BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Cinco Curiosidades do período de Natal na Holanda

O mês de Dezembro de uma forma geral é considerado um mês especial, ou pelo menos considerado especial pelos povos cristãos. Época de comemorar o Nascimento de Cristo, confraternizar, trocar presentes, fazer ceias especiais e por aí afora. Na verdade acho que o “clima” de Natal começa meses antes da data propriamente dita, em outubro muita gente já começa a planejar o que vai fazer, o que vai comer, quem convidar para a ceia etc etc. Por isso, prefiro escrever sobre o período de Natal na Holanda , do que me restringir somente ao mês natalino.

Tá, mas e então o que acontece de diferente no período de Natal aqui na Holanda ?

 1 – Pode-se comer as  famosas  Oliebollen

Tá tudo bem, as oliebollen  são comidas no Ano-Novo, mas começam a ser vendidas  mais ou menos no mês de Dezembro.  Na verdade antes mesmo do mês do Papai Noel pode-se já comprá-las. Em Dezembro você encontra centenas de trailers espalhados pelo país vendendo essa famosa gulodice de inverno. Mas, afinal o que são as oliebollen ? Bom, para mim é um bolinho de chuva gigante…hehehe. São vendidas com cobertura de açúcar, sem cobertura e com uva passa na massa. São deliciosas e todo ano é eleito o melhor lugar para se comer oliebol. Uma boa olibol não deve ser gordurosa, fica aí a dica.

 

2 – Sinterklaas e Zwarte Piet

 O nome pode até ser parecido, mas o Sinterklaas não é o Santa Claus ( Papai Noel) tradicional que nós conhecemos, apesar de usar também roupa vermelha e ter uma espessa barba branca. De acordo com a “lenda” Sinterklaas é um bispo que vêm da Espanha montado em um cavalo não só trazer presentes e doces para a crianças, mas também avaliar o comportamento delas.Pois é, ai de quem se comportou mal, não ganha presente e sim um saquinho de sal , além de ser levada embora para a Espanha !!!

Sinterklaas tem como ajudante o Zwarte Piet, que ainda de acordo com a lenda , trabalhava limpando chaminés, daí a razão de ser negro….

sinter

Fonte: www.bredavandaag.nl

Bom, essa história do Zwarte Piet deu o que falar…já na deçada de 70 começou um debate de que na verdade o ajudante era negro e escravo do Bispo e que incitava o preconceito. Debate vai, debate vem, o fato é que esse ano algumas prefeituras decidiram adotar um Zwarte Piet colorido e outras vão manter como originalmente.

Mas, voltando ao que interessa, o Sinterklaas chega na Holanda em meados de Novembro e vai visitando as cidades.  Entra na cidade desfilando em seu cavalo e com seus ajudantes ( que são vários Zwarte Pieten) que distribuem doces e brincam com as crianças. Nem é preciso dizer que os pequenos deliram e saem vestidos ás ruas como Zwarte Piet.

 

No dia da visita do Sinterklaas em suas cidades as crianças, antes de dormir, cantam musiquinhas tradicionais e deixam seus sapatos na porta de casa com uma cenoura dentro. Ahhh a cenoura não para o Sinterklaas e sim para seu cavalo, afinal coitado, veio de tão longe.

No dia seguinte pela manhã as crianças vão checar os sapatinhos e lá dentro ou vai ter doces ( geralmente moedinhas de chocolate ou a letra do primeiro nome da criança também de chocolate) ou o tal saquinho de sal !!!

E o Sinterklaas continua suas visitas até o dia 05 de Dezembro….que é a noite dos presentes ( isso se o comportamento foi bom, lembra ? )

Nessa noite, as crianças ganham seus presentes. E os adultos ? Bom aí , varia.  Algumas famílias fazem uma espécie de amigo secreto e outras trocam poemas e doces.

3 – Serious Request

É uma maneira de chamar a atenção da população para alguma calamidade, como por exemplo; órfãos de guerra, crianças famintas, entre outros acontecimentos tristes. Para isso três DJ’s ficam confinados numa casa de vidro e passam á base de dieta líquida. E dentro dessa casa transmitem um programa de radio 24hs por dia.

 

A Serious Request é realizada pela radio 3FM juntamente com a Cruz Vermelha, o público paga por música pedida, mas várias celebridades também participam fazendo doações. A cada ano é escolhida uma cidade da Holanda para sediar o acontecimento, esse ano (2014) será Haarlem.

 

4 – Midwinterhoorn Blazen

É uma prática rural, que sobrevive atualmente somente na parte Leste do país. No Domingo do Advento os fazendeiros tocam uma corneta feita de bambu ao lado de um curso d água. Isso se repete até a Véspera de Natal, pois anuncia o nascimento de Cristo.

corn
Fonte: www.rtvoost.mobi

5 –  Comemoração nos dias 25 e 26 de Dezembro

 

Aqui na Holanda comemora-se o Natal nos dias 25 e 26 de Dezembro ( Primeiro e Segundo dia de Natal ). Como em muitos países aqui também tem uma ceia especial com a família reunida e comidas típicas da época, como por exemplo o Kertsbrood ( pão de Natal) e outras delícias. No dia 26 muitas famílias aproveitam para fazer alguma atividade juntas, como assistir peças natalinas. Também a troca de presentes não é comum nesse dia, a maioria troca presentes dia 05 de Dezembro como dito anteriormente.

 

Existem outras tradições interessantes do período de Natal na Holanda, mas fica para outra ocasião.

Feliz Natal !!!

Related posts

Visto de reunião familiar Na Holanda (MVV)

Cintia Beatrice

A deslumbrante primavera na Holanda

Cintia Beatrice

Minha primeira vez com o Haring

Roberta Mellis

3 comentários

Rosário Martins Dezembro 13, 2015 at 2:10 am

Adorei seu texto, amo as tradições Natalinas de todos os lugares. Parabéns!!

Resposta
Cintia Beatrice Dezembro 14, 2015 at 8:35 pm

Obrigada Rosário. Continue nos acompanhando !!! Abs.

Resposta
Isilda Simoes Dezembro 22, 2018 at 7:32 pm

Gostei muito da sua descrição.Obrigada.Adoro conhecer as tradições de outros países.Se eu fosse rica ia de país em país para vivenciar. Assim contento me com o que leio e já é bom!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação