BrasileirasPeloMundo.com
Itália Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

A cidadania italiana saiu, e agora?

Pois bem, você entregou toda a documentação correta, com as devidas traduções e homologações; o responsável do Ufficio Cittadinanza da Comune recebeu a confirmação da não-renúncia da cidadania italiana por parte de algum dos teus antepassados. Além disso, você preencheu o formulário do pedido de reconhecimento da cidadania e teve a tua certidão de nascimento transcrita nos atos italianos. Você é italiano!

No detalhe como isso acontece

Depois de conferir e confirmar a exatidão de todos os documentos entregues o pessoal da prefeitura precisa de uma Dichiarazione di mancata rinuncia alla cittadinanza italiana (Certidão Negativa de Naturalização, ou Declaração de não-renúncia da cidadania italiana, ou Non rinuncia) que é solicitada ao Consulado Italiano no Brasil – ou nos Consulados, nos casos em que um ou mais parente da tua linha reta parental tenha nascido em cidades que façam parte de diferentes deles.

Normalmente esta é a etapa que define o quão demorado será o teu processo de reconhecimento. Dizem que os Consulados Italianos brasileiros demoram, em média, de 30 a 90 dias para responder às prefeituras italianas, porém, no meu caso, o Consulado Italiano de São Paulo demorou cerca de 180 dias, 6 meses.

É somente após essa confirmação de não-renúncia que a tua cidadania italiana vem reconhecida. Para isso o responsável do Ufficio Cittadinanza da cidade onde você deu entrada a tua Pratica ligará te chamando para voltar lá para dar andamento ao processo. Este departamento da prefeitura te dará um novo documento a ser preenchido – o tão esperado formulário de Domanda di Riconoscimento della Cittadinanza. Nele você deverá colocar teus dados pessoais; nomear todos os teus parentes em linha reta; inserir o lugar de nascimento do teu ascendente italiano; além da data e do logo em que ele imigrou ao Brasil (não se preocupe que todas essas informações estão em meio aos documentos que você levou); ali você ainda solicita e ao mesmo tempo autoriza a transcrição dos teus documentos de nascimento e casamento (se for o caso), para o livro de registro de nascimentos da Comune. Este documento deverá ser assinado pelo síndico da cidade dentro de um prazo de 30 dias. Ao fim desse processo você terá um novo documento que se chama Estratto Per Riassunto Dell’Atto Di Nascita, que nada mais é do que uma certidão de nascimento italiana. E, caso você tenha entregue a tua certidão de casamento com os outros documentos, você poderá retirar também o Estratto Di Matrimonio. A partir de então você passa a ser considerado um cidadão italiano, devidamente reconhecido por iure sanguinis.

O reconhecimento da tua cidadania se dá no momento que a certidão de nascimento é transcrita para o livro da Comune. É o Estratto Per Riassunto Dell’Atto Di Nascita que comprova que você é um cidadão italiano.

Auguri, parabéns, você é um cidadão italiano! Mas…e agora?

Agora, aguenta firme que tem mais alguns documentos que você poderá providenciar…

Carta d’Identità

Somente os que fazem o processo de reconhecimento na Itália é que podem solicitar a Carta d’Identità. Na verdade, se você realmente não mora no país este documento não te serve para nada, mas se a tua intenção é continuar por aqui ele é um daqueles essenciais.

Para obtê-la você deverá comparecer ao Ufficio Anagrafe (aquele mesmo em que você solicitou a tua residência), com duas fotos em um formato que eles chamam de tessera e pagar uma pequena taxa (que nos dias de hoje custa um pouco mais de cinco Euros). A Carteira de Identidade (RG) italiana sai na hora.

Leia também: quem tem direito à cidadania italiana?

Ah! Mesmo que você more na Itália há um tempo e já possua a tua você deverá solicitar uma nova, pois nesta eles irão trocar a tua nacionalidade brasileira pela italiana. E, caso tenha ocorrido alteração do teu nome enquanto rolava esse processo de reconhecimento da cidadania você precisará igualmente solicitar um novo Codice Fiscale. Do contrário você continua com o que já tem. Já em relação a tua Tessera Sanitaria (carteirinha do sistema público de saúde italiano), é só ir a ASLA da tua região, com a tua nova carteira de identidade, para retirar uma nova sem validade e sem custo.

Passaporto Italiano

Outro documento que você poderá providenciar é o teu passaporte italiano, que também é europeu.

Para solicitá-lo diretamente aqui na Itália você precisa fazer um agendamento online junto a Questura ou ao Commissariato da cidade em que você tem residência ou domicilio. Para quem não tem acesso à internet é possível solicitar o agendamento na Comune ou nas Stazioni dei Carabinieri (delegacias de policia), levando um documento com foto e o Codice Fiscale.

Em geral o procedimento é esse:

  1. Agendar online (através deste site);
  2. Preencher o formulário (atenção, pois existem dois tipos diferentes: Modulo passaporto per maggiorenni, para maiores de idade; Modulo passaporto per minorenni, para menores de idade);
  3. Duas fotos com tamanho e características especificas para o passaporte (recentes, idênticas, frontais, com rosto descoberto, sério/sem sorrir, fundo branco) de acordo com a Normativa ICAO di cui al punto 7 della Decisione c(2005) 409;
  4. Fazer um pagamento no valor de € 42,50, exclusivamente no correios com o devido boleto do Ministero dell’Economia e delle Finanze – Dipartimento del Tesoro – causale: “importo per il rilascio del passaporto elettronico”;
  5. Pagar uma contribuição administrativa no valor de € 73,50. Essa marca da bollo se compra em qualquer tabaccheria da cidade.

De toda forma, recomendo que você acesse o site oficial para saber mais informações sobre os agendamentos, documentos necessários e os valores atuais das taxas a serem pagas, pois os valores aqui descritos são do período em que este post foi publicado.

No mais é só aproveitar as vantagens que essa tua nova condição te dá.

Só relembro que, quem decidir fazer a solicitação de Reconhecimento da Cidadania Italiana aqui na Itália deve saber que, ao chegar no país e para que se permaneça legalmente, algumas burocracias devem ser cumpridas, visto que até a sua cidadania ser efetivamente reconhecida, você será um estrangeiro por aqui. Nestes dois textos eu falo um pouco sobre elas: Itália – Como conseguir a residência para a cidadania italiana; Itália – Como solicitar o visto à espera da cidadania italiana.

Arrivederci e in bocca al lupo!

Related posts

Saúde pública em Roma

Marina Sacco

Ter cidadania alemã facilita a vida na Alemanha?

Karina Finke

Como funciona o partner visa na Austrália?

Luciana Rodrigues

98 comentários

Voimer Dezembro 27, 2017 at 1:02 pm

Oi, Sarah, grato pelas informações!

Eu tenho uma dúvida, veja se você pode responder: minha esposa já tem a cidadania italiana e passaporte europeu. Planejamos nos mudar para Portugal e eles exigem a “Certidão de Casamento apostilada e transcrita no consulado italiano”. O que seria exatamente essa transcrição exigida? Entregamos a Certidão brasileira em italiano no consulado e esperamos o que de volta? Um simples carimbo de visto/ciência? Que o registro de casamento seja feito na certidão de nascimento dela? Mas com que documento ficamos para provar isso “que o casamento foi transcrito”?

Obrigado!

Resposta
Farah Serra Dezembro 27, 2017 at 11:46 pm

Olá Voimer,
Vocês precisam levar a certidão de casamento no Consulado Italiano e lá eles irão te entregar um novo documento que se chama Certidão de Transcrição de Casamento, é com ele que vocês comprovam isso.
Lembre-se que para fazer qualquer procedimento no Consulado é preciso fazer um agendamento prévio pelo internet.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só falar. Estou sempre a disposição para auxiliar no que eu souber. 😉
Farah

Resposta
Voimer Dezembro 28, 2017 at 1:01 am

Oi, obrigado por responder!

Desculpe, antes escrevi Sarah, e seu nome é Farah. Eu sei como é ter nome diferente! rs

Só mais uma pergunta, por gentileza. Essa “Certidão de Transcrição de Casamento” é nos entregue na hora ou tem que esperar algum algum trâmite burocrático pelo consulado ou no comune?

Resposta
Farah Serra Dezembro 29, 2017 at 2:10 pm

Rsss, imagina. Também estou acostumada. A certidão é entregue na hora. 🙂

Resposta
Daniella Janeiro 8, 2018 at 9:58 pm

Olá, gostaria de tirar uma dúvida:
Todas as certidões (nascimento, casamento e óbito) dos meus descendentes são do Rio Grande do Sul. Eu nasci em Brasília, mas sou registrada na Bahia. E agora os pedidos das NR são em 2 ou 3 lugares?
Obrigada

Resposta
Farah Serra Fevereiro 20, 2018 at 12:23 pm

Oi Daniella,
Desculpe, mas não entendi bem a tua pergunta. Você quer saber onde precisa pedir essas certidões? Até onde eu sei é necessário pedir nos cartórios onde elas foram registradas. Alguns cartórios da tua cidade podem fazer esse pedido aos demais, porém eles cobram uma taxa por esse serviço. Lembre-se que para a cidadania todas as certidões precisam ser de inteiro teor.
Se não era bem isso que você queria saber me escreva de novo, ok?
Boa sorte!

Resposta
Susana Cavenati Fevereiro 17, 2018 at 4:59 pm

Hallo Farah, td bem ? ….vc poderia me tirar uma duvida talvez…Moro na Alemanha e ja tenho cidadania italiana. Minha pergunta : Existe em Genova arquivo de Passaporte / registro de saida dos emigrantes que foram para o Brasil( 1891 ) ? Irei em Genova passear no Verao mas nao sei onde procurar estas Infos . Te agradeco !!!

Resposta
Farah Serra Fevereiro 20, 2018 at 12:19 pm

Oi Susana,

Comigo tudo bem, obrigada. Espero que com você também.
Infelizmente não sei onde você poderia encontrar essas informações aqui em Gênova. Desconheço se o Porto de Gênova tem algum registro, sei que o Museu do Mar daqui tem muitos registros sobre a imigração, porém não saberia te dizer se eles oferecem esse serviço de busca. De qualquer forma segue o link do site para que você possa contatá-los: http://www.galatamuseodelmare.it/.

Tem ainda o Museu da Imigração que fica em São Paulo, eles sim ajudam, encontrei várias informações da minha família lá. O link é: http://www.museudaimigracao.org.br/wp-signup.php?new=www.memorialdoimigrante.org.br.

E também fiz uma rápida pesquisa aqui e achei alguns links que talvez possam te ajudar.

Projeto imigrantes, descubra seus antepassados – em português: http://www.seusimigrantes.com.br/

Centro Internacionale Studi Emigrazione Italiana – em italiano:
http://www.ciseionline.it/2012/archivio.asp

Banche dati emigrati italiani – em italiano:
http://www.mantovaninelmondo.eu/banche-dati-emigrati-italiani.html

Quem sabe em algum desses lugares você encontre o que procura.
Boa sorte!

Resposta
Marcelo Agosto 3, 2018 at 9:45 pm

Susana, o nome do seu antepassado é LUIGI CAVENATI, Data del viaggio (Sbarco a San Paolo): 05/12/1892, Nome do Navio: ATTIVITA e tinha 46 anos quando chegou no Brasil.

Resposta
Susana Agosto 29, 2018 at 4:33 pm

Oh não! Ja tenho cidadania porque achei a cidade de nasc do meu bisa mas no Brasil não sei qual navio e onde chegaram. Meu bisa era Antonio Cavenati.Estou escrevendo um livro e faltam infos!! Muito obrigado Marcelo !!!

Resposta
Farah Serra Agosto 29, 2018 at 7:34 pm

Oi Susana,

Talvez você encontre o que precisa nesses sites:

No Museu da Imigração, que fica em São Paulo, encontrei várias informações da minha família. O link é: http://www.museudaimigracao.org.br/wp-signup.php?new=www.memorialdoimigrante.org.br.

Ou ainda, você pode pesquisar nos seguintes sites:

Projeto imigrantes, descubra seus antepassados – em português: http://www.seusimigrantes.com.br/

Centro Internacionale Studi Emigrazione Italiana – em italiano:
http://www.ciseionline.it/2012/archivio.asp

Banche dati emigrati italiani – em italiano:
http://www.mantovaninelmondo.eu/banche-dati-emigrati-italiani.html

Boa sorte!

Resposta
Susana Agosto 29, 2018 at 4:34 pm

Super Obrigado !!!

Resposta
Paula Fevereiro 21, 2018 at 10:51 am

Ciao Farah! Obrigada pelo seu post!
Por favor, veja se tem a resposta: após a transcrição da minha certidão de nascimento ter ficado pronta, eu devo ir à comune para retirar meu documento. Há um prazo máximo para isso? Por exemplo, se eles ligam hoje avisando, posso demorar por exemplo 2 meses para ir à comune retirar?

Resposta
Farah Serra Fevereiro 22, 2018 at 12:39 pm

Oi Paula,
Poxa não sei se existe um prazo máximo para a retirada. Pergunte diretamente para o Comune onde você entrou/entrará com o processo e também veja quanto tempo geralmente eles levam, pq isso muda de um para outro. Por exemplo, aqui em Gênova, eles têm até 10 dias para emiti-la, só que a minha e a do meu irmão, saíram no dia seguinte. Já em Torino tenho uma conhecida que teve que esperar 2 meses pela transcrição.

Resposta
Paula Fevereiro 22, 2018 at 8:45 pm

Obrigada pela resposta! Bacio!!!

Resposta
Sulamita Morini Fevereiro 21, 2018 at 9:52 pm

Olá Farah, muito bom seu site e parabéns pela iniciativa de auxiliar nós brasileiros perdidos pelo mundo.
Espero que possa me auxiliar numa dúvida, meu esposo tem a cidadania italiana, possui passaporte italiano, mas não a certidão de nascimento italiana, você sabe como podemos conseguí-la?
Motivo, estamos indo para Portugal ele vai fazer um doutorado sanduíche por 11 meses e eu não consegui o visto de acompanhante em função do prazo ser menor que 1 ano, então vou precisar solicitar o visto de residencia e um dos documentos solicitados e a “dita” certidão de nascimento italiana.
Obrigada e mais uma vez parabéns pelo site.

Resposta
Farah Serra Fevereiro 22, 2018 at 12:35 pm

Oi Sulamita,
Que legal, que bom que você gostou, fico feliz de saber que o que eu faço está ajudando outras pessoas. 🙂
Vocês precisam solicitar uma nova certidão no Comune, na prefeitura da cidade, onde o teu marido foi registrado. Vocês deverão contatá-la diretamente, por e-mail ou telefone. Melhor telefone. Procure pelo Consulado Italiano aí no Brasil, talvez eles te ajudem com isso, não sei. Ou ainda procure por algum patronato ACLI na tua cidade, eles tenho quase toda a certeza que te ajudariam nesta busca.
Boa sorte!

Resposta
Sulamita Morini Fevereiro 22, 2018 at 9:46 pm

OK, obrigada pelo pronto atendimento a minha dúvida.

Resposta
Polyana Pratti Março 7, 2018 at 11:51 am

Olá Farah, eu já tenho a cidadania Italiana e o meu cadastro no A.I.R.E saiu automaticamente na época. Eu tenho uma filha menor e vou me casar em Abril, eu preciso enviar uma atualização com esses dados. Pretendo ir embora em Janeiro de 2019. Eu terei que pedir algum tipo de visto para ele? Ou só depois daqueles 3 anos após o casamento?
Obrigada e parabéns pelo site! 😍😍😍

Resposta
Farah Serra Março 8, 2018 at 9:19 pm

Olá Polyana!
Você pretende ir embora do Brasil para a Itália, é isso? Caso positivo, sim o teu marido precisará de algum visto para ficar aqui mais do que três meses ou ele também poderá dar entrada para a cidadania italiana por ser casado com você. Não sei o que seria esse três anos após o casamento que você se refere… mas de qualquer forma, qualquer brasileiro que queira ficar legalmente mais de três meses na Itália precisa ter algum tipo de visto.
Espero ter ajudado. E que bom que você gostou do blog, fico contente! 🙂

Resposta
Marcelo Agosto 3, 2018 at 9:49 pm

Polyana, é só você dar entrada na residência e pedir um permesso para seu esposo, direto no comune onde vocês vão morar. após obter o permesso, pode dar entrada na naturalização dele por matrimônio.

Resposta
Celso José Salomão Março 10, 2018 at 7:42 pm

Farah boa tarde, obrigado pelas informações;
Estou buscando reconhecer a cidadania Italiana utilizando um processo de um parente(primo), quando pedirei para anexar meus documentos. Ocorre que terei que retificar alguns sobrenomes, inclusive o meu e de meus filhos. Minha dúvida se refere, caso após a retificação terei que pedir para retificar também diplomas, escrituras, CPF, CI, titulo eleitoral, cnh etc?
Filho maior com necessidades especiais tem fazer um processo individual também?

Resposta
Farah Serra Março 11, 2018 at 7:59 pm

Oi Celso José,
Sim, após a retificação será preciso alterar o teu nome em todos os documentos civis, teus e dos teus filhos. Esse processo judicial é demorado (no meu caso levou 2 anos), mas a alteração dos documentos é rápida. E a solicitação para fazê-la já vem na própria sentença do juiz.
Quanto a questão do teu filho, realmente não sei te ajudar. Procure pelo Consulado Italiano ou pelo Patronato ACLI, com certeza eles saberão te responder.
Boa sorte com tudo! 🙂

Resposta
Priscila Locati Março 15, 2018 at 3:48 pm

Olá Farah!
É a primeira vez que visito sua página e gostei muito das explicações que deu.
Tenho buscado informações na internet sobre o por quê do consulado italiano de são Paulo não ter atualizado a fila da cidadania ainda. Parece que eles não estão trabalhando, visto que as últimas convocações foram até dez 2017.
Saberia dizer o q está acontecendo? Por que não foram feitas novas convocações?
Muito obrigada

Resposta
Farah Serra Março 17, 2018 at 3:45 pm

Oi Priscila,
Que bom, fico contente em saber que você gostou no blog.
Quanto ao consulado eu não tenho ideia. Você já tentou consultá-los ou procurou algo no site deles? Talvez alguém do patronato ACLI da tua cidade saiba o que está acontecendo. Eles são ótimos no auxilio a cidadania. Se você for mesmo de SP os contatos estão aqui: http://cidadaniaitaliana.policanciena.com/2010/08/endereco-do-patronato-acli.html.
Boa sorte!

Resposta
Priscila Locati Março 19, 2018 at 10:58 am

Muito obrigada Farah!

Resposta
Farah Serra Março 19, 2018 at 8:56 pm

Imagina! 😉

Resposta
priscila Abril 24, 2018 at 8:04 pm

Olá tenho a cidadania, feita no Brasil, porém não tenho nenhum documento que comprove isso.
Deveria ter minha certidão de nascimento italiana?? Como faço para obtê-la?
Pretendo ir morar na Itália ano que vem.
Obrigada

Resposta
Farah Serra Abril 24, 2018 at 9:13 pm

Oi Priscila,
Sim, você precisa ter a tua certidão de nascimento italiana e para viajar para cá também o passaporte italiano. Eu não sei bem como funciona o processo quando se realiza aí no Brasil, porém acredito que ao término do pedido o consulado italiano deveria ter te emitido a certidão de nascimento. Entre em contato com eles para verificar isso direitinho e solicitar uma via nova.
Boa sorte!

Resposta
alexandra Maio 8, 2018 at 9:11 pm

Olá Farah! muito bom o seu blog, ajuda muito nos, brasileiros perdidos! rssss…..
Vc sabe me dizer se a carteira de identidade italiana é válida para toda a U.E? meu esposo recebeu uma proposta para trabalhar na Alemanha, porem seu passaporte esta vencido, com a carteira de identidade italiana ele consegue trabalhar lá?

Grata,

Resposta
Farah Serra Maio 10, 2018 at 11:08 am

Oi Alexandra, que legal que você achou o blog útil :). A carteira de identidade italiana é valida em todos os países que fazem parte do Acordo de Schengen – como é o caso da Alemanha. Penso que não tenha problema, mas é melhor que o teu marido consulte a documentação necessária junto a empresa que propôs o trabalho. E renovar o passaporte é facinho, seria uma boa que, de qualquer forma, ele o fizesse. Boa sorte para vocês!

Resposta
Letícia Figueiredo Maio 10, 2018 at 6:59 pm

Olá Farah, estou fazendo algumas pesquisas e adorei o seu blog!
Você saberia me informar se é possível viajar para outro país (Irlanda) somente com a carta d’identità que pego ao final do processo, ou seria melhor aguardar o passaporte italiano para então viajar pra outro país.
Pergunto isso pois meu noivo iniciará seu processo nos próximos meses aí na Italia e ao final do processo ele pretende ir para a Irlanda. Muito obrigada!!

Resposta
Farah Serra Maio 14, 2018 at 9:13 am

Oi Letícia, que legal que você gostou do blog! <3 Quanto a tua pergunta, com a carteira de identidade italiana a pessoa pode viajar para qualquer país que faça parte do Acordo de Schengen. Até onde eu sei a Irlanda não faz parte dessa convenção. Porém, como não tenho certeza é melhor que vocês pesquisem junto aos órgãos oficiais do país. Se ela realmente não fizer parte do tratado, ele precisará esperar pelo passaporte italiano ou ir com o brasileiro mesmo. Espero de alguma forma ter ajudado. 🙂

Resposta
Pedro Alvares Maio 16, 2018 at 12:55 am

Boa noite Farah Serra, vi seu blog e gostei da sua prontidão em responder a todos. Parabens…

Tenho umas duvidas.

Meu processo de cidadania é judicial materna, em breve estara saindo, se Deus quiser… Bom, vamos la… O meu advogado ai em Roma, me disse que ao final, me entregara a minha transcrição e a sentença em mãos. Agora vem minhas perguntas.
Meu objetivo é ter o passaporto e a identidade… Mas apos o advogado me entregar a transcrição da minha certidão de nascimento, o que devo fazer para obter o passaporto e a identita?

Resposta
Farah Serra Maio 16, 2018 at 11:04 am

Oi Pedro, obrigada fico feliz em saber que você gostou do que faço 🙂
Bem, você só consegue tirar a carteira de identidade se morar aqui na Itália (se vive no Brasil este documento não te serve para nada), para isso é preciso ir ao Ufficio Anagrafe onde você deu entrada no teu pedido de residência com duas fotos no tamanho que eles pedem e pagar um taxa – este documento fica pronto na hora. Já para solicitar o passaporte, diretamente aqui na Itália, será necessário fazer um agendamento on-line junto a Questura ou ao Commissariato da cidade em que você tem residência ou domicilio. Aí do Brasil é preciso solicitar junto ao Consulado Italiano. Espero ter esclarecido as tuas dúvidas, qualquer coisa é só me escrever de novo. In bocca al lupo, boa sorte!

Resposta
Fernanda Panaro Maio 22, 2018 at 4:31 pm

Olá Farah! Sou brasileira com nacionalidade italiana desde criança. Meu pai me registrou no consulado italiano do Rio de Janeiro quando eu ainda era criança. Em 2016 tirei meu passaporte italiano no consulado do Rio também e desde o ano passado estou morando em Portugal. Vim somente com o passaporte italiano e aqui já sou rigistrada no país como residente sendo cidadã da União Europeia. Mas para a italia eu ainda não atualizei meu endereço pra cá e ainda estou com o endereço do Brasil. Gostaria de saber se tenho como fazer a carteira de identidade italiana aqui pelo consulado italiano em Portugal, ou somente na Itália mesmo? Também gostaria de tirar meu codice fiscale. Será que preciso ir à Italia para resolver isso? Também não tenho minha certidão de nascimento italiana ainda. Preciso dela pra algo?

Desde já agradeço a ajuda! 🙂

Resposta
Farah Serra Maio 30, 2018 at 8:31 pm

Olá Fernanda! Infelizmente não sei te responder com exatidão. 🙁 Até onde sei, tanto a carta de identidade italiana quanto o código fiscal, só podem ser feitos na Itália quando você realiza o processo de cidadania por aqui. Até porque esses documentos só tem validade no país. Com o RG italiano você pode viajar pelos países que assinaram o Acordo de Schengen, entanto, o mesmo vale para o teu passaporte italiano. A certidão de nascimento acho (não tenho certeza) que você só consegue tirá-la no departamento da Anagrafe da Prefeitura onde você tem residência – que neste caso você não tem. Igualmente não sei te dizer se é possível tirá-la pelo consulado italiano em Portugal. Porém, de novo, morando aí, este documento não te serve para nada. Enfim, me desculpe, mas realmente fico te devendo essas respostas. O meu conselho é que você consulte diretamente o Consulado ou tente entrar em contato com o escritório da Anagrafe onde foi realizada a transcrição da tua cidadania italiana. Abraços e boa sorte!

Resposta
Robson Junho 5, 2018 at 6:37 pm

Boa tarde Farah Serra!

Me chamo Robson.

Uma pergunta, no ano de 1993 dei entrada no consulado do rio de janeiro; para o reconhecimento
de cidadania.
Foram feitas as traduçoes dos documento de meu bisa avô, meu avô , minha mãe e os meus, ficando
pendente a tradução do meu serviços militar.

Como já se passaram 25 anos desde quando dei entrada no consulado, será que este processo o qual foi miontado em relação aos documentos apresentados ainda tem validade ou preciso começar tudo de novo?

Aguardo seu retorno e por favor, continue nos ajudando com sua informações e parabéns por sua linda iniciativa. OPS : Por favor, desculpa pelo erros de portugues e de concordâncias mais sou fraco em português. Obrigado por sua atenção. Robson. Segue meu E-mail caso queira me enviar suas respostas [email protected]. pode ser pelo se blog. Obrigado e fique com DEUS

Resposta
Farah Serra Junho 6, 2018 at 7:30 am

Olá Robson, bom dia!
Que legal que você gostou das informações que passei. Fico muito feliz em saber que estou ajudando as pessoas com o que faço. 🙂 <3
Infelizmente, acho que você terá que fazer tudo de novo, devido ao tempo que se passou… Inclusive tirar novas certidões, porque, via de regra, elas valem por 10 anos. No entanto, o meu conselho é que consulte diretamente o Consulado do Rio de Janeiro para ver como eles te orientam. Nada melhor do que ir direto na fonte para se informar da maneira mais correta. Boa sorte e fique com Deus você também!

Resposta
Alexandre Junho 7, 2018 at 5:29 pm

Olá,

Por favor, meu nome é Alexandre, sou brasileiro, e eu vou trabalhar por dois anos na Alemanha. Eu sou bisneto de italiano e tenho todas as certidões. Gostaria de saber se é possível pedir a cidadania italiana no consulado de Munique? Se sim, quanto tempo que pode demorar?

Muito obrigado pela ajuda!!!

Resposta
Farah Serra Junho 8, 2018 at 7:37 am

Olá Alexandre,
Que pena, infelizmente, não sei te responder. Eu IMAGINO que dá para pedir a cidadania por lá, visto que você terá a residência no país, porém não tenho ideia do procedimento e do tempo necessário para isso. O meu melhor conselho é que você contate diretamente o Consulado Italiano em Munique para se informar da forma mais precisa. Outra questão que você deveria avaliar é se a Alemanha também faz parte da Convenção de Haia, porque ela facilita – um pouco – a legalização dos documentos e para quais línguas teriam que ser traduzidos as certidões. Desculpe, espero conseguir ajudar mais da próxima vez. Boa sorte e divirta-se na Alemanha! É um país lindo!

Resposta
Juliana Junho 14, 2018 at 4:15 pm

Olá,
Minha dúvida é a seguinte, a cidadania do meu esposo foi deferida.
Qual o próximo passo ?

Resposta
Farah Serra Junho 16, 2018 at 11:21 am

Oi Juliana,
É meio difícil te responder sem saber como e onde vocês encaminharam o processo. Se fizeram o processo de forma independente e diretamente aqui na Itália é só seguir os passos que mencionei neste texto. Se deram entrada aqui na Itália através de um assessor precisam perguntar à ele como prosseguir – o mesmo deve ser feito se vocês realizaram o processo aí no Brasil…

Resposta
Livia Julho 1, 2018 at 11:48 am

Olá,

Obrigada per compartilhar as informações. Em Dezembro do ano passado fui ao consulado italiano no Rio de Janeiro, entreguei toda documentação e paguei a taxa. Me deram um recibo com meu novo número de pasta (uma vez que familiares já haviam tirado a cidadania antes). Estou confusa sobre o que vem depois dessa etapa? Eu recebo algum documento da Itália na minha casa? Pois não recebi nada e no consulado me informaram que após 6 meses poderia tirar o passaporte. Esse período já passou, quero tirar o passaporte mas tenho dúvida se realmente posso. Muito obriagada

Resposta
Farah Serra Julho 2, 2018 at 7:30 am

Olá Livia,
Infelizmente eu não sei bem como funciona o processo de cidadania feito aí no Brasil. Não sou uma especialista no assunto, só compartilhei a minha experiência e o que aprendi tirando-a diretamente aqui na Itália. De toda forma, com certeza você precisa de algum documento que comprove a tua cidadania italiana para poder tirar o passaporte e acho difícil que isso seja enviado daqui diretamente para a tua casa. Você precisa contatar novamente o consulado aí do Rio de Janeiro e perguntar como anda o teu processo e como prosseguir. O melhor caminho é contatá-los diretamente com o número da tua pasta, assim não tem erro. Boa sorte.

Resposta
WILLIAM WESLEY Julho 23, 2018 at 5:51 am

Bom dia Farah
Estou cm uma dúvida, meu pai e italiano e vivr na Itália, eu tbm cheguei aqui p reconhecimento de cidadania, sou apenas brasileiro, mas esta demorando, ja passou 4 meses e nada ate, ow eu devo fazer? Pq eu nso intendi pq tem q pedi a não renuncia do meu pai se ele vive aqui na Itália e cidadão italiano??? Pode me ajudar ou indicar ql lei p ampara nisso??
Muito obrigado

Resposta
Farah Serra Julho 23, 2018 at 8:45 am

Oi William, tenha paciencia que esse procedimento demora mesmo, eh normal. Nao sei te explicar a origem e o real motivo da solicitacao da nao renuncia do seu pai sendo que ele eh cidadao italiano, mas essa eh a praxe do procedimento – por isso nao tem o que fazer a nao ser solicita-la, do contrario voce nao conseguira a cidadania. E ah, so para voce saber eu esperei 6 meses ate que saisse a minha cidadania…

Resposta
Nicola Zona Filho Julho 23, 2018 at 10:39 am

Bom dia Farah
Após espera de doze anos, em 23/10/2017, fui convocado pelo Consulado de São Paulo para apresentação dos documentos para o meu processo de Cidadania Italiana. No dia da convocação foram apresentadas todas as certidões exigidas e me foi entregue o protocolo pela entrega dos documentos. Decorrido o prazo de nove meses ainda não recebi nenhuma correspondência sobre o deferimento do meu pedido. Farah, você saberia informar quanto tempo em média o Consulado de São Paulo leva para concluir os processos uma vez que o funcionário que me atendeu pediu para que eu aguardasse o prazo de seis meses para concluir o processo? Abs obrigado,

Resposta
Nicola Filho Julho 28, 2018 at 1:01 am

Farah Serra bom dia.
Após espera de doze anos, finalmente em 23/10/2017, fui convocado pelo Consulado Italiano de São Paulo para a entrevista do meu pedido do processo de cidadania. Neste dia após a entrega de todas as certidões exigidas, paguei a taxa e o funcionário que me atendeu entregou-me o protocolo com o número da minha pasta e pediu para que eu aguardasse o prazo de seis meses para a conclusão do processo. Como já se passaram o período de nove meses, e até o momento não recebi nenhuma informação sobre o andamento do meu processo a pergunta que faço é:
Considerando que por lei os Consulados têm até dois anos para concluírem os processos, você saberia informar qual o prazo médio que o Consulado de São Paulo tem levado para concluir os pedidos de cidadania?
Obrigado,
Abraços Nicola.

Resposta
Farah Serra Agosto 6, 2018 at 2:23 pm

Oi Nicola,
Infelizmente eu não sei bem como funciona o processo de cidadania feito aí no Brasil. Não sou uma especialista no assunto, só compartilhei a minha experiência e o que aprendi tirando-a diretamente aqui na Itália. O meu conselho é que você contate diretamente o Consulado e questione o motivo da demora. Abraços e boa sorte!

Resposta
Nicola Filho Agosto 26, 2018 at 10:48 pm

Farah Serra,
Agradeço imensamente a sua atenção e retorno.
abs,
Nicola

Resposta
Farah Serra Agosto 29, 2018 at 7:27 pm

Imagina. Estou sempre a disposição para ajudar no que eu souber. 🙂

Resposta
Debora Julho 29, 2018 at 6:02 am

Oi Farah!

Sabes me dizer se somente com a transcrição (comprovação da cidadania) e certidão de nascimento posso viajar para a Europa?
Preciso de algum outro documento que comprove a cidadania?

Resposta
Farah Serra Agosto 6, 2018 at 2:21 pm

Oi Debora,
Para viajar você não precisa comprovar cidadania, você precisa ter um documento de viagem válido. Ou seja, um passaporte – que pode ser brasileiro ou italiano, caso tenha a cidadania. Viajando internamente pela Europa, entre os países signatários do Acordo de Schengen, basta a carteira de identidade italiana. A transcrição da cidadania e a certidão de nascimento não são válidos como documentos de viagem. Espero ter te ajudado. Abraços.

Resposta
Perroni Brignoli Francisco Agosto 8, 2018 at 10:33 pm

Olá Farah, tudo bem?

Tenho uma dúvida. Eu já fui chamado da lista de espera e já apresentei os documentos para o reconhecimento da cidadania italiana. Já faz 8 meses e ainda não recebi nenhum e-mail ou uma carta oficial do consulado para saber se deu certo. Como saberei se serei cidadão italiano? Terei que ir até o consulado para poder receber algum documento ou assinar?

Obrigado pela atenção!

Resposta
Farah Serra Agosto 20, 2018 at 6:56 pm

Oi Perroni,
Infelizmente não sei como funciona o processo de cidadania aí no Brasil. Não sou especialista no assunto, apenas compartilhei a minha experiência de solicitá-la diretamente aqui na Itália. Mas com certeza o Consulado precisa te fornecer algum documento que alega que você é um cidadão italiano.

Resposta
Nicola Filho Agosto 27, 2018 at 11:54 pm

Perroni, se o seu processo foi feito pelo Consulado de Sao paulo, aguarde mais alguns meses. Como ocorreram eleições na Itália este ano os processos demoraram um pouco mais. O meu deferimento ocorreu com 10 meses, após protocolar os documentos.
Espero ter ajudado.

Resposta
Tomasoni Marcio Murilo Agosto 15, 2018 at 12:16 am

Bom dia,
Tive a cidadania reconhecida aqui no Brasil e quero viajar ä Italia para residir la ou em algum outro lugar da comunidade europeia.
Minha pergunta é se posso solicitar a CARTA D IDENTITÁ no comune onde estou registrado (Cavedine-Trento) sem ter residencia ainda na Italia, ou se necessito ter residencia na Italia para solicitar o documento!

Resposta
Farah Serra Agosto 20, 2018 at 6:52 pm

Oi Tomasoni,
Sim, para solicitar a Carta d´Identità é preciso ter a residência aqui. E antes disso é preciso solicitar o Codice Fiscale na Agenzia di Entrata, depois a residência na Anagrafe – local em que, posteriormente, também se tira a Carta d’Identità.
(Faço um parênteses para te dizer que a Carta d’Identità só tem serventia se você realmente morar aqui, do contrário te basta o passaporte italiano)

Resposta
Marcio Murilo Tomasoni Agosto 15, 2018 at 7:07 pm

Bom dia Sarah.
Tive a cidadania reconhecida pelo consulado porem não recebi a carta do Comune com o numero de Aire.
Com o passaporte em mãos na Itália posso solicitar a CARTA DE IDENTITÁ no Comune?
Como você sabe o consulado não ajuda em nada… Burocracia inútil…

Resposta
Farah Serra Agosto 20, 2018 at 6:49 pm

Olá Marcio,
O passaporte italiano é um documento de viagem, ele só serve para esse fim. Para solicitar a Carta d’identità (que só tem serventia se você mora aqui na Itália), é preciso primeiro providenciar o Codice Fiscale (um documento tipo o CPF) na Agenzia di Entrata, depois pedir a residência na Anagrafe e somente após a confirmação da residência pelo fiscal – que virá verificar se você realmente vive no local, é que você poderá providenciar a carta d’identità na Anagrafe.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco os encaminhamentos… 🙂

Resposta
Carlos Montagna Agosto 17, 2018 at 2:21 pm

Olá Farah, tudo bem? Parabéns pelo site, você faz um ótimo trabalho. Tenho uma dúvida, que acredito que você possa responder.

Já sou italiano, tenho identidade, passaporte etc. Fiz todo o meu processo na Itália e depois retornei ao Brasil e fiz o cadastro no AIRE e está tudo certo.

Agora a dúvida rs…

Dentro de 4 meses estou retornando a Itália para morar em definitivo. Minha esposa, nosso cachorro e eu alugaremos um apartamento, então te pergunto, será necessário todo o processo de confirmação de residencia novamente (com espera da visita do vigile), para que só então eu possa abrir uma conta bancária (provavelmente no poste), solicitar a tessera sanitaria e o permesso para a minha esposa entre outras burocracias do dia a dia?

Resposta
Farah Serra Agosto 20, 2018 at 6:42 pm

Olá Carlos, comigo está tudo bem, espero que você também! 🙂
Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho é sempre muito bom ler esses feedbacks.
Quanto as tuas dúvidas… sim, você terá que fazer um novo pedido de residência, pois ao se cadastrar no AIRE você diz que não mora mais aqui. E o ideal é fazer já no endereço onde vocês realmente irão morar. Para abrir a conta bancária com certeza você precisa esperar. Enquanto para solicitar o permesso para a tua esposa você pode já agilizar o pedido de permesso, pegando a ‘busta’ na Posta (Correios) e verificando/providenciando os documentos que serão precisos para o processo dela. Lembrando que, em geral, o primeiro documento a ser providenciado é o Codice Fiscale na Agenzia di Entrata, depois a residência na Anagrafe – onde igualmente se tira a carta d’identità e posteriormente a tessera sanitaria na ASLA da região onde vocês irão morar. Para alguns vistos é preciso já ter o codice fiscale e a tessera sanitaria antes de dar entrada ao pedido, por isso, é bom pegar a busta logo de cara.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só me perguntar que sabendo respondo sem problemas!
Abraços e in bocca al lupo, boa sorte!

Resposta
Renata Garcia Costa Agosto 23, 2018 at 11:20 am

Olá, Bom dia, minha assessora quer fazer minha inscrição no AIRE antes de sair a transcrição da minha certidão de casamento que segundo ela demora 3 meses para sair em Genova, já tenho a de nascimento e já pedi todos os outros documentos, poré falta a de casamento. Ou seja, não sei o que fazer, pq ela exige que faça agora e consulado diz que não pode. Não sei o que pode acontecer se fizer antes da transcrição da certidão de casamento. Agradeço se alguém puder ajudar.

Resposta
Farah Serra Agosto 29, 2018 at 7:21 pm

Oi Renata, não sei de onde a tua assessora tirou essa informação, mas geralmente a transcrição do casamento não demora tudo isso. Igualmente não sei te dizer o que pode acontecer, não sou especialista no assunto, mas acredito que a melhor coisa é seguir o que diz o Consulado, porque é o caminho mais lógico. Não faz sentido se inscrever no AIRE antes da transcrição do documento, porque se vc não vive aqui para que você teria que registrar o teu casamento no Comune… percebe? Se a tua assessora quer fazer a inscrição no AIRE para que você quite o serviço, tente negociar com ela ou uma quitação parcial ou que ela te garanta que você não terá problemas depois, apesar de o procedimento mais correto ser dela esperar que todos os documentos estejam efetivamente pronto e sem erros.

Resposta
Cassiano Moraes Piloni Setembro 3, 2018 at 4:47 pm

Boa tarde Farah, tudo bem? Recebemos uma carta do consulado italiano de Recife um mês após sermos convocados a entregar a documentação completa para o reconhecimento da cidadania italiana de nossa família, nessa carta consta “a partir de agora V.S.as, cidadãos italianos, têm o dever de manter o setor consular de Embaixada da Itália em Brasília, informado de qualquer variação do estado civil, do nascimento de filhos, de eventual mudança de endereço.” Até então pelo que entendemos é que se trata de uma carta informando que nossa cidadania italiana foi reconhecida com sucesso, porém quando fui transferir meu AIRE para o consualdo italiano de Porto Alegre que é onde estou morando no momento, me disseram que minha certidão de nascimento ainda não foi transcrita no comune italiano. Gostaria de entender qual a razão de receber esta carta do consulado de Recife se ainda não tivemos nossas certidões transcritas no comune italiano? E gostaria de saber quanto tempo mais ou menos leva para ser feita essa transcrição?

Resposta
Farah Serra Setembro 3, 2018 at 7:20 pm

Oi Cassiano, escrevo aqui o que já conversamos, pois assim fica registrado caso outras pessoas enfrentem o mesmo problema. 🙂 Provavelmente o Consulado de Recife recebeu o comunicado de que a cidadania de vocês foi aprovada, porém o processo aqui na Itália ainda está transitando. Isto é, vocês já são considerados cidadãos italianos, porém a burocracia ainda está rolando. Não sei te dizer quanto tempo leva porque isso varia de Comune para Comune. Aqui na minha cidade (Gênova) e no meu caso, por exemplo, a transcrição aconteceu na manhã seguinte do reconhecimento. Entretanto sei que em Torino, essa transcrição demora cerca de quatro meses. Espero que no teu caso não demore tanto. Boa sorte e auguri per la cittadinanza!

Resposta
Rodrigo Marsili Setembro 7, 2018 at 11:33 pm

Olá Farah Serra!
Tudo bom?
Meu nome é Rodrigo Marsili e trago umas dúvidas comigo e ficaria muito grato se pudesse esclarecer alguns pontos sobre a cidadania italiana.
Meu Pai reconheceu a sua cidadania italiana e da sua nova família a 2 anos atrás no consulado do RJ (Brasil). A relação do meu Pai com a minha Mãe foi toda documentada no cartório, tanto o casamento quanto o divórcio. Minha dúvida é se eu poderia reconhecer minha cidadania (na Itália). Só com as certidões do meu Pai junto com as minhas certidões ? Sem precisar reunir todas as certidões desde o meu trisavô (italiano), bisavô, avô, Pai até a chegar a min.
Desde de já te agradeço por dispôr seu tempo para responder as nossas dúvidas.

Resposta
Farah Serra Setembro 10, 2018 at 10:24 am

Oi Rodrigo,
Comigo tudo bem e espero que com você também. Poxa, eu não sei te responder precisamente. Acredito que sim visto que o teu pai já tem a cidadania, porém, como não tenho certeza o meu melhor conselho é que você consulte diretamente o Consulado ou o Comune onde pretende dar entrada no processo de reconhecimento. Outro caminho por ser fazer uma consulta ao Patronato ACLI aí da tua cidade ou região – eles são ótimos e tem custos simbólicos ou às vezes nem cobram nada para nos orientar. Boa sorte!

Resposta
Adriane Setembro 12, 2018 at 12:04 am

Ola Farah!!tudo bem!!parabens pela sua iniciativa de ajudar os cid italianos!!!Tenho uma duvida,minha cidadania foi feita no RGSul e como mudei para o Parana pedi transferencia e atualizei meus dados,bem como solicitei a cidadania de minha filha menor…mas já se passaram 6 meses e não recebi nada do consulado.Eles enviam algo q comprove essa atualizaçao???devo aguardar ou tento entrar em contato???muito obrigada pela sua atençao!!!

Resposta
Farah Serra Setembro 12, 2018 at 7:57 am

Oi Adriane!
Obrigada, fico muito feliz em ajudar. Você precisa entrar em contato com o Consulado. Penso que primeiro com o do Paraná, para ver se receberam o teu processo e se algo não aconteceu então você liga para o do Rio Grando do Sul. Boa sorte!

Resposta
Francine Bonatto Setembro 22, 2018 at 11:19 am

Bom dia uma informação, ao chegar na Itália, chegarei com passaporte brasileiro e terei 90 duas p ficar,, entrarei com a residência para o requerimento de cidadania, Após todo o processo ser concluído de cidadania como a Alfândega saberá que não sou mais ilegal como brasileira e que agora sou italiana? como devo proceder? Atenciosamente Francine Bonatto

Resposta
Farah Serra Setembro 22, 2018 at 3:20 pm

Oi Francine,
Legalmente eles não irão saber, porque não há nenhum trâmite burocrático para isso – ao menos eu desconheço. Quando sair da Itália, por exemplo, você terá de portar os teus dois passaportes o brasileiro e o italiano para apresentar aos agentes da imigração. E caso, algum policial peça os teus documentos enquanto estiver aqui na Itália você deverá mostrar os daqui (carta d´identità, codice fiscale,etc.), como qualquer cidadão italiano. Ok?

Resposta
Tamy Cenamo Outubro 5, 2018 at 3:16 pm

Oi, Farah!
Muito obrigada por manter um blog tão bem escrito e com informações tão úteis como o seu.
Eu sou cidadã italiana desde os 17 anos, e agora estou tentando conseguir minha certidão de nascimento emitida pela Comune de Firmo, em Cosenza. Você sabe como poderia solicita-la a distancia, por e-mail?

Muito obrigada!

Atentamente,

Tamy

Resposta
Farah Serra Outubro 11, 2018 at 8:15 pm

Oi Tamy, que bom, fico muito feliz que você tenha gostado do que faço. 🙂
Acredito que seja possível solicitar por e-mail sim, para descobrir o endereço você deve ligar ou escrever para o Comune (http://www.comune.firmo.cs.it/new/ita/uffici-comunali.php) e solicitar os contatos do Ufficio Anagrafe e Stato Civile. Boa sorte!

Resposta
Veronica Novembro 12, 2018 at 1:32 pm

Olá, tenho uma dúvida e gostaria que me ajudasse. Já sou cidadã italiana mas estou inscrita no AIRE em São Paulo. Como tenho a pretensão de morar na Itália daqui um tempo, gostaria de tirar a minha identidade agora no final do ano pois estarei por lá. Posso tirar em qualquer comune ou só posso tirar no comune que fez a minha cidadania? Muito obrigada desde já e parabéns pelo site maravilhoso

Resposta
Farah Serra Novembro 13, 2018 at 10:58 am

Olá Veronica, para tirar a carteira de identidade é preciso ser residente aqui na Itália e você só consegue tirá-la no Comune onde tem residência. Sendo inscrita no AIRE isso não é possível, pois significa que você não mora no país. Isto é, o que importa, neste caso, é ter a residência e não só a cidadania, ok?
Obrigada, fico muito feliz que você tenha gostado do nosso trabalho. 🙂

Resposta
Marcela Froio Dezembro 4, 2018 at 6:58 pm

Olá, Farah. Tudo bem?
Que alegria encontrar seu post!
Há tempos estava procurando um review sobre os pontos abordados por você. Me ajudou a esclarecer algumas duvidas de maneira objetiva e de fácil compreensão.
Obrigada por contribuir conosco, que ainda estamos no caminho do processo…. rs.
Bom, no meu caso, estou com meu processo de cidadania em trâmite no FORO de Roma, e minha audiência está prevista para inicio de janeiro. Estou confiante, pois entramos judicialmente com vários familiares e a maioria já teve a sentença favorável e já está com a transcrição em mãos.
Mas minha dúvida seria após eu estar em posse da certidão de nascimento transcrita pela comune, pois minha pretensão seria requerer a emissão do passaporte pela Itália, e não pelo Brasil.
Para isso, eu teria aproximadamente 2 meses, período em que poderia fixar residencia, fazer um curso de italiano e passar um tempo vivendo a cultura do país dos meus ascendentes. Sou louca de paixão pela Itália e seria a realização de um sonho passar um tempo por aí.
Saberia me dizer se neste tempo eu conseguiria a emissão do passaporte, e se poderia indicar uma assessoria para me auxiliar neste período? Afinal, ainda não falo a língua.
Muito obrigada.

Resposta
Farah Serra Dezembro 5, 2018 at 12:31 pm

Olá Marcela,

Comigo tudo bem, obrigada. Espero que com você também.
Fico muito contente que você tenha gostado do meu trabalho e que ele esteja ajudando. 🙂
Bem, vamos lá. Primeiramente, legalmente, não há diferença alguma em tirar o passaporte na Itália ou no Brasil. O documento é exatamente o mesmo.
O processo de emissão do passaporte por aqui é super rápido. Não sei precisar em Roma, mas em Gênova ele fica pronto em quatro dias úteis. Porém, é necessário antes ter a carteira de identidade italiana. A transcrição da certidão de nascimento não é suficiente. Na verdade, você nem a apresenta no processo.
Por fim, desconheço alguém que faça assessoria para isso aí em Roma. Tente encontrar alguém que fale a língua e que possa te acompanhar. O formulário de requerimento deve ser preenchido previamente,on-line,quando do agendamento. Se fosse aqui em Gênova eu te ajudaria, porém, você precisa fazer na cidade onde tem residência.
Boa sorte e qualquer dúvida é só falar. 🙂

Resposta
joao Dezembro 30, 2018 at 7:49 am

Olá Farah , bom dia .
Suas informações nos ajudou muito , porém tenho uma pergunta .
Minha esposa foi a Itália e já conseguiu os documentos a alguns anos , porém o AIRE ela nunca fez a transferência para o Brasil e isso já fazem quase anos ; na época não havia interesse real de ir para fora , porém agora a realidade é outra , ela não chegou a tirar o passaporte . Nesse caso podemos ir direto para Itália ? Eu como marido posso ir sem problemas ? Ou existe algum procedimento que teremos que fazer antes de ir ? Agradeço antecipadamente!!

Resposta
Farah Serra Janeiro 2, 2019 at 2:53 pm

Olá João,
Fico feliz que o meu texto os tenha ajudado.
Vamos as suas perguntas:
1º o passaporte só é necessário se ela pretende entrar no país como cidadã italiana. Este é o documento de viagem, sem ele ela terá que entrar como brasileira e poderá ficar por 3 meses sem visto como turista. É possível tirar o passaporte aqui do Brasil também, para isso, é preciso ir ao Consulado Italiano mais próximo à vocês.
2º lá, caso ainda possua a residência, ela pode ficar tranquilamente com os documentos italianos (Carta d’Identità, Codice Fiscale, Tessera Sanitaria). Não possuindo mais a residência, ela precisará – antes de qualquer outra coisa – arrumar uma.
3º você, se não possui a cidadania, pode vir sem problemas como turista, mas só pode ficar por 3 meses sem visto. Neste caso, seria bom entrar como turista e depois solicitar ou a cidadania (por ser casado com uma italiana) ou um visto para ricongiungimento familiare.
Espero ter ajudado um pouco mais, qualquer coisa é só escrever de novo. 🙂

Resposta
Farah Serra Janeiro 2, 2019 at 2:59 pm

João, me desculpe, mas acabei de me lembrar que a sua esposa não conseguirá emitir o passaporte italiano no Consulado Italiano se ela não estiver cadastrada no A.I.R.E.. “Você não consegue ter acesso aos serviços do consulado se não for inscrito A.I.R.E. Isso quer dizer que se não efetuar esse procedimento você não poderá contar com os seus serviços, como, por exemplo, o de emissão ou renovação de passaporte, ou qualquer outra ajuda que se faça necessária quando se vive no exterior.” Falo mais sobre isso neste texto aqui: Cidadania Italiana: Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior A.I.R.E.

Resposta
Kemel Zaidan Janeiro 11, 2019 at 12:38 pm

E quanto a carteira de trabalho? Existe algo semelhante a isso na Itália? Quais documentos são necessários para um trabalho? E quanto a carteira de motorista, qual é o processo para tirá-la? Dá para aproveitar a brasileira?

Resposta
Paula Janeiro 22, 2019 at 4:08 pm

Boa tarde,

Tirei a cidadania Italiana em 2015, na Itália.
Tenho a carteira de identidade e o passaporte.

Como faço para conseguir a certidão de nascimento?

Agradeço sua atenção.

Resposta
Farah Serra Janeiro 22, 2019 at 4:19 pm

Olá Paula,
Você precisa contar e pedir uma cópia no ufficio anagrafe do Comune onde foi feita a transcrição da sua certidão de nascimento.

Resposta
Rodrigo Gilioli Janeiro 25, 2019 at 12:25 pm

Bom dia Farah, tudo bem?

Obtive minha cidadania italiana na metade de 2018 através do consulado de Curitiba, já tenho um certificado do meu codice fiscale, mas é o único documento (sem foto) que comprova que eu possuo a cidadania italiana, pois só consegui agendar para fazer o passaporte em julho de 2019.
Porém no final do ano passado eu ganhei uma bolsa para estudar em Veneza e estou indo para lá agora em fevereiro. Como eu comprei minha passagem com milhas, só comprei a ida e não a volta, até porque eu não sei até quando vão as minhas aulas da universidade.
Minha preocupação é quanto a entrada na Itália. Eu consigo entrar como cidadão italiano apresentando apenas meu codice fiscale e meu passaporte brasileiro?

Obrigado desde já!

Resposta
Farah Serra Janeiro 25, 2019 at 2:02 pm

Olá Rodrigo,
Comigo está tudo bem, obrigada. Espero que com você também!
Antes de tudo, parabéns pela bolsa!! \0/
Vamos lá, as regras de entrada e saída na Itália são iguais as do Brasil, isto é, você precisa ter um documento de viagem válido – que no caso de viagens internacionais é o passaporte. Não tem como entrar na Itália apresentando o codice fiscale, pois ele não é um documento que comprava que você é um cidadão. (Até mesmos os estrangeiros que vivem aqui possuem um, desde que tenham residência no país.)
Sendo assim, ao meu ver, você precisa comprar uma passagem de volta (é possível comprar aquelas do tipo flex – que você pode alterar a data sem pagar multa. Pois, mesmo sendo mais caras, elas compensam nestes casos de incerteza de datas) e pedir na universidade onde você vai estudar a documentação necessária para aplicar para um visto de estudante. Ou, ainda, entrar como turista, conseguir uma residência e regularizar a sua cidadania por aqui – isto é fazer a carta d’identità e o passaporte. Tirando aqui na Itália, o agendamento é rápido e o passaporte sai em menos de uma semana.

Enfim, da forma que você falou, há grande probabilidade de você não conseguir entrar no país.

É isso. Espero ter ajudado um pouco. Boa sorte com tudo!

Resposta
Sandro de Matos Janeiro 25, 2019 at 6:35 pm

Olá Farah Serra estou com uma dúvida a residencia na Itália tem que ser na cidade onde meu ancestral vivia ou pode ser em qualquer cidade dentro da Itália ? Ele nasceu em Treviso.

Resposta
Farah Serra Janeiro 28, 2019 at 11:52 am

Oi Sandro, já te respondi por mensagem privada, mas deixarei a resposta aqui também, assim fica disponível para todos. 🙂

A residência precisa ser na cidade em que você quer morar e abrir o processo de reconhecimento da cidadania. Não precisa ser a mesma dos seus antepassados, pode ser em qualquer outra. 😉

Resposta
Jairo Janeiro 26, 2019 at 11:18 pm

Olá Farah.. minha esposa já possui a cidadania Italiana e o AIRE,, (saiu dia 24/01/2019) tem prazo para entrar com o pedido da minha cidadania pelo matrimonio? precisa esperar algum tempo ou já posso solicitar?

Resposta
Farah Serra Janeiro 28, 2019 at 11:49 am

Oi Jairo, você já pode pedir. Não é preciso esperar.

Resposta
Maria da Graça cardoso Bueno Janeiro 28, 2019 at 2:43 am

Olá Farah Serra, gostaria de uma informação, se procede: uma pessoa hoje me falou que se você tirar a cidadania italiana , mas não visitar ou estar presente na Itália por tempo, você poderá perder a cidadania.
Antecipadamente agradeço.

Resposta
Farah Serra Janeiro 28, 2019 at 11:48 am

Oi Maria da Graça, imagina, isso é mentira. A cidadania é para a vida toda. O que você poder perder é a residência… ou seja, o seu endereço de moradia na Italia, mas uma vez morando aqui de novo, você sempre pode recuperá-la. Ok?

Resposta
Fantini Janeiro 28, 2019 at 6:05 pm

Olá, parabéns pela iniciativa e pelas informações de grande valia.
Minha família possui dupla cidadania e residimos no brasil. Ela foi obtida há mais de 20 anos. No momento, somente eu possuo o passaporte. Meus irmãos fizeram recentemente o AIRE, mas não conseguiram agendar horário para a expedição de passaporte. Já o meu pai, não realizou o AIRE.
Iremos a Italia em breve a passeio. Há algum outro documento que eles possam portar para comprovar a cidadania?
A cidadania auxilia em caso de alguma emergência médica na itália? Eles deverão apresentar seguro viagem?

Resposta
Jessica Fevereiro 7, 2019 at 5:03 pm

Meu marido tirou a cidadania italiana na Itália mas demorou para sair então nos mudamos para os EUA! Agora saiu e a família dele toda já tirou o passaporte italiano , porém estamos morando nos EUA agora …. é possível solicitar o passaporte por aqui? Se possível o que é necessário?

Resposta
Kemely Felice Fevereiro 14, 2019 at 12:19 pm

Bom dia. Já dei entrada no processo, porém engravidei e minha menina nasceu dez/2018. Como tenho que fazer para inclui lá?

Resposta
ADRIANA VALLE Março 14, 2019 at 7:05 pm

boa tarde Farah!
paguei a taxa de 504,00 para minha filha referente a emissão de passaporte, porem, o agendamento dela ficou para o proximo trimestre- quando vai ser alterado este valor…
Você sabe como eu poderia proceder se tiver que pagar a diferença?
grata.

Resposta
Liliane Oliveira Março 14, 2019 at 8:48 pm

Olá Adriana,
A Farah Serra, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação