BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Panamá

Comprar ou alugar imóvel no Panamá ?

Este mês eu gostaria de abordar um pouquinho sobre o mercado imobiliário panamenho. Quem vive aqui já tem uma ideia, mas para quem está pensando em vir, espero que este texto elucide melhor e  ajude com a sua decisão.

A entrevista foi feita com a Mariana Guerra, venezuelana, que é assessora e administradora imobiliária local. Ela tem uma excelente experiência profissional de mercado e me ajudou nas possíveis dúvidas  que temos quando chegamos. Desde já, agradeço ao apoio da Mariana Guerra pela entrevista.

Qual a sua visão sobre o mercado de imóveis no Panamá este ano?

De princípio, é importante destacar que nos últimos anos os imóveis tanto para venda como aluguel, vêm diminuindo aproximadamente em 20%. Para o ano de 2019, não creio que podemos verificar muita diferença em relação a 2018, mesmo com os acordos assinados pelo Panamá nos últimos meses, espera-se a chegada de estrangeiros, principalmente os asiáticos que ativaram o mercado novamente. Sempre temos que ter em conta que o Panamá é um país de trânsito para muitos estrangeiros.

Leia também: Permissão de trabalho no Panamá  

Qual você pensa ser a melhor opção para as pessoas que vêm viver em curto, médio e longo prazo? Comprar ou alugar?

Se a permanência será menor que 2 anos, definitivamente alugar. Se a permanência for maior que 2 anos, comprar. São muitas as variáveis para esta pergunta, mas com um exemplo simples, posso fazer você ver o porquê.

Suponhamos que em uma propriedade de $250.000,00, o aluguel por média de um apartamento com esse pressuposto seria entre $1.000,00 – $1.200,00. Quando for o momento de vender, paga-se aproximadamente 5% do valor da venda da propriedade em impostos de transferência, a comissão dos corretores que é de 5% e o banco, caso venda antes do término de 5 anos, cobra uma média de 1% sobre o valor devido.

De acordo com essa premissa, posso deduzir que se pode pagar ao momento da venda mais ou menos o que se paga com um aluguel por dois anos.

Em média, qual é o valor do m2 no Panamá?

Essa é uma pergunta muito aberta, mas posso tomar em consideração as zonas mais escolhidas pelos estrangeiros, iria de $2.000,00 a $3.500,00 por metro quadrado, aproximadamente.

Quais são os bairros mais procurados pelos estrangeiros e os nacionais? E qual a média de preço dos bairros?

Os estrangeiros buscam mais zonas como:

Costa del Este – $2.200 a $3.000 por m2
San Francisco – $1.900 a $2.300 por m2
Clayton – $2.200 a $3.000 por m2
Avenida Balboa – $1.900 a $2.500 por m2

Estes valores modificam de acordo com as amenidades que oferecem os apartamentos e os acabamentos.

Quais são os melhores bairros para famílias, casais sem filhos e jovens solteiros?

Todas os bairros que mencionei anteriormente cobrem todas as necessidades de uma família ou de jovens solteiros. Elas contam com shoppings, restaurantes, vida noturna, amplos espaços para caminhadas e diversão ao ar livre, playground para as crianças, colégios internacionais. São zonas residenciais e comercias ao mesmo tempo, entre elas posso excluir de certo modo a zona de Clayton que, sim, é uma zona um pouco mais residencial.

Fonte: Pixabay

Quais são as dicas para quem quer investir em um imóvel?

É importante estabelecer-se perto do trabalho ou colégio, já que no Panamá o trânsito é bastante intenso nas horas de pico. Se você escolher uma casa, vale a pena destacar que elas são mais caras em relação aos apartamentos. É muito importante se ter em conta que para obter um crédito hipotecário no Panamá, os bancos fazem duas diferenças fundamentais: se você é assalariado/empregado ou se você é independente (dono de negócio/prestador de serviço), dependendo da área desta condição, poderão solicitar documentos diferentes. Com relação ao abono inicial (ou downpayment), varia entre 10% a 30% sobre o valor total da propriedade.

O que te faz um bom inquilino?

Primeiramente, uma pessoa que tenha uma estabilidade migratória, que tenha seus documentos em dia, que conte com estabilidade laboral e que que tenha a solvência de pagamento para o depósito correspondente, que equivale a um mês de aluguel.

Quais são as zonas mais seguras?

Em general, o Panamá é um país muito seguro.

Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel?

Assalariado: Carta de trabalho, Ficha de Seguro Social ou Declaração de Impostos, Referência Pessoal e Referência Bancaria.

Independiente: Referência Bancaria, (2) Referências Comerciais, (2) Referências Pessoais, Carta de Contador Público.

Este são os requisitos mais comuns, mas podemos solicitar outras informações com a finalidade de conhecer o cliente e assegurar o proprietário a melhor opção de locatário e, definitivamente, quem aluga deverá mostrar sua capacidade de manter o pagamento.

Leia também: Transporte público no Panamá    

Pode nos dar alguma dica para comprar ou alugar um imóvel?

Procurar um assessor imobiliário que possa dar informações especificas, já que a assessoria irá auxiliá-lo dependendo das necessidades e requerimento de cada pessoa ou família em particular.

Gostaria de adicionar minha impressão sobre o mercado imobiliário local: essa entrevista mostra um perfil de consumidor que vem com uma situação de alto poder aquisitivo, o que não acontece na maioria das vezes. Acho importante ressaltar que mesmo nas melhores zonas do Panamá, existem as famosas gangas (ou achados), que são apartamentos em excelentes condições e que estão abaixo do valor de mercado (até 500 usd a menos). Acho que para encontrar a casa perfeita para você é importante ter em mente o que você gostaria e, na realidade, às vezes podemos perder excelentes negócios por alguma coisinha que não gostamos, mas que facilmente poderia ser mudada. Também é importante lembrar que o lar é você quem faz.

Para quem está à procura, espero que este texto tenha ajudado de alguma maneira. Boa sorte!

Related posts

Dicas para alugar imóvel na Noruega

Michele Silva

Alugar ou comprar um imóvel em Lima

Viviane Naves de Alencar

10 dicas para alugar imóveis em Buenos Aires

Sara Martins

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação