BrasileirasPeloMundo.com
Chile

Chile – Souvenirs Para Todos

Quando se mora em outro país, bem lá no comecinho, você se sente (e ainda é) um turista a mais. Com o tempo, passamos a conhecer os lugares fora dos roteiros tradicionais e nos sentimos mais locais do que visita. Mas eventualmente viramos uma espécie de guia turístico para os amigos mais chegados e às vezes até para desconhecidos que nos procuram através de amigos de amigos ou do Facebook.

Neste post vamos falar daquela comprinha básica. Porque viagem turística não é viagem sem comprar uma lembrancinha, não é mesmo? E o artesanato local é um dos presentes favoritos pra se levar de volta pra casa. Em Santiago, há diversas feirinhas hippies com artesanatos que cabem em todos os gostos e bolsos.

1) Feria Artesanal de Santa Lucia:

É a mais tradicional da cidade e uma das maiores. Fica praticamente na saída do metrô Santa Lucia, em frente ao Cerro Santa Lucia e à Biblioteca Nacional. Esta feira é bem variada e funciona de segunda a domingo, de 11h às 21h e o ideal é pesquisar bem e dar uma pechinchada. Apesar de não ser um costume muito chileno, por receber muitos turistas, os locatários costumam fazer melhores ofertas quando solicitado.

feriastalucia1

2) Feria Persa Santo Domingo:

Localizado na rua Santo Domingo, é considerada uma alternativa com menos variedades, mas melhores preços de artesanato local, especialmente em objetos de cobre. Fica nas redondezas do metrô Plaza de Armas e a quantidade de lojas de artesanato tem diminuído com o tempo, abrindo espaço para a venda e conserto de aparelhos tecnológicos. Abre de segunda a sábado, das 11h às 18h.

persastodomingo1

persastodomingo2

3) Patio Bellavista:

Um ambiente que mistura feira de artesanatos com bares e restaurantes badalados, este lugar foi uma forma que as Municipalidades (algo assim como a prefeitura) de Providencia e Recoleta encontraram para reviver um dos tradicionais bairros boêmios da cidade. É um lugar bem bonito, limpo e agradável de se conhecer. Os bares e restaurantes estão entre os mais populares da cidade e os preços sao razoáveis. Quanto ao artesanato, os valores são considerados um pouco mais alto do que outros, mas também se pode encontrar objetos de design mais moderno e diferente. Fica próximo ao metrô Baquedano e está aberta de domingo a quarta das 11h às 22h e de quinta a sábado de 11h às 23h.

patiobellavista1

 

patiobellavista2

4) Feria Artesanal de Bellavista (José Domingo Rojas):

Este era o local tradicional para os visitantes que iam à Bellavista. Fica na rua Pio Nono, próximo à estação do metrô Baquedano. Com a inauguração do Patio Bellavista, muitos locatários migraram ou simplesmente fecharam as portas já que os turistas iam direto para o novo local. Muitos dos artesãos decidiram começar a oferecer seus produtos nas ruas do bairro, inclusive nas portas do “concorrente”. Com cada vez menos locais abertos, a feira continua tendo preços e produtos competitivos, que fazem valer a pena uma visita.

feriabellavista

5) Pueblito Los Dominicos:

Um dos que eu mais gosto, porque tem uma estrutura meio que de mini-cidade, cheia de ruelas de terra batida, com um restaurante na entrada e um lugar que vende empanadas e pães feitos no forno de barro. A qualidade do artesanato é dos melhores e por isso não sai muito barato comprar por lá, mas o artesanato é 100% nacional e tem vários ateliers onde você pode ver como eles elaboram cada produto. Fica na estação Los Dominicos e funciona de terça a domingo, das 10h às 20h no verão e das 10h às 19h no inverno. Segundas-feiras nem todos os locais abrem.

DSC02436

DSC02440E se você tem dúvidas sobre o que levar, nessas feiras se encontram as típicas camisetas estampadas, chaveiros e cartões postais com lindas vistas da cidade, mas nao se esqueça que o Chile é o maior produtor de cobre do mundo e tem bastante artesanato feito com esse material.

camisetas

Também há a lápis lázuli, que é uma pedra semipreciosa de tom azulado, que se encontra em grandes quantidades no Chile e países como Afeganistão e Paquistão. Também existe na Alemanha, Angola, Canadá, Myanmar, Rússia e Estados Unidos, mas somente jazigos de pequeno porte.

 

cobre1
Artesanato em cobre na Feria Artesanal de Santa Lucia
lapizlazuli1
Jóias em prata e lápiz lázuli

As roupas de lã são típicas nos países andinos, aqui não é uma exceção, você vai encontrar vários modelos. Com certeza, um deles vai cair no seu gosto! Se a pessoa que você for presentear tem um excelente senso de humor, se arrisque levando o famoso “índio pícaro”, um índio de madeira que por fora exibe um sorriso maroto e, ao levantá-lo revela uma “surpresa”.

Related posts

Como registrei minha filha brachilena no Chile

Isabela Vargas

As quatro estações do ano no Chile

Kátia Ribeiro

Natal no Chile

Joy Matta

8 comentários

Cleo Vassiliou Julho 29, 2014 at 1:49 am

Oi Joy,
Conheço vários países, porém nunca estive no Chile e lendo seu texto fiquei curiosíssima e deu uma vontade de ir para aí. Quero ver mais dicas das coisas legais para ver e fazer no Chile.

Beijos

Resposta
Joy Matta Julho 29, 2014 at 3:46 am

Querida Cleo, quando vier, será muito bem-vinda!!! E pode deixar que vem muito post legal por aí! Besitos!

Resposta
Lucilla Outubro 10, 2015 at 1:31 am

Adorei esse post! Não só explica as diferentes opções como também as estações de metro. Tudo organizadinho. Já escolhi os meus e amanhã vou para lá: Los Dominicos e Patio Bellavista.

Resposta
Ana Janeiro 29, 2016 at 3:45 am

¡Hola, Joy!
Estou em Santiago ha uma semana e resolvi checar suas dicas hoje. Fui a feirinha de Santa Lucía e AMEI!…. Fui a feirinha de Los Domenicos e NAO GOSTEI!… Por que? Primeiro achei de muito mal gosto ter aves engaioladas! De cara me deparei com uma arara azul que era notorio q nao era bem tratada…. Fiquei passada! E o segundo motivo é $$$$$$$$$$$ Joy!!!!!! Que roubo é aquele??? É um absurdo o que cobram! Perguntei o preço de uma bonequinha de pano e me disseram 7.000 pesos chilenos (+- R$ 35,00)…. A mesma bonequinha está a 3.500 pesos chilenos na feira de Sta Lucía. Que issoooooooo! Eles acham q somos otários!… O pior é que havia um montao de turista brasileiro com sacolas cheias… Amanhã vou a feirinha de Bellavista…. Vamos ver o que acontece. Obrigada pelas dicas!!

Resposta
Joy Matta Janeiro 30, 2016 at 12:44 am

Oi, Ana. Verdade…. desde que o metrô passou a ter o destino final ali em Los Dominicos, os preços realmente dispararam. Mas a estrutura do lugar chama a atençao e o fato de que os ateliês fiquem ali mesmo tb é um atrativo pra quem gosta de ver como eles trabalham. Ainda assim tem muito lugar que ainda vende coisas pré-fabricadas e aí é onde nao vale a pena comprar mesmo.
A feira de Bellavista tb nao é das mais baratas porque fica num lugar que está completamente criado para atrair turistas, mas ainda assim sao passeios que valem a pena. Abraços e curta sua viagem.

Resposta
Sonia Mara Rocha da Silva Julho 29, 2016 at 3:49 pm

olá moro no brasil estive recentemente no chile e nao trouxe alguns artesanatos típicos, gostaria de comprar artesanato do chile, existe alguma loja virtual?

Resposta
Rossana Couto Junho 10, 2018 at 10:42 pm

Estive em Santiago há duas semanas, e as dicas deste site me ajudaram muito a preparar o meu roteiro. Obrigada pelas dicas. Foi uma viagem excelente.

Resposta
Loja Kaikai em Santiago Setembro 4, 2018 at 3:36 pm

Adorei o post!
Tem tanta coisa que quero levar de Santiago que nem sei como vou fazer isso kkk
Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação