BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Como aproveitar o verão na Alemanha

Muitos conhecem a Alemanha por ser um país com o inverno bastante rigoroso. Sim, isso é uma característica de algumas cidades do país, mas não de todas. Aqui em Düsseldorf, por exemplo, é diferente. Quase não neva e só de vez em quando a temperatura chega abaixo de zero. Sorte a minha! No entanto, hoje estamos aqui para falar de um assunto bem mais interessante na minha opinião. O verão.

As estações do ano são muito bem definidas nas cidades europeias e isso altera o humor das pessoas que aqui vivem também. Como no verão os dias são bem mais longos e o céu fica claro até às 10 horas da noite, as pessoas ficam mais dispostas, animadas e eu diria até que ficam mais felizes. Tem muita gente na rua, nas áreas externas dos barzinhos e famosos “biergartens” (área ao ar livre de alguns restaurantes onde é possivel levar a própria comida, mas deve-se consumir a bebida do local) e mil eventos ao ar livre pela cidade. A energia do lugar muda completamente e pra mim, essa é definitivamente a melhor época do ano.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

O verão na Alemanha tem me deixado bastante feliz nesses quase 3 anos em que vivo aqui. As temperaturas podem chegar a 30 graus e, apesar da falta de praia, o país oferece várias opções pra quem quer curtir esses dias quentes.

Parques

São inúmeros os parques espalhados pelas cidades. Você pode levar a sua toalha, comidinhas e bebidas pra fazer piquenique, bola, rede de vôlei, música. Em alguns deles, é até permitido levar churrasqueira, mas isso deve ser checado com a prefeitura do local, pois caso seja proibido, você pode ser multado.

Nos parques, há banheiros públicos muito limpos. Alguns deles são gratuitos, onde é educado deixar um valor simbólico pra quem está responsável pela faxina do local. E em outros, é necessário pagar um valor em torno de 50 centavos de euro, o que é super justo.

Freibad ou piscinas públicas

As piscinas públicas alemães funcionam como um clube, mas de forma bastante democrática. Basta pagar o valor de 4,50 euros pelo dia e qualquer um pode entrar. Geralmente ficam localizadas em um espaço enorme ao ar livre, coberto de grama e possuem pelo menos duas piscinas: de adulto e de criança, além de banheiros e uma cantina que vende lanches tipo fast food.

Nesses locais, também é possível levar a sua própria bebida e comida, mas o churrasco geralmente é proibido. Além disso, a quantidade de piscinas públicas espalhadas pela cidade normalmente é grande, o que é interessante pois, não ficam lotadas e você pode chegar até elas através do transporte público, bicicleta ou  a pé.

Lagos

Os lagos também são uma ótima opção para o verão quando o objetivo é curtir o dia inteiro. Muitos funcionam como as piscinas públicas, ou seja, é preciso pagar 4,50 euros de entrada e outros são gratuitos. Porém, ficam mais afastados da cidade (1h hora em média), sendo necessário usar o transporte regional. É como ir passar o dia em uma praia distante.

É interessante porque realmente em alguns lagos, você consegue se sentir em uma praia sem ondas. Até tem areia, às vezes!

Após curtir todas essas maravilhas que o verão alemão pode proporcionar, é indispensável a preocupação com o recolhimento e bom tratamento do lixo.

Para o povo alemão, lixo é assunto sério e deve ser devidamente separado para reciclagem. Portanto, em todos esses lugares, é possível encontrar lixeiras para cada tipo de material descartado: papel, embalagem, vidro. Assim, além de manter o local limpo, você contribui, e muito, com o meio ambiente.

Por fim, a maioria das garrafas que você compra no mercado, podem ser retornadas. Por isso, ao levá-las de volta, é possível receber o valor que foi pago por elas. Esse valor varia de 8 a 25 centavos de euro que podem ser recebidos de volta em forma de desconto na próxima compra ou dinheiro.

Alegrias à parte, não é só de flores que se vive no verão por aqui. É nítido que a Alemanha não está preparada para lidar com um dia quente daqueles, já que no passado, a sensação térmica no verão não chegava a temperaturas tão altas e a população não sofria tanto com o calor.

A maioria dos transportes públicos e empresas não tem ar-condicionado e por conta disso, algumas firmas oferecem uma flexibilidade maior nos horários de trabalho. É possível chegar e ir embora mais cedo (sendo mandatório cumprir a quantidade de horas diárias) ou até trabalhar de casa, se necessário.

Leia também: O verão espanhol 

Na empresa em que eu trabalho por exemplo, a administração do prédio pede para que a janelas fiquem fechadas, a fim de manter a pouca ventilação que há. O que não funciona muito, pois o ar fresco não é suficiente para a quantidade de andares e pessoas. Portanto, o ambiente fica extremamente abafado e escuro, pois quem trabalha perto das janelas fecha as cortinas, com o objetivo de reduzir o calor. Um pequeno caos.

Entretanto, ficar em casa também pode não ser muito agradável de vez em quando. Os apartamentos não têm ar-condicionado e comprar um ventilador pode ser uma aventura quando os termômetros estão nas alturas. O produto chega às lojas e acaba em questão de minutos.

É claro que com o aquecimento global e essa variação climática doida, pode ser que o verão não seja sempre quente assim. Descrevo aqui apenas a minha experiência e fico na torcida pra que o universo continue conspirando a favor dos friorentos, como eu, no ano que vem.

Related posts

Qual julgamento você recebe por morar fora?

Raquel Muniz Barreto

Projeto Social na Alemanha – tradição de 500 anos

Vanessa Tenório

Como a vida me trouxe para Stuttgart

Beatriz Morgado

7 comentários

Dalva Abril 28, 2019 at 11:43 am

Adorei suas dicas ,muito bem colocadas,e a orientação de quem já vive o dia a dia do local é super importante para quem quer se aventurar por essa linda cidade de Düsseldorf e também por toda a Alemanha.Parabéns !!!

Resposta
Maíra Nogueira Abril 29, 2019 at 8:47 am

Obrigada, Dalva!

Resposta
Maria Aparecida Heil Costa Abril 28, 2019 at 2:48 pm

Parabéns Maíra. Gostei muito do texto. Estive na Alemanha na primavera. Adorei ver tudo muito florido e a temperatura estava agradável, embora ainda um pouco frio. Depois de ler seu depoimento, acho que irei no verão , da próxima vez.

Resposta
Maíra Nogueira Abril 29, 2019 at 8:46 am

Olá Maria Aparecida,

A primavera aqui na Alemanha pode ter dias quentes e dias frios mesmo. Não deixe de vir no verão da próxima vez. Você não vai se arrepender! 🙂

Beijos

Resposta
mariangela resende Maio 20, 2019 at 1:54 pm

Excelente suas colocações Maíra!! Temos interesse em visitar Düsseldorf e por mim, será no verão. E com certeza nos encontraremos. Sucesso menina. Adorei os “filhores felinos”. bjs

Resposta
Denise Junho 26, 2019 at 1:06 pm

Engraçado minha folha mora na Alemanha e está louca com o calor. A cidade dela está infestada de mosquitos e moscas e quase nada tem ar condicionado. Disse que está um verdadeiro inferno

Resposta
Maíra Nogueira Julho 1, 2019 at 9:02 am

Oi Denise,

Em que cidade a sua filha mora, me conta? Esse ano o verão demorou pra chegar, mas realmente chegou com tudo! Muito calor mesmo. Aqui em Düsseldorf estava 34 graus no final de semana, por exemplo. Infelizmente as cidades na Alemanha não estão mesmo preparadas pra receber temperaturas tão altas. Os transportes públicos e as empresas geralmente não têm ar-condicionado. Foi difícil até de comprar um ventilador pra minha casa, eles esgotam muito rápido!
Eu estou aproveitando para fazer muitos churrascos na beira do Rio! Espero que a sua filha consiga curtir o verão um pouquinho apesar de tudo! 🙂

Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação