BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia Turismo Pelo Mundo

Cidades para Conhecer na Finlândia – Parte 1

Finlândia, praia na Finlândia, verão na Finlândia, melhores cidades na Finlândia, inverno na Finlândia

Cidades para Conhecer na Finlândia.e

A Finlândia é conhecida pela beleza da Lapônia, a casa do Papai Noel e pela capital, Helsinke, no entanto, existem muitas outras cidades para conhecer. O país é pequeno e  repleto de natureza, lagos, parques e mais natureza! Sim, porque se existem lugares que foram privilegiados com belas paisagens, certamente, aqui é um deles!

Sem contar que, por ter sido dominada por suecos e russos, carrega uma arquitetura mista e muita história por todos os lados. Eu já fiz um guia de Helsinki e por isso, não entrou nesse texto. Assim como Porvoo, pois também há um post e um video.

Hoje conheceremos 5 dessas cidades que podem ser opções para visitar no inverno.

Conheça um pedacinho da Finlândia

Pori

Pori, Finlândia, praia na Finlândia, verão na Finlândia, melhores cidades na Finlândia, inverno na Finlândia
Fonte: yyteribeach.fi/

Pori está localizada ao sudoeste, no litoral e é muito famosa durante o verão. Lá fica uma das praias mais bonitas da Finlândia, a praia Yyteri. Existem várias torres para observar os pássaros pela região e isso atrai milhares de pessoas todos os anos. Elas buscam ver as diferentes espécies durante o período migratório.

A cidade é muito rica culturalmente e é  conhecida pelo Festival de Jazz. Ele é um dos maiores eventos da Europa e um dos principais acontecimentos culturais no país. Pori também é famosa por ser o berço do teatro finlandês. A primeira apresentação do Teatro Nacional Finlandês foi feita em 1872.

Ela também é uma cidade gostosa para alugar uma Mökki (chalé) durante o outono / inverno e aproveitar o friozinho na região!

Savonlinna

Video: visitsavonlinna.fi

Em finlandês, ‘linna’ significa castelo. Já Savon se refere a província de Savonia, localizada ao sudeste do país, próxima à Rússia. É uma cidade histórica, bem no coração da região dos lagos. Mais especificamente no Lago Saimaa e há 330km ao nordeste de Helsinki.

Foi construída ao redor do Olavinlinna ou em português, Castelo de São Olavo. Este serviu para proteger a província e manter o controle da fronteira entre o Reino da Suécia e a Rússia enquanto vivia sob domínio sueco.

Savonlinna é um lugar perfeito para os amantes da natureza em qualquer estação do ano. Durante o verão é possível aproveitar os lagos e navegar via barco, caiaque ou até navios. Já no inverno, a paisagem muda, o lago congela e é possível fazer cross country skiing e patinar. Existem muitas outras atividades, como esquiar de forma tradicional no inverno ou se aventurar fazendo trilhas no verão!

Além disso, um dos eventos mais importantes na cidade é o Savonlinna Opera Festival que ocorre todos os anos dentro do castelo.

Kemi

Video: visitkemi.com

Kemi fica na região sul da Lapônia, situada na foz do rio Kemijoki e na beira do Golfo de Bótnia, próximo à fronteira com a Suécia. É uma região importante, já que é considerada o centro comercial da Sea Lapland (Lapônia Marítima em tradução livre).

É conhecida pelo seu belo castelo de neve, que é a maior construção feita em neve no mundo. Ele é reconstruído todos os anos com temas diferentes e abre de janeiro a abril. A cidade também abriga o único navio quebra gelo do ártico que faz cruzeiros, o Sampo.

Além disso a cidade oferece várias outras opções de coisas para fazer. Uma delas é conhecer os duendes marinheiros no escritório do Papai Noel. No verão, é possível acampar no Kiikeli e aproveitar os diversos restaurantes e atividades ao ar livre no Kemi Inner Harbour. Ou ainda, conhecer a Gemstone Gallery, uma galeria de pedras preciosas e ver a coroa que foi feita para o Rei da Finlândia em 1918.

Sem falar que é um destino perfeito para ver a Aurora Boreal!

Kussamo

Video: ruka.fi

Há aproximadamente 800km ao norte de Helsinki fica Kussamo, uma cidade na Lapônia voltada para esportes de inverno, que recebe milhões de turistas todos os anos. É onde está um dos maiores resorts de esqui, o Ruka, e onde vários campeonatos internacionais ocorrem.

Uma curiosidade é que até o século XVII, a região de Kussamo foi um assentamento dos Samis, os indígenas finlandeses. A cidade pertence às primeiras áreas secas da era pós-glacial e a paisagem surpreende com canyons, falésias e o leito do rio no Parque Nacional Oulanka.

Há também o Hannu Nautala Nature Photography Centre, que é um centro de fotografia de natureza com 150 metros quadrados  em homenagem ao fotógrafo Hannu Nautala. Além dele, diversos outros fotógrafos também expões suas obras ali.

Você pode visitar o Kussamo Outdoor Museum, um museu ao ar livre aberto apenas durante o verão. Junto, há uma galeria fechada onde é possível conhecer mais sobre a história local. Uma peça famosa do museu é o modelo em miniatura da vila de Kussamo antes da Segunda Guerra Mundial.

Assim como outras cidades do norte, é um bom local para ver o fenômeno da Aurora Boreal!

Rovaniemi

Rovaniemi, Santa Park, Lapônia, papai noel, Finlândia, esquiando na Finlândia, verão na Finlândia, melhores cidades na Finlândia, inverno na Finlândia
Fonte: www.visitrovaniemi.fi/attraction/santapark/

Rovaniemi fica a 800km de Helsinki e é a capital da Lapônia. Conhecida por ser a casa oficial do Papai Noel, é onde fica o Santa Park. Um complexo entre parque, hotel, restaurantes e lota durante a temporada de inverno que, geralmente, vai de Novembro a Janeiro.

Além do parque, a cidade tem o Ranua Wildlife Park, ótima para se observar animais do ártico. Também há o Ounasvaara Ski Resort com 8 pistas, a 140m de altura, sendo a maior delas com 600m de comprimento.

Ali perto também ficam os hotéis em formato de igloo. Neles é possível ver o fenômeno da Aurora Boreal de dentro da acomodação. Sem esquecer, que também tem o parque dos Huskies, o Arctic Circle Husky Park , para se fazer passeios de sleigh.

Apesar de ser muito famosa e visitada no inverno, Rovaniemi também fica linda em outras estações. Você pode inclusive, presenciar o sol da meia noite durante o verão e aproveitar para dar um pulo até o Auttiköngas,  um parque com uma das cachoeiras mais bonitas da Finlândia e que fica apenas há uma hora de lá!

Espero que tenham gostado e mês que vem tem mais!

Related posts

Conhecendo Wroclaw na Polônia

Vivian Kulpa

Por que visitar Molise?

Ana Patricia da Silva

Por que voltar a estudar depois dos 40 na Finlândia?

Maila-Kaarina Rantanen

1 comentário

Gutemberg Abril 22, 2018 at 11:28 pm

Gostei de todas. Em especial pori e rovaniemi

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação