BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

A beleza das quatro estações na Alemanha

A beleza das quatro estações na Alemanha.

Uma das grandes maravilhas de morar em Munique na Alemanha, para mim, é poder desfrutar das quatro estações do ano bem definidas. Aproveitar a natureza com tudo o que ela tem de melhor é um grande presente, e isso os alemães sabem fazer muito bem! Além de encantar com cenários tão diferentes, cada estação oferece atividades específicas, e isto é fantástico! Venho de uma cidade (Salvador, Bahia) onde é, praticamente, verão o ano inteiro. O que não é nada mal, mas poder vivenciar as particularidades de cada estação, para mim, é extremamente prazeroso!

Fonte: Arquivo pessoal

Começo pelo verão, estação atual, que talvez seja a mais aguardada e querida pelos alemães. Eles amam o calor! Aproveitam de todas as formas e as atividades ao ar livre são muito comuns: passeios de bicicleta, caminhadas na floresta, piquenique no parque, banhos no rio, que na verdade são as suas praias e, pasmem, adoram almoçar ao sol! Eu, que venho de uma cidade encalorada e que amo um ambiente climatizado, não consigo entender como eles gostam de sentar-se numa mesa ao sol para almoçar!

É muito difícil encontrar um ambiente com ar-condicionado, nem em casa, nem em ambientes públicos. Até mesmo no carro eles não gostam de ligá-lo, preferem abrir os vidros ou usar carros conversíveis, o que é muito comum por aqui. Eu, sinceramente, não entendo. O calor aqui é escaldante! Não tem aquela brisa do mar que estou acostumada para amenizar. As casas são preparadas para o frio, então ficam muito quentes durante o verão. No metrô, a maioria não tem ar, e só fica aberta uma fresta das janelas basculantes, o que em horário de pico é bem desconfortável. Às vezes, passa dos 30°C e fico louca por um ar condicionado, mas tenho que me contentar, no máximo, com um ventilador!

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Durante o verão eles não mudam muito os hábitos, e muitos continuam a tomar água, cervejas e refrigerantes em temperatura ambiente. Dificilmente você vai encontrar aquelas canecas de cerveja super geladas como no Brasil. Neste período do ano também encontramos abertas as famosas Biergartens, ou Jardim da Cerveja, que são áreas comuns com mesas grandes ao ar livre para almoçar, fazer piqueniques. Você pode até levar a sua comida, mas a bebida tem que se consumir lá.

Fonte: Pixabay

Vai chegando fim de setembro e início de outubro e começamos a perceber as diferenças na paisagem. Chegou o outono! As árvores vão deixando de ficar verdinhas para ficarem amarronzadas, amareladas e avermelhadas. Posso garantir que o cenário é deslumbrante! A temperatura fica mais amena e à noite já se faz necessário o uso de casaco. As atividades ao ar livre também continuam, o que muda são as roupas que começam a ficar mais quentes. É um período que venta bastante e as ruas ficam cheias de folhas secas espalhadas. Um trabalhão para quem tem jardim!

O outono vai até dezembro e neste período pode até acontecer de nevar, pois é comum termos grandes variações de temperatura de um dia para o outro. Outra coisa que eu, particularmente, acho que marca bastante esta época, é a quantidade de abóboras que encontramos à venda. Aqui na região é muito comum vermos na beira da pista um amontoado de abóboras para serem vendidas. Você para o carro, escolhe a que você quer e deposita o dinheiro numa caixa. Simples assim, sem ninguém para lhe fiscalizar, apenas sua consciência.

Fonte: Pixabay
 Com o fim de ano chega o frio e a neve. Para uns um suplício, para mim, o período mais romântico. Sim, eu adoro o inverno! Amo ver tudo branquinho com a neve, amo ler um livro ou assistir um filme embrulhada num cobertor. Amo fazer um jantar à luz de velas regado a um bom vinho, olhando a neve cair pela janela. Simplesmente amo! Sempre via em filmes as noites de Natal, cujo cenário era tão branquinho e frio, que ficava louca para experimentar. Quando pude viver isto no último Natal (não tão branquinho como eu gostaria porque não nevou muito no dia), fiquei encantada!

Alguns acham que é uma estação triste, que causa depressão. Eu consigo ver a beleza dos dias brancos. Sim, os dias ficam mais curtos, amanhece às 8 horas e começa a anoitecer às 16h30, temos que usar várias camadas de roupa para sair, temos que limpar a neve do caminho de casa e do nosso carro para podermos entrar, mas garanto que tem o lado bom!

Fazer boneco de neve é mais difícil do que parece, mas é muito divertido e lhe arranca boas gargalhadas. Levar minha filha para passear de trenó pelas ruas é super legal, além das pistas de patinação e estações de esqui (que tem por perto), para quem gosta. Tomar um glühwein também é um ótimo programa nos dias mais frios, ele esquenta de verdade! Sem falar das feiras natalinas que tomam conta da cidade nesta época e são um charme à parte. O inverno não dura todo o ano, se soubermos aproveitá-lo, vamos descobrir o quão interessante ele pode ser.

Fonte: Pixabay

Por fim, a partir do fim de março, a mais bonita das estações, a primavera! Com ela vamos dando adeus ao cenário branco e às árvores secas. A paisagem vai se tornando colorida outra vez. As pessoas começam a sair mais de casa e as flores vão, pouco a pouco, tomando conta da paisagem. Por aqui se vê muitas flores nas ruas, nos jardins das casas, nas sacadas e janelas. Os alemães amam cuidar do jardim! É cada um mais bonito que o outro, com muitas roseiras, hortênsias, tulipas… Muito improvável encontrar uma casa sem flores na entrada.

Encontramos na beira das pistas, plantações de flores, as quais podemos colher, e assim como as abóboras, depositar o dinheiro nas caixas. É um período que as temperaturas também variam muito e tem grande possibilidade de nevar, o que aconteceu neste ano aqui em Munique. Os dias são mais coloridos, o céu mais azul, e se percebe que a alegria toma conta das pessoas. Os Biergartens começam a reabrir e os jardins da cidade voltam a ser disputados para piqueniques e passeios. Parece que a cidade volta a ficar viva! Afinal, é primavera!

Enfim, morar num lugar onde podemos desfrutar de cada estação de forma peculiar é uma dádiva, então vamos aproveitar cada uma delas da melhor maneira possível! Para quem vem passear, sem dúvida, é melhor planejar para vir na primavera ou no outono. As temperaturas são mais amenas e podemos aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer!

Related posts

Uma advogada brasileira em Munique

Larissa Da Costa

100 anos do sufrágio feminino na Alemanha

Nathalia Vitola

Oficina de Escrita: Um projeto inspirador por Denise Castro

Monique Abbehusen

4 comentários

Antonio Julho 20, 2017 at 8:49 am

Belo texto. É uma das coisas que mais me encanta aqui como brasileiro. Principalmente por ter vivido a maior parte da minha vida no Nordeste, onde as estações são limitadas a inverno e verão.

Resposta
Monique Abbehusen Agosto 7, 2017 at 3:29 pm

Que bom que gostou Antônio. Realmente é encantadora!

Resposta
Izabele Agosto 20, 2017 at 6:51 pm

Amei a materia! Em qual parte de Munique você mora? Também moro aqui 🙂
Beijosss

Resposta
Monique Abbehusen Agosto 22, 2017 at 4:19 pm

Obrigada Izabele, que bom que gostou! Moro na região de Pullach. Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação