BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Turismo Pelo Mundo

Croácia – Turismo na Croácia

A Croácia é uma das maiores sensações do turismo europeu e também está na lista de desejo de muitos brasileiros. Mas por que tantas pessoas querem fazer turismo na Croácia?

Preços super amigos do seu bolso

Apesar do aumento dos preços nos últimos anos, a Croácia ainda oferece um turismo “budget friendly”. Há pouquíssimos resorts no país, o que contribui para os baixos preços de acomodações. Muitas famílias, no litoral e no interior do país, acabam alugando quartos em suas casas, ou até se mudando para outro lugar durante o verão, para que possam alugar a casa em que moram. É possível encontrar quartos privativos ou até apartamentos inteiros com diárias a partir de 35 euros para duas pessoas, mas claro, podem encarecer, dependendo do que é oferecido e da localização.

A comida em restaurantes, apesar de ter pouca variedade, também é muito barata se comparada com outros países da Europa Ocidental e com o Brasil.

Natureza deslumbrante

Como o turismo de massas ainda não chegou à Croácia, a maior parte da natureza é intocada. Existem 1.244 ilhas e ilhotas no litoral croata, das quais somente 48 têm ao menos um habitante.

Devido à novas formações geológicas (a Europa é um continente relativamente novo), a maior parte das praias croatas têm pedras ao invés de areia, o que dá à água uma cor límpida e brilhante.

A Croácia também possui 12 parques nacionais, em todas as regiões do país, que são extremamente bem preservados, incluindo os famosos lagos Plitvice.

Receptividade do povo croata

Muitas pessoas trabalham com turismo, agentes de viagens, pessoas que alugam acomodações, guias turísticos, etc. Muitos jovens também aproveitam as férias de verão (de julho a setembro) para trabalhar e ganhar dinheiro para se sustentar durante o resto do ano.

O povo croata é muito receptivo também porque, em sua maioria, são nacionalistas e querem mostrar aos turistas e estrangeiros como têm orgulho das belezas e costumes de seu país.

Quais lugares visitar?

Se é a sua primeira vez na Croácia, os destinos mais clássicos, são:

Zagreb

Capital da Croácia, Zagreb é uma cidade pequena com 700 mil habitantes (500 mil durante o verão), porém oferece vários passeios e opções turísticas. Também, o aeroporto de Zagreb recebe a maior parte dos voos que conectam a Croácia com o restante da Europa.

Lagos Plitvice

É um parque nacional e patrimônio da humanidade protegido da Unesco. Parada obrigatória no caminho de Zagreb para o litoral. Porém, tome cuidado com as hordas de turistas que lotam o parque durante o verão. Dependendo da época do ano, as cores das águas dos lagos mudam, portanto toda vez que você visitar o parque, verá algo diferente. Também não se esqueça que é proibido nadar nos lagos!

Pula

Principal cidade da região da Ístria (uma península no oeste do país), é um ponto ideal de partida para passeios culinários, já que a Ístria é conhecida por suas caríssimas trufas e seus deliciosos vinhos. A cidade também abriga a Arena Pula, que começou a ser construída no século I D.C. Com uma arquitetura parecida, mas muito menos conhecida do que sua “irmã” em Roma, a arena Pula merece uma visita.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Zadar

Além de ser uma cidade muito charmosa, também oferece o pôr do sol mais bonito do mundo. Abriga dois monumentos únicos no mundo, o de Saudação ao Sol e o Órgão do Mar. Possui praias, mas se estiver à procura de mais sossego, em somente 20 minutos você pode chegar de balsa até as ilhas de Ugljan ou Pašman.

Pôr do Sol em Zadar
Pôr do sol em Zadar – Arquivo pessoal

Split

Uma das cidades mais diferentes e bonitas da Croácia. O centro antigo está localizado dentro do palácio do imperador romano Diocleciano, que construiu sua casa de verão durante o século IV. Isto dá à cidade uma beleza e charme totalmente diferentes de outras cidades da Europa. Split também é a segunda maior cidade da Croácia e é o ponto de partida de balsas para a maioria das ilhas da região da Dalmácia.

Hvar e Korčula

As ilhas mais conhecidas da Dalmácia, porém bem diferentes entre si. Enquanto Hvar é um destino para os mais jovens, com várias opções de entretenimento noturno e restaurantes, Korčula é uma ilha mais “família”, com menos badalação e mais sossego. Ambas são lindíssimas e habitadas há vários séculos. Pode se chegar nestas ilhas por balsa saindo de Split ou de Dubrovnik.

Dubrovnik

Um dos destinos mais reconhecidos do mundo, tem o apelido de “pérola do Adriático”. Era uma república independente durante a Idade Média e um ponto comercial e marítimo muito importante, o que trouxe muito dinheiro e progresso para a cidade. Boa parte de suas famosas muralhas foram destruídas durante a Guerra de Independência nos anos 90, mas foram rapidamente restauradas devido à sua importância histórica. Hoje recebe milhares de turistas, principalmente durante o verão, e é a cidade mais cara da Croácia.

Vale a pena viajar para a Croácia durante o inverno?

Tudo depende do que você deseja vivenciar durante a sua viagem. Se você não faz questão de tomar banho de mar, é uma ótima opção viajar para a Croácia fora da temporada (junho a setembro). As temperaturas são baixas, mas os preços também!

Como chegar na Croácia?

Não existem voos diretos do Brasil. Para economizar, uma ótima opção é pegar um voo até Veneza e alugar um carro ou vir de ônibus até a Croácia. A viagem de Veneza até Zagreb, por exemplo, dura aproximadamente 5 horas. Se você estiver fazendo um tour de vários países, existem vários ônibus que conectam a Croácia com Budapeste, Viena, Liubliana, Sarajevo, Belgrado, Munique, etc.

Esta foi uma breve introdução aos principais destinos turísticos da Croácia, porém o país tem muito mais a oferecer. Praias deslumbrantes, história milenar, natureza intocada, povo receptivo e muito mais fazem da Croácia um destino perfeito para todos os gostos, bolsos e idades!

Related posts

Por que Zagreb é o melhor destino europeu de 2017?

Renata Ferrari Pegoretti

Sete lugares para visitar na Costa Rica

Franciane Reis

Curiosidades sobre a Croácia

Nathália Nascimento

5 comentários

Soo Weffort Dezembro 13, 2016 at 9:06 pm

Visitei a Croácia em junho de 2016 para uma viagem de bike&boat, e foi incrível!!! Em Zagreb, a Nathália foi nossa guia local! Foi ótimo ter uma guia falando português!!! Obrigada Nat! Parabéns pela reportagem! Bjs

Resposta
Nathália Nascimento Dezembro 14, 2016 at 8:21 pm

Oi Soo! Obrigada pelo comentário! Estou esperando vcs de novo aqui na Croácia! Beijos!

Resposta
Celia Beraldi Novembro 16, 2018 at 12:01 am

Boa noite, Nathália!
Você pode me indicar um (a) brasileiro (a) que possa servir de guia na Croácia por aproximadamente 15 dias?
Att,
Celia

Resposta
Ann Moeller Novembro 16, 2018 at 11:31 am

Ola Célia,
Quais são as datas?
Equipe BPM

Resposta
Marília Oliveira Abril 10, 2019 at 3:08 pm

Oi Celia, se você ainda estiver buscando guias brasileiros na Croácia, pode entrar em contato comigo, eu trabalho como guia e guia motorista por aqui 🙂

Nossa página é https://www.marzito.com/pt-br/
E o email: [email protected]

Ficarei feliz em recebê-los 🙂

Abraços!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação