Cidades para Conhecer na Finlândia.e
A Finlândia é conhecida pela beleza da Lapônia, a casa do Papai Noel e pela capital, Helsinke, no entanto, existem muitas outras cidades para conhecer. O país é pequeno e repleto de natureza, lagos, parques e mais natureza! Sim, porque se existem lugares que foram privilegiados com belas paisagens, certamente, aqui é um deles!
Sem contar que, por ter sido dominada por suecos e russos, carrega uma arquitetura mista e muita história por todos os lados. Eu já fiz um guia de Helsinki e por isso, não entrou nesse texto. Assim como Porvoo, pois também há um post e um video.
Hoje conheceremos 5 dessas cidades que podem ser opções para visitar no inverno.
Conheça um pedacinho da Finlândia
Pori
Pori está localizada ao sudoeste, no litoral e é muito famosa durante o verão. Lá fica uma das praias mais bonitas da Finlândia, a praia Yyteri. Existem várias torres para observar os pássaros pela região e isso atrai milhares de pessoas todos os anos. Elas buscam ver as diferentes espécies durante o período migratório.
A cidade é muito rica culturalmente e é conhecida pelo Festival de Jazz. Ele é um dos maiores eventos da Europa e um dos principais acontecimentos culturais no país. Pori também é famosa por ser o berço do teatro finlandês. A primeira apresentação do Teatro Nacional Finlandês foi feita em 1872.
Ela também é uma cidade gostosa para alugar uma Mökki (chalé) durante o outono / inverno e aproveitar o friozinho na região!
Savonlinna
Video: visitsavonlinna.fi
Em finlandês, ‘linna’ significa castelo. Já Savon se refere a província de Savonia, localizada ao sudeste do país, próxima à Rússia. É uma cidade histórica, bem no coração da região dos lagos. Mais especificamente no Lago Saimaa e há 330km ao nordeste de Helsinki.
Foi construída ao redor do Olavinlinna ou em português, Castelo de São Olavo. Este serviu para proteger a província e manter o controle da fronteira entre o Reino da Suécia e a Rússia enquanto vivia sob domínio sueco.
Savonlinna é um lugar perfeito para os amantes da natureza em qualquer estação do ano. Durante o verão é possível aproveitar os lagos e navegar via barco, caiaque ou até navios. Já no inverno, a paisagem muda, o lago congela e é possível fazer cross country skiing e patinar. Existem muitas outras atividades, como esquiar de forma tradicional no inverno ou se aventurar fazendo trilhas no verão!
Além disso, um dos eventos mais importantes na cidade é o Savonlinna Opera Festival que ocorre todos os anos dentro do castelo.
Kemi
Video: visitkemi.com
Kemi fica na região sul da Lapônia, situada na foz do rio Kemijoki e na beira do Golfo de Bótnia, próximo à fronteira com a Suécia. É uma região importante, já que é considerada o centro comercial da Sea Lapland (Lapônia Marítima em tradução livre).
É conhecida pelo seu belo castelo de neve, que é a maior construção feita em neve no mundo. Ele é reconstruído todos os anos com temas diferentes e abre de janeiro a abril. A cidade também abriga o único navio quebra gelo do ártico que faz cruzeiros, o Sampo.
Além disso a cidade oferece várias outras opções de coisas para fazer. Uma delas é conhecer os duendes marinheiros no escritório do Papai Noel. No verão, é possível acampar no Kiikeli e aproveitar os diversos restaurantes e atividades ao ar livre no Kemi Inner Harbour. Ou ainda, conhecer a Gemstone Gallery, uma galeria de pedras preciosas e ver a coroa que foi feita para o Rei da Finlândia em 1918.
Sem falar que é um destino perfeito para ver a Aurora Boreal!
Kussamo
Video: ruka.fi
Há aproximadamente 800km ao norte de Helsinki fica Kussamo, uma cidade na Lapônia voltada para esportes de inverno, que recebe milhões de turistas todos os anos. É onde está um dos maiores resorts de esqui, o Ruka, e onde vários campeonatos internacionais ocorrem.
Uma curiosidade é que até o século XVII, a região de Kussamo foi um assentamento dos Samis, os indígenas finlandeses. A cidade pertence às primeiras áreas secas da era pós-glacial e a paisagem surpreende com canyons, falésias e o leito do rio no Parque Nacional Oulanka.
Há também o Hannu Nautala Nature Photography Centre, que é um centro de fotografia de natureza com 150 metros quadrados em homenagem ao fotógrafo Hannu Nautala. Além dele, diversos outros fotógrafos também expões suas obras ali.
Você pode visitar o Kussamo Outdoor Museum, um museu ao ar livre aberto apenas durante o verão. Junto, há uma galeria fechada onde é possível conhecer mais sobre a história local. Uma peça famosa do museu é o modelo em miniatura da vila de Kussamo antes da Segunda Guerra Mundial.
Assim como outras cidades do norte, é um bom local para ver o fenômeno da Aurora Boreal!
Rovaniemi
Rovaniemi fica a 800km de Helsinki e é a capital da Lapônia. Conhecida por ser a casa oficial do Papai Noel, é onde fica o Santa Park. Um complexo entre parque, hotel, restaurantes e lota durante a temporada de inverno que, geralmente, vai de Novembro a Janeiro.
Além do parque, a cidade tem o Ranua Wildlife Park, ótima para se observar animais do ártico. Também há o Ounasvaara Ski Resort com 8 pistas, a 140m de altura, sendo a maior delas com 600m de comprimento.
Ali perto também ficam os hotéis em formato de igloo. Neles é possível ver o fenômeno da Aurora Boreal de dentro da acomodação. Sem esquecer, que também tem o parque dos Huskies, o Arctic Circle Husky Park , para se fazer passeios de sleigh.
Apesar de ser muito famosa e visitada no inverno, Rovaniemi também fica linda em outras estações. Você pode inclusive, presenciar o sol da meia noite durante o verão e aproveitar para dar um pulo até o Auttiköngas, um parque com uma das cachoeiras mais bonitas da Finlândia e que fica apenas há uma hora de lá!
Espero que tenham gostado e mês que vem tem mais!
1 Comment
Gostei de todas. Em especial pori e rovaniemi