BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Singapura

Onde comemorar o Ano Novo Chinês em Cingapura

Logo após a virada do ano ocidental, a cidade passa respirar um só tema – o Ano Novo Chinês. Assim como deve acontecer em várias outras cidades asiáticas, principalmente as de cultura chinesa, Cingapura entra no clima praticamente logo após o Natal. Saem as decorações Natalinas e como em um passe de mágica, a cidade se colore de vermelho e passa a ter decorações espalhadas por vários cantos para lembrar que o Ano Novo Chinês bem como suas comemorações estão chegando.

Apesar de não ter um feriado oficial de 15 dias, Cingapura não fica para trás com relação as comemorações e decorações. Vários eventos típicos começam a acontecer na cidade até à chegada do novo ano. Se você estiver na cidade leão nesse período, fique atento para alguns acontecimentos e não deixe de visitar alguns lugares.

Em 2018, será o ano do cachorro seguindo o calendário chinês. Em Cingapura, o feriado público oficial não é tão grande como nas cidades chinesas – vai somente do dia 16 ao dia 19 de fevereiro. Porém, muitos estabelecimentos fecham por 15 dias assim como na China. Mesmo sendo uma cidade multicultural, a cultura chinesa ainda está presente, então é possível sim ver as tradições desta data tão importante para os chineses.

Chingay Parade

Segundo este site, o evento mais esperado e importante na cidade é a Chingay Parade (a parada/desfile chingay). A origem da parada vem da China – onde aconteciam procissões por 2 semanas à espera do novo ano lunar. O nome chingay significa “The art of costume and Masquarede” (A arte da fantasia e das máscaras) e vem de um dialeto chinês Hokkian.

Na parada, são esperadas várias performances de artistas, carros alegóricos, os famosos dragões dançantes, show de luzes e fogos mostrando a multiculturalidade de Cingapura. A parada este ano acontecerá no dia 23 de fevereiro e para assistir é preciso comprar ingresso. Veja mais informações aqui.

Chinatown Chinese New Year Celebrations

A região de China Town não fica de fora. Já em janeiro, acontece a inauguração das luzes e a cerimônia de abertura da Chinatown Chinese New Year Celebrations. As ruas principais da região se iluminam com as lanternas e decorações típicas para o novo ano lunar. Em fevereiro, acontecem diversos eventos entre os dias 16 e 18. Fogos, shows típicos dos dragões e a iluminação das lanternas marcam o evento.

Além disso, na rua principal e adjacentes acontece o Festive Street Bazar, onde é possível comer e comprar comidas típicas e souvenirs com o tema do novo ano.

River Hongbao

Outro evento famoso da celebração do Ano Novo Chinês em Cingapura é o River Hongbao. O evento acontece em Cingapura desde 1987 e em 2017 atraiu mais de 1 milhão de visitantes no decorrer dos 10 dias de evento segundo o site Strait Times

Hongbao, em mandarim, significa Red Packet (envelope vermelho) e simboliza um presente de Ano Novo Chinês dado em dinheiro, pois acredita-se que leva-se boa sorte para crianças e adultos não casados.

Assim como na parada, shows típicos da cultura chinesa e fogos são esperados e acontecem diariamente à noite até a véspera do Ano Novo quando será realizada a queima oficial de fogos à meia noite. As lanternas são algumas das atrações mais procuradas todo ano. São lanternas feitas à mão que chegam a ter 13 metros de altura e 53 metros de comprimento representando os 12 animais do calendário lunar.

O evento é gratuito e acontece na plataforma flutuante da Marina Bay. Além dos shows, o local fica como um parque de diversões com atividades para adultos e crianças. Há mais de 30 barracas com comidas típicas de Cingapura e Ásia em geral. Quem for se aventurar, não pode deixar de provar o satay, comida típica de Cingapura (que são os espetinhos de frango ou carne com molho típico de amendoim e algum tipo de pimenta), pato assado e torta de abacaxi, sobremesa tradicional chamada de ong lai que também simboliza boa sorte.

Este ano o evento acontecerá do dia 14 de fevereiro ao dia 24 de fevereiro, das 14h às 23h. Para maiores informações veja aqui.

Tradições

Além dos eventos, se quiser entrar no clima e entender as principais tradições, algumas ainda estão presentes em Cingapura. Uma das mais famosas é a entrega o AngBao ou HangBao (vai depender do dialeto chinês) que é o envelope contendo dinheiro que originalmente era dado somente para crianças como um desejo de boa sorte.

Hoje, os mais velhos dão o envelope para os mais novos da família de acordo com a hereditariedade. Um detalhe importante, é que as notas preferencialmente devem ser novas. Diz a cultura que tanto quem dá quanto quem recebe terão sorte.

Outro costume que permanece nessa época do ano (na verdade o ano todo é possível ver um pouco, mas se intensifica mais durante esse período) é a troca de laranjas e tangerinas entre amigos, familiares ou qualquer pessoa. As duas frutas representam sorte e prosperidade respectivamente. Isso, devido a semelhança que as palavras em mandarim possuem com o ouro (gold) para tangerina e boa sorte (good luck) para laranja.

Além disso, as frutas estão nas decorações das casas. É muito comum ver nessa época pinheiros cheios de tangerina para vender. Então, se estiver por Cingapura ou outra cidade da Ásia e receber uma dessa frutas, receba de braços abertos, ou melhor, com as duas mãos.

E não esqueça de desejar Gong Xi Fa Cai ou Feliz Ano Novo Lunar.

Related posts

Comidas de Natal e Ano Novo na Irlanda

Gabrielle Figueiredo

Principais acontecimentos na Suécia em dezembro

Juliana Teles

O dia de ação de graças e o futebol americano

Lorrane Sengheiser

1 comentário

Gisela Melo Fevereiro 5, 2018 at 4:04 am

Adorei as dicas Fernanda!!Parabéns pelo texto!!
Semana próxima estaremos desbravando Cingapura.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação