BrasileirasPeloMundo.com
Brasil Dicas para viajar sozinha

Como organizar e o que levar na mala?

Depois de conversar com algumas pessoas sobre como organizar bagagens para viajar, pude perceber que muitas delas sentem relativa dificuldade para fazer suas malas, principalmente, por conta dos limites (seja por unidade ou peso) estabelecidos pelas companhias aéreas. Como nunca tive qualquer tipo de dificuldade para arrumar minhas malas para viajar, resolvi escrever este texto com a finalidade de compartilhar com vocês algumas das minhas dicas.

O fato de nós, mulheres, adorarmos promoções, roupas, sapatos e acessórios pode explicar, de certa forma, a dificuldade que muitas têm para arrumar a mala; daí, exercer o desapego das roupitchas, sapatitos e outras cositas mais para tentar ser prática na hora de organizar a bagagem parece não ser uma tarefa tão fácil para todas.

Nos últimos tempos, comecei a notar o crescimento considerável de companhias aéreas praticantes de uma política de “baixo custo” que comercializam passagens aéreas mais em conta. Uma das coisas que justifica o preço destas passagens ser mais baixo diz respeito a uma regra que prevê a quase ausência do direito ao despacho de bagagens por parte dos viajantes, ou seja, faz a maioria da clientela viajar com bagagem de mão. Pensando nesta lógica, acredito que aprender a fazer uma mala mais enxuta, com coisas que realmente serão utilizadas na viagem, torna-se cada vez mais essencial.

No quesito organização de malas, me considero uma pessoa muito prática e organizada, mas antes de iniciar minha arrumação faço meu planejamento da seguinte forma:

1) A primeira coisa que faço é pesquisar sobre o clima do lugar que vou visitar. Ter uma ideia de como estará a temperatura é fundamental para saber que tipo de roupa levar;

2) Quando começo a arrumar minha mala, olho dos meus pés à cabeça:

• Olhando para os pés, penso nos calçados que vou levar. Normalmente, penso em calçados confortáveis, porque adoro bater perna, por isso, sempre levo um par de tênis comigo. Se estiver calor, levo uma sandália bacana para sair à noite e, se estiver frio, uso a bota que viajei que por ser mais pesada, não levo na mala. A ideia é colocar na mala itens mais leves que normalmente embalo em sacos de TNT ou sacolinhas plásticas;

• Depois de olhar para os pés, olho para as pernas e penso em calças, saias, bermudas que gostaria de colocar na mala. Mesmo que eu fique muitos dias viajando, levo peças que serão utilizadas mais de uma vez e que combinem com outras. Procuro colocar na bagagem peças básicas, confortáveis e de cores neutras para facilitar tal combinação;

• Lingerie, meias, biquínis e acessórios, como por exemplo, lenços e cintos, que costumo guardar em um organizador específico para isso. O meu organizador é um saquinho com zíper onde vão todas essas coisas. Acho ótima essa peça, porque além de facilitar a organização da mala, permite transportar juntas todas as peças pequenas que, se estivessem “soltas”, fariam volume na mala;

Fonte: http://casacharmeatelie.blogspot.com.br
Fonte: http://casacharmeatelie.blogspot.com.br

• A mesma lógica que utilizo para organizar calças, saias e bermudas, uso para blusinhas, camisetas, regatas. Estas serão as peças que ficarão na parte de cima da mala porque costumam ser mais leves e consequentemente, amassam mais.

3) Nécessaire ou frasqueira de viagem, também são acessórios importantíssimos. Como temos o hábito de utilizar diversos produtos de higiene pessoal, cosméticos, medicamentos e maquiagem, penso que transportar pequenas embalagens destes produtos seja ideal. Também precisam estar bem embalados para não derramar e/ou quebrar durante o transporte e fiquem bem ajeitados na nécessaire ou frasqueira;

4) Bolsas ou mochilas também são importantes!

• Como não sou muito fã de mochilas, sempre levo uma bolsa pequena a tiracolo para usar na viagem. Para mim, o ideal é que este tipo de bolsa seja leve e tenha espaço suficiente para levar minha carteira, mapas e óculos de sol, nada além disso. Quem gosta de mochila, sugiro não viajar com uma mochila grande, porque acredito que quanto mais espaço temos, maior a probabilidade de levarmos mais coisas, e caminhar carregando peso, ninguém merece.

5) Outro item importante que levo no fundo da mala é uma sacola de plástico grande para transportar roupas sujas e não misturar com as roupas limpas.

Depois que já sei quais são as coisas que precisarei levar na viagem, começo a arrumar a bagagem. Tenho o hábito de deixar na parte de baixo da mala roupas mais pesadas que não amassam como, por exemplo, roupas de lã, calças jeans, casacos e sapatos, pois acho que desta maneira fica mais fácil organizar e distribuir minhas roupas na mala. Arrumando esta parte, coloco peças com bermudas, saias e vestidos e por último, camisetas, blusinhas e regatas.

Em todas as viagens que fiz até hoje, nunca precisei levar mais de uma mala e, sinceramente acho que tudo se deve ao jeito que inventei de organizar minhas coisas para viajar: sempre deu certo. Não acho que meu jeito seja o mais correto, mas sempre funcionou e posso dizer que é algo que faço com muita agilidade.

Caso queiram outras dicas de como transportar mais objetos na mala, sugiro que olhem o link, super interessante, publicado em 2014 pelo site Catraca Livre. Eu mesma aprendi, nessa publicação, algumas dicas que considero preciosas.

Espero ter ajudado e que a próxima arrumação da sua mala seja mais fácil e prática. Até breve!

Related posts

Brasil – Derrotados por um mosquito?

Fabi Mesquita

A Cidade do Cabo

Eloah Ramalho

Brasil – Envelheço na Cidade

Fabi Mesquita

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação