Se você chegou ao Peru por conta do seu trabalho, pra acompanhar o esposo ou a esposa, ou simplesmente porque viu no Peru uma chance de recomeçar, este texto é pra você.
Eu aconselho as pessoas a sempre conhecerem o lugar onde querem viver antes de se mudarem definitivamente. Vá de férias, conheça um pouco da cultura e da história, o transporte, supermercados, tente viver o dia a dia daquela cidade como se fosse um residente. Antes de me mudar de vez pra Lima, visitei a cidade (e outras cidades grandes do país) três vezes. Acho arriscado a pessoa vir de cara quando não se tem o respaldo da empresa que você ou seu companheiro (a) trabalha, por exemplo.
Depois de decidir que virá morar em Lima, procure por um bairro que esteja mais perto do seu trabalho ou, caso não venha com um emprego fixo, um bairro mais centralizado. Os bairros mais escolhidos aqui são Miraflores, San Isidro, Barranco, Surco (ao Sul de Lima), San Miguel (a oeste), e há muitos brasileiros vivendo em bairros um pouco mais distantes, já ao norte de Lima, como Los Olivos e San Juan de Lurigancho.
Os bairros de Miraflores, San Isidro e Barranco têm aluguéis com preços um pouco mais salgados, muitas vezes até cobrado em dólares, moeda que também utilizamos no Peru. Surco é um bairro bem grande, então, dependendo da zona, os preços são mais cômodos. San Miguel, ao oeste de Lima, é um bairro relativamente com bons preços de aluguel. Já Los Olivos e San Juan de Lurigancho são mais baratos, mas também um pouco mais longe do centro financeiro da cidade, que fica em San Isidro. Em todos esses bairros há supermercados, bancos, clínicas, escolas, hospitais e transporte acessíveis.
Outro ponto importante é conhecer sobre o trânsito da cidade. Aqui eu falo um pouco mais detalhado sobre esse tema.
Depois que já encontrou um cantinho pra chamar de lar, vem a hora da papelada pra poder viver legalmente no país. Se você vem a trabalho, provavelmente a empresa deve fazer tudo isso pra você, mas se vem porque seu cônjuge é peruano, meu caso, ou pra tentar a vida mesmo, legalmente, você terá que se dirigir a DIGEMIN – Superintendencia General de Migraciones, e fazer o seu Carnet de Extranjería: sem ele você não pode trabalhar, estudar, e nem assinar contratos. Aqui o link com todas as modalidades migratórias para que você encontre a que se encaixe no seu caso, informações, documentos solicitados e formulários para preencher.
Pode parecer complicado, mas o trâmite é simples. No meu caso, fiz o trâmite para Familiar de Residente. O mais chatinho foi ter que ficar na fila da Interpol. São mais ou menos 3 horas de espera e, depois de sete dias, você volta pra buscar sua ficha. Depois de dois anos de casada e como familiar de residente, eu pude fazer minha Nacionalização. Hoje tenho dupla nacionalidade. Esse foi um trâmite um pouco mais rigoroso, mas igualmente simples. Apresentando toda a documentação solicitada, não tem erro.
No caso de quem vem com filhos, sugiro que tente fazer a mudança antes do início do ano letivo pra poder buscar um colégio que se adeque às suas necessidades. A maioria dos colégios particulares em Lima são bilíngues e pedem uma cuota de ingreso, que é como uma “joia”, um pagamento pela vaga do seu filho na escola. Nessa cuota não estão incluídas matrícula, nem nenhuma mensalidade, nem material escolar. Isso tudo se paga a parte. Aqui deixo um link com as cuotas de ingresso, valores de mensalidades e matrícula dos colégios mais buscados em Lima. Importante: em algumas escolas, as famílias devem se apresentar com dois anos de antecedência e pagar a “joia” nessa mesma época. Durante o processo seletivo (sim, as crianças participam de um processo seletivo!) os pais também são entrevistados. Em alguns colégios católicos a entrevista é um pouco mais rigorosa.
Existem colégios de classe média que cobram uma taxa mais baixa, ou não cobram a cuota de ingreso e, para os alunos que estão na Secundaria (equivalente ao Ensino Médio brasileiro), o colégio os prepara para o examen de admisión, o nosso vestibular. Estes colégios são: Trilce (cuotas entre S/.500 e S/.700,00, dependendo do bairro), Saco Oliveros (não cobra cuota e oferece “cursinho pré-vestibular”) e Pamer .
Já para os colégios nacionales, que são os públicos, não se pede cuota de ingreso, mas a matrícula também deve ser feita com antecedência mínima de seis meses. Os documentos que geralmente pedem são: certidão de nascimento e histórico escolar com o selo da apostila da Haya. Aqui, o link para saber qual é o cartório autorizado mais próximo a sua residência no Brasil.
Agora vamos às compras! Existem vários hiper/ supermercados como Tottus, Metro, Vivanda e Plaza Vea, alguns funcionam até 24hs por dia, também temos o Makro, que é um hipermercado atacadista, uma boa opção para as compras da casa. A única coisa que acho mais cara são os produtos de higiene pessoal e de limpeza em geral.
Agora os mercados, esses são sensacionais! Você encontra uma variedade imensa de frutas, verduras, legumes, carnes, tudo fresquinho, bonito e a um ótimo preço que você pode, inclusive, negociar. Ali você também encontra de tudo pra casa: produtos e materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, etc. Os mercados também são famosos pelas suas juguerias, que são lanchonetes onde você toma os melhores sucos e vitaminas da cidade.
Se você não é bom pra negociar, aprenda. Aqui se negocia nos mercados, no preço do aluguel, com os taxistas, nos mercados de artesanato, passeios turísticos, etc.
Para comprar roupas e artigos de cama, mesa e banho, há lojas de departamentos como Saga Falabella, Ripley, Oeschle e H&M, onde você também encontra móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Um outro bom lugar pra se comprar móveis é o Plaza Hogar, que fica na Av. Angamos – Surquillo. Ali você encontra todo tipo de móveis para casa, escritórios, e também pode fazer móveis planejados, e claro, negociar o preço de tudo.
No quesito saúde, em Lima há diversas clínicas particulares que, pagando, atendem a qualquer pessoa. Você também pode entrar em um plano de saúde no seu trabalho. Caso não tenha condições de pagar um plano de saúde, você pode se cadastrar nas diversas clínicas públicas do Essalud. Uma vez precisei de um serviço do Essalud e fui bem atendida, não tive do que reclamar, a não ser pela espera. Conheço pessoas que precisaram de atendimentos mais sérios, como injeções e vacinas e, a única coisa que pediram, foi que levassem os materiais.
Este é um tema extenso. Tentei fazer um resumo dos primeiros passos em Lima, mas acho que será preciso fazer uma segunda parte.
Caso vocês tenham alguma dúvida, podem deixar nos comentários que, con mucho gusto, os responderei!
22 Comments
Excelente matéria, mas realmente falar de Peru é um assunto beeemmm extenso….amo Lima, amo morar aqui e moro no distrito de Independência- Tahuantinsuyo….também tem brasileiros por aquiii ✋✋??? abraços.
Oi Karina!! Fico feliz que tenha gostado do meu texto 🙂
Somos mais de 3.000 brasileiros espalhados pelo Peru, acredita?
Abraços!
Olá,
Podem me tirar um duvida.
Vou ficar 6 meses no Peru e queria saber se preciso tirar essa Carnet de Extranjería?
Quero alugar um apartamento e irei estudar, acham que é necessário?
Caso sim, eu tiro ela no Peru ou aqui no Brasil?
Obrigada!
Oi Janaína, minha quase xará!
Se você vem pra estudar, você precisa sim tirar o Carnet de Extranjería, até porque sem o carnet vc ñ pode se matricular em nenhum curso, nem alugar um apartamento, nem assinar contratos.
Ou vc já vem com um visto de estudo do Brasil (que vc tira da Embaixada do Peru no Brasil), ou vc faz o Carnet de Extranjería aqui (informações no link que coloquei no texto). Boa sorte!
Ah, legal xará.
Muito obrigada mesmo 🙂
Estava vendo o link que você postou, e na hora de preencher a ficha para requerer este Carnet, ele pede endereço de moradia no Peru. Então só posso preencher quando eu tiver já reservado o apartamento para moradia, certo?
Ñ existe a possibilidade de vc fazer este trâmite estando no Brasil, Janaína! Ele só é feito aqui no Peru, até porque vc deve apresentar documentos que só consegue estando aqui. por exemplo: vc tem que fazer um pagamento no Banco de la Nación e colocar o código do voucher, e esse banco só existe aqui 😉
Onde fica a embaixada do Peru?
Olá Elaine,
A Janayna Guerra parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
Ah, entendi. Obrigada mesmo, me ajudou bastante. 🙂
Achei fantástico essa matéria Janayna Guerra.Estou indo morar no Peru(iniciar um novo negocio) e seu post,me ampliou bem a visao.Muito Obrigado e aceito sujestões,rsrs
Olá Janayna, boa tarde!
Sou brasileira, residente no interior de Goiás e estou passando por um problema complicado, meu pai faleceu ai no Peru e estou tendo enormes dificuldades em conseguir seu atestado de óbito. Liguei no cartório que publicou a nota no diário oficial dai, mas como creio que como não me compreendem desligam o telefone na minha cara. Será que vc poderia me ajudar?
Meu e-mail caso você queira maiores informações ou para me encaminhar alguma orientação.
Obs.: agradeceria demais se você puder me ajudar, pois daqui, sem falar o idioma e sem maiores informações, estou completamente perdida e isso já se arrasta a mais de um ano, estou tentando todas as possibilidades que encontro.
Oi Bianca, infelizmente não posso te ajudar pois não manejo esses temas.
O que você pode fazer é enviar um e-mail pro Setor Consular da Embaixada do Brasil no Peru (suponho que seu pai seja brasileiro, correto?), e explicar sua situação pra eles. Talvez eles possam te ajudar em algo.
Abraços!
como consigo contato de cartório de san juan de lurigancho.
obg
oi Janaina,
Voltei ontem do Perú onde meu marido está trabalhando na construção civil. Ele não está expatriado,e tem voltado de 3 em 3 meses. Temos dois filhos com 8 e 10 anos que sentem muito a falta do pai. Estou seriamente pensando em colocar nosso apartamento aqui em Curitiba para alugar e ir ficar um ano em Lima morando para acompanhar meu marido. Tenho muitas duvidas em relação ao visto para isso. Já até vi uma escola para eles mas não sei qual documentação necessito para conseguir matriculá-los?
Como faço para conseguir os vistos, é difícil?
Oi Mariana! Pra conseguir vistos, você deve procurar a Embaixada do Peru no Brasil e perguntar sobre os requisitos.
Você também podem vir como turistas, sem visto, e chegando aqui ir a Migraciones (que eu deixei o link nesse texto) e fazer o Carnet de Extranjeria de vocês.
Recomenda que vá a Embaixada do Peru aí no Brasil, porque Migraciones aqui, atualmente, está lotada todos os dias, é um desgaste a mais pra você e seus filhos.
Te deixo os dados do Consulado Honorário em Curitiba (não emitem vistos mas podem te orientar):
DIRECCIÓN Consulado Honorario de Perú en Curitiba, Brasil
Rua Comendador Araújo, 652 Lj 12 Bairro Batel
80420-000 Curitiba – PR
Brasil
TELÉFONO(+55) 41 3243 2090
(+55) 41 7811 2110
FAX(+55) 41 3035 5570
CORREO ELECTRÓNICOconsuladoperu.parana.gov@hotmail.com
SITIO WEB http://www.consulados.com.br/peru/
HORAS DE LA OFICINA JEFE DE LA MISIÓN Sr Luiz Henrique Sossela Costa Lima, Cónsul Honorario
Abraços!
Bom dia Janayna,
soube sexta-feira (08/06/2018) que por motivos de trabalho teremos que passar dois anos em Lima. Adoramos a notícia, mas passado a alegria inicial veio a apreensão. Tenho duas crianças em idade escolar (infantil e fundamental) e não consegui na internet informações atualidades e indicações de escola. As internacionais ficam fora dos planos pq as quotas em dólar são impagáveis… O trabalho é em San Isidro, ou seja, morar e escola precisam ser próximo, uma vez que o transito aí é complicadinho…
Você teria dicas? Indicaria alguém para consultar? E a comunidade de brasileiros? Não achei nada…
Desde já agradeço!
Olá Renata! Eu, particularmente, não tenho informações concretas sobre escolas porque não tenho filhos.
Existe uma Associação de famílias de brasileiros, talvez eles possam te ajudar: https://www.facebook.com/associacao.familiadebrasileiros
Também existe um grupo de mulheres (a maioria mães) que se reúnem uma vez ao mês, a maioria vive nessa zona de San Isidro e Miraflores (que são bairros vizinhos. Lince e Magdalena também são bairros vizinhos a San Isidro e que tem aluguéis e escolas com valores mais cômodos), talvez elas possam te ajduar também: https://www.facebook.com/cupofthings/
Boa sorte e que você e sua família sejam muito felizes aqui em Lima. Abraços!
Olá Janayna tudo bem ?
Será que você poderia me explicar como funciona para adquirir um plano de saúde particular? Preciso ajudar urgentemente a neném de um primo brasileiro, ela nasceu com problemas de saúde e ele não tem condições financeiras para pagar. Se puder me ajudar eu agradeço muito.
Olá Mônica,
A Janayna Guerra parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
Estou morando no Perú há 1 ano e meio já, casado com uma peruana. Queria conhecer mais brasileiros que moram aqui pra networking e amizades. Quem quiser entrar em contato meu instagram é @bonnamarelo
Moro no Perú há um ano e meio já. Gostaria de conhecer mais brasileiros aqui.
Quem quiser entrar em contato meu instagram é @bonnamarelo.