BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Cursos Pelo Mundo

Volkshochschule e o curso de integração na Alemanha

Volkshochschule e o curso de integração na Alemanha.

Volkshochschule

A mais famosa escola de alemão da Alemanha é, sem dúvida, a Volkshochschule. A VHS é um tipo de instituição de ensino voltada para adultos e que oferece cursos variados por todo o país. Dentro das escolas de alemão que podemos encontrar na Alemanha, é a que oferece cursos a preços mais acessíveis e com uma boa qualidade de ensino, já que são escolas subsidiadas pelo governo. O custo-benefício é muito bom e ainda existe a possibilidade, seguindo alguns requisitos, de receber metade do dinheiro investido de volta. Para maiores informações sobre esses requisitos, acesse o link da Bundesamt.

A escola oferece mais de quinze cursos de idiomas como, por exemplo, árabe, novo hebraico, chinês, grego, italiano, francês, dentre outras, inclusive o português europeu e o português do Brasil. Além dessa grande oferta de cursos de idiomas, a VHS oferece também o curso de alemão voltado para estrangeiros que tem um caráter mais intensivo, o chamado Integrationkurs ou Curso de Integração, que além das aulas da língua alemã, inclui um módulo somente sobre a história e a cultura da Alemanha.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Além desses diversos cursos de idiomas, na Volkschochschule você pode encontrar muitos outros cursos livres como yoga, culinária, pilates, fitness e ginástica, arte e cultura, computação, literatura, dentre outros e também seminários e Workshops sobre diversos assuntos de interesse para a comunidade alemã e também a para comunidade estrangeira. Os cursos variam de acordo com a cidade. A qualidade dos cursos também varia de cidade para cidade, portanto vale a pena pesquisar antes de se inscrever.

Atualmente a VHS possui um programa de cadastro profissional dos alunos imigrantes com a intenção de ajudá-los na inserção no mercado de trabalho. O aluno registra a sua profissão e a área de interesse de atuação. Além disso, eles promovem palestras e visitas à empresas que tenham interesse e necessitam de mão de obra, facilitando a comunicação entre a empresa e o candidato.

Curso de Integração ou Integrationkurs

Se você decidiu morar na Alemanha e não fala alemão, você é obrigado a fazer o curso de integração, o chamado Integrationkurs. Este curso é composto por 600 horas de aula do idioma alemão, divididas em seis módulos, e também inclui um módulo sobre orientação política e cultural, o Orientierungkurs. São quatro horas de aulas diárias (das 8h30 às 12h30, no meu caso, mas existem cursos pela manhã, à tarde e à noite). Cada módulo dura em média quase um mês (20 dias úteis), e são sete módulos no total.

O primeiro passo é fazer um teste de nivelamento para saber em que livro você deve iniciar o curso. O básico é o nível A1 e A2, e o intermediário é o nível B1 – cada nível é composto por dois módulos. Até o B1, como falei, é obrigatório, a partir daí você pode seguir adiante e concluir os níveis B2, C1 e C2 de fluência em língua alemã.

Ao final do módulo 6, nível B1, você deve se submeter a um teste, o Deutsch-Test für Zuwanderer (teste de alemão para imigrantes) que lhe dará o certificado de conclusão do curso de integração. Este teste é aplicado pelo governo, mais precisamente pelo Bundesamt, e se faz necessário, não somente para o requerimento de visto de permanência, quanto para quem quer entrar com o pedido de cidadania e solicitar o passaporte alemão.

Leia também: 10 coisas que não se deve fazer na Alemanha

O Deutsch-Test für Zuwanderer é aplicado em três etapas. A primeira etapa, Hören und Lesen, é uma prova de múltipla escolha que vai avaliar o seu entendimento para ler e ouvir. A segunda etapa, Schreiben, é uma redação que avaliará a sua escrita.

A terceira etapa é uma prova oral, Sprechen, para avaliar, obviamente, o seu nível de comunicação em alemão. Nesta prova, você faz uma apresentação pessoal, comenta e descreve uma foto, uma imagem e, por fim, desenvolve um diálogo sobre um tema aleatório, sorteado no dia, com um colega.

Para conseguir ser aprovado, o candidato tem que alcançar o nível B1 no Sprechen e também em pelo menos uma das duas primeiras etapas. Nas etapas Hören und Lesen, a pontuação mínima é de 33 pontos. No Schreiben é de 15 pontos e, finalmente no Sprechen o aluno tem que alcançar um mínimo de 75 pontos para ser aprovado.

O Orientierungkurs tem apenas um módulo, com vinte dias de aulas, e também requer uma prova para a conclusão. Neste teste constam 33 questões de múltipla escolha e é realizado pela própria escola.

Related posts

Berlim

Bárbara Poplade Schmalz

Bolos alemães: uma tradição deliciosa

Larissa Wittig

Dicas para estudar Hotelaria na Alemanha

Tatiane Domingos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação