BrasileirasPeloMundo.com
França

Carros antigos em Magny-Cours

Carros antigos em Magny-Cours e um final de semana diferente.

Moro numa cidade no centro da França que é caminho para quase todos os lugares. Deve ser por isso que nos outdoors daqui vemos propagandas de tudo e de vários lugares diferentes. Há eventos de outras cidades que se localizam até 3-4 horas de distância.

Foi dessa forma que conheci o Classic Days de Magny-Cours. Durante dois anos entre fevereiro a maio passava em frente ao outdoor que fazia a propaganda do Classic Days. Dois dias de festival de carros antigos (geralmente final de abril), incluindo exposição e corrida de amadores. No terceiro ano decidimos uma semana antes que seria uma boa ideia irmos. O Classic Days estava completando 10 anos em 2017, iria ter a comemoração dos 40 anos da Renaut na fórmula 1 e os 50 anos do Camaro.

Além disso meu marido é fã de carros antigos, o festival era num final de semana perto do feriado de 1 de maio, a previsão do tempo era boa e o circuito de Magny-Cours fica a 2 horas de Clermont.

O que é o Classic Days?

É uma mistura de exposição de carros antigos e corridas de particulares por categoria de carro ( na maioria antigos, mas tem até formula 1) no circuito de Magny-Cours, na França.

O ingresso pode ser comprado pelo próprio site (que da uma boa comodidade) ou nos vários pontos de venda. Aqui, o ingresso vende na Fnac, e nos grandes supermercados que tem sessão de venda de espetáculos e passeios.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

O ingresso dá o direito a visitar o padock. Para quem nunca foi é interessante.

Além disso tem uma área infantil boa, com parquinho, mini kart e maquiagem. Para passar o dia inteiro lá, tem que ter uma boa área infantil, porque não há criança que aguente.

Nossa experiência

Saímos de Clermont de manhã e fomos direto para Magny-Cours. Chegamos perto da hora do almoço.

Dica: faça como os franceses nesses casos, leve o seu almoço, geralmente sanduíche e frutas.

Como não levamos o almoço, foi complicado, pois o único restaurante que tinha estava lotado, e os quiosques vendendo hambúrguer e cachorro quente com filas quilométricas. No final enfrentamos a fila do cachorro quente que era menor.

Você sente o clima do lugar desde a entrada: já no estacionamento você vê cada carro de ficar de boca aberta. Assim que você entrega o ingresso tem uma área reservada para exposição de carros. Tem de todos os jeitos, cores, formatos e você consegue ver a pista de corrida de cima. Nessa parte a maioria são carros de particulares orgulhosos do “possante” e todo mundo quer tirar foto.

O lugar é enorme e realmente a área de exposição tem de tudo, cada ano tem uma homenagem, este ano são os 70 anos da Porshe, vai ter uma Expo motor Sport e os tesouros da coleção Schlumpf.

O padock vale a pena para quem gosta de carro, o ideal é ter um protetor de ouvido, pois o barulho é ensurdecedor. Porém,  ele não prende muito a atenção das crianças, e nessa hora percebi a importância do parquinho. Fiquei com minha filha brincando enquanto meu marido olhava o padock com calma. Ficamos até o fechamento (18h) e valeu muito a pena.

Compramos ingresso para dois dias e no final só fomos no primeiro dia, aproveitamos o segundo dia para conhecer a região, que por sinal é muito bonita. Fomos a Apremont visitar o parque Floral.

Leia também: O que são brocantes?

A roulote fonte: arquivo pessoal

 Hospedagem 

No próprio site do Classic Days tem uma lista de sites para você pesquisar lugares para ficar. Magna Cours tem várias cidades perto e lugares para ficar, é o que não falta. Como decidimos em cima da hora, os hotéis estavam lotados e os que sobraram eram caros. E começamos a pesquisar também hospedagens diferentes.

Nós tivemos a sorte (depois descobri que foi sorte mesmo, pois houve uma desistência de última hora) e a grata surpresa de conseguir vaga numa roulote (caravana Cigana) a la petite Fadette . Ela fica em uma cidade a 15km de Magny-Cours: Sancoin. Fiquei encantada quando vi no site. Roulote é um vagão de madeira que por dentro parecia uma casa de bonecas rosa, com banheiro, mini cozinha, uma cama de casal e duas de solteiro. A hospedagem ainda dava direito ao café da manhã. Ainda bem que tínhamos GPS, o lugar é um pouco escondido para achar ainda mais a noite.

Foi uma grata surpresa: os donos super simpáticos, a roulote realmente parecia uma casa de bonecas. Toda pequena, jeitosinha e em tons de rosa e azul. Tinha até aquecedor (ainda bem pois a noite fazia frio). Quando amanheceu, vimos realmente onde estávamos: do lado de um campo de colza (uma florzinha amarela muito bonitinha) e um campo de grãos em frente. Parecia que estávamos num cenário.

Podíamos tomar o café da manhã na mesa de madeira em frente a roulote, mas como estava muito frio, tomamos na Granja junto com os hóspedes de lá. E que café da manhã! Tudo fresco e a maioria das coisas feitas em casa.

A dona nos deu dicas de restaurantes e lugares para passear. Pegamos uma noite com chuva e vento, foi aí que vimos a fragilidade da roulote: uma barulheira só, foi difícil conseguir dormir, ainda bem que não durou muito tempo.

Mesmo com o episódio da chuva (que não demorou muito), super indico este lugar e este tipo de hospedagem diferente. No caso da roulote a dica é ir na primavera, pois o tempo está bom e os campos floridos. Não sei se no verão ficaria muito quente.

Descobrimos depois que os franceses adoram este tipo de hospedagem, eles chamam de hospedagem insólita e tem sites específicos para você pesquisar. Realmente foi um final de semana bem diferente e inesquecível. Fica a dica para quem gosta de carros antigos e lugares insólitos.

Ficou interessado nesse passeio? Deixe seu comentário!

Related posts

Trabalho voluntário pago existe?

Laura Maciel

Tudo que você precisa saber para morar na França

Ann Moeller

Dicas para alugar apartamento em Toulouse

Rafaela Honorato

2 comentários

Marcella Delfraro Maio 29, 2018 at 10:41 am

ADOREIIIII !
Vou tentar ir no ano que vem ! 🙂

Resposta
Lilian Moritz Maio 30, 2018 at 8:50 pm

Que bom que vc gostou, Marcella!!!!
Para quem gosta de carros é uma ótima dica. E tenta ficar na roulote, é excêntrico mas uma vez vale a pena .
Bjks

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação