Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Criando Filhos Pelo Mundo»Alimentação francesa e a criança – o efeito escola
    Criando Filhos Pelo Mundo

    Alimentação francesa e a criança – o efeito escola

    Lilian MoritzBy Lilian MoritzAugust 18, 20178 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: pixabay.com
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Eu já tinha lido que as crianças francesas comem de tudo, ou quase. Mas somente depois que a minha filha entrou na escola francesa que pude realmente constatar o que isso significava. E realmente as situações eram similares ao que tinha lido.

    Para a criança estrangeira na França, além do idioma, a comida é um desafio na adaptação. Não é totalmente diferente do Brasil, mas também não é a mesma coisa. Os hábitos são outros.

    Acho que os pais estranham mais do que a criança. Como é diferente do que estamos acostumados, temos o péssimo hábito de já concluir se a criança vai gostar ou não, se vai se adaptar ou não.

    Quando chegamos, ouvi muitos estrangeiros (inclusive brasileiros) falarem que a escola era ótima, mas que as crianças demoravam a se adaptar à comida da cantina e por este motivo, muito deles preferiam levar as crianças para comer em casa (pelo menos no início) para eles irem se acostumando as mudanças aos poucos.

    Tentei ter a mente mais aberta possível e desde o início decidimos que nossa filha iria comer na cantina da escola (até porque, não tínhamos a opção de pegá-la na hora do almoço). Se ela estranhasse, morrer de fome ela não iria.

    Realmente no início, ela quase não provava a comida e tinha dias que só comia pão e queijo, mas aos poucos foi se acostumando e começou a provar. Essa é a regra por aqui, a criança não é obrigada a comer tudo, mas tem que provar para dizer que não gostou da comida.
    Acho que o fato de ver as outras crianças comendo também ajuda.

    Como funciona na escola:

     Gouter

    Gouter é o lanchinho da manhã e da tarde.
    Na parte da manhã geralmente é servido um suco ou algo leve que a escola oferece. Os pais dão uma contribuição por semestre para o lanche da manhã. Não sei se acontece em todas as escolas.
    O lanche da tarde é para os alunos que ficam na escola depois da aula (que termina às 16:30h). Cada criança leva o seu lanche, geralmente é algo doce, ou seja: uma compota, uma fruta, um bolinho, biscoito. De preferência algo prático,  que a criança consiga comer sozinha sem ajuda.

    Almoço

    Exemplo de cardápio semanal do maternal
    Fonte: arquivo pessoal

    A primeira vez que vi o cardápio, comecei a rir sozinha, porque era exatamente o que tinha lido e visto em reportagens sobre as escolas na França. O cardápio da semana fica anexado na porta de entrada da escola para que todos possam ver. Não sei como é no Brasil, mas com certeza é diferente.
    Na escola da minha filha o cardápio é dividido da seguinte forma:
    – Entrada
    – Prato principal / Proteína
    – 1 Acompanhamento
    – Queijo ou outro derivado de leite (como iogurte)
    – Sobremesa
    – Pão, que não consta no cardápio mas tem todo dia
    Ficava imaginando como uma criança de 2 anos e meio iria comer tudo isso, e em que ritmo, porque em casa ela gastava mais de 1 hora para comer e não tinha todo este ritual.
    O que mais me chamou atenção foi a variedade. Tinham pratos no cardápio que na época eu não serviria para uma criança de 3 anos.

    Pode ter pizza de entrada, assim como torrada com patê de fígado, frios ou mesmo salada de beterrabas. O prato principal vai de chucrute, anéis de lula, paella à carne refogada. Eles comem de tudo: frango, carne, peixe, pato, porco, frutos do mar (e é o cardápio do maternal).

    E os queijos ? Vai dos fraquinhos como o emental, aos fortes como o bleu d’auvergne (tipo gorgonzola). Além do iogurte natural e fromage blanc (não sei uma tradução para isso,  é um queijo com espessura de iogurte que se come puro, com açúcar, mel ou geléia e é muito bom).
    Tudo isso regado a água, não tem suco, só agua.

    Hábitos adquiridos- efeito cantina

    Fomos vendo aos poucos o “efeito cantina” no dia-a-dia da minha filha:

    – Fomos em um restaurante tipo buffet e a criança de 3 anos vê mariscos e diz que é isso que quer comer,  porque comeu na escola e adorou. Nunca havíamos dados mariscos antes porque sempre achamos pesado para criança pequena. Depois deste episódio ela já come o menu infantil de mariscos em um restaurante especializado neste prato.

    – Um dia ainda com 3 anos, na hora do jantar em casa, ela senta e pergunta: Onde está  a entrada, mamãe? Quero comer salada. Não é todo dia que temos entrada em casa (nem nas casas francesas) mas faço sempre que possível.

    – Adquirimos o hábito de iogurte de sobremesa e queijo nas refeições.
    O queijo preferido é o bleu d’auvergne (super forte), e quanto mais forte mais ela gosta.

    – Os franceses adoram, terrines, patês, frios (charcuterie) e se quando saímos e tem esses pratos no aperitivo ou entrada não tem tempo ruim, ela come de tudo e adora.

    – Vi que o meu cardápio em casa não é muito variado. Estou melhorando aos poucos e ainda trabalhando nisso.

    Minha filha come de tudo? não, mas prova praticamente tudo. Desde alho em conserva, fois gras à ovas de salmão. Não gosta muito de comida em forma de purê e às vezes já diz que é ruim antes de provar, mas muitas vezes adora depois que experimenta.
    Todas as crianças reagem igual a minha? Claro que não.

    E o seu filho? Como se adaptou com a alimentação em outro país?

    De uma coisa eu tenho certeza, o paladar dela é muito mais variado do que o meu (não consigo nem provar as terrines e o paté de fígado).

    Textos relacionados

    • Preparativos do Natal na França
    • Verão no Auvergne e arredores
    • Cruzeiros com crianças
    • Primavera francesa em Auvergne
    • Termos e expressões francesas usadas pelas crianças
    • Início da alfabetização em francês: como fica o português?
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    alimentação na escola Franca habitos
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Lilian Moritz
    • Website

    Lilian é engenheira química, nascida em Belo Horizonte e criada no Rio de Janeiro. Mora em Clermont Ferrand, na França, com o marido e a filha desde 2014 por conta do trabalho. Apaixonada pela cidade e pela cultura francesa, adora viajar e conhecer novos lugares em família .

    Related Posts

    7 segredos sobre a dieta japonesa

    September 24, 2021

    Como enfrentar essa onda de negatividade global

    September 20, 2021

    As férias do improviso

    August 11, 2021

    8 Comments

    1. Regina Machado on August 20, 2017 1:11 pm

      Dá gosto de ver uma criança que come de tudo. Experimentar algo diferente é o segredo. Oferecer comida colocando um “não” na frente usando o nosso paladar como parâmetro não é uma boa política, por exemplo: ” Você vai comer marisco?? ( ou peixe, ou fígado, ou legume, verdura etc), você NÃO vai gostar.”. Aí mesmo que a criança vai criar resistência e não vai aprender a comer e nem ter coragem experimentar algo novo, seja na alimentação ou em outras áreas durante sua formação. Parabéns às escolas franceses e aos pais que adotam em casa a rotina da escola. Bjks

      Reply
      • Lilian Moritz on August 20, 2017 4:45 pm

        Oi Regina
        Tento ao máximo fazer com que ela prove e da prazer quando come bem. E como toda criança as vezes tem q insistir p comer e as vezes não.
        Bjs
        Lilian

        Reply
    2. Gisele Braga on August 22, 2017 1:29 pm

      Estou chegando na França em setembro. Se o cardápio do maternal é assim, fico imaginando como será do meu filho de 10 anos.

      Reply
      • Lilian Moritz on August 25, 2017 9:20 pm

        Oi Gisele
        Boa sorte na sua chegada.
        O cardápio provavelmente é no mesmo estilo.
        O ideal é a criança estar aberta a experimentar. No início e sempre mais difícil, mas depois melhora.
        As crianças maiores pode sair para almoçar aonde quiserem.eu prefiro a cantina. Mas acho que são os mais velhos.
        Já viu na escola do seu filho como função hora do almoço?
        Bjs

        Reply
    3. Juliana on August 22, 2017 11:58 pm

      Oi Lilian, e quando a criança e os pais são vegetarianos? Você sabe se a escola respeita e oferece outras opções para a criança? bj

      Reply
      • Lilian Moritz on August 25, 2017 9:01 pm

        Oi Juliana
        Não tenho esta informação
        , posso perguntar à escola quando as aulas começarem.
        Acho que é uma questão se conversar com a escola. No momento da inscrição, perguntar como funciona a cantina e falar as restrições da criança e ver se a escola tem alguma alternativa.
        Bjs

        Reply
        • Juliana on August 28, 2017 12:26 am

          Obrigada pela resposta! Se um dia tiver essa informação, por favor poste pra gt! bjs

          Reply
          • Lilian Moritz on August 31, 2017 11:37 am

            Pode deixar!!
            Bjs

            Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.