BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Panamá

Comprar ou alugar imóvel no Panamá ?

Este mês eu gostaria de abordar um pouquinho sobre o mercado imobiliário panamenho. Quem vive aqui já tem uma ideia, mas para quem está pensando em vir, espero que este texto elucide melhor e  ajude com a sua decisão.

A entrevista foi feita com a Mariana Guerra, venezuelana, que é assessora e administradora imobiliária local. Ela tem uma excelente experiência profissional de mercado e me ajudou nas possíveis dúvidas  que temos quando chegamos. Desde já, agradeço ao apoio da Mariana Guerra pela entrevista.

Qual a sua visão sobre o mercado de imóveis no Panamá este ano?

De princípio, é importante destacar que nos últimos anos os imóveis tanto para venda como aluguel, vêm diminuindo aproximadamente em 20%. Para o ano de 2019, não creio que podemos verificar muita diferença em relação a 2018, mesmo com os acordos assinados pelo Panamá nos últimos meses, espera-se a chegada de estrangeiros, principalmente os asiáticos que ativaram o mercado novamente. Sempre temos que ter em conta que o Panamá é um país de trânsito para muitos estrangeiros.

Leia também: Permissão de trabalho no Panamá  

Qual você pensa ser a melhor opção para as pessoas que vêm viver em curto, médio e longo prazo? Comprar ou alugar?

Se a permanência será menor que 2 anos, definitivamente alugar. Se a permanência for maior que 2 anos, comprar. São muitas as variáveis para esta pergunta, mas com um exemplo simples, posso fazer você ver o porquê.

Suponhamos que em uma propriedade de $250.000,00, o aluguel por média de um apartamento com esse pressuposto seria entre $1.000,00 – $1.200,00. Quando for o momento de vender, paga-se aproximadamente 5% do valor da venda da propriedade em impostos de transferência, a comissão dos corretores que é de 5% e o banco, caso venda antes do término de 5 anos, cobra uma média de 1% sobre o valor devido.

De acordo com essa premissa, posso deduzir que se pode pagar ao momento da venda mais ou menos o que se paga com um aluguel por dois anos.

Em média, qual é o valor do m2 no Panamá?

Essa é uma pergunta muito aberta, mas posso tomar em consideração as zonas mais escolhidas pelos estrangeiros, iria de $2.000,00 a $3.500,00 por metro quadrado, aproximadamente.

Quais são os bairros mais procurados pelos estrangeiros e os nacionais? E qual a média de preço dos bairros?

Os estrangeiros buscam mais zonas como:

Costa del Este – $2.200 a $3.000 por m2
San Francisco – $1.900 a $2.300 por m2
Clayton – $2.200 a $3.000 por m2
Avenida Balboa – $1.900 a $2.500 por m2

Estes valores modificam de acordo com as amenidades que oferecem os apartamentos e os acabamentos.

Quais são os melhores bairros para famílias, casais sem filhos e jovens solteiros?

Todas os bairros que mencionei anteriormente cobrem todas as necessidades de uma família ou de jovens solteiros. Elas contam com shoppings, restaurantes, vida noturna, amplos espaços para caminhadas e diversão ao ar livre, playground para as crianças, colégios internacionais. São zonas residenciais e comercias ao mesmo tempo, entre elas posso excluir de certo modo a zona de Clayton que, sim, é uma zona um pouco mais residencial.

Fonte: Pixabay

Quais são as dicas para quem quer investir em um imóvel?

É importante estabelecer-se perto do trabalho ou colégio, já que no Panamá o trânsito é bastante intenso nas horas de pico. Se você escolher uma casa, vale a pena destacar que elas são mais caras em relação aos apartamentos. É muito importante se ter em conta que para obter um crédito hipotecário no Panamá, os bancos fazem duas diferenças fundamentais: se você é assalariado/empregado ou se você é independente (dono de negócio/prestador de serviço), dependendo da área desta condição, poderão solicitar documentos diferentes. Com relação ao abono inicial (ou downpayment), varia entre 10% a 30% sobre o valor total da propriedade.

O que te faz um bom inquilino?

Primeiramente, uma pessoa que tenha uma estabilidade migratória, que tenha seus documentos em dia, que conte com estabilidade laboral e que que tenha a solvência de pagamento para o depósito correspondente, que equivale a um mês de aluguel.

Quais são as zonas mais seguras?

Em general, o Panamá é um país muito seguro.

Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel?

Assalariado: Carta de trabalho, Ficha de Seguro Social ou Declaração de Impostos, Referência Pessoal e Referência Bancaria.

Independiente: Referência Bancaria, (2) Referências Comerciais, (2) Referências Pessoais, Carta de Contador Público.

Este são os requisitos mais comuns, mas podemos solicitar outras informações com a finalidade de conhecer o cliente e assegurar o proprietário a melhor opção de locatário e, definitivamente, quem aluga deverá mostrar sua capacidade de manter o pagamento.

Leia também: Transporte público no Panamá    

Pode nos dar alguma dica para comprar ou alugar um imóvel?

Procurar um assessor imobiliário que possa dar informações especificas, já que a assessoria irá auxiliá-lo dependendo das necessidades e requerimento de cada pessoa ou família em particular.

Gostaria de adicionar minha impressão sobre o mercado imobiliário local: essa entrevista mostra um perfil de consumidor que vem com uma situação de alto poder aquisitivo, o que não acontece na maioria das vezes. Acho importante ressaltar que mesmo nas melhores zonas do Panamá, existem as famosas gangas (ou achados), que são apartamentos em excelentes condições e que estão abaixo do valor de mercado (até 500 usd a menos). Acho que para encontrar a casa perfeita para você é importante ter em mente o que você gostaria e, na realidade, às vezes podemos perder excelentes negócios por alguma coisinha que não gostamos, mas que facilmente poderia ser mudada. Também é importante lembrar que o lar é você quem faz.

Para quem está à procura, espero que este texto tenha ajudado de alguma maneira. Boa sorte!

Related posts

Onde morar em Los Angeles

Natália Baldochi

O grande negócio do aluguel em Aveiro

Gabriela Monteiro

Como alugar um imóvel na Alemanha

Monique Abbehusen

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação