Este mês eu gostaria de abordar um pouquinho sobre o mercado imobiliário panamenho. Quem vive aqui já tem uma ideia, mas para quem está pensando em vir, espero que este texto elucide melhor e ajude com a sua decisão.
A entrevista foi feita com a Mariana Guerra, venezuelana, que é assessora e administradora imobiliária local. Ela tem uma excelente experiência profissional de mercado e me ajudou nas possíveis dúvidas que temos quando chegamos. Desde já, agradeço ao apoio da Mariana Guerra pela entrevista.
Qual a sua visão sobre o mercado de imóveis no Panamá este ano?
De princípio, é importante destacar que nos últimos anos os imóveis tanto para venda como aluguel, vêm diminuindo aproximadamente em 20%. Para o ano de 2019, não creio que podemos verificar muita diferença em relação a 2018, mesmo com os acordos assinados pelo Panamá nos últimos meses, espera-se a chegada de estrangeiros, principalmente os asiáticos que ativaram o mercado novamente. Sempre temos que ter em conta que o Panamá é um país de trânsito para muitos estrangeiros.
Leia também: Permissão de trabalho no Panamá
Qual você pensa ser a melhor opção para as pessoas que vêm viver em curto, médio e longo prazo? Comprar ou alugar?
Se a permanência será menor que 2 anos, definitivamente alugar. Se a permanência for maior que 2 anos, comprar. São muitas as variáveis para esta pergunta, mas com um exemplo simples, posso fazer você ver o porquê.
Suponhamos que em uma propriedade de $250.000,00, o aluguel por média de um apartamento com esse pressuposto seria entre $1.000,00 – $1.200,00. Quando for o momento de vender, paga-se aproximadamente 5% do valor da venda da propriedade em impostos de transferência, a comissão dos corretores que é de 5% e o banco, caso venda antes do término de 5 anos, cobra uma média de 1% sobre o valor devido.
De acordo com essa premissa, posso deduzir que se pode pagar ao momento da venda mais ou menos o que se paga com um aluguel por dois anos.
Em média, qual é o valor do m2 no Panamá?
Essa é uma pergunta muito aberta, mas posso tomar em consideração as zonas mais escolhidas pelos estrangeiros, iria de $2.000,00 a $3.500,00 por metro quadrado, aproximadamente.
Quais são os bairros mais procurados pelos estrangeiros e os nacionais? E qual a média de preço dos bairros?
Os estrangeiros buscam mais zonas como:
Costa del Este – $2.200 a $3.000 por m2
San Francisco – $1.900 a $2.300 por m2
Clayton – $2.200 a $3.000 por m2
Avenida Balboa – $1.900 a $2.500 por m2
Estes valores modificam de acordo com as amenidades que oferecem os apartamentos e os acabamentos.
Quais são os melhores bairros para famílias, casais sem filhos e jovens solteiros?
Todas os bairros que mencionei anteriormente cobrem todas as necessidades de uma família ou de jovens solteiros. Elas contam com shoppings, restaurantes, vida noturna, amplos espaços para caminhadas e diversão ao ar livre, playground para as crianças, colégios internacionais. São zonas residenciais e comercias ao mesmo tempo, entre elas posso excluir de certo modo a zona de Clayton que, sim, é uma zona um pouco mais residencial.
Quais são as dicas para quem quer investir em um imóvel?
É importante estabelecer-se perto do trabalho ou colégio, já que no Panamá o trânsito é bastante intenso nas horas de pico. Se você escolher uma casa, vale a pena destacar que elas são mais caras em relação aos apartamentos. É muito importante se ter em conta que para obter um crédito hipotecário no Panamá, os bancos fazem duas diferenças fundamentais: se você é assalariado/empregado ou se você é independente (dono de negócio/prestador de serviço), dependendo da área desta condição, poderão solicitar documentos diferentes. Com relação ao abono inicial (ou downpayment), varia entre 10% a 30% sobre o valor total da propriedade.
O que te faz um bom inquilino?
Primeiramente, uma pessoa que tenha uma estabilidade migratória, que tenha seus documentos em dia, que conte com estabilidade laboral e que que tenha a solvência de pagamento para o depósito correspondente, que equivale a um mês de aluguel.
Quais são as zonas mais seguras?
Em general, o Panamá é um país muito seguro.
Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel?
Assalariado: Carta de trabalho, Ficha de Seguro Social ou Declaração de Impostos, Referência Pessoal e Referência Bancaria.
Independiente: Referência Bancaria, (2) Referências Comerciais, (2) Referências Pessoais, Carta de Contador Público.
Este são os requisitos mais comuns, mas podemos solicitar outras informações com a finalidade de conhecer o cliente e assegurar o proprietário a melhor opção de locatário e, definitivamente, quem aluga deverá mostrar sua capacidade de manter o pagamento.
Leia também: Transporte público no Panamá
Pode nos dar alguma dica para comprar ou alugar um imóvel?
Procurar um assessor imobiliário que possa dar informações especificas, já que a assessoria irá auxiliá-lo dependendo das necessidades e requerimento de cada pessoa ou família em particular.
Gostaria de adicionar minha impressão sobre o mercado imobiliário local: essa entrevista mostra um perfil de consumidor que vem com uma situação de alto poder aquisitivo, o que não acontece na maioria das vezes. Acho importante ressaltar que mesmo nas melhores zonas do Panamá, existem as famosas gangas (ou achados), que são apartamentos em excelentes condições e que estão abaixo do valor de mercado (até 500 usd a menos). Acho que para encontrar a casa perfeita para você é importante ter em mente o que você gostaria e, na realidade, às vezes podemos perder excelentes negócios por alguma coisinha que não gostamos, mas que facilmente poderia ser mudada. Também é importante lembrar que o lar é você quem faz.
Para quem está à procura, espero que este texto tenha ajudado de alguma maneira. Boa sorte!
1 Comment
Olá!
Meu nome é Francisco Paixão, tenho 48 anos. Paraense, residente e domiciliado na cidade de Belém, trabalho no ramo imobiliário como consultor, avaliador e perito judicial. Pois bem, feita minha prévia apresentação, venho através desta, perguntar se há possibilidade de exercer minha atividade no Panamá, e se possível, me passar o contato da Mariana Guerra, venezuelana, que é assessora e administradora imobiliária local. Agradeço pela atenção, parabenizo pelo post que é de muita importância para os que pensam em se arriscar em outro pais. Abraço é sucesso a todos os envolvidos.
att
Francisco Paixão
+55 91 9 9994-2585
Creci PA/AP 8891