Um dos maiores desafios para os recém chegados é fazer amizades. E, se a pessoa não fala a língua do país a situação se complica. Nada melhor do que puxar assunto do que a “saudade de casa”, conhecer brasileiros, falar português, trocar dicas com os mais experientes, ajuda bastante no processo de adaptação ao novo país.
Estima-se que a comunidade brasileira nos Emirados Árabes seja de 10.100 pessoas, eu percebi que o número de brazucas era grande quando encontrei guaraná antártica em tudo quanto era mercado, açaí e churrasco também não é raridade.
Mesmo estando em muitos ás vezes é complicado uma aproximação. Quando cheguei em Dubai, fui apresentada – virtualmente- a Maria Isabel Falcão, a paulista com coração carioca, já mora em Dubai há 5 anos e, mesmo sendo mãe de dois filhos – um de 19 e outra de 8 anos – arruma tempo para administrar dois grupos de Whatsapp super ativos, onde os recém chegados tiram suas dúvidas (mais de 500 pessoas e outras tantas na lista de espera) e com ajuda de duas outras brasileiras, Sonia Bongiolo e Kelita Teti, organiza o Café Brasileiro em Dubai.
Tive a oportunidade de conhecer a Bel em uma das edições do Café brasileiro em que tive a oportunidade de trabalhar como fotógrafa voluntária e, ouvindo um pouquinho da história do evento, perguntei se ela toparia uma entrevista e o resultado é o que segue.
1- O que é o Café Brasileiro?
É um encontro de brasileiros mensal sem fins lucrativos que acontece em diferentes restaurantes em Dubai. A princípio era somente para mulher, hoje organizamos encontros também para família. Eu (Idealizadora do Café Brasileiro) e mais duas amigas organizamos esses encontros. Contamos ainda com a ajuda de outras voluntárias.
2- Como surgiu a ideia do Café Brasileiro?
A ideia surgiu meio inconsciente há 10 anos atrás, quando saí do Brasil. Fiz alguns encontros de brasileiras, nos países em que morei, mas não consegui levar adiante por conta do curto tempo que passei nesses países. Chegando em Dubai (5 anos atrás), passei por momentos complicados, porque além de ter que me adaptar num novo local ( começando tudo novamente) ainda tinha a minha mãe muito doente no Brasil. Então foi uma fase bem complicada. Cada um reage de forma, eu escolhi tentar me distrair dos problemas, porque não conseguia resolve-los. Decidi então marcar um café com algumas brasileiras na minha casa. A partir daí resolvi agendar um encontro mensal. Algumas pessoas entram em depressão, começam a ter problemas conjugais ou com os filhos, porque se veem totalmente perdidas longe da “sua casa”. Em janeiro de 2013, tivemos o primeiro Café Brasileiro “oficial”. Era muito difícil convencer as pessoas a irem, mas eu persisti na ideia mostrando a importância deste encontro. Hoje nosso Café Brasileiro é conhecido, respeitado em todo Emirado.
3- Qual o objetivo dessa reunião?
Morar fora do nosso país de origem, é muito complicado. Uma mulher com filhos demora cerca de 6 meses para botar a “casa em ordem”. Isto inclui, casa, escola, vida social etc. Passando este prazo muitas se perguntam: E agora o que eu vou fazer? Algumas não aceitam o fato de estar longe da família, sente dificuldade para fazer amizades, tendo como resultado a difícil adaptação no novo endereço. O Café Brasileiro serve pra preencher esta lacuna. O objetivo principal é o de ajudar essas pessoas na socialização, troca de experiências, relações pública, etc. Temos várias histórias de amizade feitas no Café Brasileiro que foram além da sua permanência em Dubai. Sou testemunha disso! Tenho algumas amigas que fiz nestes encontros, são pessoas que fazem parte da nossa família. Costumo falar que, são com essas pessoas que vamos comemorar aniversário, Natal e outras datas especiais. Começamos com 5 pessoas em média indo ao Café, hoje, recebemos mais 60 pessoas num mesmo encontro. E o melhor é que, este público que frequenta o Café, muitas vão pela primeira vez e voltam sempre, outras que moram já há bastante tempo, demoram um pouco mais para ir, mas quando vão, me dizem, poxa porque não vim antes???? É muito gratificante ouvir isso.
38 Comments
Parabéns às queridas Maria Isabel, Sonia é Kellyta ???????
Obrigada Valeria. Voce faz parte da nossa historia. Um beijo
Estou em Abu Dhabi gostaria de conhecer amigo em dubai so brasileiro
Olá vou me mudar para Dubai no futuro e gostaria de conhecer as brasileiras que moram lá e frequentar o café
Obrigada 🙂
Que legal!! Adorei saber disso, me mudo para Dubai em Janeiro, como faço para entrar no grupo do WhatsApp e participar do café brasileiro? Como fico sabendo dos encontros?
Ola joia mariana
62985480309
Da uma força ai
Ola MAriana me perdoe pelo atraso. Apenas fui convidada a escrever esta matéria e n tinha acesso às respostas Espero q esteja adaptada:)
Olá, tudo bem?
Gostaria de saber se vocês tem contato de fotografos brasileiros residentes em Dubai? Para fazer fotos de casal, pré-casamento.
Oi Carina! Eu faço fotos!
Tem outros fotógrafos também…
Entra em contato comigo por e-mail thaisocunha@gmail.com
Grande abraço!
Boa tarde, vou me mudar para Dubai em dezembro desse ano ainda e gostaria de participar do grupo do whatsapp; no caso vou acompanhar meu marido e gostaria de conhecer brasileiras que vivem lá!
Oi Caroline! Me manda seu número por e-mail que eu enviou para a dona do grupo.
Meu e-mail é: thaisocunha@gmail.com
Oi Thais.. posso entrar nessa fila pro Whatsapp ?? 🙂
Já estou em Dubai desde julho.. e não quero parecer “desesperada”..mas.. preciso URGENTE de AMIGOS..
E juro que sou uma pessoa normal.. mas se eu continuar só, com meu marido que é europeu, não tenho muita certeza da durabilidade desse termo!! ( Rs)
Posso contar com tua ajuda??!!
Aguardo ansiosa, também, pelo *café brasileiro* ^-^
Oi Cristina! Me manda um e-mail que eu te passo os contatos!
thaisocunha@gmail.com
Seja bem vinda a Dubai! Vamos marcar algo dia desses =)
Olá amigos, Sou Edmílson Carvalho, casado com a Senhora Norma Silva Santo, somos da cidade de Jequié, no estado da Bahia. Estrei visitando Dubai em fevereiro de 2018, e gostaria de saber, se é possível, alguém me apanhar no aeroporto e me conduzir até um hotel. Obrigado pela atenção. Recomendações a familia. Jesus vos ama.
Olá pessoal Brasileiros pelo Mundo em DUBAI!
Estou querendo unir a minha vontade de idealizar com outro ou outros brasileiros ai em DUBAI ou mo BRASIL a expandir no ramo de alimentação. Idéias de um mistico local para frequentar brasileiros ou qualquer expatriados e inclusive o nacionalidade nata árabe, pois ai o objetivo e um local pequeno, porém muito sofisticado para acesso dos clientes, pois consistiria em salgados diversos fritos na hora, sucos naturais diversos, caldos de legumes diversos, sorvetes diversos, churrasquinhos à moda brasileira, refrigerantes, saladas de frutas e cafés. Tenho este espírito, mas me falta o carro chefe para colocar este negócio para funcionar, que é o financeiro ” dinheiro ” e um ou uns parceiros com o mesmo objetivo para financiar o projeto. Tenho convicção que uma mina de ganhar dinheiro, pois afinal é comida e todos comem. Mas com uma grande ressalva, para iniciar este projeto, tem que ter toda a responsabilidade de empreendedor/organização/higienização/sofisticação/determinação e muito amor no vai ser oferecido aos clientes.
Trabalhei 07 anos na Inglaterra, especificamente na capital ” Londres “, com atuação em 04 anos no setor de alimentos nos restaurantes espanhóis, italianos e inglês. Me vejo com muita visão de expansão, crescimento e perspectiva de vitória.
Eu me coloco ao dispor, de quem tenha esta mesma disposição, ousadia e quer unir comigo para tornarmos um dos maiores empreendedores brasileiros neste ramo de atividade ai nesta terra aonde a riqueza que ai tem serão favoráveis a nós.
Vamos com toda as forças e toda a determinação com ousadia e com o principal sócio que estará conosco ” O DEUS VIVO “, pois tufo isto apresentado se não fizermos a aliança com ” ELE “, não conseguiremos nem ter sonhos.
Aguardo o retorno de valente como eu para esta empreitada.
Meu endereço email – mendespaixao2016@hotmail.com
Meu face book – geraldo872_mendes@live.com
Meu Telefone contato no Brasil. – (31)985853997 é também o WhatsApp
Meu Instagram – geraldomendes4533
É possível encontrar farmácia homeopática em Dubai?
Sim, existe uma em healthcare city. Boa sorte e desculpe a demora em responder.
Contacto com brasileiros em DUBAI. Informações sobre como ensinar a língua portuguesa e futebol INFANTO JUVENIL EM DUBAI.
Oi Arisvaldo!
Existe um projeto muito bacana para os brasileirinhos não perderem o contato com sua língua materna. dá uma olhada nesse link aqui
Existem escolinhas de futebol, mas não sei muito bem quais.
Grande abraço.
Boa tarde!!!
Meu nome é Rogério
Tenho experiência em treinos infanto juvenil, ja joguei na base do atletico e democrata de sete lagoas
minha esposa é formada em letras.
Temho uma empresa de mecanica industrial e usinagem, devido as difculdades no Brasil tenho vontade de ir para o exterior, se tiver algum contato por favor me adicione zap 31 99201-5138.
Boa tarde, é possível trabalhar em Dubai sem falar o inglês?
É possível. Porém não é fácil encontrar um bom emprego se o seu inglês não for bom ou pelo menos ok.
Ola,
Meu nome é Marcia.
Meu marido recebeu uma proposta de trabalho em Dubai. Temos uma filha de 14 anos, e estou com receio quanto a adaptação dela.
Fiquei muito feliz em saber que existe uma comunidade brasileira ai. Temos muitas duvidas e perguntas.
Seria possível participar do grupo de whatsApp de voces.
Meu cel 021991854343
e-mail marciardmedeiros@gmail.com
Desde ja agradeço pela atenção
Me mande um e-mail que te mandarei o telefone da nova administradora do grupo. Não moro mais em dubai, estamos numa nova aventura na Finlândia.
Ola gostaria de entrar mo grupo do whats up . Meu numwro 37-99985-3937
Ola este grupo eh somente para moradores mas existe varios grupos no face para brasileiros que possa te ajudar. Me mudei para Finlandia. Desculpe a demora em responder.
PEssoal preciso de um fotografo em Dubai, alguem me indica algum?
Olá Carolina,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Dubai chamada Juliana Perim que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Ola Carolina me mudei para Finlandia. Desculpe a demora em responder. Em dubai ha varios fotógrafos. Se não conseguiu ainda me mande um e-mail mbell_frs@hotmail.com. Boa sorte
Oi, meu nome e THOMAS e gostaria de trabalhar em DUBAI, sou de Sao Jose dos Campos. Alguem pode me dar maiores informações por favor. G rato
Olá Thomas,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Dubai chamada Juliana Perim que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Esclarecimento: qualquer dúvida podem me escrever direto . Não moro mais em Dubai mas tenho varios contatos por lah.
Olá. Bom dia. Tenho projetos de mudança de vida. E entre eles está em trabalhar e aprender outro idioma em Dubai, trabalhos voluntários, crescimento profissional vê pessoal. Gostaria de participar do grupo de WhatsApp de vocês .Dubai. Podem me incluir? Grata em poderem me ajudar. +5531971582010
Olá Janete,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Dubai chamada Miriam Souza que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
estou pesquisando uma viagem para dubai , gostaria de saber se consigo um guia para me acompanhjar por 4 dias . . .
Olá, gostei muito dos relatos e das experiências. Parabéns pela iniciativa. Já morei fora do Brasil, no Japão, e acompanhei de perto o drama e a saga de muitos brasileiros. Porém gostaria de informar que dou aulas de inglês há muitos anos e agora online por conta da situação. Me coloco a disposição para quem realmente precisa.