BrasileirasPeloMundo.com
Estudando Pelo Mundo Singapura

Cingapura – Dicas para estudar

Para quem pensa em vir estudar em Cingapura o que não falta são opções de cursos, graduações, MBAs, etc.. Por aqui os cursos mais procurados são os relacionados a finanças. Várias instituições americanas e europeias como a London Business School têm filiais em Cingapura, mas é possível encontrar outros tipos de cursos.

Se quiser vir estudar em Cingapura é bom saber algumas dicas que podem ajudar na sua escolha de vir ou não, ou até mesmo ajudar na sua estadia aqui.

Com a minha experiência posso dizer que os itens importantes a saber são:

  • O visto;
  • O que pode e o que não pode enquanto estudante;
  • Custo do ensino e o que está incluído;
  • Dicas de moradia e transporte;
  • Estudar inglês.

O visto

Após escolher seu curso e ser aceito, a instituição enviará as informações e cartas para que você possa solicitar um visto de estudante. Existem alguns tipos de acordo com o tipo de instituição (particular, governo, educação infantil, escolas técnicas etc). Ou seja, para conseguir o visto você precisa ter a carta de aceitação de uma instituição de ensino.

O visto de estudante é chamado de Student Pass. Quem está aqui com o Dependant’s Pass como eu (normalmente quem veio com família que tem o visto de trabalho) também pode estudar – o que muda é que a instituição de ensino irá solicitar ao ministério da educação uma carta de autorização para que este aluno possa estudar, mas o visto continua sendo o de dependente. Para saber mais consulte o site do governo que apresenta as informações.

Dependant's pass card
Dependant’s pass card

O que pode e o que não pode enquanto estudante

Na verdade essas são as regras que quem está sob o Visto de Estudante precisa saber.

Com o visto de estudante não é permitido trabalhar na maioria dos casos. Existem algumas exceções: trabalhar nas férias ou meio período é permitido para alunos de algumas instituições listadas pelo governo. A lista e os pré requisitos para essa regra estão nesse site . Se a instituição não esta listada e o estudante for pego trabalhando a instituição será notificada e o aluno perderá o passe de estudante. Alem disso, o estudante precisa ter 95% de presença nas aulas para manter o seu visto. Isso é um controle entre o ministério da educação e as instituições de ensino para que eles tenham certeza de que a pessoa que aplicou para o visto está morando no país e está aqui realmente estudando. Caso o aluno não apareça nas aulas por mais de 1 semana sem dar nenhuma justificativa (doença ou outro motivo), a escola pede o cancelamento do visto do estudante e o este terá que sair do país.
De resto, o visto de estudante permite abrir conta em banco, alugar apartamento, contratar serviços e etc. Com o visto a pessoa terá o seu próprio FIN (foreigner identification number, um tipo de RNE), que é sua identidade aqui. Após o fim do período de estudo, para permanecer no país a pessoa precisa de um novo visto (estudante, dependente ou o de trabalho).

Custo do ensino e o que está incluído

Os valores para estudar em Cingapura não são baixos. Em contrapartida, o ensino é considerado um dos melhores do mundo. Em média um curso de especialização com duração de 1 ano está em torno de 20 mil dólares cingapurianos. Um MBA pode chegar a custar até 70 mil SGD. Nesse preço normalmente está incluído o seguro saúde (baseado na instituição onde estou e que segue o padrão das particulares), além das aulas e o uso de todas as dependências do campus (que são sempre de alta qualidade). Esse é um fato de extrema importância, uma vez que o custo da saúde em Cingapura está longe de ser barato e o custo de um seguro saúde também. Este seguro cobre assistência médica em hospitais do governo até um determinado valor, dependendo de cada pacote. Além desse seguro, normalmente as instituições garantem uma parte do dinheiro de volta em caso de cancelamento do curso por parte deles.

Dicas de moradia e transporte

Outro fator importante a se considerar é o custo de moradia, uma vez que a pessoa não podera trabalhar e moradia em Cingapura é muito caro. A maioria dos estudantes que vêm para Cingapura optam por morar nos flats dos HDB (prédios construídos pelo governo, já falei aqui a respeito) que são bons e bem mais baratos do que os apartamentos em condomínios privados. Outra opção é dividir apartamentos com outros estudantes ou até mesmo morar em albergues (hostels). Este site aqui mostra mais informações sobre as opções de moradia na cidade; as próprias instituições de ensino oferecem igualmente ajuda para o estudante encontrar moradia, com pessoas especificas para este assunto.

Dê preferência por morar perto das estações de metrô e/ou de ônibus pois isso facilitará muito a locomoção para sua faculdade ou curso gastando pouco. O sistema de metrô cobre quase toda a cidade e é rápido e eficiente. A segunda opção são os ônibus (que aceitam o mesmo passe) mas que estão sujeitos ao trânsito. E os táxis não são tão caros, mas para quem quer gastar pouco o metrô é a melhor opção.

Estudar inglês

Outra duvida que sempre vejo nas comunidades de brasileiros no Facebook é sobre vir para estudar inglês em Cingapura. A minha dica é: se você quer aprender inglês e ficar fluente, a Ásia não é o melhor lugar para isso. Caso já esteja vindo por outro motivo e quer usar o seu tempo para aprender inglês, ok, mas saiba que no dia a dia da Ásia o inglês pode não ser tão bem falado e isso pode atrasar/prejudicar seu aprendizado. Ou seja, não venha para Cingapura somente com este intuito. Existem cursos de inglês aqui, sendo o melhor deles o British Council (estudei em Kuala Lumpur na filial deles), que possui diversos níveis e é realmente bom. Porém a língua inglesa falada aqui sofreu algumas transformações e muitas vezes é falada da maneira errada, ou como dizem se transformou em uma nova língua, chamada Singlish. Apesar disso, para entrar nas instituições é necessário ter a prova de proficiência no idioma pois todas as aulas são ministradas em inglês. Então nesse caso a pessoa precisa ter um certo nível.

A minha experiência como estudante em Cingapura esta sendo ótima e recomendo para quem estiver interessado.

Related posts

Como é estudar em uma HBCU nos EUA

Mariana Carvalho

Dez motivos para morar em Singapura

Juliana Silva

Como fazer pós-graduação em Berkeley, São Francisco

Fernanda Fell

1 comentário

Omara Damasceno Setembro 28, 2015 at 6:41 am

Bem claro seu texto.Parabens.Certeza q vai ajudar bastante.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação