Quando se mora em outro país, bem lá no comecinho, você se sente (e ainda é) um turista a mais. Com o tempo, passamos a conhecer os lugares fora dos roteiros tradicionais e nos sentimos mais locais do que visita. Mas eventualmente viramos uma espécie de guia turístico para os amigos mais chegados e às vezes até para desconhecidos que nos procuram através de amigos de amigos ou do Facebook.
Neste post vamos falar daquela comprinha básica. Porque viagem turística não é viagem sem comprar uma lembrancinha, não é mesmo? E o artesanato local é um dos presentes favoritos pra se levar de volta pra casa. Em Santiago, há diversas feirinhas hippies com artesanatos que cabem em todos os gostos e bolsos.
1) Feria Artesanal de Santa Lucia:
É a mais tradicional da cidade e uma das maiores. Fica praticamente na saída do metrô Santa Lucia, em frente ao Cerro Santa Lucia e à Biblioteca Nacional. Esta feira é bem variada e funciona de segunda a domingo, de 11h às 21h e o ideal é pesquisar bem e dar uma pechinchada. Apesar de não ser um costume muito chileno, por receber muitos turistas, os locatários costumam fazer melhores ofertas quando solicitado.
2) Feria Persa Santo Domingo:
Localizado na rua Santo Domingo, é considerada uma alternativa com menos variedades, mas melhores preços de artesanato local, especialmente em objetos de cobre. Fica nas redondezas do metrô Plaza de Armas e a quantidade de lojas de artesanato tem diminuído com o tempo, abrindo espaço para a venda e conserto de aparelhos tecnológicos. Abre de segunda a sábado, das 11h às 18h.
3) Patio Bellavista:
Um ambiente que mistura feira de artesanatos com bares e restaurantes badalados, este lugar foi uma forma que as Municipalidades (algo assim como a prefeitura) de Providencia e Recoleta encontraram para reviver um dos tradicionais bairros boêmios da cidade. É um lugar bem bonito, limpo e agradável de se conhecer. Os bares e restaurantes estão entre os mais populares da cidade e os preços sao razoáveis. Quanto ao artesanato, os valores são considerados um pouco mais alto do que outros, mas também se pode encontrar objetos de design mais moderno e diferente. Fica próximo ao metrô Baquedano e está aberta de domingo a quarta das 11h às 22h e de quinta a sábado de 11h às 23h.
4) Feria Artesanal de Bellavista (José Domingo Rojas):
Este era o local tradicional para os visitantes que iam à Bellavista. Fica na rua Pio Nono, próximo à estação do metrô Baquedano. Com a inauguração do Patio Bellavista, muitos locatários migraram ou simplesmente fecharam as portas já que os turistas iam direto para o novo local. Muitos dos artesãos decidiram começar a oferecer seus produtos nas ruas do bairro, inclusive nas portas do “concorrente”. Com cada vez menos locais abertos, a feira continua tendo preços e produtos competitivos, que fazem valer a pena uma visita.
5) Pueblito Los Dominicos:
Um dos que eu mais gosto, porque tem uma estrutura meio que de mini-cidade, cheia de ruelas de terra batida, com um restaurante na entrada e um lugar que vende empanadas e pães feitos no forno de barro. A qualidade do artesanato é dos melhores e por isso não sai muito barato comprar por lá, mas o artesanato é 100% nacional e tem vários ateliers onde você pode ver como eles elaboram cada produto. Fica na estação Los Dominicos e funciona de terça a domingo, das 10h às 20h no verão e das 10h às 19h no inverno. Segundas-feiras nem todos os locais abrem.
E se você tem dúvidas sobre o que levar, nessas feiras se encontram as típicas camisetas estampadas, chaveiros e cartões postais com lindas vistas da cidade, mas nao se esqueça que o Chile é o maior produtor de cobre do mundo e tem bastante artesanato feito com esse material.
Também há a lápis lázuli, que é uma pedra semipreciosa de tom azulado, que se encontra em grandes quantidades no Chile e países como Afeganistão e Paquistão. Também existe na Alemanha, Angola, Canadá, Myanmar, Rússia e Estados Unidos, mas somente jazigos de pequeno porte.
As roupas de lã são típicas nos países andinos, aqui não é uma exceção, você vai encontrar vários modelos. Com certeza, um deles vai cair no seu gosto! Se a pessoa que você for presentear tem um excelente senso de humor, se arrisque levando o famoso “índio pícaro”, um índio de madeira que por fora exibe um sorriso maroto e, ao levantá-lo revela uma “surpresa”.
8 Comments
Oi Joy,
Conheço vários países, porém nunca estive no Chile e lendo seu texto fiquei curiosíssima e deu uma vontade de ir para aí. Quero ver mais dicas das coisas legais para ver e fazer no Chile.
Beijos
Querida Cleo, quando vier, será muito bem-vinda!!! E pode deixar que vem muito post legal por aí! Besitos!
Adorei esse post! Não só explica as diferentes opções como também as estações de metro. Tudo organizadinho. Já escolhi os meus e amanhã vou para lá: Los Dominicos e Patio Bellavista.
¡Hola, Joy!
Estou em Santiago ha uma semana e resolvi checar suas dicas hoje. Fui a feirinha de Santa Lucía e AMEI!…. Fui a feirinha de Los Domenicos e NAO GOSTEI!… Por que? Primeiro achei de muito mal gosto ter aves engaioladas! De cara me deparei com uma arara azul que era notorio q nao era bem tratada…. Fiquei passada! E o segundo motivo é $$$$$$$$$$$ Joy!!!!!! Que roubo é aquele??? É um absurdo o que cobram! Perguntei o preço de uma bonequinha de pano e me disseram 7.000 pesos chilenos (+- R$ 35,00)…. A mesma bonequinha está a 3.500 pesos chilenos na feira de Sta Lucía. Que issoooooooo! Eles acham q somos otários!… O pior é que havia um montao de turista brasileiro com sacolas cheias… Amanhã vou a feirinha de Bellavista…. Vamos ver o que acontece. Obrigada pelas dicas!!
Oi, Ana. Verdade…. desde que o metrô passou a ter o destino final ali em Los Dominicos, os preços realmente dispararam. Mas a estrutura do lugar chama a atençao e o fato de que os ateliês fiquem ali mesmo tb é um atrativo pra quem gosta de ver como eles trabalham. Ainda assim tem muito lugar que ainda vende coisas pré-fabricadas e aí é onde nao vale a pena comprar mesmo.
A feira de Bellavista tb nao é das mais baratas porque fica num lugar que está completamente criado para atrair turistas, mas ainda assim sao passeios que valem a pena. Abraços e curta sua viagem.
olá moro no brasil estive recentemente no chile e nao trouxe alguns artesanatos típicos, gostaria de comprar artesanato do chile, existe alguma loja virtual?
Estive em Santiago há duas semanas, e as dicas deste site me ajudaram muito a preparar o meu roteiro. Obrigada pelas dicas. Foi uma viagem excelente.
Adorei o post!
Tem tanta coisa que quero levar de Santiago que nem sei como vou fazer isso kkk
Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!