradução e Interpretação e uma amiga estava estudando alemão, ela vivia ‘quebrando a cabeça’. Na verdade, ela dizia que achava que mesmo se quebrasse a cabeça e inserisse um dicionário de alemão, não aprenderia nunca…rs…

      Mas olha, perseverança é tudo. Quem sabe um dia eu decida aprender o alemão, então vou lembrar das suas dicas 🙂
      Beijos

      Reply
      • Packing my Suitcase on September 13, 2014 6:57 am

        Oi Cleo!! Hahaha acho que a sua amiga tem razão! O Alemão é uma língua de quebrar a cabeça mesmo, te força à pensar, é uma língua que segundo o meu marido é questão de lógica, não sei que lógica é essa, mas eu tento haha!! Espero que um dia você tente o Alemão também, apesar de difícil é muito interessante, e depois que você começa a aprender percebe que muita coisa faz sentido, eles realmente dão nomes bem lógicos às coisas 😀 obrigada pelo comentário! E boa sorte 🙂 Beijos, Allane

        Reply
    3. Joy Matta on September 11, 2014 5:48 pm

      Ai, como tenho medo e respeito por esse tal do alemao. Tem palavras que eu vejo e me pego pensando e calculando em que momento a pessoa respira, de taaaaao longas que sao. Mas é o que vc diz: prática e paciência ajudam muito. Abraços!

      Reply
      • Packing my Suitcase on September 13, 2014 6:59 am

        hahaha oi Joy!! Eu também tinha muito medo, não sabia quando uma palavra começava nem terminava!! Mas a verdade é que com o tempo você escuta tanto que começa a repetir, que nem criança mesmo. Sem dúvida prática e muita paciência!! Obrigada pelo comentário. Beijos 🙂

        Reply
    4. Cícero on September 17, 2014 12:16 pm

      Ola Allane, Meu nome é Cìcero e sou carioca. Soube do seu site pela minha esposa, que me mandou o link. Reconheço estas fotos porque tambem estou em Munique e vou ficar aqui até janeiro, pelo menos é o que esta previsto. Minha luta agora, que me faz lhe escrever, é achar um curso intensivo, a noite, e que corresponda a um nível do idioma, por exemplo o A1 ou A2, que são os que eu estou batalhando agora, em 4 semanas. Até achei um curso que gostei, mas eles so tem semi-intensivo a noite, com meio nivel em 4 semanas (A1.2 ou A2.1, depende). Voce pode me ajudar ?? Conhece algum curso que atenda este requisito ?? Caso possa responder, por favor encaminhe a resposta tambem para meu e-mail (enge.cicero@gmail.com). Grato.

      Reply
      • Packing my Suitcase on October 7, 2014 8:18 am

        Ola Cicero!! Desculpa a demora pra responder… estava viajando e voltei recentemente.
        Estou respondendo aqui mas também te enviarei por email. Olha só, o lugar onde eu fiz o meu curso de Alemão, a Deutsche Akademie é muito legal… eles têm intensivo à noite também para todos os níveis. O preço deles é ótimo, e pelo que eu me lembro é se segunda à quinta e duram 3 horas cada dia. Te passo o link por e-mail!

        Abraço,
        Allane

        Reply
    5. Luiz on September 21, 2014 3:34 pm

      Olá Allane, realmente alemão é uma língua muito complicada, especialmente se você não teve contato com nenhuma outra língua germânica. Eu lembro que quando eu comecei a aprender pelo “Deutsch… Warum nicht?” eu achava bastante complicado, mas depois de um tempo eu acabei acostumando. Infelizmente com a falta de prática e os estudos postos de lado, acredito que meu alemão está completamente enferrujado. Quando eu tiver oportunidade, com certeza voltarei a estudar esta língua interessantíssima!

      Reply
      • Packing my Suitcase on October 7, 2014 8:21 am

        Olá Luiz! Obrigada pelo comentário e por compartilhar sua experiência! É verdade que se não praticarmos acaba enferrujando um pouco, isso acontece comigo até quando passo algumas semanas viajando… hahaha Mas assim que você entrar em contato com a língua novamente aos poucos vai voltando! Está na hora de fazer uma visitinha à Alemanha hein? 🙂

        Abraço,
        Allane

        Reply
        • Luiz on October 12, 2014 2:34 pm

          Seria de muito bom grado uma visitinha à Alemanha, um dos bons motivos seria a Oktoberfest que, infelizmente, já passou, mas não faltarão oportunidades. Espero que tenha a aproveitado!
          Abraços,
          Luiz

          Reply
          • Packing my Suitcase on October 14, 2014 3:56 pm

            hahaha sem dúvidas! Ano que vem tem mais, então mais outra oportunidade de visitar a terra Alemã 🙂 Fui esse ano uma vez e adorei, como sempre! Obrigada.
            Abraço,
            Allane

            Reply
    6. Lucas on April 5, 2015 3:29 am

      Estou pensando em ficar um tempo (ou definidamente) ai na Alemanha, mas o problema é a língua, eu so falo portugues, eu gostaria de fazer um curso aqui no brasil por um tempo, porem eu sei que o alemao que ensinam aqui é o Basico, eu gostaria de saber se eu for pra alemanha e fizer curso de Alemao ai, o curso em si (contedudo,materia,explicaçao) serao em ingles, Alemao ou em outra lingua, se eu for só com o ingles BASICO – INTERMEDIARIO ( mais pro basico rsrsrsrs ) eu consigo fazer curso de alemao aí ?

      Reply
      • Allane Oswald on April 7, 2015 9:12 am

        Olá Lucas, os cursos de Alemão aqui são todos dados 100% em Alemão, desde o primeiro nível. Sabendo Inglês ajuda muito no dia a dia, mas o curso em si é dado todo em Alemão 🙂
        Acho uma boa ideia você já fazer pelo menos um pouco no Brasil, para vir mais preparado. Todo aprendizado ajuda.

        Boa sorte,
        Allane

        Reply
    7. Pingback: Alemanha – Os primeiros meses

    8. Flavia on May 26, 2015 3:47 pm

      Allane, estou em pânico, kkk meu marido recebeu um proposta da empresa pra ficar pelo menos 2 anos na Alemanha. Só que eu não falo nem inglês e muuuito menos o Alemão. Tenho uma bebezinha de 5 meses e morro de medo de precisar de ajuda e não conseguir. 🙁 O meu marido fala bem o inglês e arranha o alemão, acho que o nível dele é B1. Nossa estou pensando seriamente em desistir da nossa ida.

      Reply
      • Allane Milliane on May 28, 2015 1:55 pm

        Olá Flavia,

        Tudo bem?
        Calma, não precisa de pânico 😀
        Alemão não é esse bicho papão que todo mundo pensa que é. É possível sim aprender, mas claro que o começo será difícil assim como toda lingua.
        O que aconselho é já tentar fazer uma aulas ai no Brasil para aprender o básico.
        Quanto à ajuda, é verdade que no começo você terá que se virar um pouco, mas verá como a vida aqui na Alemanha é bem mesmo estressante que no Brasil. A qualidade de vida, segurança e benefícios ajudarão muito o seu dia a dia.

        Mas não desista! É um oportunidade e tanto para vocês.

        Boa sorte! Abraço,
        Allane

        Reply
    9. Matheus on June 6, 2015 12:21 am

      Não sei se fiquei mais motivado ou mais desmotivado a aprender alemão agora. Eu achei que fosse ser possível, um dia, dominar o “die, der und das”, mas já perdi as esperanças. O Präteritum ri da minha cara toda vez que eu o estudo, parece que ele quer que eu desista. E as palavras? “Einkaufszettel” para dizer “lista de compras”, “Naturwissenschaften” para “ciência”… Ô Deus, minha esperança era de, pegando o jeito com o alemão, abrir uma porta para conseguir aprender Holandês com mais rapidez. Vou ter que abortar este plano? 🙁

      Reply
    10. Cleiby on July 5, 2015 11:37 pm

      Olá Allane.
      Vou me casar com um alemão e vou me mudar para Alemanha. Ele aprendeu o português muito rápido aqui no Brasil como eu de professora. Consegui aprender algumas palavras em alemão, mas foram poucas e estou morrendo de medo de não conseguir “pegar” tudo e poder me virar no dia-a-dia ou ajudar meus filhos na escola.
      Estou nervosa, ansiosa, com medo e tudo que se possa imaginar…

      Reply
      • Allane Milliane on July 14, 2015 3:51 pm

        Olá Cleiby,

        O começo nunca é fácil para ninguém, mas com alguns meses de curso intensivo e dedicação você aprenderá sim!
        Nada de desespero 🙂 vai com calma e paciência que vai dar certo. Não é fácil mas também não é impossível!
        Procure desde já um curso intensivo pra você na cidade onde irá morar e comece desde cedo.

        Boa sorte,
        Allane

        Reply
    11. Gustavo on September 7, 2015 9:33 pm

      Oi Allane!

      Parabéns pelo blog!! Sua escrita é simples, porém rica e sabe abordar o assunto de forma objetiva e prazerosa de ler ao mesmo tempo.

      Não sei se pode falar por aqui, mas você recomenda algum curso aqui no Brasil para iniciar o alemão que seja de boa qualidade?
      Tenho receio de iniciar um curso que não seja tão bom e acabar perdendo dinheiro e tempo.

      Obriagdo,

      Gustavo.

      Reply
    12. Tatiana on June 28, 2016 8:16 pm

      Adorei o seu incentivo para aprender o Alemao,
      Obrigada
      Tatiana

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.