BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Culinária Pelo Mundo

Comidas Típicas da África do Sul

Setembro foi o mês de comemoração das “heranças africanas” (“Heritage Day” – 24/9), então resolvi falar de algo que os sul-africanos se orgulham bastante: a culinária local.

Come-se muito bem na África do Sul como um todo, Joanesburgo, sendo uma cidade cosmopolita, oferece uma gastronomia variada. Há diversos bons restaurantes na cidade e com preço baixo (levando-se em consideração a qualidade e os preços praticados no Brasil). Mas o que são as comidas típicas da regiāo? Vamos lá:

Pap: Parecido com o purê de batata, o Pap é o arroz da África do Sul. É o principal acompanhamento das carnes ou vegetais. Feito de um milho local chamado de mielies, sua farinha é bem mais grossa do que o amido de milho que conhecemos. E, ele muda de gosto conforme o molho que você coloca, há muitas opções de molhos que podem acompanhar.

Pies (tortas): Se no Brasil temos coxinhas, as tortas são os petiscos do país sul-africano. Todas com formato redondo e bordas destacadas, normalmente são servidas em porções individuais. Os sabores tradicionais são frango e carne, com variados acompanhamentos de vegetais e queijos.

Biltong (carne seca): O sul-africano é apaixonado por Biltong, que é uma carne seca, marinada, temperada e cortada em tiras finas ou pedaços. Pode ser feito com carne de boi, avestruz, carneiro, com ou sem pimenta… É bem fácil encontrar em qualquer supermercado de Joanesburgo, e é servido em sacos plásticos como um lanche/petisco.

Carnes: Além das carnes comuns como Boi, Frango, Peixe e Porco, é também muito comum encontrar pratos em restaurantes com Pato, Avestruz, Kudu, Springbok e até opções mais exóticas como Girafa, Crocodilo e outras carnes de caça.

IMG_3215
Carne de Girafa no espeto !

Frutas: A fruta típica é a marula, conhecida no Brasil por causa do licor Amarula. Se aproveita quase tudo da fruta. Com a polpa sāo feitos sucos, geléias e licores. Do caroço é fabricado óleo protetor para a pele. Já as folhas da árvore sāo usadas para tratar a má digestão.

Vinhos: A África do Sul é tradicionalmente um país com excelentes vinícolas. Os vinhos ‘nacionais’ tem preço super acessível. O destaque fica por conta da uva Pinotage, que só tem na regiāo, e é deliciosa. Meu Pinotage preferido.

Malva Pudding: É um pudim bem parecido com o brasileiro de leite condensado em consistência e aparência, mas é menos doce. É servido quente com um creme a parte. É bem fácil de se encontrar no menu de sobremesas dos restaurantes da cidade.

Boerewors: linguiça da fazenda, é uma tradição da cozinha sul africana e consumida em todas as regiões do país, principalmente nos Braais (churrascos!). A receita é baseada numa linguiça Holandesa mas com ingredientes diferentes, o boerewors é tradicionalmente feito com uma mistura de carne de porco e vaca e, em alguns casos, cordeiro também. Como qualquer linguiça possui alto teor de gordura e tem forma de espiral, como algumas no Brasil.

Braai: O churrasco sul-afrcano é chamado de Braai, que é a abreviatura da palavra “carne grelhada” em Afrikaans. Cabe aos homens grelharem a carne, enquanto as mulheres preparam as saladas, molhos para acompanhar as carnes (eles adoram!) e sobremesas. A diferença para o churras brasileiro é que eles cortam todas as carnes em filés ou pedaços, (nāo colocam peças de carnes inteiras) utilizam sempre uma grelha (não usam espetos) e comem só quando estiver tudo pronto! É bem comum fazerem espigas de milhos na grelha também como acompanhamento, milho esse que é meio adocicado.

(Foto - fonte: http://mobserver.co.za/events/event/enkelomgeegroep-bring-en-braai/)
(Foto – fonte: http://mobserver.co.za/events/event/enkelomgeegroep-bring-en-braai/)

Com tantas delícias em um só lugar , o sul-africano tem mais é que se orgulhar e comemorar o“Heritage Day”! Bom apetite !

Related posts

Uma mensagem de otimismo para quem chega na África do Sul

Thaís Helena

Trabalho Voluntário com crianças carentes na África do Sul

Debora L. Juneck

Os amigos que fiz na África do Sul

Thaís Helena

8 comentários

fabiana mesquita Outubro 13, 2014 at 2:36 pm

Pensa numa pessoa com a boca cheia de agua…delicia td isso!
adorei saber um pouco mais! eu jah tinha comido umas coisas africanas, mas do Senegal, gana, eh bem dierente, afinal a Africa eh muito diversa, bem bacana conhecer esse lado sofisticado 🙂

Resposta
Lari 123 Novembro 18, 2014 at 6:42 pm

Verdade 😀

Resposta
DeboraLJuneck Novembro 18, 2014 at 6:59 pm

😀 Cada cantinho da Africa do Sul é uma boa surpresa, e a culinária é uma delas…

Resposta
Debora L. Juneck Fevereiro 23, 2015 at 11:13 pm

😀 Vale cada garfada rs

Resposta
Africa do Sul – Dez curiosidades sobre o Natal Dezembro 7, 2014 at 12:01 pm

[…] rosbife, tortas e de sobremesa o tradicional Malva Pudim (já contei sobre ele aqui no post Africa do Sul – Comidas Tipicas). Um prato curioso, disponível para venda em alguns restaurantes, é o Turducken que é composto […]

Resposta
Samantha Guedes Agosto 25, 2016 at 10:18 pm

Quais são as sobremesas da África do Sul

Resposta
Eduardo Agosto 28, 2019 at 1:22 am

presizo fazer um trabalho sobre a africa do sul mas n sei aonde talvez compra essa fruta marula aqui no brasil ou fazer uma comida de la

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 28, 2019 at 1:55 pm

Olá Eduardo,
A Debora L. Juneck, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação