A natureza deslumbrante da Croácia.
Apesar de ser um país relativamente pequeno, a Croácia é um lugar com muita diversidade. O país abriga cidades históricas, vários patrimônios protegidos pela UNESCO, ilhas e praias de tirar o fôlego, montanhas, florestas e campos verdes, lagos e rios, e o mar com a cor mais inesquecível que você vai ver – o mar Adriático. Mas a natureza por aqui não se destaca só por sua beleza, o país tem diversos lugares de grande importância mundial que devem ser conservados. A Croácia tem 8 parques nacionais, 11 parques naturais e mais de 400 áreas protegidas.
Parque Nacional dos Lagos Plitvice
O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é o maior e mais antigo parque nacional da Croácia. Declarado parque nacional em 1949, já em 1979 ganhou atenção internacional e foi listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. O parque é um lugar de beleza natural única e incomparável, que cobre uma área de cerca de 300 km². O parque fica na região de Lika (a região montanhosa e mais fria da Croácia) e abriga 16 lagos, mais de 20 cachoeiras, e uma floresta densa que rodeia os lagos. Mais de 250 espécies de animais podem ser vistos no parque, assim como 1.400 espécies de plantas.
Quem visita os lagos pode escolher entre 8 rotas, e cada uma oferece uma experiência diferente e única. A maioria das rotas incluem o passeio de barco, passeio de trem panorâmico e um trecho a pé. As maiores atrações são a cachoeira chamada “Cachoeira Grande” (Veliki Slap) que tem 78 metros de altura, e o maior lago – Lago Kozjak. O parque também tem uma ótima infraestrutura, com vários restaurantes e hotéis, para quem quer prolongar a sua visita neste lugar maravilhoso.
Parque Nacional Krka
O Parque Nacional Krka fica na famosa região da Dalmácia. Este parque é um fenômeno natural que recebe o fluxo dos rios Krka e Čikola, os incríveis lagos que eles formam no seu caminho para o mar, e sete cachoeiras. As cachoeiras e o tufo calcário (travertino) que nasce aqui são de enorme importância natural.
O parque oferece 22 caminhos a pé e 3 passeios de barco. Cada um deles cobre uma parte do parque nacional, e os caminhos e passeios de barco também podem ser combinados. A maior atração do parque é a cachoeira Skradinski buk. Ao contrário do Parque Nacional dos Lagos Plitvice, no Parque Nacional Krka é permitido nadar em áreas específicas. Durante os meses de verão, os visitantes do parque podem se refrescar no rio Krka e aproveitar essa beleza deslumbrante de um jeito inesquecível!
Parque Nacional Brijuni
Na região da Ístria, no norte do mar Adriático, fica o Parque Nacional Brijuni. As Ilhas Brijuni são um grupo de quatorze pequenas ilhas com a maior ilha, a Ilha Veliki Brijun (Ilha Grande de Brijun), de 5,6 quilômetros quadrados. Famosas por sua beleza cênica, as ilhas são um destino de férias popular e também um parque nacional. Nas Ilhas de Brijuni existem vários sítios arqueológicos e culturais, bem como outras atrações interessantes!
O arquipélago foi, inclusive, a residência de Josip Broz Tito, o presidente da ex-Jugoslávia. A Ilha de Veliki Brijun abriga um museu com a história e a jornada política de Tito e o famoso Cadillac que os visitantes podem alugar e dar uma volta pela ilha. Na ilha também existe um passeio de “safári” com animais exóticos da África, Ásia e América do Sul. Elefante, lhamas, zebras e avestruz são alguns dos habitantes famosos do Safari Park.
Leia também: Dicas de passeio saindo de Split
Outro habitante de Brijuni é Koki, um papagaio famoso, um dos raros exemplos de cacatua-de-crista-amarela (Cacatua galerita) que vivem até os 100 anos. Koki foi o presente de Tito para a sua neta. Hoje o pássaro tem 50 anos e nos últimos 30 anos mora no parque nacional. Na Ilha de Veliki Brijun você também pode ver as pegadas de dinossauros que foram descobertas em quatro locais na ilha!
A Croácia é tão rica em natureza que tem mais dois parques nacionais no mar. São eles: o Parque Nacional Mljet e o Parque Nacional Kornati. Kornati são um conjunto de 89 ilhas, ilhotas e rochas, situadas na região da Dalmácia. Enquanto o Parque Nacional de Mljet fica numa ilha no sul do mar Adriático e abriga antigos assentamentos, dois lagos e várias trilhas para caminhar. A atração mais visitada é o mosteiro beneditino, localizado em um dos pontos mais bonitos da área, na ilhota no meio do lago!
Parque Nacional Paklenica
O Parque Nacional Paklenica fica na montanha Velebit, a maior, mais desafiadora e mais simbólica montanha da Croácia, que se estende por 150 quilômetros ao longo da Costa Adriática e separa a região da Dalmácia do interior do país. Paklenica é um lugar perfeito para alpinistas e escaladores. O parque nacional ocupa cerca de 95 quilômetros quadrados, e abriga vários desfiladeiros, rochas imponentes, picos altos, cavernas e florestas.
Os destaques do parque são dois desfiladeiros profundos chamados Velika Paklenica e Mala Paklenica. Na área do parque você também pode ver a maior formação rochosa da montanha Velebit – Anića Kuk. Há várias trilhas que os visitantes podem escolher, mas quem visita o parque pela primeira vez deve consultar o guia local para não correr riscos. O menos cansativo e o mais bonito é o caminho ao longo do rio, que leva até uma pousada onde você pode descansar, tomar um café, comer alguma coisa, e conhecer os outros alpinistas e aventureiros.
Leia também: Dicas de passeio saindo de Dubrovnik
Para quem gosta de subir picos e passar o tempo ao ar livre, aproveitando a natureza, a Croácia oferece dois parques nacionais também nas montanhas! O Parque Nacional Sjeverni Velebit fica na mesma montanha de Velebit. Entre os locais mais famosos do parque está a área de Zavižan, com numerosos picos de mais de 1600 metros. Cada um deles oferece uma vista deslumbrante! O outro parque nacional é Risnjak, que fica na região de Gorski Kotor. A montanha Risnjak sobe a partir da área mais densamente arborizada na Croácia e os picos da montanha oferecem a vista até os Alpes Julianos, na Eslovênia!
Neste post apresentamos apenas os parques nacionais da Croácia. Mas o país oferece muito mais! A Croácia é um paraíso para os amantes da natureza, os aventureiros, e todos aqueles que querem fugir da cidade e da vida apressada, aproveitando os passeios ao ar livre.