BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para aprender idiomas Itália

Curso de italiano gratuito em Roma

Curso de italiano gratuito em Roma.

Mudar de país é um sonho para muitas pessoas, seja por uma melhor oportunidade de trabalho, qualidade de vida ou estudos. Porém, uma vez em outro país, é necessário uma grande adaptação, e a maior delas pode ser o idioma.

A Itália é o décimo país que mais recebe migrantes no mundo, são diversas pessoas de diferentes lugares do mundo, um mix de culturas e línguas sem fim. E com a finalidade de integrar esses novos habitantes, algumas instituições oferecem, sim, o estudo de italiano gratuito.

A minha experiência foi assim, meu marido recebeu uma oportunidade de trabalho em Roma, e eu o acompanhei nesta nova aventura. Ele já havia morado fora antes e já havia tido contato com a língua italiana, já para mim, era a primeira vez. Logo quando chegamos, nas primeiras semanas ele já começou a trabalhar e, como dizemos em casa, foi obrigado a aprender a se comunicar o mais rápido possível. Por outro lado, eu estava em casa e só podia começar a buscar emprego após seis meses, por questão de documentação. Nesse tempo, não tive muito contato com outras pessoas, e a própria falta da língua dificultava a minha interação com vizinhos e pessoas do dia a dia.

Eu pensei diversas vezes em matricular-me em uma escola, mas como você deve imaginar, uma escola de italiano, principalmente em Roma, tem um custo bem alto – uma média de 200 a 400 euros, fora a matrícula e o material – e em uma fase de mudança e adaptação financeira, frequentar uma escola particular torna-se algo quase impossível. É nesse momento que vale a pena fazer uma busca sobre instituições de apoio ao imigrante. Você pode encontrar cestas básicas gratuitas, roupas, medicamentos e até mesmo escolas.

Leia também: Custo de vida em Roma

Hoje vou dividir com vocês uma grande informação que consegui com uma amiga, e que mudou muito a minha vida aqui na Itália, a Scuolemigranti, uma rede de associações voluntárias de Lazio que organizam cursos gratuitos de italiano para adultos, crianças e jovens imigrantes. É uma instituição que pertence à Federação de igrejas evangélicas na Itália, e oferece ensino a todos, sem distinção de religião, raça ou cultura. As aulas são gratuitas, sem taxa de inscrição e nem custo de material.

O que devo fazer? Primeiro acesse o site da Scuolemigranti e encontre a escola mais apropriada e que tenha os horários de aula compatíveis com o seu. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]

Como eu já tinha uma amiga que estudava lá, ela simplesmente me levou junto com ela um dia, e eu acabei já ficando para a aula, mas você pode entrar em contato por e-mail e falar sobre o seu interesse em começar a frequentar as aulas, que um professor estará esperando por você no seu primeiro dia.

São cinco módulos, cada um com seis meses de duração, mas eu não tive problema em entrar no meio do semestre. Ao chegar na escola, fiz um breve bate-papo com o professor para ele avaliar o meu conhecimento, ele me colocou na turma que achava mais adequada, e só podemos avançar de nível quando o professor e nós acharmos que estamos prontos. E aqui vale a pena dizer que os professores são muito bons e as aulas dinâmicas e divertidas.

Os níveis são A0, A1, A2, B1 e B2, onde A0 é o mais básico e B2 é o nível mais avançado. Anualmente, a escola leva os alunos para fazer a prova de nível e emitir o certificado da língua italiana que é reconhecido pelo governo. Existem alguns casos como, por exemplo, cidadania italiana para brasileiros por matrimônio com italiano, que exige o certificado da língua como parte da documentação necessária. Já para quem vai tirar a cidadania por parentesco, não é necessário, porém, algumas empresas, lojas e certos ramos de serviços, como turismo e vendas, podem pedir o nível B2 para a contratação do funcionário estrangeiro.

De qualquer forma, aprender o italiano é mais que necessário, pois como já falamos anteriormente, é o básico para a interação social e para que você possa viver bem, longe de casa. Espero poder ajudá-las com essa dica e desejo uma boa sorte na vinda à Itália.

Related posts

Indo ao Supermercado na Itália

Daphne Pierin

Sentimentos de uma expatriada

Daphne Pierin

Natal na Itália: Tricolor

Raquel Gonçalves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação