BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Carteiras de Motorista Pelo Mundo

Carteira de motorista alemã: Führerschein

Tirar a carteira de motorista alemã:, ou Führerschein, não é tarefa fácil e pode render um bom tempo de espera, além de muita dedicação do candidato. Infelizmente, como residente, a carteira de motorista brasileira só é válida pelos primeiros seis meses de moradia.

O caminho para tirar a carteira de motorista alemã é bastante longo e é preciso se programar se você tem a necessidade de usar carro por aqui. Vale ressaltar que a carteira de habilitação brasileira deve estar dentro do prazo de validade, caso contrário, será preciso começar o processo todo do zero, como se fosse a sua primeira habilitação. A licença alemã lhe dá direito a dirigir em toda a união europeia e não tem prazo de validade.

O primeiro passo é fazer a tradução para o alemão da sua carteira de habilitação brasileira, Führerschein-Übersetzung, num órgão chamado ADAC, Clube do Automóvel, ou com um tradutor juramentado. Esta tradução pode levar até duas semanas para ficar pronta e você recebe junto com a sua carteira original.

Enquanto isso, é necessário que você faça um curso de primeiros socorros, Erste Hilfe Kurs, que dura aproximadamente 6 horas e é obrigatório. Não é necessário agendamento com antecedência e você recebe o certificado ao final da aula. Basta pesquisar onde tem o curso na sua cidade, olhar os horários e se dirigir ao local. A matrícula é feita na hora. A depender da escola, você pode escolher fazer o curso em inglês ou alemão. Normalmente é possível encontrar essas informações no site da escola. Neste mesmo local você pode realizar o exame de vista, Sehtest für Führerschein, ou em qualquer ótica. Não é necessário fazer consulta com o oftalmologista como no Brasil. O exame é feito na hora.

O próximo passo é fazer sua matrícula na autoescola, Fahrschule. Se sua carteira de motorista brasileira estiver válida, não é obrigatório fazer as aulas práticas e nem as aulas teóricas. Você somente precisará fazer as respectivas provas. Neste momento você também compra na própria autoescola um aplicativo para estudar e lhe capacitar para a prova teórica.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Com o comprovante da matrícula da autoescola em mãos e mais os outros documentos necessários (a carteira de habilitação brasileira, a tradução, o exame de vista, o comprovante do curso de primeiros socorros, uma fotografia 3×4 e o seu comprovante de residência na cidade ou Anmeldung) você dá entrada no Kreisverwaltung (órgão da prefeitura) da sua cidade para fazer o registro dos seus documentos. Este processo leva de 3 a 4 semanas, a depender da localidade. Passado este prazo, você recebe um documento em casa lhe autorizando a marcar suas provas teórica e prática.

Primeiro você precisa marcar a prova teórica. Esta prova pode ser feita em algumas línguas e uma das opções é o português de Portugal. É uma excelente notícia para nós brasileiros, mas devemos estar atentos às muitas diferenças em relação ao “nosso” português. É necessário estudar bastante para esta prova que não é fácil, portanto o ideal é fazer e refazer os testes no aplicativo até fixar bem, e só então, quando estiver seguro, marcar a prova. No total são, aproximadamente, 1.047 questões que devemos tentar decorar. O exame inclui perguntas sobre direção defensiva, sinalização de trânsito, meio ambiente, conduta no trânsito, mecânica, regras burocráticas, prioridades e precedência. Na prova constam 30 questões, a maioria de múltipla escolha e com pesos diferentes. Sendo assim, para conseguir ser aprovado, você precisará se dedicar ao máximo para fechar a prova ou errar somente duas questões de 5 pontos cada.  Esta prova tem validade de um ano e é durante este período que você precisa ser aprovado na prova prática para conseguir a sua licença. Caso contrário, após um ano, você precisa fazer a prova teórica de novo.

Somente quando você for aprovado na parte teórica é que você pode marcar a prova prática. Se tiver disponibilidade, invista em algumas aulas práticas na autoescola, mesmo que não seja oficialmente necessário. Isto lhe trará mais segurança, confiança e você ainda pode pegar algumas dicas com seu instrutor. A prova prática é feita somente em alemão e além do examinador, seu instrutor da autoescola também fica no carro junto com você. Durante a prova que dura, aproximadamente, 45 minutos, o examinador costuma ser bastante exigente, faz algumas perguntas teóricas e ainda pode aplicar algumas “pegadinhas“. Fique atento! No mais, o segredo é estudar bastante e manter a calma na hora da prova.

Leia: Carteira de motorista pelo mundo

Passando na prova prática, você volta ao Kreisverwaltung com o comprovante de aprovação e sua identidade para receber sua habilitação alemã e assim ter a tão sonhada e, porque não dizer, suada licença para dirigir na Alemanha.

O processo é realmente longo e chato para quem já estava acostumado a dirigir há anos no Brasil. Mas além de ser obrigatório, é importante para conhecermos as leis e o funcionamento do trânsito no novo país. Aqui existem inúmeras placas e regras bem diferentes das brasileiras. Além do mais, as multas para quem for pego dirigindo sem a devida licença são bem salgadas.

Vale ressaltar que todo este processo é o mesmo em toda a Alemanha. O que muda são apenas os valores, de cidade para cidade.

Related posts

As belezas de Regensburg na Baviera

Liane Weynen

Abitur, o Enem alemão

Monique Abbehusen

Política não se discute, certo?

Sarah Oliveira

14 comentários

Daniel Março 1, 2018 at 12:29 am

Quanto tempo leva para possuir a habilitação na Alemanha, sem usar a brasileiras?
Boa noite!

Resposta
Monique Abbehusen Março 5, 2018 at 5:10 pm

Olá Daniel,
Depende. Se sua carteira brasileira estiver válida você consegue tirar sua carteira em 2 meses, sendo bem otimista. Sem contar o tempo de estudo para a prova teórica que, infelizmente, nao é fácil. Se sua carteira brasileira não estiver válida, você precisará começar do zero e seu processo vai demorar pelo menos 6 meses, sendo bem otimista também.
Espero ter ajudado, Monique

Resposta
Ellen Julho 6, 2018 at 10:24 am

Oi Monique, tudo bem??

Caso eu tire minha carteira de motorista em outro pais de europa, sera valido na alemanha ou terei que fazer na alemanha de qualquer jeito?

obrigada!!

Resposta
Monique Abbehusen Agosto 4, 2018 at 7:27 am

Olá Ellen,
Vai depender do país. Na própria auto escola eles irão lhe orientar!
Abraço,
Monique

Resposta
mauricio Julho 23, 2018 at 3:30 pm

A nossa habilitação brasileira fica retida ?

Resposta
Monique Abbehusen Agosto 4, 2018 at 7:30 am

Olá Mauricio,

Sim. No dia que você recebe a carteira alemã você entrega a sua CNH brasileira. Infelizmente não fica na nossa mão.
Espero ter ajudado,
Monique

Resposta
Renata Agosto 28, 2018 at 1:02 pm

Segundo o site da Embaixada do Brasil, nao ha necessidade de traduzir o documento (http://berlim.itamaraty.gov.br/pt-br/carteira_de_motorista.xml) e caso isso seja solicitado, eles devem ser contactados.

Resposta
Monique Abbehusen Dezembro 3, 2018 at 5:50 pm

Olá Renata,
Eu vi também essa notícia no site da embaixada, mas no meu caso eles me pediram a tradução e eu não tinha esta informação na época, então eu fiz a tradução.
Obrigada pela informação!
Monique

Resposta
Leliane Junho 6, 2019 at 3:06 pm

Fiz todo o processo, prova teórica, tudo ok mas não falava alemão e tive a infelicidade de pegar um instrutor sem nenhum pingo de vontade de colaborar, com 6, 8 aulas seria perfeitamente possível aprender todos comandos mas ele se negou a ensinar, já dirigia no Brasil há 21 anos, minhas aulas de direção seriam para aprender os comandos em alemão já q não é uma aula de conversação com o examinador, fiquei na espera do Integrationkurse por 6 meses, estou no curso há 5 meses e minha prova teórica venceu, minha cnh brasileira venceu e se precisar tirar uma habilitação do zero vai me custar em torno de 2.500,00, simples assim! Primeira coisa q vc deve se informar é sobre o instrutor porque se vc pegar um xarope como foi meu caso, já era!

Resposta
Marcio Novembro 26, 2018 at 9:46 pm

Estou preste a conseguir, já fiz toda a papelada agora preciso passar no teste teorico e pratico mais achei estranho eles nao devolveram minha habilitação mais eles me mandaram a carta avisando que eu só preciso fazer esses dois teste mais achei estranho afinal posso dirigir livre por 6 meses tem algo a me falar sobre isso? Obrigado

Resposta
Monique Abbehusen Dezembro 3, 2018 at 5:47 pm

Olá Marcio,
Realmente sua CNH brasileira fica retira. Você a terá de volta apenas numa eventual mudança de volta ao Brasil.

Resposta
Rosana Dezembro 17, 2018 at 3:54 pm

Olá Monique boa tarde, me chamo Rosana,moro na suissa a10 anos falo o alemão básico ,e meu sonho é tira minha carteira de motorista, só que aqui não é possível tira en português então fica difícil, seria possível eu tira aí na Alemanha en português pra usar aqui na suissa já que sou casada a10 anos aqui,eu tive informação que aparti de um ano de casada aqui tem que tira a carteira aqui mesmo☹️☹️☹️ Mas não sei se é verdade, me ajuda por favor desde já agradeço !

Resposta
Melise Julho 9, 2019 at 4:16 pm

Monique, muito obrigada por compartilhar suas experiências e ajudar a comunidade brasileira na Alemanha 😊 Vc podia me falar quanto ficou seu processo de transferência, provas etc para eu me preparar financeiramente e fazer a transferência da minha carta brasileira para CNH alemã? Obrigada!

Resposta
Liliane Oliveira Julho 11, 2019 at 1:53 pm

Olá Melise,
A Monique Abbehusen, infelizmente parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação