BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia Turismo Pelo Mundo

Cidades para Conhecer na Finlândia – Parte 2

Finlândia, praia na Finlândia, verão na Finlândia, melhores cidades na Finlândia, inverno na Finlândia

Cidades para Conhecer na Finlândia

Quando se fala em Finlândia, muitas cidades ficam esquecidas e não entram no roteiro de viagem. Por isso, no mês passado, citei cinco cidades que você precisa conhecer e hoje, termino a nossa listinha com mais seis! Lembrando que estas são apenas 11 cidades lindas e existem milhares outras espalhadas pelo país.

Conheça um pedacinho da Finlândia

Tampere

Tampere, Finlândia, verão na Finlândia, melhores cidades na Finlândia, inverno na Finlândia
Fonte: visittampere.fi

Tampere é a segunda maior cidade da Finlândia em território e a terceira em população. É a maior área urbana, comercial e cultural da região central-sul do país, além de ser super lindinha e rodeada por dois lagos enormes: o Näsijärvi e o Pyhäjärvi.

Fica localizada a 160km ao norte de Helsinki e a sensação que tenho, é que ela tem um ar urbano como Helsinki, porém a calmaria do interior. Mesmo cultivando esse ar de cidade pequena, Tampere foi onde o setor da indústria finlandesa nasceu. Inclusive, bem ali ao lado, na cidade de Nokia, a tão famosa empresa global de comunicação surgiu.

A cidade é tão versátil que você pode ficar hospedado no centro e desfrutar de tudo que a cidade oferece, como os milhares de festivais e concertos. Ou, até aproveitar a natureza magnífica e ficar em um chalé com vista para o lago.

Hanko

Hanko, Finlândia, praia na Finlândia, verão na Finlândia, melhores cidades na Finlândia
Fonte: tourism.hanko.fi

Hanko está localizada no extremo sul da área continental da Finlândia, no litoral e a 130km oeste de Helsinki. É muito conhecida pela beleza de suas praias e recebe milhares de pessoas todos os anos durante o verão. Durante os tempos em que o Império Russo dominava a Finlândia, Hanko era muito popular entre os nobres e muitos passavam suas férias ali.

Além disso, foi um porto muito importante no fim do século IXX e início do século XX, quando milhares de finlandeses deixaram o país em busca de uma vida melhor. A ponta da ilha ainda é vigiada pelo ‘Eye of Hanko’ (Olho de Hanko), um farol situado na ilha de Russarö, ao sul de Hanko.

A cidade é repleta de história com museus, memorial da guerra, memorial da imigração, além de outros dois faróis, galerias de arte, diversos outros passeios e de brinde, todo o litoral para desfrutar!

Hämeenlinna

Video: visithameenlinna.fi

Há uns 50 minutos de Tampere, seguindo mais ao sul em direção a Helsinki, está Hämeenlinna. Ela é a cidade mais antiga do interior da Finlândia e uma das cidades mais importantes durante o século IXX. É a cidade natal do famoso compositor Jean Sibelius e como curiosidade, onde o piloto de Fórmula 1 Kimi Räikkönen se casou!

Em Hämeenlinna fica o Häme, um castelo medieval construído por volta do século XIII. Ele já foi usado como um forte militar e residência da nobreza sueca. Além disso, também foi uma prisão durante o Império Russo e desde 1979, funciona como um museu.

Turku

Turku, Finlândia, cidade medieval, melhores cidades na Finlândia, viagem, roteiro de viagem, o que fazer na Finlândia, o que visitar na Finlândia, capital da Finlândia
Fonte: www.visitfinland.com/article/turku/

Turku fica na costa sudoeste da Finlândia, a cerca de 170 km de Helsinki. É uma cidade histórica e a mais antiga também. Já foi capital do país, antes de ser transferida para Helsinki. Apesar da cidade ter sido fundada apenas no século XIII, podem ser encontradas ruinas arqueológicos que datam a idade da pedra.

Duas das atrações mais famosas são a Catedral e o Castelo de Turku. A fortaleza do Castelo esta a beira do Rio Aura desde o ano de 1280. Já foi um bastião, um tribunal, um centro administrativo, uma prisão, um quartel e até um armazém. Hoje é um museu e funciona durante o ano todo, exceto feriados.

A Cathedral de Turku é considerada o monumento histórico mais importante da Finlândia e a matriz da Igreja Luterana da Finlândia. Sua construção foi dedicada à Virgem Maria e ao primeiro Bispo finlandês, St. Henry e a igreja foi consagrada no ano de 1300. Fica localizada bem no coração da cidade, ao lado do Old Great Square, na beira do Rio Aura.

Existem muitas outras atrações na cidade, além de ser um dos centros comerciais importantes, pelo porto que possui. É também considerada a cidade oficial do Natal, além de sediar dois dos festivais mais antigos tanto da Finlândia, como da Escandinávia, o Festival de Música de Turku e o Festival de Rock Ruisrock.

Vaasa

Vassa é uma cidade litorânea a 423km ao noroeste de Helsinki. Muito rica culturalmente, tem mais de 30 museus, diversas galerias de arte, eventos musicais e muita história pelas ruas, principalmente nas ruinas da ‘Velha Vaasa’.

É onde fica o Arquipélago Kvarken, listado como um dos UNESCO World Heritage Sites. Repleta de natureza por todos os lados, Vaasa possui diversas trilhas, praias e passeios de barco. Vaasa ainda oferece uma variedade de opções gastronômicas, vida noturna e lojas para todos os gostos!

Mariehamn

Mariehamn, Åland, Aland, Finlândia, Visit Finland, turismo na Finlândia, o que fazer na Finlândia, guia turístico, roteiro de viagem, viagem,
Fonte: VisitFinland.com

Mariehamn é a capital da ilha de Åland, a maior ilha do arquipélago que consiste em 6700 ilhas no total. Fica localizada norte do Mar Báltico, entre a Finlândia e a Suécia. É um dos lugares com mais finlandeses-sueco falantes, sendo que 88% da população o fala como primeiro idioma.

A cidade foi batizada em homenagem a imperatriz russa Maria Alexandrovna em 1861 e grande parte da sua arquitetura foi mantida, apesar da cidade ter sido modernizada. Tem fácil acesso através de balsas que saem tanto de Helsinki, como de Turku, Tallinn, Kapellskär e Estocolmo. Existem algumas empresas que fazem o trajeto até lá.

Apesar de ser uma cidade pequena, com apenas 11,500 habitantes, recebe em torno de 1,5 milhões de turistas anualmente e é repleta de restaurantes, hotéis, museus, lojas e forte na cultura marítima por todos os lados! Ao norte da rua Österhamn está o Sjökvarteret (Maritime Quarter), um centro marítimo com atividades de construção de barcos, lojas de artesanatos, um museu e restaurante.

Há apenas 25km de Mariehamn, está o Castelo Kastelholm. Um castelo medieval construído no século XIV que foi utilizado por vários nobres e realeza sueca. Hoje o castelo é um museu e pode ser visitado de maio a setembro.

Além de Mariehamn, Åland tem muitas outras cidades e atrações para conhecer. Vale a pena aproveitar a viagem e circular o máximo que puder!

E essas foram as 11 cidades para conhecer na Finlândia, no total, que você precisa conhecer! Se você ainda não viu as anteriores, corre ver no post do mês passado! Me conta qual delas é sua favorita? Qual delas você ficou com mais vontade de visitar? Me contem abaixo!

Até o mês que vem!

Related posts

Dicas de turismo em São Petersburgo

Priscilla Castro

10 cidades para conhecer na China

Christine Marote

Lago Powell em Utah

Flávya Siqueira

3 comentários

Sartenada Fevereiro 8, 2018 at 9:36 am

Nossa.

Eu gosto muito de Oulu.

Tenha um bom dia!

Resposta
Gutemberg Abril 23, 2018 at 12:08 am

Se você observar bem o mapa as 4 primeira cidades dessa lista é bem pertinho de helsinque.

Gostaria de um post sobre ônibus disponível parao norte da Finlândia

E sobre os lagos mais bonito de lá

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação