BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

A deslumbrante primavera na Holanda

Renascimento é palavra mais adequada para se descrever a chegada da primavera na Holanda, pois literalmente tudo Renasce. O ar se torna mais fresco, as flores aparecem com suas infinitas nuances, as pessoas saem mais… Enfim, os tons escuros do inverno são apagados e o que se vê , é uma explosão de cores.

Os holandeses têm um carinho especial pelas flores e de fato se dedicam bastante aos cuidados dos jardins. Eu particularmente, sempre me impressiono com a paleta infinita de cores das flores, desde o rosa acinzentado até o negro.

IMG_5452

IMG_5451

Começa-se também a “ Grande faxina da Primavera “ (De grote schoonmaak) quando as casas são abertas e tudo é meticulosamente limpo e arejado. Nessa época , é normal, principalmente nas cidades pequenas se ver cobertores e travesseiros nos peitoris das janelas para “tomar um ar” e os holandeses trabalhando nos jardins. Isso por si só também já uma atração.

 

Mas, a primavera holandesa, oferece muitas outras coisas, é justamente nessa época ( de meados de março a meados de maio ) que o maior parque de flores do mundo está aberto : o Keukenhof .

Além dos, deslumbrantes jardins o Keukenhof tem também eventos, exposições e atividades específicas para crianças. É possível fazer visitas guiadas ou não, a pé , de bicicleta e até de mini-avião. O parque também oferece hospedagem e restaurantes e o preço da entrada  fica por volta de 15 euros.

Entretanto, é possível visitar também os campos de tulipas espalhados pelo país. De carro ou de bicicleta a paisagem é sempre magnífica.

Também é na primavera que muitas cidades fazem o Festival das Flores, nesses festivais carros alegóricos feitos de flores desfilam pelas ruas e no final as flores são distribuídas. Como cada cidade tem seu próprio calendário de eventos, o ideal é checar o site antes de sair de casa.

Haarlem-20120422-00091

Muitas empresas de flores também abrem para visitação, algumas fazem um “open day “ onde as pessoas podem visitar as estufas e ver como a empresa funciona , já outras como a FloraHolland, oferecem visitas guiadas que precisam ser agendadas antecipadamente. Um guia (que fala quatro idiomas) acompanha o grupo explicando todo o processo pelo qual as flores passam, desde o laboratório de análise até a cotação em uma espécie de bolsa de valores.

 

Fazendas abrem para a visitação e pode-se passar o dia vendo os carneirinhos recém-nascidos além de outras atividades tipicamente campestres.

Festivais de música também acontecem, enfim o país acorda depois de um longo e frio inverno.

E por falar em tempo como é a temperatura na primavera ? Bom, para variar é instável, tem dias que são mais quentes e outros mais frios, dias que chovem e dias ensolarados. Mas, para quem vem de terras tropicais, digamos que é frio, mais ou menos uma média de 10C ( em abril ). Para nós é até um pouco incompreensível ver as pessoas sentadas em frente as casas, tomando cerveja , comendo e conversando com essa temperatura, mas aqui o dia que faz sol é considerado um dia bonito, independentemente de se estar frio  ( no nosso conceito tropical) ou não.

Eu particularmente, aderi á primavera holandesa, compro flores e mais flores e planto, nos dias de sol a casa fica com janelas e portas abertas e claro “bicicletar” é sempre uma opção agradável.

Para maiores informações sobre o Keukenhof www.keukenhof.nl e visitas á Floraholland www.floraholland.nl

Related posts

Desenvolvimento de carreira para mulheres na Holanda

Paula Dalcin Martins

A Primavera e a febre do feno na Holanda

Regina Oki

Primavera na Holanda

Fernanda Campestrini

13 comentários

agatha Maio 15, 2014 at 3:04 pm

Parabens Cintia!

Excelente materia.
Com poucas e assertivas palavras conseguiu repassar o que é nossa Primavera!
E que o sol chegue mais e mais a partir de agora…

Resposta
Cintia Maio 15, 2014 at 4:06 pm

Obrigada Agatha…
A previsão do tempo, por enquanto está ok. Bjs 😛

Resposta
Joy Matta Maio 19, 2014 at 7:59 pm

Nao tem como nao pensar em flores quando se fala de Holanda, nao??? Belo texto!!

Resposta
Cintia Maio 20, 2014 at 2:47 pm

Olá Joy,
Obrigada, realmente as flores aqui são um atrativo á parte. Bjs

Resposta
Emilia de Paula Hanashiro Maio 24, 2014 at 6:58 am

Oi Cíntia, faz tempo que quero comentar mas sempre abro a pagina e algo acontece, telefone, campainha, mas deixa pra la, adorei seu texto e essa paisagem linda!. Realmente primavera e outono são duas estacoes onde a imaginação nos faz viajar e esse cenário das suas fotos então deslumbra como você diz, Parabéns,beijo.

Resposta
Cintia Maio 26, 2014 at 10:36 am

OI Emília,

Obrigada pelo comentário….Eu particularmente acho a primavera a estação mais bonita por aqui, mas o outono tb é bem charmoso…tudo vai avermelhando, depois ficando marron, castanho…… Acredito que aí na Japão tb a primavera é belíssima, não ? com todas as cerejeiras em flor….. Bjs.

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 26, 2014 at 7:42 pm

Cintia, palavra certa DESUMBRANTE adoro a Holanda nesta epoca do ano, como velejadora apaixonada me lembro de alugarmos um barco no Eismeer ou Ijsselmeer e navegar parando no fim de dia em diferentes portos, bicicletear em diferentes cidades, e pub hopping experimentando as cervejas locais! ideal! AMO FLORES!!!!!! aproveite bastante! e viva o romance pois com as flores, e o ar fresco o libido e o romance também agradecem! heheh Namasté linda e ótimo texto!

Resposta
Cintia Maio 27, 2014 at 9:17 am

Oi Ana ,

Obrigada pelo comentário e você lembrou bem…de que nessa e’poca as pessoas vão mesmo velejar ou passear de barco pelos canais…:) Linda viagem (ou viagens ) deve ter sido a sua. Pode deixar , romance em dia ;). Bjs

Resposta
Carol Portes Maio 29, 2014 at 11:06 pm

Olá Cintia ! Estou indo passar uma semana aí em Amsterdam com meu marido e minha filha, entre os dias 13 e 19 de junho. Vc pode me explicar aonde encontro um campo de tulipas ? Por alguma cidadezinha perto de Amsterdam ? Zanche Sans ? Sei q o parque estará fechado nessa época né ?!

Resposta
Carol Portes Maio 29, 2014 at 11:08 pm

Desculpa te importunar com perguntas !

Resposta
Cintia Junho 10, 2014 at 12:37 pm

Oi Carol ,

Fique sempre á vontade para perguntas .Sim de fato o Parque Keukenhof já está fechado e nessa época os campos não estão mais florindo, a temporada vai de fins de março a meados de maio. Em Zanche Sans não tem campo de tulipas, mas sim os lindos moinhos e o campo “normal” digamos assim. Mas, de qualquer forma vale a informação que saindo de trem de Amsterdam e indo até Den Helder voce atravessa toda a área por onde as tulipas crescem na região Norte. Em Amsterdam voce pode visitar o Museu das Tulipas o endereço é Prinsengracht 116, Amsterdã 1015, e o site é http://www.amsterdamtulipmuseum.com/. Espero ter ajudado. Abs

Resposta
Iara jung Abril 11, 2015 at 8:51 pm

Gostei bastante da sua matéria.Esto chegando dia 20 de maio em Amsterdam,o parque Keukenhof ainda vai estar aberto?

Resposta
Cintia Beatrice Abril 13, 2015 at 9:32 am

Ola Iara,

Obrigada. Esse ano o Parque estará aberto de 20 d março até 17 de maio. Para checar mais informações basta acessar http://www.keukenhof.nl . Boa viagem e continue nos acompanhando. Cintia

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação