BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Turismo Pelo Mundo

O Castelo Neuschwanstein na Alemanha

O nome do castelo Neuschwanstein significa “novo cisne de pedra” em alemão. Ele foi assim batizado pelo antigo e famoso rei da Bavária, Ludwig II, que adorava cisnes. O castelo está localizado entre as montanhas da pequena cidade de Schwangau, a 124 Km de Munique, sendo possível fazer um tour durante o dia saindo da capital da Bavária. Schwangau é a penúltima cidade da famosa Rota Romântica que vai de Baden-Württemberg até a Bavária.

O nome assusta, mas não se preocupe, porque esse castelo é muito mais do que o nome diz. O Neuschwanstein está entre os castelos mais bonitos do mundo e é uma parada obrigatória para quem visita o sul da Alemanha. Ele nada mais nada menos inspirou a criação do castelo da Cinderela e encanta a todos, seja por fotos, seja pessoalmente. Não é para menos que ele é chamado de castelo conto de fadas.

Além de atrair 1,4 milhões de turistas por ano – 6 mil visitas por dia durante o verão – o Neuschwanstein carrega uma história bem peculiar. Ele começou a ser construído em 1868, no entanto sua construção nunca foi finalizada, já que seu dono, o Rei Ludwig II, faleceu antes.

foto: Pixabay.com

Ludwig II é quem faz com que a história do Neuschwanstein seja tão especial. Ele é conhecido na Alemanha como o rei louco, uma pessoa excêntrica, que gostava de viver isolado do resto do mundo. Ludwig II se tornou rei aos 18 anos, nunca casou nem teve filhos, trocava o dia pela noite e tinha apenas um irmão, o qual acreditava que ele era louco e incapaz de governar a Bavária.

Leia também: curiosidades sobre a Alemanha

Ludwig II contribuiu com detalhes do design do Neuschwanstein. O castelo deveria ter mais de 400 salas se sua construção houvesse sido terminada. No entanto, o Rei da Bavária só chegou a dormir 186 noites no castelo; ele morreu em junho de 1886 por circunstâncias misteriosas, após ter sido exilado por seu irmão nas proximidades do lago Starnberg. Hoje em dia só é possível visitar em torno de 19 salas do castelo.

O Neuschwanstein foi construído com a tecnologia mais avançada da época, onde até chão aquecido, toaletes automáticos e uma espécie de telefone existiam. Entre as salas do castelo que podem ser visitadas estão o salão de festa, o quarto de Ludwig II, a cozinha, o hall onde ficaria o trono e o lugar onde o rei comia, sozinho, e onde havia uma mesa que funcionaria como elevador que descia até a cozinha onde a comida era servida para depois subir até o rei pois dessa forma ele teria o mínimo de contato possível com outras pessoas.

foto: Pixabay.com

A visita ao castelo demora em torno de 20 minutos e pode ser feita guiada em inglês ou alemão ou com áudio em português e outras línguas. Caso não faça parte de um tour organizado por uma empresa, é recomendável fazer a reserva dos ingressos com antecedência, já que as filas podem demorar horas.

Caso bata aquela fome, há diversos restaurantes na rua principal da cidade, bem como um que faz parte do castelo e que é bem recomendado. Para souvenires, há uma lojinha ao final da visita ao castelo, mas há diversas outras lojas que vendem as mesmas coisas e mais baratas na cidade.

A melhor forma de chegar até Schwangau a partir de Munique é de carro. Caso essa não seja uma opção, a alternativa mais comum é com um ônibus que sai pela manhã de frente da Estação Central de Munique. A viagem dura o dia todo, e além do Neuschwanstein também está incluso uma visita ao outro castelo de Ludwig II, o Linderhof, e uma pequena parada na cidade de Oberammergau. Também é possível ir de trem.

Vale lembrar que ao chegar em Schwangau é preciso retirar o ingresso no local, a não ser que a opção escolhida seja com o ônibus, já que o guia vende os ingressos aos passageiros. O número do grupo no ingresso deve ser observado e o horário, respeitado.

Leia também: salários na Alemanha

É importante saber que para subir até o castelo há 3 opções: a pé; de ônibus até a linda ponte Marienbrücke; ou de charrete. No entanto eu indico evitar esta última, principalmente se o tempo for curto, pois demora e na maioria das vezes há uma fila enorme. O ideal é subir de ônibus e descer a pé.

foto: Pixabay.com

Uma visita ao castelo onde Ludwig II cresceu também é bem recomendada. O castelo Hohenschwangau fica de frente para o Neuschwanstein e nele há um quarto de onde Ludwig II observava a construção de seu castelo dos sonhos. Muitas pessoas não consideram a possibilidade de visitá-lo mas é sem dúvida uma visita que vale a pena. É possível adquirir um ingresso combo, incluindo visitas aos dois castelos.

Dica: as tão famosas fotos do Neuschwanstein que vemos por aí são tiradas da ponte Marienbrücke, uma vista de deixar qualquer um sem fôlego.

Observação: não é permitido fazer fotos do interior de nenhum dos dois castelos.

Alguém aqui sonhando em conhecer ou que já tenha conhecido o castelo de conto de fadas Neuschwanstein?

 

Related posts

Dicas de turismo em Cardiff

Daniela Pesconi-Arthur

Por que visitar o Vêneto?

Ana Patricia da Silva

Calábria e turismo no sul da Itália

Ana Patricia da Silva

30 comentários

Cintia Fevereiro 20, 2015 at 2:09 pm

OI Allane

Eu estive no Neuschwanstein ano passado e adorei. Visitei também o Hohenschwangau e ambos valem super a pena. Fui em julho, estava super super lotado, então a dica é chegar bem cedo. Como eu estava hospedada em Reutte (Áustria), que fica a 20 minutos do Castelo, pude voltar de novo, já que na primeira vez que fui a fila para ingressos estava com espera de 4 horas. Fiz aa subida a pé e é meio “puxada”, mas dá para fazer….Muita bacana sua dica de visita, realmente vale a pena. Bjs

Resposta
Allane Oswald Fevereiro 27, 2015 at 4:01 pm

Oii Cintia!!
Muito lindo não é?
Que legal que você também visitou o Hohenschwangau, muita gente nem sabe que tem ele, ou considera visita-lo.
No verão é bem lotado mesmo, por isso recomendo sempre comprar os ingressos na internet, porque a fila é uma loucura mesmo. Sorte que você chegou cedo! 😀
Obrigada pelo comentário.
Beijos,
Allane

Resposta
graieli Abril 4, 2015 at 12:17 pm

eu preciso faze um trabalho né sobre isso essa
pergunta por que ele foi construido

Resposta
Allane Oswald Abril 7, 2015 at 9:14 am

Ele foi construído pelo Rei Ludwig II, ele sempre sonhou em fazer um castelo em que ele pudesse viver sozinho, isolado… por isso a construção do Neuschwanstein, o qual foi o terceiro castelo construído por ele. Sua construção nunca foi finalizada porque o rei morreu antes.

Abraço,
Allane

Resposta
E s ter Março 6, 2016 at 1:12 pm

EU SUBI DE CHARRETE… NESSE MOMENTO CAIU UMA NEVASCA QUE TORNOU TUDO MAIS LINDO …..FOI DEMAIS !

Resposta
Tati Sato Fevereiro 20, 2015 at 5:41 pm

Oi Allane! Eu AMO esse castelo! Hehe! Tenho família na Alemanha e fui visitá-lo há vários anos, mas sempre fui encantada pela sua história e pela sua beleza…
Actually, na minha família, existe uma briga: eu digo que o Neuschwanstein é o Castelo da Cinderella e meu marido diz que é o Castelo de Segóvia, já que ele é espanhol… Bom, cada um defende o seu! 😉
Quando fui, subi de charrete e, pelo que lembro, foi bem legal! Preciso voltar…
Um beijo!

Resposta
Allane Oswald Fevereiro 27, 2015 at 3:58 pm

Aiii que fofa Tati! Obrigada por comentar!
hahaha que engraçado…. é verdade que cada um defende o seu, quando morei na França me diziam que lá em Tours é que tinha o castelo da Cinderela hahaha. Engraçado mesmo né?!

Volte de novo, o castelo é lindo em qualquer época do ano. Claro que no verão é mais lotado, mas é legal sempre 😀
Beijão!

Resposta
graieli Abril 5, 2015 at 11:47 pm

obrigado pela resposta

Resposta
graieli Abril 5, 2015 at 11:48 pm

eu a fui la fui ontem muito legal pessoal

Resposta
Allane Oswald Abril 7, 2015 at 9:04 am

Que bom que gostou 😀 muito lindo não?

Allane Oswald Abril 7, 2015 at 9:05 am

De nada 🙂

Resposta
graieli Abril 6, 2015 at 12:21 am

ondo neva lá?

Resposta
Allane Oswald Abril 7, 2015 at 9:03 am

Neva lá sim, nos meses de inverno… entre Outubro/Novembro até meados de Abril.

Resposta
graieli Abril 6, 2015 at 12:39 am

tenho só mais uma pergunta por que deram esse nome pro castelo?

Resposta
Allane Oswald Abril 7, 2015 at 9:02 am

Olá!
O nome Neuschwanstein só foi dado após a morte do Ludwig II, antes se chamaria Neuhohenschwangau (Novo Hohenschwangau) pois o nome do castelo onde ele cresceu e que fica de frente para o Neuschwanstein se chama Hohenschwangau. A escolha do nome Neuschwanstein pode ter sido pelo fato de que cisne era o animal que Ludwig II acreditava que o representava melhor, dai portanto Neu (novo) Schwan (cisne) Stein (pedra). 🙂

Resposta
Claudemir - Santos-SP Julho 22, 2015 at 6:49 pm

Farei uma viagem para o Leste Europeu e Alemanha no mês de Setembro/2015, na excursão, consta uma visita a este Castelo, gostaria de saber se a ponte Marienbrucke fica perto (para tirar uma foto) para ir a pé e o tempo médio gasto para
chegar até ela, ou se tem alguma outra forma de chegar lá.
Obrigado.

Resposta
Allane Milliane Julho 28, 2015 at 7:14 am

Olá Claudemir!!

Que legal!!
A ponte Marienbrucke fica do lado do castelo. Recomendo subir com o ônibus de lá, pois ele pára bem do lado dela, e de lá você sobe o restante à pé. É um lugar incrível 😀

Boa viagem e aproveite!

Abraço,
Allane

Resposta
Diego Setembro 12, 2015 at 6:49 pm

Oi!!! Legal! Obrigado pelas dicas.
Daqui a uns dias vou visitar o castelo. Vou de carro a partir da Áustria. É melhor ir para Schhwangan ou Fussen? Vi em alguns sites q a visita é a partir de Fussen… E o carro? Deixo onde? A ponte Marienbrucke vou de carro mesmo?? Muito Obrigado!!
Diego

Resposta
Allane Milliane Setembro 18, 2015 at 5:06 am

Olá Diego,

De nada, espero que sejam úteis.
Então, a maioria das pessoas se hospedam em Füssen, mas Schwangau é do lado do castelo, mas com menos opções de hospedagem e provavelmente um pouco mais caro.
Sobre a ponte, ela fica na montanha do castelo, do lado dele, então você não tem acesso com o carro. Para chegar até lá você pode subir à pé ou com o ônibus de lá mesmo que para ao lado da ponte.

Boa viagem pra você.
Abraço,
Allane

Resposta
Leonardo Cabral Outubro 30, 2015 at 9:27 pm

Olá, tenho apenas dois dias inteiros em Munique. Você acha melhor ir na segunda ou no Domingo? Estou perguntando já que você disse que é bem lotado, porém fiquei com medo de ir na segunda e encontrar várias coisas fechas em Munique. O que acha?

Resposta
sabrinaferreira840 Novembro 16, 2015 at 10:45 pm

Quantas salas tem o castelo?

Resposta
Allane Milliane Novembro 17, 2015 at 12:02 pm

Olá Sabrina,

O Castelo era para ter mais que 400 salas, mas apenas 19 foram terminadas e poucas podem ser visitadas. 🙂

Resposta
sabrina Novembro 16, 2015 at 10:47 pm

Muito lindo!!!

Resposta
Allane Milliane Novembro 17, 2015 at 12:02 pm

É muito lindo mesmo. Acho que por fora mais que por dentro, é um encanto.

Resposta
Alessandra Março 31, 2016 at 11:47 pm

Que lugar encantador, você está de parabéns. Saberia me dizer quanto tempo leva no total a visita ao Castelo com subida e descida?

Resposta
Cristiane Leme Abril 2, 2016 at 1:48 pm

Alessandra, a Allane parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Alessandra Abril 3, 2016 at 5:59 pm

Que pena, obrigada.

Resposta
Afonso Celso Nithack Junho 3, 2016 at 3:48 pm

Olá, Allane, estou planejando uma viagem no leste europeu e passarei em Munique, pretendendo visitar o castelo. Para fechar a época gostaria de uma dica. Fala-se muito da beleza da primavera e suas flores na europa, em particular, na Alemanha. Mas observei num dos comentários anteriores que no mês de abril ainda está nevando. É possível casar uma época em que se possa ver a europa florida, e ainda, um restinho de neve nos alpes próximo ao castelo? E ainda, algum período desaconselhado por ser muito chuvoso? obrigado.

Resposta
Cristiane Leme Junho 6, 2016 at 7:16 am

Olá. A Allane parou de colaborar conosco.
Edição BPM

Resposta
Inez Junho 23, 2017 at 4:49 am

Lembrancas boas. Estive neste castelo em 2010. Fomos na primavera e nao tivemos problemas nenhum.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação