BrasileirasPeloMundo.com
Veganismo & Vegetarianismo Pelo Mundo Vietnã

Comida vegetariana no Vietnã

Comida vegetariana no Vietnã.

Eu sou vegetariana faz mais ou menos 10 anos. Comecei a ser na Alemanha e me mantive assim desde então. Isso sempre causou muita curiosidade por parte de outras pessoas, que sempre me perguntavam os motivos, o que eu comia, se era fácil ser vegetariana, etc. Essas perguntas persistiram quando eu me mudei para a Ásia.

Ser vegetariano é incomum no sudeste asiático. As pessoas têm uma falsa ideia de que nestes países de maioria budista, boa parte das pessoas é vegetariana, o que não é verdade. Teoricamente, segundo as escrituras e ensinamentos budistas não é ideal consumir carne, e vegetarianos acumulariam méritos para seu karma. Mas as interpretações variam bastante na prática.

A palavra para vegetariano em vietnamita é chay ou an chay (comer de forma vegetariana). Há uma prática no Vietnam chamada Chay Ky, algo como vegetarianismo parcial. Alguns budistas adotam uma alimentação vegetariana por alguns dias no mês lunar. Esse com certeza é um motivo pelo qual é tão fácil encontrar opções vegetarianas na culinária vietnamita. Uma cidade como Saigon (ou Ho Chi Minh City) tem centenas de restaurantes vegetarianos e até mesmo veganos. O interessante é que, em comparação com o Myanmar (que é um pais de maioria budista, 90% da população), no Vietnã há muito mais opções. Imagino que isso acontece por ser um país com número maior de estrangeiros que tem essa demanda por uma alimentação vegetariana, que é mais comum em países ocidentais.

Inclusive em Saigon existem restaurantes ou lojas de produtos desse tipo que são gerenciadas por estrangeiros. Mas, de forma geral, ainda existe também muita resistência ou curiosidade, minha chefe, por exemplo, uma vez me disse que até acha que seria saudável comer menos carne mas que ela se sente fraca quando não come carne. Eu particularmente acho que essa é uma impressão com a qual as pessoas crescem por ouvirem dos pais que é preciso comer carne para ser forte. Mas, de qualquer forma, é interessante que muitos hoje estejam abertos à ideia de experimentar pratos vegetarianos ou até ter um período vegetariano no mês.

Quando eu comecei a trabalhar na minha empresa, minha chefe e os colegas me levaram um dia em um restaurante vegano, como boas-vindas. Achei muito atencioso da parte deles mas confesso que a princípio fiquei um pouco incomodada pensando no fato de que talvez alguns dos colegas não gostassem muito da ideia. Mas ao final era tanta comida (pedimos vários pratos para dividir para que todos experimentassem de tudo um pouco) que todos saíram bem satisfeitos.

Jantar no restaurante vegetariano Nhà hàng Chay Bong Sung em Saigon. Fonte: arquivo pessoal.

Existem até lojas que vendem produtos veganos, como queijo de castanha de caju ou as fake meat, ou seja, imitações de carnes feitas a base geralmente de soja. Eu particularmente não gosto dessas imitações mas muitas pessoas gostam, especialmente os locais que se alimentam de forma vegetariana por apenas alguns dias do mês.

A cozinha vietnamita é reconhecida internacionalmente e tem a fama de ser uma das melhores do mundo. Eles usam muitas ervas e ingredientes frescos em seus pratos. O prato mais famoso do país é o Phở , uma sopa de macarrão com ervas e bife ou frango. Muitos restaurantes não exclusivamente vegetarianos oferecem uma versão vegetariana do Phở  que, na maioria das vezes, inclui tofu. Outra iguaria muito famosa no Vietnã são os rolinhos primavera, chamados aqui de Gỏi cuốn, para o qual existem algumas variações. Existem os fritos, como os rolinhos chineses, mas no Vietnã a versão mais conhecida é feita de papel de arroz e recheada com vernicelli (macarrão de arroz), coentro, ervas, alface, e, geralmente, camarão. Na versão vegetariana pode ter cogumelos, tofu e varias outras opções. Também é possível obter o famoso o Bánh Mí – um sanduíche feito com um pão tipo francês, recheado com vários ingredientes como salsicha, ervas, maionese, na versão vegetariana.

Leia também: O paraiso vegano / vegetariano nos EUA

Dentre os restaurantes vegetarianos existem alguns tipos e diferentes categorias.  Alguns bem locais, mais simples, outros mais sofisticados e com uma cozinha internacional, alguns até oferecendo a típica comfort food ocidental, como hambúrgueres, pizzas, sorvetes (veganos). Em geral, tanto em lugares especialmente vegetarianos como nos restaurantes convencionais muitas vezes paga-se preços como os da Europa. Por um lado, o custo de vida em países do sudeste asiático é mais barato do que na Europa ou em países ocidentais mas como estrangeiros muitos dos nossos hábitos acabam nos levando a ter gastos como no Ocidente, mesmo pagando, por exemplo, mais barato pelo aluguel. Com a comida não é diferente. É possível encontrar pratos vegetarianos ou versões vegetarianas dos pratos típicos vietnamitas em restaurantes convencionais, o problema é que nunca se sabe se não cozinharam o prato usando o mesmo caldo de frango ou carne que usam para outros pratos ou se usam molho de peixe.

No Vietnã, hoje em dia, também são populares os aplicativos para pedir comida online.  Felizmente também há muitos restaurantes vegetarianos que entregam em parceria com esses aplicativos.

Eu gosto de cozinhar, mas às vezes falta tempo e disposição, com toda a correria no trabalho. Quando eu cozinho geralmente uso ingredientes que encontro nos mercados locais. Arroz, legumes, saladas, frutas, leites vegetais, tofu.  Então não preciso de nada em especial para poder cozinhar de forma vegetariana.

Felizmente – para mim- existe uma grande variedade também de pratos, versões vegetarianas e restaurantes vegetarianos ou veganos.  O que torna mais fácil ser vegetariana em uma grande cidade asiática.

Related posts

Da Holanda para Hanoi

Patrícia Alves

Vietnã – Sobre tigres, carneiros e outros bichos – Parte 1: Nada acontece antes do Tet

Fabi Mesquita

Vietnã – O que eu aprendi sobre as mulheres do sul do país

Marina Lemos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This