A primavera e o verão na Suécia

Tempo de luz e verde

2
389
Procurando sinais da primavera no jardim ainda adormecido - Arquivo pessoal
Advertisement

A primavera e o verão na Suécia.

Uma das coisas que realmente aprendi a apreciar nesses meus muitos anos na Suécia é a mudança das estações. No inverno, a natureza parece descansar. As árvores caducifólias ficam como que mortas. Mas a luz desperta novamente a vida, e o verde volta com toda a força na primavera. De abril a setembro temos o período mais apreciado por todos, com a primavera e o verão.

O contraste entre as estações é grande. Agora que tenho um jardim, eu acompanho bem de perto a chegada da primavera. A transformação é diária. Se passo muitas horas no jardim, tenho a impressão de ver os brotos crescendo a cada minuto. A intensidade da primavera e o contraste com o sombrio inverno é emocionante para mim.

O mais incrível é que, mesmo acompanhando de perto a formação dos brotos e o seu amadurecimento, parece que sou sempre surpreendida. De repente, num belo dia, percebo que o jardim está novamente verde. Costuma ser uma chuvinha qualquer que finalmente faz com que os brotos simplesmente explodam.

Às vezes, a primavera chega cedo, mas é interrompida por uma frente fria. Isso pode atrasar o desabrochar das folhas e flores. Uma noite fria pode congelar os brotos, resultando em menos frutos. Por isso mesmo, precisamos estar alertas quando plantamos flores que não suportam o frio. Eu já perdi meus gerânios uma vez pois plantei cedo demais. Tive que comprar novas mudas e plantar de novo. Uma outra vez, quando vi a previsão do tempo eu corri e os cobri e, desta forma, consegui salvá-los. Os gerânios são bastante populares pois são fáceis de cuidar e florem durante toda a primavera e verão. Só morrem quando a temperatura cai para graus negativos no outono.

Se você planeja, o jardim pode florir cedo com as tulipas e os lírios. Mas estes precisam ser plantados no outono. Você enterra os bulbos e eles ficam ali adormecidos na terra até que a temperatura sobe e as flores desabrocham. É uma outra surpresa já que, depois do longo inverno, você talvez não se lembre mais onde enterrou os bulbos que vão gerar as tulipas. O jardim fica colorido e alegre anunciando a primavera, e a melhor parte do ano se inicia. Por toda a cidade há canteiros inteiros de tulipas criando uma festa primaveril colorida todos os anos.

A visita de animais no jardim também é comum em várias partes da cidade, principalmente se você mora perto de uma floresta. Tanto coelhos como veados gostam muito das tulipas e podem estragar a beleza do jardim. Por isso é necessário tomar algumas precauções.

Muitas pessoas que moram em apartamento fazem parte de colônias de jardins que existem por toda a cidade (koloniträdgårdar). Essas colônias existem na Suécia há mais de cem anos, mas são ainda mais antigas em outros países, como a Alemanha. Na Suécia, as colônias foram criadas em um tempo quando as cidades cresciam e as pessoas moravam em habitações precárias ou super lotadas. As colônias de jardins ofereciam uma oportunidade de lazer, mas também serviam para a produção de legumes e frutas. Isso melhorava a dieta de uma população ainda bastante pobre. Nesse sentido, durante as guerras, as colônias foram particularmente importantes. Hoje em dia, essas colônias continuam sendo verdadeiros oásis dentro da cidade.

Leia também: Mini favelas na Suíça? Não, Schrebergärten!

O interesse por jardins é grande na Suécia e vem aumentando rapidamente. Com a chegada da primavera, as atividades são intensas nos centros de jardinagem onde entusiastas fazem aquisições para renovar seus jardins. Com a onda verde, muitos estão agora plantando seus próprios temperos, legumes e frutas. Na Europa, o país está em primeiro lugar no consumo de comidas orgânicas. Na verdade, o mercado de comida orgânica está crescendo entre 5 a 7 por cento ao ano na Suécia e está cada vez mais difícil atender a demanda.

Hoje é muito popular as pessoas envidraçarem suas varandas e fazerem dessas um pequeno oásis. Com a chegada da primavera, inúmeras revistas mostram espaços idílicos nos jardins das casas. São poucas as tardes e noites realmente quentes no país. Logo, uma varanda envidraçada pode ser uma boa maneira de ficar mais próximo do jardim e aproveitar mais as noites claras da primavera e do verão.

Leia também: Custo de vida na Suécia

Mas não se iluda. O sueco faz muitas festas ao ar livre durante o verão. Os menos acostumados acabam passando frio. Portanto, quando for a uma festa de verão na Suécia, leve sempre um bom agasalho por precaução, mesmo que o sol esteja brilhando. A temperatura pode mudar rapidamente.

Canteiro sempre verde e aparado no início da primavera – Arquivo pessoal

De fato, o sueco investe muito nos sonhos de verão: a casa de campo, o barco, e cada vez mais o jardim. Uma vez comentei sobre isso com um colega de Luleå, a maior cidade do norte da Suécia. Em particular falamos sobre todo o investimento feito na varanda – os móveis, o jardim, a churrasqueira… “Toda essa beleza – eu disse – todo esse investimento para poucas noites de verdadeiro verão”. “Nada disso” – ele contestou. “Toda essa beleza para A perfeita noite de verão!”

Acho que o comentário resume bem a importância desse período iluminado para os suecos e, obviamente, para todos nós que aprendemos que o sol não brilha nem aquece o ano inteiro por estas bandas de cá.

Uma única e perfeita noite de verão vale o investimento!

2 Comentários

    • Susana, que bom que gostou. Fica difícil sugerir cidades de modo geral. Tudo depende do que você gosta. Mas Estocolmo é definitivamente um “must”. A partir de Estocolmo, você pode fazer passeios no arquipélago e se hospedar em albergues e hotéis diversos. Daqui você também pode pegar um cruzeiro para Helsinki ou para as cidades do Báltico. Esses cruzeiros têm preco bastante competitivo. Se deseja ver o sol da meia-noite, Luleå (a maior cidade do norte da Suéica) pode ser seu ponto de apoio. Quem mora em Gotemburgo, não troca a cidade por nada desse mundo. Mas lembre-se, no verão, muitas cidades ficam bastante esvaziadas pois os suecos saem para suas casas de campo ou para velejar. Estocolmo está sempre movimentada principalmente por atrair muitos turistas no verão. Bom passeio.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.