BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Dicas para passar o inverno

Como se proteger e aproveitar o inverno na Alemanha

Inverno na Alemanha: como aproveitar e proteger-se.

O inverno chegou há uns dois meses e continuamos no seu auge, com termômetros marcando -10°C em algumas cidades da Alemanha. Para uns, um suplício, difícil de atravessar, para outros, nem tanto. Como falei em outro texto meu, eu adoro o inverno. É verdade! Meus amigos dizem que eu sou louca e que o inverno deixa o clima muito pesado, as pessoas ficam mais reclusas e, consequentemente, mais desanimadas e até tristes. Mas, ainda assim, consigo enxergar a beleza dos dias mais curtos e frios.

Eu saí de Salvador da Bahia, calor o ano inteiro e vim morar na Alemanha com quase seis meses de muito frio. E agora? O segredo é saber aproveitar e saber proteger-se! Uma das primeiras coisas que ouvi por aqui foi que não existe frio insuportável, existe roupa errada, e eu concordo plenamente. Então, se soubermos como vestir-nos corretamente, dá para aproveitar muito bem a estação gelada.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Existem muitas atividades e programas que podemos fazer durante o inverno e na neve além de ficar em casa, assistir um bom filme, ler um bom livro, tomar um café quentinho ou um chocolate quente, receber amigos para um Fondue e tomar um delicioso vinho, que por si só já são programas que eu gosto muito. Se soubermos nos proteger direitinho, como falei, podemos aproveitar passeios e atividades ao ar livre e, de bônus, apreciarmos uma paisagem deslumbrante durante o inverno. Já conheceu o Castelo de Neuschwanstein nevado? É de uma beleza ímpar, não dá tempo nem para sentir frio.

Eu adoro a paisagem toda branquinha com a neve, quando vejo este cenário não penso na frieza, muito menos em tristeza, penso no romantismo e numa taça de Glühwein para aquecer! Além das brincadeiras com a criançada fazendo bonecos e guerras de neve, há muitos esportes a serem praticados neste período. Esquiar e patinar no gelo são alguns deles. Tomar alguns tombos (ou vários, como no meu caso) vale muito a diversão.

Sim, existe muita vida no inverno, basta querer aproveitá-lo e, como eu falei, o segredo é saber proteger-se, usando a roupa correta. Algumas dicas são muito importantes para quem acaba de chegar por aqui, seja para passear ou para morar. A primeira e preciosa dica é: o segredo para sentir-se confortável no frio são as camadas de roupas. Para nos sentirmos aquecidos precisamos de algumas camadas de roupas para que a diversão ao ar livre não se torne um sofrimento. A quantidade de camadas vai também depender da tolerância de cada um e da atividade a ser feita. Cortar o vento e não se deixar molhar também são fundamentais para o nosso conforto na estação do ano mais temida pela grande maioria. Outra dica não menos importante e que não podemos deixar de usar no frio são os hidratantes e protetores labiais, nada mais desconfortante que lábios ressecados e partidos, além de feio, não é?! E se for esquiar ou ficar muito tempo na neve, o uso de protetor solar e óculos escuros também são essenciais.

Leia também: Alemanha sem falar alemão

Aqui vão algumas dicas de roupas ideais para encarar o frio e se divertir por aí:

  1. Blusa: a primeira camada é sempre uma segunda pele, de preferência bem quentinha. Depois uma blusa mais grossa, de preferência de gola alta para proteger bastante a garganta. Se você for muito friorento, ainda dá para colocar mais uma blusa, não tão grossa entre as duas.
  2. Calça: uma meia calça grossa por baixo da calça jeans ou do moletom é sempre recomendável, e quanto mais grossa melhor se você for passar muito tempo ao ar livre. Caso você pretenda fazer alguma atividade na neve, se faz necessário o uso de calças impermeáveis.
  3. Sapato: o ideal são sapatos impermeáveis ou com solados grossos de borracha, molhar o pé é “tiro e queda” para pegar um resfriado, além disso, o uso de meias grossas e palmilhas de lã são bastante recomendados. Manter os pés e mãos quentinhos para mim é fundamental.
  4. Casacos: Existem uma infinidade de tipos de casacos para frio que vai depender do gosto e, como falei, da tolerância ao frio de cada um. E mais uma vez, os impermeáveis são ideais, nunca sabemos quando iremos enfrentar uma chuva ou neve na rua.
  5. Acessórios: luvas  (impermeáveis, caso vá brincar na neve ou na chuva), cachecóis, gorros e tapa ouvidos devem estar sempre à mão para serem usados quando necessário, portanto, mesmo que ache desnecessário no momento, levar na bolsa é sempre uma boa dica.

Related posts

Dificuldades de adaptação na Alemanha

Monique Abbehusen

Transporte público em Berlim

Bárbara Poplade Schmalz

Prostituição na Alemanha é legalizada

Karina Finke

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação