Ano Novo em Paris: incrível ou furada?

0
52
Acervo pessoal
Advertisement

Ano Novo em Paris: incrível ou furada?

Um sonho: você imagina começar o ano nos pés da torre Eiffel, nas bordas do Rio Sena, quem sabe pela Champs-Elysées, ou aproveitando a vista da Sacré Coeur ou sobre Ponte Neuf renovando os votos de amor eterno ao colocar um cadeado nas estruturas de metal da ponte. Você imagina os fogos de artifício, a música, os brindes, as pessoas… Cuidado!

Se você não conhece ninguém em Paris e está procurando um lugar para comemorar a entrada do ano esteja atento ao que é real e ao que é sonho.

Para começo de conversa, os franceses e francesas charmosos que você imagina que passarão a noite comemorando na Champs-Elysées não estarão por perto nem em pensamento. Os lugares onde você planeja dar uma paradinha para jantar já estarão reservados ou simplesmente fechados para festas exclusivas; o vestido branco precisará ficar dentro da mala porque o frio corta até a alma.

A maioria dos lugares fecha para festas privadas que são compradas com muita antecedência; os franceses passam a noite do Ano Novo celebrando entre amigos e família em suas casas, ou em óperas, festas particulares e, se você não tiver organizado uma atividade, provavelmente entrará em uma furada.

Não precisa se desanimar e nem sair correndo para comprar um pacote para jantar no restaurante x ou y, mas é preciso ter as expectativas ajustadas e planejar com alguma antecedência e coerência.

Fogos de Artifício e Brinde

Copacabana. Todos de branco. 3, 2, 1… Fogos. Brinde. Feliz Ano Novo. Nada disso! Estará frio. Muitas vezes chove. Alguns lugares como restaurantes e “baladas” fazem
os seus próprios shows privados com fogos de artifício, mas nada disso é público ou gratuito. Se você espera fogos colorindo a torre Eiffel ou os Arcos do Triunfo, desista. Há um bonito espetáculo de luzes que encantam, mas nada além disso. A maioria das pessoas que você verá perambulando pela noite fria e, algumas vezes, chuvosa será turista. Há, também, muitos imigrantes. Não é permitido beber nos eventos de rua em Paris e você pode ser multado tentando abrir a sua espumante ou champagne à meia noite.

Para a virada de 2018/2019 há um certo burburinho sobre a presença dos tão esperados fogos de artifício na Champs-Elysées, mas eu já ouvi essa conversa outras vezes e não garanto que teremos fogos!

É bom saber que as linhas de metrô são gratuitas das 17hs do dia 31 até o meio dia do dia 01 de janeiro. Inclusive, se você pensa em reservar um evento ou mesa em algum restaurante, privilegie o sistema público de transporte já que o trânsito é bem complexo.

Em 2012 tive a oportunidade de passar a noite de Ano Novo em Paris, em um cruzeiro num
bateau-mouche pelo Sena que, à meia noite, parava nos pés da torre mais famosa do mundo para que pudéssemos dizer “olá” ao futuro. Foi incrível. Jantamos muito bem ao som de um bom jazz, paramos no pé da torre, tudo lindo. Mágico. E, se for comprado com pouca antecedência, muito caro. Os valores podem facilmente chegar aos 600 euros por pessoa. Como dizem por aqui… “Ne rêvez pas, les bonnes choses ont un prix, surtout le soir du nouvel an!”. Ou Seja, não sonhe, as coisas boas têm um preço, especialmente na véspera de Ano Novo!

Entretanto, nem tudo está perdido!

Foto: acervo pessoal

Eventos

A capital mundial da gastronomia oferece uma infinidade de possibilidades para celebrar o Ano Novo. Restaurantes, jantares em barcos, clubes, cabarés, tudo isso é interessante e, embora você vá ver muito turista – mesmo os franceses de fora de Paris – é uma oportunidade de vivenciar uma experiência diferente… Além disso, sempre existe a possibilidade de curtir a atmosfera da celebração sem ter que gastar muito dinheiro, desde que você tenha as expectativas coerentes e ajustadas com a realidade.

Para quem gosta de festas, o melhor é procurar uma casa de show ou um club para a noite. Os barcos são ambientes mais intimistas e os restaurantes também. A diferença de valor estará, geralmente, no que será oferecido para o jantar, ou seja, comidas e bebidas.

O circuito, para o caso dos barcos, e a música costumam ser mais ou menos a mesma coisa.

Os barcos podem ser pesquisados e comprados, com antecedência, pela internet. Há sites
confiáveis para realizar essas compras e garantir um passeio magistral. Nem pense em chegar atrasado, você vai perder o barco… literalmente.

Há inúmeros restaurantes/baladas para quem curte a festa, igualmente podem ser reservado pela internet, alguns deles recebem até duas mil pessoas. Restaurantes como o La Table de L’Espadon, o Le Cinq, Le Mesure ou o Le Dalí oferecem menus fantásticos, delicados e bem elaborados, mas não são uma pechincha.

Os mais famosos lugares para festejar com dança e música são o Planches, Chez
Papillon, Le Cavern, le Duplex, Queen, Le Baron, Madam, New Morning e o La villette.
A Sacre Coeur com a linda vista da cidade, os Arcos do Triunfo e a Torre Eiffel ficarão
iluminados e as projeções são bem lindas. É bacana, também, ouvir os infinitos idiomas dizendo a mesma coisa: feliz ano novo. Emociono-me só de lembrar tanta gente desejando – ao seu modo – a mesma coisa. Mas não esqueça que deve estar atento ao ambiente.

Se o orçamento não permitir grandes noitadas, se você não tem um convite para comemorar com amigos franceses, não se preocupe. Se você for capaz de ajustar as velas, seu barco zarpará da mesma maneira: adapte as suas expectativas e planeje uma noite em que você possa aproveitar a experiência francesa na capital mais charmosa do mundo e, ao mesmo tempo, não passe aperto! Uma possibilidade é vivenciar a virada do ano em um ambiente público e gratuito e começar o novo dia tomando uma bela champagne na banheira do hotel.

Ter em mente

Provavelmente não há fogos de artifício;
Esqueça o branco;
Cuidado com oportunistas (dos dois tipos, batedores de carteiras e orçamentos agressivos para eventos privados);
A noite de Ano Novo também é chamada de Saint Sylvestre;
Em alguns bairros é importante ter mais atenção com o entorno e com a sua segurança;
Música e show nos palcos públicos não existem;
Não vá ser multado por ter levado sua espumante para a rua;
Faça todos os planejamentos com antecedência;
Estará frio.

Bonne année!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.