Como homologar carteira de motorista na Costa Rica?
Se você já tem licença para dirigir no Brasil (CNH) e quer dirigir (legalmente!) na Costa Rica, você precisa homologar esta licença, isto significa que você não necessita fazer o processo desde o início e, sim, que pode verificar qual é a licença equivalente à sua do Brasil aqui na Costa Rica.
O DETRAN da Costa Rica é o COSEVI – você pode verificar as informações sobre esse tema na página deles aqui. Neste post dou dicas e compartilho a minha experiência.
Para poder solicitar a homologação, é preciso ter a cédula de residente na Costa Rica. Você pode dirigir no país por 3 meses, que é o prazo de validade do visto de turista. Esse visto é renovável – a renovação se dá quando você sai da Costa Rica a cada 3 meses (ou menos) –, e seu visto de turista vale por mais 90 dias, sendo possível dirigir durante esse período com a CNH do Brasil. Não precisa ir ao Detran e tirar o PID (Permissão Internacional para Dirigir). É importante dizer que você deve manter o seu passaporte a mão para poder comprovar o visto de turista. Fora do Brasil, seu documento é o passaporte. Dirigir sem passaporte é o mesmo que dirigir sem licença e você pode ser multado. E, se ser multado no Brasil já não é legal, na Costa Rica é pior ainda. Para você ter uma ideia, se for multado por dirigir sem licença, as placas do seu carro são retiradas e você só vai tê-las de volta se pagar a multa, é um processo bem cansativo e se o carro for alugado seus problemas podem aumentar.
Ok, você é um residente, sua resolução já saiu, mas a cédula ainda não. Posso homologar? Não! Precisa necessariamente da cédula. Além da cédula, você deve comprovar que esteve morando na Costa Rica, em algum momento da vida, por mais de 3 meses e um dia, não precisa serem dias consecutivos, mas em caso positivo você consegue comprovar sua permanência aqui com o carimbo de entrada no passaporte. Se você tem mais de 3 meses e 1 dia morando na Costa Rica, mas são períodos “picados”, você precisará ir na Dirección General de Migración y Extranjería pedir um documento que se chama “Certificación de entradas y salidas del país”. Esse documento é emitido gratuitamente e contém todas as suas entradas e saídas do país.
Leia também: custo de vida na Costa Rica
A CNH deve estar em bom estado e válida. Se for morar fora do Brasil e nesse meio tempo sua CNH irá vencer, te aconselho a ir no DETRAN e pedir a renovação antecipada. Se você é brasileiro, mas tem licença de outro país, precisa comprovar seu tempo de residência nesse outro país (cédula, visto de trabalho, etc.).
Eu homologuei a CNH B, já para quem dirige caminhão, gruas e ônibus, tem que fazer uma prova prática, por agendamento no COSEVI. Se você tem CNH tipo D, por exemplo, e quer homologar para o que seria a CNH B da Costa Rica, vai ter que fazer o processo desde o início. Esse processo é mais longo e também mais caro.
Em todos os casos é preciso fazer o Dictamen médico.
O COSEVI fica em La Uruca (você encontra facilmente no aplicativo Waze). O horário de funcionamento é das 8 às 11 horas da manhã – chegue cedo pois, a partir das 7 horas já tem fila.
Agora vamos fazer um passo-a-passo:
Ao redor do COSEVI tem vários estacionamentos e muitos deles oferecem o Dictamen, sim é 2 em 1, estaciona e faz o exame no mesmo lugar. O Dictamen tem um custo de 20 mil colones, que devem ser pagos em dinheiro. O médico vai verificar a visão e alguns reflexos. Depois vão te entregar um papelzinho com um número, guarde-o para apresentar junto com a documentação requerida.
Ao chegar ao COSEVI, diga ao guarda que irá homologar a licença. Se ele disser que precisa ir ao banco primeiro, não vá porque não tem informação sua no sistema. Caminhe por uma calçada coberta até o último prédio à direita, onde às 8 horas os guardas fazem uma divisão entre aqueles que irão homologar e os que irão fazer outros procedimentos.
Quando te chamarem ao segundo piso, vão verificar a sua documentação que consiste em:
- Passaporte (documento original)
- CNH do Brasil (documento original)
- Cédula de Residência (documento original)
- 2 cópias da página com foto do passaporte
- 2 cópias da página com o visto de entrada na Costa Rica (ou o Certificación de entradas y salidas del país)
- 2 cópias frente e verso da sua licença (CNH)
- 2 cópias frente e verso da cédula
- papelzinho do Dictamen médico
Em seguida, uma segunda atendente que fica no primeiro piso, no guichê 1, também irá revisar a sua documentação e ingressar todas as informações no sistema – por isso não faz sentido ir ao banco antes de completar o procedimento.
Leia também: comidas típicas da Costa Rica
A atualização do sistema leva em torno de 5 a 10 minutos, passado esse tempo, você pode voltar até a entrada do COSEVI onde tem 2 caixas de banco e pagar o valor de 4 mil colones pela homologação. Esses caixas cobram o valor de mil colones a mais como se fosse uma “comissão”, portanto o valor total será 5 mil colones. Se você quiser economizar mil colones, pode atravessar a rua e ir ao Banco Nacional – isso é útil também se as filas nos caixas do COSEVI estiverem muito grandes.
Com o comprovante de pagamento em mãos, você volta no guichê 1, onde a atendente vai tirar uma foto sua e, após uns 5 minutos, te entregar a licença. Esta é a boa notícia, a licença fica pronta no mesmo dia e tem validade de 3 anos. Eu cheguei no COSEVI às 7h30 e saí de lá às 10h30. Dependendo de onde você mora e/ou trabalha, vai precisar da manhã toda, então pense nisso quando for falar com o seu chefe!
Ainda ficou com dúvidas? Escreva nos comentários e, no que eu puder ajudar, responderei con mucho gusto!
4 Comments
Jesuela,
Por favor, você precisou traduzir a CNH? É que no site do cosevi está escrito que precisa traduzir o que não estiver escrito em espanhol ou inglês, então fiquei em dúvida.
Obrigada
Pura vida!
Oi Fernanda, tudo certo?
Eu não traduzi a minha CNH, apresentei o documento original em português. Outros colegas brasileiros e de outras nacionalidades fizeram da mesma forma e também não foram solicitados a apresentar uma tradução.
Você pode tentar e se realmente precisar eles vão te informar isso.
Abraço!
Acrescento que é possível fazer o exame médico (dictamen de licencia) com qualquer médico habilitado para tal. Então é possível chegar ao COSEVI com esse exame já feito com um médico mais perto de você.
Estão exigindo a tradução da habilitação para poder homologar. No site do Ministério das Relações Exteriores (Casa Amarilla) tem a relação dos tradutores oficiais.