BrasileirasPeloMundo.com
Bolívia Transporte de animais pelo mundo

Como levar seu animal de estimação da Bolívia para o Brasil

Chegam as férias e vem a dúvida: com quem deixar seu animal de estimação? Deixar com alguém ou levar para o Brasil? Tem algum hotel de cachorros em Santa Cruz de la Sierra? Como levar meu cachorro da Bolívia para o Brasil? Vou relatar minhas experiências nesse tema, afinal o Bobby é um cachorro viajado!

Para início de conversa, existe uma grande questão: expatriado pode ter cachorro? Para mim, a resposta é depende! Decidir ter um animal de estimação é assumir a responsabilidade de comprometer-se por pelo menos dez anos, com todos os ônus e os bônus dessa escolha. É saber que eles precisam ser assistidos quando a família decide viajar, há custos envolvidos com seus cuidados e animais podem dificultar a logística quando for preciso mudar-se para outro país.  Sabendo disso e de todos os impactos dessa escolha, tome sua decisão. Como ouvi recentemente: às vezes ter cachorro é pior que ter filho!

No nosso caso, meses após nos mudarmos para a Bolívia decidirmos que queríamos ter um filho de quatro patas. Fizemos muitas pesquisas em relação a raças, pois para nós era importante ter um cachorro que se adaptasse com facilidade a temperaturas diferentes (já que no futuro podemos ir morar em algum país frio), ambientes diferentes e que seja pequeno para ser transportado conosco na cabine do avião.

Leia também: Viajando com animais pelo mundo

Apesar de poder viajar de avião com facilidade, devido à burocracia e ao custo, só costumo levar o Bobby ao Brasil quando viajarei por um tempo razoável, especialmente para as festas de fim de ano. Em outras ocasiões, prefiro deixá-lo em um hotel de minha confiança. Lá sei que ele estará bem, brincará com outros cachorros e diariamente receberei fotos e vídeos dele. Caso você necessite do contato, o lugar que eu deixo meu cachorro se chama Mr. Pet e mais detalhes podem ser encontrados aqui. Pode comentar que foi indicação do Bobby, todo mundo conhece nosso pequeno por lá!!

Para o transporte de animais de estimação da Bolívia para outros países, é necessária a emissão de um Certificado Zoosanitário (Certificado Zoosanitario para Animales de Compañia), o que é feito pelo SENASAG (Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidade Alimentaria), equivalente ao CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) emitido pelo VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária Internacional) no Brasil.

O primeiro passo é certificar-se de que seu cachorro ou gato possui todas as vacinas em dia, especialmente a de raiva. Ele também precisa ter sido vermifugado recentemente.

Uma dica é certificar-se que o antiparasitário que você utiliza em seu animal é comercializado na Bolívia, para evitar problemas junto ao órgão fiscalizador. No nosso caso, por recomendação do meu veterinário brasileiro, utilizo um remédio contra pulgas e carrapatos que trago do Brasil, mas na documentação do meu cachorro consta uma outra droga semelhante.

Depois, é preciso levar seu animal de estimação e a respectiva carteira de vacinação a um veterinário conveniado ao SENASAG. O profissional examinará seu animal e preencherá um formulário com todas as informações necessárias. Apenas alguns veterinários são registrados para a emissão desse documento e percebi que há variação no valor cobrado para a emissão da autorização de viagem, então vale fazer uma rápida pesquisa.

Com o formulário preenchido e assinado pelo veterinário, vá ao SENASAG. Dirija-se ao balcão de informações e lá você receberá um formulário para preencher com seus dados e uma lista com todas as cópias que precisa apresentar. Em geral, é necessário entregar uma cópia da cédula de identidade de estrangeiro, da carteira de vacinação do animal e do comprovante de depósito.

Fonte: Arquivo pessoal

Você será atendido por um profissional responsável por ingressar os dados no sistema e ele passará os dados para depósito em alguma agência do Banco Unión. Não recomendo realizar o depósito sem ir previamente ao SENASAG, às vezes a taxa para a emissão do Certificado Zoosanitário é alterada sem aviso prévio. Na última vez que fiz esse processo, o valor pago foi cerca de 280 bolivianos (aproximadamente 40 dólares).

Com o protocolo de ingresso do pedido do Certificado, vá ao banco efetuar o depósito e depois retorne ao SENASAG com todos os documentos e cópias em mãos. Basta entregar todos os documentos e seu Certificado Zoosaniário estará pronto para retirada em dois dias úteis.

Fonte: Arquivo pessoal

O Certificado Zoosanitário é válido para apenas uma viagem e, no caso de países do Mercosul, tem validade de sessenta dias. Nesse caso, é possível retornar do Brasil para a Bolívia com o mesmo documento se as viagens forem realizadas dentro desse prazo.

Leia também: Como levar meus gatos para o Brasil?

No meu caso, apenas viajei com meu cachorro por avião pela companhia aérea Gol, que na época era a única a realizar vôos diários para o Brasil. Para evitar problemas, é bom avisar com antecedência que você viajará com seu animal de estimação. Já tive algumas dificuldades em realizar a reserva por telefone e prefiro ir pessoalmente ao aeroporto para incluir o transporte de animal de estimação na cabine e realizar o pagamento da taxa. Informação relativas ao transporte de pet pela Gol podem ser encontrados aqui.

Apesar da burocracia, no fim vale a pena levar meu cachorro para passarmos férias no Brasil. É ótimo estarmos todos juntos e meus pais adoram estar com ele também.

E você? Como faz com seu animal de estimação quando precisa viajar?

Related posts

Dicas sobre assessoria de Pet para a França

Pati Siviero

Passo-a-passo para levar o seu pet para o Canadá

Vanessa Murcilio

Visto de residência na Bolívia

Letícia Protector

2 comentários

ROSANGELA PEREIRA DA SILVA Janeiro 20, 2020 at 9:16 am

Muito obrigada por nos passar informações tão precisas. Segui todas suas dicas e já estou com tudo ok para viajar com minha pequena Sasha. Desculpas mas gostaria de perguntar: No retorno do Brasil a Bolivia é necessario uma outra avaliação do veterinário? É A primeira vez que viajo com minha baby e agora estou preocupada com a volta… Se puder passar dicas da volta super agradeço.

Resposta
Mirna Calderon Fevereiro 27, 2020 at 7:03 pm

Oi Leticia, estou pensando em me mudar pra Bolívia, especificamente LA PAZ
você tem relatos, conhecidos, que levaram pet do Brasil para La Paz? Fico preocupada pela questão da altitude, pela comodidade do animal, penso em ir de avião, pra ter menos tempo de viagem pro bixinho, mas se pra humanos o baque é forte… Gostaria de relatos de bixinhos que reagiram bem a viagem…

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação