BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Holanda

Custo de vida na Holanda

Uma das perguntas mais frequentes dos leitores é sobre o custo de vida na Holanda.  Particularmente, acho  complicado responder a essa questão, já que o custo de vida depende de uma série de fatores, tais como região na qual se vai morar e principalmente estilo de vida.

Mas antes de entrar em detalhes sobre o custo de vida, é preciso entender o que é isso. Bom, de uma forma bem simplificada, pode-se dizer que custo de vida é o quanto você paga pelos serviços e produtos que consome. Obviamente que o custo de vida está relacionado com o fator salarial e hábitos de cada um. Por exemplo: você vai trabalhar de carro? Ônibus? Bicicleta? Você costuma sair nos finais de semana? Costuma ir a bares, restaurantes, discotecas, museus? Usa roupas de marcas? Costuma comer em casa ou fora?

Como em qualquer lugar, o custo de vida na Holanda pode ser bem diferente conforme a região em que se mora. E apesar de o país ser muito pequeno, as diferenças são realmente gritantes.

Dentro de uma mesma região também existem diferenças. As cidades grandes são sempre mais caras que as cidades menores, por isso muitas pessoas optam por morar  em cidades menores e ir trabalhar nos grandes centros.

Para delinear o custo de vida aqui foram considerados os critérios de vestuário, moradia, transporte, seguro saúde, alimentação e entretenimento. Considerei por base também Amsterdã, já que é a cidade mais populosa de  acordo com a geonames.org e também a mais cara.

Vestuário

 Para este item considerei vestuário básico para mulheres de uma loja mediana, a C&A . Claro que os valores variam conforme os modelos.

Calça jeans: 29,90 euros (modelo skinny)

Camiseta: 6,90 euros (modelo branco básico)

Casaco: 39,90 euros (mantô com capuz)

Sapato: 49,90 euros (modelo botinha de cano baixo)

Moradia

Aluguel: Como sempre,  há uma enorme variação, pois o valor depende do bairro em que o imóvel está localizado, quantos cômodos possui, metragem, vista, entre outros fatores. O site mais popular para busca de imóveis é o www.funda.nl.

Para ajudar na busca segue o significado de algumas palavrinhas básicas:

Locatie = Localização

Buurt = Bairro

Te huur = Para alugar

Te koop = Para comprar

Kamer = Cômodo.

Diarista

Na Holanda não é habitual a classe média contar com os serviços de diarista. Normalmente os serviços domésticos são divididos entre o casal ou feitos individualmente quando a pessoa mora sozinha. O valor da diarista também é extremamente variável mas gira em torno de algo entre 10 e 30 euros a hora.

Água

As residências novas tem seu  próprio medidor. Em Amsterdã os medidores individuais passaram a ser utilizados há mais ou menos 20 anos atrás nos apartamentos; já aquelas bem antigas continuam com medidores coletivos. A empresa responsável pelo abastecimento de água em Amsterdã é a Waternet. Caso a sua casa tenha medidor individual o custo da água é de 1,66 euros por mil litros, já inclusos os impostos. E a taxa anual de manutenção da infra-estrutura (redes e esgotos) é de 44,68 euros. Paga-se um valor mensal fixo que é determinado conforme a utilização da água do ano anterior, por exemplo 50 euros por mês, mas no final de cada ano é feita uma medição total e caso você tenha ultrapassado a sua média de uso, então paga os valores extras por isso. Caso tenha ficado abaixo da média, essa diferença é utilizada para diminuir o valor da conta seguinte.

Eletricidade e gás

Em média o custo é de 23 centavos de euro por kWh (quilowatt/hora). Para exemplificar melhor: numa casa com dois adultos e apenas um trabalhando fora, o valor médio é de aproximadamente 180 euros mensais. Como a água, paga-se um valor mensal e no final do ano se verifica o quanto de extra foi consumido e aí se paga a diferença.  É preciso prestar bastante atenção ao consumo da eletricidade para que no final do ano não se tenha uma surpresa desagradável. Uma pessoa que conheço levou um susto tremendo, quando no final de um ano chegou a conta da eletricidade com o valor extra a ser pago: 800 euros!

A taxa  de manutenção da infra-estrutura pela eletricidade é de 240,14 euros por ano e de 160 euros pelo gás. É também cobrada uma taxa pelos medidores tanto de eletricidade quanto de gás, mas os valores variam de empresa para empresa.

Internet / Telefone Residencial / Televisão

Dá para fazer um pacote com esses serviços e pagar tudo junto. Algumas empresas trabalham com serviço via satélite, mas existe também a opção a cabo. Para se ter uma ideia de valores, o serviço da Ziggo, que inclui mais de  60 canais de tevê, Internet de 120 MB por segundo e telefone fixo custa 50 euros por mês.

Transporte

Valores da gasolina e diesel

Gasolina: em média 1,70 euro por litro

Diesel: em média 1,35 euro por litro

Ônibus/Trem

A tarifa é cobrada de acordo com a distância percorrida. Para saber valores e horários você pode checar aqui. Entretanto, o quanto gastará com transporte é muito relativo. O ônibus e o trem podem ser pagos com o OV-Chipkaart – tem o cartão anônimo e o personalizado, com os quais você faz o check in e o check out nos terminais.

connexxion2632

Fonte:http://www.ratzeburgbus.de/

Seguro saúde

Na Holanda ter seguro saúde é obrigatório. Os valores variam conforme a franquia, a cobertura, quantidade de determinados serviços , entre outros fatores e não levam em conta a idade dos segurados. O valor dos  planos mais baratos fica em torno de 80 euros.

Alimentação

O gasto com alimentação também varia muito, pois há que se considerar os hábitos de cada um. Algumas pessoas só comem produtos orgânicos, sem glúten, lactose, etc.  O número de residentes na casa também precisa ser considerado na hora de se fazer esse cálculo. Neste site você pode checar uma pesquisa realizada para comparar a diferença de preços e qualidade dos produtos nos supermercados daqui: http://www.supers.nl.

Site de alguns supermercados:

Dekamarkt

Vomar

Albert Heijn

Coop Supercoop

Entretenimento

Cinema

Amsterdã tem uma oferta infinita de entretenimento: museus, bares, restaurantes, exposições, etc. Como cada pessoa se entretém de um modo diferente, resolvi colocar o valor do cinema, porque afinal todo mundo vê um filminho de vez em quando, né?

Para o filme “The longest ride” no cine Pathé, sessão de domingo às 18 h, o valor do ingresso é de 10,50 euros por pessoa, sem contar a pipoca e o refrigerante.

 No site Expatistan você pode comparar os custos de vida entre as mais diversas cidades do mundo e conferir o que é mais caro e barato em cada uma delas. O resultado pode ser surpreendente!

Related posts

Creches e cuidados infantis na Holanda – Parte I

Cintia Beatrice

Custo de vida em Los Angeles

Raiane Rosenthal

Quanto custa fazer supermercado em Buenos Aires?

Sara Martins

8 comentários

Rita Junho 2, 2015 at 2:45 pm

Ótima matéria, parabéns!

Resposta
Cintia Beatrice Junho 2, 2015 at 7:41 pm

Obrigada Rita. Continue nos acompanhando. Abs.

Resposta
Vânia Stolze Novembro 1, 2015 at 3:14 am

Olá Cintia,
Parabéns pelo blog. Suas informações foram muito esclarecedoras!
Doei

Resposta
Cintia Beatrice Novembro 1, 2015 at 6:55 pm

Olá Vânia.

Obrigada por ler e comentar. Continue nos acompanhando. Abs

Resposta
Janaína Moraes Dezembro 18, 2015 at 8:58 pm

Oi, Cintia! Seus posts estão me ajudando muito na minha pesquisa.
Procurei saber preços de aluguel e notei que muitos oferecem apenas um quarto. Você sabe como funciona esse esquema de alugar um quarto na Holanda?
Minha intenção é ir fazer um doutorado e meu marido iria comigo (teria que arrumar um trabalho), então, precisamos saber, também, se alugam quartos para casais e como isso acontece…
Desde já, obrigada

Resposta
Cintia Dezembro 22, 2015 at 8:18 pm

Ola Janaína,

Que bom que os posts estão te ajudando. Não sei exatamente como se dá o aluguel de quartos. Mas, algumas universidades possuem alojamento para estudantes. Então o melhor seria entrar em contato com a Universidade que voce vai estudar. De qualquer forma nesse link voce encontra várias opções de aluguel , inclusive de quartos para estudantes (studenten kamer). Voce escolhe a localidade e clicka na opcao de aluguel que tem interesse. “Soort woning”significa : tipo de moradia.

http://www.marktplaats.nl/z/huizen-en-kamers/huizen-te-huur/amsterdam.html?categoryId=2143&startDateFrom=always

Boa sorte !!!

Cintia

Resposta
Giulia Fevereiro 3, 2016 at 11:49 am

Olá Cintia, queria ver se você sabe me dizer como funciona a agricultura ai, se tem bons campos de trabalho, oportunidades de emprego… Vou me formar em engenharia agronômica e queria muito saber como é ai em relação a agricultura. Obrigada

Resposta
Cintia Beatrice Fevereiro 4, 2016 at 12:42 pm

Ola Giulia,

Primeiramente obrigada por ler o blog. É fato que há muita tecnologia e incentivo para essa área. As oportunidades de trabalho para estrangeiros, como em qualquer área, atualmente, passa por primeiramente ter uma boa capacidade de comunicação no idioma, ou seja, neerlandes e preferencialmente também outros idiomas como inglês e alemão. Depois ter o seu diploma reconhecido aqui. Lembre-se que voce vai competir com residentes locais que falam basicamente tres idiomas fluentemente e já com diplomas válidos. Muitos estrangeiros que trabalham em grandes empresas aqui, vieram transferidos de seu país de origem.
Mas, informações mais específicas e detalhadas para a sua área realmente nao tenho.
espero de alguma forma ter ajudado e continue nos acompanhando.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação