BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Culinária Pelo Mundo

Comidas Típicas da África do Sul

Setembro foi o mês de comemoração das “heranças africanas” (“Heritage Day” – 24/9), então resolvi falar de algo que os sul-africanos se orgulham bastante: a culinária local.

Come-se muito bem na África do Sul como um todo, Joanesburgo, sendo uma cidade cosmopolita, oferece uma gastronomia variada. Há diversos bons restaurantes na cidade e com preço baixo (levando-se em consideração a qualidade e os preços praticados no Brasil). Mas o que são as comidas típicas da regiāo? Vamos lá:

Pap: Parecido com o purê de batata, o Pap é o arroz da África do Sul. É o principal acompanhamento das carnes ou vegetais. Feito de um milho local chamado de mielies, sua farinha é bem mais grossa do que o amido de milho que conhecemos. E, ele muda de gosto conforme o molho que você coloca, há muitas opções de molhos que podem acompanhar.

Pies (tortas): Se no Brasil temos coxinhas, as tortas são os petiscos do país sul-africano. Todas com formato redondo e bordas destacadas, normalmente são servidas em porções individuais. Os sabores tradicionais são frango e carne, com variados acompanhamentos de vegetais e queijos.

Biltong (carne seca): O sul-africano é apaixonado por Biltong, que é uma carne seca, marinada, temperada e cortada em tiras finas ou pedaços. Pode ser feito com carne de boi, avestruz, carneiro, com ou sem pimenta… É bem fácil encontrar em qualquer supermercado de Joanesburgo, e é servido em sacos plásticos como um lanche/petisco.

Carnes: Além das carnes comuns como Boi, Frango, Peixe e Porco, é também muito comum encontrar pratos em restaurantes com Pato, Avestruz, Kudu, Springbok e até opções mais exóticas como Girafa, Crocodilo e outras carnes de caça.

IMG_3215
Carne de Girafa no espeto !

Frutas: A fruta típica é a marula, conhecida no Brasil por causa do licor Amarula. Se aproveita quase tudo da fruta. Com a polpa sāo feitos sucos, geléias e licores. Do caroço é fabricado óleo protetor para a pele. Já as folhas da árvore sāo usadas para tratar a má digestão.

Vinhos: A África do Sul é tradicionalmente um país com excelentes vinícolas. Os vinhos ‘nacionais’ tem preço super acessível. O destaque fica por conta da uva Pinotage, que só tem na regiāo, e é deliciosa. Meu Pinotage preferido.

Malva Pudding: É um pudim bem parecido com o brasileiro de leite condensado em consistência e aparência, mas é menos doce. É servido quente com um creme a parte. É bem fácil de se encontrar no menu de sobremesas dos restaurantes da cidade.

Boerewors: linguiça da fazenda, é uma tradição da cozinha sul africana e consumida em todas as regiões do país, principalmente nos Braais (churrascos!). A receita é baseada numa linguiça Holandesa mas com ingredientes diferentes, o boerewors é tradicionalmente feito com uma mistura de carne de porco e vaca e, em alguns casos, cordeiro também. Como qualquer linguiça possui alto teor de gordura e tem forma de espiral, como algumas no Brasil.

Braai: O churrasco sul-afrcano é chamado de Braai, que é a abreviatura da palavra “carne grelhada” em Afrikaans. Cabe aos homens grelharem a carne, enquanto as mulheres preparam as saladas, molhos para acompanhar as carnes (eles adoram!) e sobremesas. A diferença para o churras brasileiro é que eles cortam todas as carnes em filés ou pedaços, (nāo colocam peças de carnes inteiras) utilizam sempre uma grelha (não usam espetos) e comem só quando estiver tudo pronto! É bem comum fazerem espigas de milhos na grelha também como acompanhamento, milho esse que é meio adocicado.

(Foto - fonte: http://mobserver.co.za/events/event/enkelomgeegroep-bring-en-braai/)
(Foto – fonte: http://mobserver.co.za/events/event/enkelomgeegroep-bring-en-braai/)

Com tantas delícias em um só lugar , o sul-africano tem mais é que se orgulhar e comemorar o“Heritage Day”! Bom apetite !

Related posts

Conhecendo a Suazilândia

Juliana Negri

Clarens, a jóia do estado livre oriental, na África do Sul

Thaís Helena

África do Sul e Sanibonani

Juliana Plácido

8 comentários

fabiana mesquita Outubro 13, 2014 at 2:36 pm

Pensa numa pessoa com a boca cheia de agua…delicia td isso!
adorei saber um pouco mais! eu jah tinha comido umas coisas africanas, mas do Senegal, gana, eh bem dierente, afinal a Africa eh muito diversa, bem bacana conhecer esse lado sofisticado 🙂

Resposta
Lari 123 Novembro 18, 2014 at 6:42 pm

Verdade 😀

Resposta
DeboraLJuneck Novembro 18, 2014 at 6:59 pm

😀 Cada cantinho da Africa do Sul é uma boa surpresa, e a culinária é uma delas…

Resposta
Debora L. Juneck Fevereiro 23, 2015 at 11:13 pm

😀 Vale cada garfada rs

Resposta
Africa do Sul – Dez curiosidades sobre o Natal Dezembro 7, 2014 at 12:01 pm

[…] rosbife, tortas e de sobremesa o tradicional Malva Pudim (já contei sobre ele aqui no post Africa do Sul – Comidas Tipicas). Um prato curioso, disponível para venda em alguns restaurantes, é o Turducken que é composto […]

Resposta
Samantha Guedes Agosto 25, 2016 at 10:18 pm

Quais são as sobremesas da África do Sul

Resposta
Eduardo Agosto 28, 2019 at 1:22 am

presizo fazer um trabalho sobre a africa do sul mas n sei aonde talvez compra essa fruta marula aqui no brasil ou fazer uma comida de la

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 28, 2019 at 1:55 pm

Olá Eduardo,
A Debora L. Juneck, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação