BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Dicas para aprender idiomas

A difícil tarefa de aprender alemão

A difícil tarefa de aprender alemão.

Morar fora do seu país tem mil e uma dificuldades a serem enfrentadas. Morar na Alemanha tem uma dificuldade ainda maior: aprender alemão. Esta língua, para mim, é extremamente complexa e uma das tarefas mais difíceis que tenho que enfrentar!

O alemão é o idioma mais falado na União Europeia, além da Alemanha, é o idioma oficial na Áustria, parte da Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein e Bélgica (segundo pesquisas na internet). A necessidade de se aprender o idioma do país que você reside é óbvia, ademais, compreender o alemão lhe aproximará de uma cultura extremamente rica e interessante. A Alemanha é uma das grandes potências mundiais e falar seu idioma lhe abre um leque de possibilidades num país forte e próspero.

Realmente, este aprendizado não tem sido tarefa fácil, apesar de estar morando aqui há pouco mais de um ano, só comecei meu curso em março deste ano. A comunicação, até então, foi em inglês, o que, na verdade, não é suficiente. Tem lugares que você não encontra ninguém que fale inglês para lhe atender e o Google Tradutor é a única saída para poder se comunicar. O fato é que, se quer morar e arrumar um bom emprego aqui, tem que falar bem o alemão.

A dificuldade de comunicação é uma das situações mais complicadas no processo de mudança. Não falar a língua local transforma tarefas simples do dia a dia, como fazer um pedido num restaurante, numa missão impossível, e é, sem dúvida, algo extremamente constrangedor. Querer falar e não conseguir se fazer entender lhe deixa muitas vezes numa situação, no mínimo, engraçada. Aqui os alemães não têm muita paciência para isso! São bastante exigentes, se mora aqui tem que falar a língua.

Leia também: como obter o Cartão Azul/Blue Card para morar na Alemanha

Confesso que, particularmente, nunca tive muito talento para aprender idiomas, mas, sem querer desencorajar quem tem vontade de aprender a língua, o alemão, além de bem diferente do português, é extremamente complexo! Para começar, existem três gêneros de substantivos, feminino, masculino e neutro! E, estes, ainda têm muitas variações. Pode ter certeza, não decorar cada palavra com seu referente artigo compromete e muito o seu aprendizado e você não conseguirá falar nenhuma frase corretamente. Como se não bastasse, o plural também muda bastante de palavra para palavra. Não vou nem comentar a conjugação verbal. Haja memória!

Dominar a língua do país em que se vive é requisito básico para integração e, sem dúvida, falando a língua a receptividade é outra! Os próprios alemães sabem que possuem uma língua difícil e, justamente por isso, reconhecem o esforço de quem está aprendendo. Quando você começa a falar as primeiras frases com pessoas que sabem que você está em processo de aprendizado, muito provavelmente você ouvirá um elogio.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Apesar de difícil, claro, todo mundo pode aprender alemão, basta se dedicar. Não adianta achar que somente o tempo e a convivência com o idioma serão suficientes para que você fale a língua. Morando aqui, a familiaridade com a língua é bem maior, o que, sem dúvida, é facilitador neste processo. Porém, está longe de ser suficiente para aprender. Tenho dois filhos, um de dezesseis e uma de três anos e eles já falam bastante. Então o lema é: em casa se fala alemão o máximo possível. Também costumo sempre deixar a TV em programas locais e se tiver legenda é melhor ainda. Outra dica que me ajuda muito, é espalhar pela casa lembretes com o nome de cada objeto com seu respectivo artigo em alemão, isso ajuda na memorização das novas palavras.

Eu hoje entendo melhor do que falo, pois me concentro no sentido da frase e não em saber todas as palavras que estão sendo ditas. Como disse anteriormente, tenho dificuldade com idiomas, tenho uma certa vergonha em falar outra língua, e escrever, para mim, sempre foi mais fácil. O brasileiro não tem nenhuma intimidade com o alemão, então, o primeiro passo é ouvir e ouvir bastante, e, principalmente, dedicar algumas boas horas do seu dia a dia aos estudos. A complexidade do idioma requer muito esforço.

Leia também: salários na Alemanha

Aqui em Munique, como em toda a Alemanha, existem várias opções de cursos de alemão e também os cursos de Integração. A diferença entre eles é que o curso de Integração tem mais horas e abrange história e cultura do país. Para quem não sabe nada ou muito pouco do alemão, o curso é obrigatório para poder permanecer aqui. Com a crise imigratória, achar vagas em cursos de integração pode se tornar tarefa demorada. Isto, para mim, também foi um dos motivos de delonga para eu poder iniciar o meu processo.

O curso tem alguns níveis classificados de acordo com o grau de conhecimento. Os níveis A1 e A2 são de conhecimentos básicos, ajudam em diversas situações do dia a dia. Os níveis B1 e B2 permitem um conhecimento relativamente bom, viabilizando a compreensão de textos mais complexos. Os níveis C1 e C2 permitem uma compreensão sem muito esforço e uma fluência do alemão. Antes de começar o curso, é feito um teste de nivelamento para avaliar o nível de conhecimento do aluno.

Enfim, aprender o novo não é nada fácil, requer tempo, esforço, dedicação e disciplina. Faz parte da rotina de qualquer imigrante aprender a língua do seu novo lar. Na minha opinião, com o alemão precisa-se de um pouco mais de dedicação e paciência!

Related posts

Desafios de uma mãe em outro país

Monique Abbehusen

Como obter o Cartão Azul para morar na Alemanha (EU Blue Card)

Monique Abbehusen

A vida na antiga Alemanha socialista, a DDR

Karina Finke

6 comentários

Cristiane Agosto 16, 2017 at 8:51 pm

Nossa! Entendo perfeitamente. Morei em Munique por 3 meses. Fiz curso pra tentar aprender o idioma mas foi muito dificil. Boa sorte ai e que Deus abencoe vc e sua familia!

Resposta
Monique Abbehusen Agosto 22, 2017 at 4:23 pm

Obrigada Cristiane,
Beijos.

Resposta
claudia Agosto 17, 2017 at 3:15 pm

Olá Munique adorei o seu texto. Falou a pura verdade. sou Jornalista, adoro línguas, casada com um tipico Alemão, Baianinha como você de Salvador e morando na Alemanha ha 9 anos. Até hoje tenho dificuldades com esta língua que chamo de outro mundo. Meu marido ri quando digo isto. Mas tenho que estudar sempre. Como gosto muito de ler o aprendizado facilita a minha vida no dia a dia.
Grande Abraços,
Felicidades
Claudia

Resposta
Monique Abbehusen Agosto 22, 2017 at 4:22 pm

Obrigada Claudia. Alemão pra mim também é de outro mundo! Mas a gente vai aprendendo, tem que estudar. Que bom que gostou do texto! Beijos, até a próxima.

Resposta
Rosmarina Nunes Dezembro 21, 2017 at 10:04 am

Experimenta ser alemão e aprender língua portuguesa

Resposta
Monique Abbehusen Março 5, 2018 at 5:14 pm

Acredito que não deve ser tarefa fácil. Nossa língua também não é fácil!
Obrigada pela participação Rosmarina!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação