BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Europa

Altbier: A cerveja mais amada de Düsseldorf

Como todo mundo sabe, o povo alemão é apaixonado por cerveja e em Düsseldorf não é diferente. Porém, aqui, essa paixão tem um só nome: altbier.

A altbier, ou cerveja velha, é a queridinha da cidade e pode ser encontrada em qualquer restaurante, cervejaria, bar ou supermercado. Ela possui um tom castanho escuro avermelhado, acompanhado de um sabor amargo e frutado.

Acredita-se que a altbier é produzida há mais de três mil anos, mas só recebeu esse nome no século XVI (na época era somente bier/cerveja) pra se diferenciar da lager, cerveja mais consumida na época. A altbier é produzida de acordo com os métodos tradicionais, por isso o nome “alt”, que significa “velho” e passa pelo processo de alta fermentação à baixa temperatura. Como as condições climáticas em Düsseldorf não são extremas nem no verão nem no inverno, o clima da cidade pareceu perfeito para comandar essa produção.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

É claro que em Düsseldorf é facílimo de se encontrar milhares de tipos diferentes de cerveja, produzidas em diversas regiões do mundo, mas a altbier é a preferida dos locais e por isso, a mais pedida em toda a cidade. Ela é produzida nas cervejarias, onde é típico ver os garçons passando com uma bandeja lotada e colocando os copos cheios na mesa dos clientes. Não é necessário fazer o pedido, a cerveja é trazida, e ai de você se rejeitar! Geralmente no verão, como muitos preferem ocupar os lugares do lado de fora dos bares, às vezes é necessário pagar a bebida antes de consumi-la, mas no geral a comanda é marcada no próprio porta copos e a conta é acertada no final.

É interessante como em cada lugar da Alemanha, a cerveja típica da região é servida de formas e em quantidades diferentes. Em Munique, por exemplo, ao pedir qualquer cerveja, você recebe um copo de meio litro logo de cara, pelo valor de aproximadamente 4,50 euros. Além disso, nas tradicionais cervejarias, não é bem visto não pedir uma refeição pra acompanhar a bebida. Aqui em Düsseldorf, a altbier custa em torno de 2,30 euros por um copo de 200 ml e se você entrar nos bares pra beber apenas, está tudo bem. Inclusive, a cultura boêmia é tão forte, que algumas cervejarias possuem uma área interna, na qual as pessoas ficam de pé tomando cerveja e jogando conversa fora. No entanto, não é comum servirem algo para petiscar como nos tradicionais botecos brasileiros. Eu confesso que sinto um pouco de falta.

Existe uma espécie de rixa entre as cidades de Düsseldorf e Colônia por conta da cerveja. Portanto, se você tem amor à vida, jamais entre num bar em Düsseldorf e peça uma Kolsch (cerveja típica de Colônia) ou vice e versa. Pedir uma altbier em Colônia, é como vestir a camisa do Vasco e ir no Maracanã no meio da torcida do Flamengo. É como pedir ketchup em uma pizzaria na Itália. Apesar das duas cidades produzirem cervejas completamente diferentes, o assunto é sério, a tolerância é zero e o garçom vai te olhar atravessado até o fim da noite.

Eu particularmente (que nenhum local me ouça), apesar de viver em Düsseldorf, prefiro a Kolsch. Acho a altbier saborosa, mas muito amarga pro meu paladar, enquanto a kolsch é mais leve e uma delicia, principalmente no verão. Falando nisso, é importante destacar que a visão do alemão em relação à temperatura da cerveja é bem diferente da do brasileiro. Para eles, a temperatura ideal da bebida deve ser por volta de 6 graus. Canso de ver as pessoas comprando cerveja em temperatura ambiente e bebendo imediatamente. Achei um pouco estranho no inicio, mas afinal, é cultural.

A garrafa de meio litro de altbier no supermercado, por exemplo, custa em média 1 euro, com 8 centavos da embalagem, que eles chamam de pfand. Ao devolver a garrafa vazia, esse pequeno valor é recebido de volta em dinheiro ou em forma de desconto para a próxima compra.

Leia também: Cinco motivos para morar em Munique

Quem vive na cidade de Düsseldorf, considera a altbier um estilo de vida e até mesmo ponto turístico. Aqui é possível inclusive fazer um tour pelas cervejarias produtoras de altbier da cidade. O passeio custa 29 euros e passa por 5 cervejarias diferentes com direito a degustação. Com certeza deve ser algo imperdível para os apreciadores de cerveja. Além de ser uma oportunidade para conhecer de perto o processo de produção, experimentar e comparar cada altbier acompanhado por um guia local, a um preço bem justo.

Em Düsseldorf, qualquer hora é hora de tomar uma altbier. Nas épocas mais quentes do ano, é comum ver as pessoas saírem do trabalho, comprarem algumas garrafas da cerveja e sentarem à beira do rio Reno para assistir ao pôr do sol. E em qualquer estação do ano, faça chuva ou faça sol, os bares e cervejarias localizados no Altstadt, ou centro da cidade, ficam lotados e sempre muito animados.

Photo by Taylor Grote on Unsplash

 

E aí, deu vontade de provar uma altbier?

Related posts

Política não se discute, certo?

Sarah Oliveira

Playlist para o inverno

Bárbara Poplade Schmalz

Sistema de avaliação na Universidade alemã: como é?

Liane Weynen

2 comentários

Dalva Março 5, 2019 at 2:01 am

Muito bom o texto ,orientando e esclarecendo os amantes de cerveja a aproveitarem o melhor de Düsseldorf.

Resposta
Fe Severo Março 5, 2019 at 4:54 pm

Ameiiii conhecer a cultura cervejeira daí através da sua visão! O texto está delícia de ler 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação