Quando você ouve dizer “massagem tailandesa“, o que vem à sua mente?
Com intuito de informar e desmistificar uma das técnicas corporais mais antigas do mundo, dedico este artigo a todos os profissionais que trabalham com a Massagem Tailandesa, que trabalham quebrando paradigmas e promovendo o que a verdadeira Massagem Tailandesa proporciona: o cuidado terapêutico do corpo.
Portanto, vamos abordar as cinco verdades sobre a Massagem Tailandesa:
1. Trata-se de uma terapia corporal e não um “divertimento”
Quebrando paradigmas e todas as conotações erradas que foram criadas em cima da técnica, a Massagem Tailandesa trata-se de uma terapia corporal que pertence à uma das medicinas tradicionais mais antigas do mundo: a Medicina Tradicional Tailandesa (MTT). A MTT existe a mais de 2 mil anos, e é baseada numa filosofia ancestral que combina conhecimentos budistas, indígenas da Tailândia e hindu (da Índia).
A Massagem Tailandesa baseia-se no princípio de que no corpo humano existem 72 mil linhas de energia as quais governam a vida. O desequilíbrio, ou bloqueio energético, numa dessas linhas pode ocasionar adoecimento. Portanto, a fim de promover a saúde e o bem-estar das pessoas, esta massagem utiliza diversas manobras que envolvem alongamentos, trações e pressão sobre essas linhas de energia, para sustentar o equilíbrio natural do corpo.
2. Utiliza alongamentos e movimentos de trações
Dentro da Medicina Tradicional Tailandesa, existe uma técnica de auto alongamento chamada Reusi-daton. O Reusi-daton é conhecido como a “ioga tailandesa”, mas não deve ser comparada à ioga que se originou na Índia, pois os fundamentos filosóficos são diferentes.
Como a Tailândia é baseada numa cultura de agricultores, os alongamentos do Reusi-daton foram criados para promover a saúde das pessoas, a fim de sustentar as longas jornadas de trabalho. Neste sentido, esses alongamentos foram adaptados à Massagem Tailandesa, e ao invés da pessoa realizar os alongamentos sozinha, uma segunda pessoa passou a proporcionar os benefícios que o Reusi-daton, sozinho, faria.
3. A massagem é feita sobre a roupa
Ao contrário do que muitos pensam, a Massagem Tailandesa é feita sobre a roupa. O uso de qualquer tipo de óleo ou creme é descartado.
Uma vez que são utilizadas diversas manobras que envolvem alongamentos e trações, o contato à seco durante a realização da massagem permite que o terapeuta tenha total segurança e controle sobre os movimentos. O único tipo de auxiliar durante a realização da Massagem Tailandesa é uma pomada de ervas medicinais tailandesas, chamada em tailandês de Yamon, que é aplicada em regiões críticas de dor. O Yamon é feito principalmente do Plai, uma raiz medicinal de alto poder terapêutico.
4. A técnica é aplicada no solo
Novamente pelo fato desta massagem envolver manobras de alongamento e trações, a técnica é realizada no solo, sobre um colchão de densidade dura. Isso permite que o terapeuta tenha total controle sobre os movimentos, e utilize processos de alavanca durante a realização da técnica, ou seja, usar o peso do próprio corpo contra o peso do corpo do paciente.
Ainda que existam adaptações modernas da Massagem Tailandesa, a aplicação da técnica sobre a maca, não é indicada, pois o risco de um acidente é muito provável. Nem tampouco é indicado realizar a massagem sobre a cama, pois em sua grande maioria, os colchões são moles, e não permitem que o terapeuta e paciente estejam confortáveis e seguros durante a massagem.
5. Alto poder de pressão: massagem com os pés, joelhos e cotovelos
Não apenas as mãos proporcionam os benefícios da Massagem Tailandesa… Pés, joelhos e cotovelos são frequentemente utilizados durante a realização da técnica, pois a pressão aplicada por esses três é muito mais eficaz do que a aplicada pelas mãos.
O povo tailandês é constituído de pessoas pequenas e baixinhas, que aparentemente dão a impressão de serem pessoas fracas e sensíveis. Porém, ao contrário do que eles aparentam, os tailandeses são extremamente fortes. Não é à toa que uma das lutas mais poderosas do mundo, o Muay Thai, cujo princípio é baseado na força dos chutes, se originou na Tailândia.
Nesse sentido, percebendo que a pressão originada pelas mãos não é tão eficaz quanto a pressão que vem dos pés, joelhos e cotovelos; na Massagem Tailandesa, quando um movimento exige um nível maior de pressão, um desses três é escolhido. É muito comum também um profissional caminhar sobre as costas do paciente, ou utilizar os joelhos para pressionar os grandes músculos, ou ainda, pressionar pontos nas costas e pernas utilizando o cotovelo.
Para os tailandeses, massagem é terapia, e não mero relaxamento. O relaxamento vem depois, pois é consequência do trabalho terapêutico realizado com muita pressão e alongamento. Mas que fique claro: existe uma vasta diferença entre pressão e força. A pressão não machuca, a força sim!
Depois de entender sobre a verdadeira Massagem Tailandesa, quando ouvir dizer “massagem tailandesa” o que virá à sua mente? Comenta aqui para mim!
Aos interessados em aprender a Massagem Tailandesa, o NIBBANA Cursos & Palestras é uma ótima opção!
Até a próxima! Sawasdee-Ka!
3 Comments
Como profissional de massagem Tai, é ótimo ver esclarecimentos como esse para desmistificar a melhor técnica de manipulação músculo-esquelética do mundo
Como um leigo, porém muito interessado em massagens e os seus benefícios terapêuticos, achei muito esclarecedoras e de grande valia como conhecimento, estas informações sobre massagem tailandesa na sua forma original verdadeira.
ENTÃO EU JA FUI PARA UMA SESSÃO DE MASAGENS TERAPEUTICA TAILANDESA,MAIS A PROFISSIONAL FEZ DESPIDA JUNTO COMIGA. POREM ELA NÃO SE INSINUOU,NEM ME OFERECEU SEXO,JA TINHA DEIXADO CLARO QUE NÃO FAZIO SEXO, E EU NÃO APROCUREI PARA TAL COISA. NÃO QUERO JULGA-LA, MAIS SE ELE FAZ SEXO,DEVE TER OS CLIENTES CERTOS,OS OS PERFIS CORRETO PRA TRANSAR. MAIS OLHANDO PARA ESSE DOCUMENTARIO EU JÁ TINHA OUVIDO SOBRE A REAL FORMA DE MASSAGEM TAILANDESA.