Carteira de motorista alemã: Führerschein

2
493
Fonte: Pixabay
Advertisement

Tirar a carteira de motorista alemã:, ou Führerschein, não é tarefa fácil e pode render um bom tempo de espera, além de muita dedicação do candidato. Infelizmente, como residente, a carteira de motorista brasileira só é válida pelos primeiros seis meses de moradia.

O caminho para tirar a carteira de motorista alemã é bastante longo e é preciso se programar se você tem a necessidade de usar carro por aqui. Vale ressaltar que a carteira de habilitação brasileira deve estar dentro do prazo de validade, caso contrário, será preciso começar o processo todo do zero, como se fosse a sua primeira habilitação. A licença alemã lhe dá direito a dirigir em toda a união europeia e não tem prazo de validade.

O primeiro passo é fazer a tradução para o alemão da sua carteira de habilitação brasileira, Führerschein-Übersetzung, num órgão chamado ADAC, Clube do Automóvel, ou com um tradutor juramentado. Esta tradução pode levar até duas semanas para ficar pronta e você recebe junto com a sua carteira original.

Enquanto isso, é necessário que você faça um curso de primeiros socorros, Erste Hilfe Kurs, que dura aproximadamente 6 horas e é obrigatório. Não é necessário agendamento com antecedência e você recebe o certificado ao final da aula. Basta pesquisar onde tem o curso na sua cidade, olhar os horários e se dirigir ao local. A matrícula é feita na hora. A depender da escola, você pode escolher fazer o curso em inglês ou alemão. Normalmente é possível encontrar essas informações no site da escola. Neste mesmo local você pode realizar o exame de vista, Sehtest für Führerschein, ou em qualquer ótica. Não é necessário fazer consulta com o oftalmologista como no Brasil. O exame é feito na hora.

O próximo passo é fazer sua matrícula na autoescola, Fahrschule. Se sua carteira de motorista brasileira estiver válida, não é obrigatório fazer as aulas práticas e nem as aulas teóricas. Você somente precisará fazer as respectivas provas. Neste momento você também compra na própria autoescola um aplicativo para estudar e lhe capacitar para a prova teórica.

Com o comprovante da matrícula da autoescola em mãos e mais os outros documentos necessários (a carteira de habilitação brasileira, a tradução, o exame de vista, o comprovante do curso de primeiros socorros, uma fotografia 3×4 e o seu comprovante de residência na cidade ou Anmeldung) você dá entrada no Kreisverwaltung (órgão da prefeitura) da sua cidade para fazer o registro dos seus documentos. Este processo leva de 3 a 4 semanas, a depender da localidade. Passado este prazo, você recebe um documento em casa lhe autorizando a marcar suas provas teórica e prática.

Primeiro você precisa marcar a prova teórica. Esta prova pode ser feita em algumas línguas e uma das opções é o português de Portugal. É uma excelente notícia para nós brasileiros, mas devemos estar atentos às muitas diferenças em relação ao “nosso” português. É necessário estudar bastante para esta prova que não é fácil, portanto o ideal é fazer e refazer os testes no aplicativo até fixar bem, e só então, quando estiver seguro, marcar a prova. No total são, aproximadamente, 1.047 questões que devemos tentar decorar. O exame inclui perguntas sobre direção defensiva, sinalização de trânsito, meio ambiente, conduta no trânsito, mecânica, regras burocráticas, prioridades e precedência. Na prova constam 30 questões, a maioria de múltipla escolha e com pesos diferentes. Sendo assim, para conseguir ser aprovado, você precisará se dedicar ao máximo para fechar a prova ou errar somente duas questões de 5 pontos cada.  Esta prova tem validade de um ano e é durante este período que você precisa ser aprovado na prova prática para conseguir a sua licença. Caso contrário, após um ano, você precisa fazer a prova teórica de novo.

Somente quando você for aprovado na parte teórica é que você pode marcar a prova prática. Se tiver disponibilidade, invista em algumas aulas práticas na autoescola, mesmo que não seja oficialmente necessário. Isto lhe trará mais segurança, confiança e você ainda pode pegar algumas dicas com seu instrutor. A prova prática é feita somente em alemão e além do examinador, seu instrutor da autoescola também fica no carro junto com você. Durante a prova que dura, aproximadamente, 45 minutos, o examinador costuma ser bastante exigente, faz algumas perguntas teóricas e ainda pode aplicar algumas “pegadinhas“. Fique atento! No mais, o segredo é estudar bastante e manter a calma na hora da prova.

Leia: Carteira de motorista pelo mundo

Passando na prova prática, você volta ao Kreisverwaltung com o comprovante de aprovação e sua identidade para receber sua habilitação alemã e assim ter a tão sonhada e, porque não dizer, suada licença para dirigir na Alemanha.

O processo é realmente longo e chato para quem já estava acostumado a dirigir há anos no Brasil. Mas além de ser obrigatório, é importante para conhecermos as leis e o funcionamento do trânsito no novo país. Aqui existem inúmeras placas e regras bem diferentes das brasileiras. Além do mais, as multas para quem for pego dirigindo sem a devida licença são bem salgadas.

Vale ressaltar que todo este processo é o mesmo em toda a Alemanha. O que muda são apenas os valores, de cidade para cidade.

2 Comentários

    • Olá Daniel,
      Depende. Se sua carteira brasileira estiver válida você consegue tirar sua carteira em 2 meses, sendo bem otimista. Sem contar o tempo de estudo para a prova teórica que, infelizmente, nao é fácil. Se sua carteira brasileira não estiver válida, você precisará começar do zero e seu processo vai demorar pelo menos 6 meses, sendo bem otimista também.
      Espero ter ajudado, Monique

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.