BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Chile

Dez motivos para morar no Chile

Quando saímos de casa, a tendência é procurar um lugar que seja tão bom e, preferencialmente, melhor do que o lugar de onde viemos. Claro, não há lugar perfeito no mundo, e o Chile não é exceção. No entanto, valorizando o que há de bom, destaco 10 motivos importantes que me fazem gostar de morar deste lado da cordilheira.

1 – QUALIDADE DE VIDA:

Santiago foi eleita a terceira melhor cidade sul-americana em qualidade de vida em 2012 e 2013, ficando atrás somente de Montevidéu e Buenos Aires. Chile também se encontra em 41º no ranking de países com melhor Índice de Desenvolvimento Humano, o que o deixa em melhor posição que o Brasil em 79º lugar.

(Fontes: EMOL e Datos Macro)

10razoes01 copy
Ruas tranquilas em plena cidade agitada

2- SEGURANÇA:

Chile é o país latino-americano com menor taxa de homicídios, com 3,1 por cada 100 mil habitantes (2012). Bem longe dos 25,2 que acontecem no Brasil. Aqui acontece muito furto, os chilenos tem a terrível fama internacional de ter mãos leves, o que significa que há de se tomar bastante cuidado com os pertences em todo momento, mas a possibilidade de um furto ser violento é bem menor do que em terras tupiniquins.

(Fonte: La Tercera)

3- TRANSPORTE PÚBLICO:

Duas ressalvas: se você mora em Curitiba, não se iluda: seu sistema de transporte é muito melhor do que o daqui. Se você é chileno ou já mora em Santiago há muito tempo, certamente não vai querer concordar comigo. Apesar de sofrer dos mesmo males de quase todas as capitais: lotação exacerbada em horários de entrada e saída dos trabalhos, quem observa com cautela percebe como a cidade está bem conectada e os trens do metrô são modernos e limpos.

4- LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO:

Santiago é uma cidade que cresceu com um certo planejamento, o que faz com que seja difícil se perder, já que as ruas são, em sua maioria, paralelas umas às outras. O sistema de limpeza das ruas do centro é excelente e não há muitas áreas com pichações se comparamos com grandes cidades do Brasil.

5- BEM ESTAR E LAZER:

Há muitas praças com bastante área verde, jogos para crianças e aparelhos para fazer ginástica. Durante o verão, as municipalidades (algo assim como prefeituras) costumam criar eventos ao ar livre gratuitos e nas férias há muitos eventos gratuitos por toda a cidade.

Parque Los Dominicos6- ECONOMIA BASTANTE ESTÁVEL:

Com uma taxa de inflação que chegou aos 4,8% em agosto deste ano, o Chile é considerado um dos países mais estáveis economicamente nos últimos anos. Aqui as crises mundiais costumam passar quase despercebidas. Isso se deve, entre outros fatores, aos excedentes do cobre, que se usam somente como medida de emergência para manter a economia nos eixos e tem dado excelentes resultados até o momento.
(Fonte: Global Rates)

7- BELEZA NATURAL INCOMPARÁVEL:

De climas extremos com o deserto mais seco do mundo e as geleiras mais visitas da América do Sul, com vulcões e a cordilheira, não há quem resista às vistas que diferentes cidades do país proporcionam.

Entardecer em Santiago
Entardecer em Santiago

8- LIBERDADE DE EXPRESSÃO:

O Chile está situado como 58º no ranking de liberdade de expressão dos Jornalistas Sem Fronteiras, bem longe do Brasil, que está em 111º. Para alguns pode parecer bobagem, mas eu acho que é algo de grande importância. Isso significa que podemos encontrar informações de um mesmo assunto sob diferentes pontos de vista de forma acessível, deixando tudo mais transparente, especialmente no que se refere à política.

Protestos são pão de cada dia nas ruas de Santiago
Protestos são pão de cada dia nas ruas de Santiago

9- BAIXO ÍNDICE DE CORRUPÇÃO:

Aqui aquela propina pra se livrar de uma multa no mínimo uma bela bronca e lição de moral por parte dos Carabineros e pode até dar cadeia dependendo do humor do policial a quem se lhe oferece. Há também uma lei de transparência que obriga todas as municipalidades e ao Estado chileno a dar livre acesso a qualquer cidadão sobre todas as resoluções feitas e onde se gastam os orçamentos de cada órgão do governo e esta costuma ser cumprida. Por esses e outros motivos, o Chile se encontra na posição número 22 do no Índice de Percepção da Corrupção, distante do 72º lugar em que se encontra o Brasil.

(Fonte: Datos Macro)

10- FACILIDADES PARA OS NEGÓCIOS:

Todos os anos, o Banco Central mede  a facilidade para fazer negócios em diferentes países do mundo e o Chile sempre está bem colocado. Em 2014 ficou 34º no ranking Doing Business enquanto o Brasil obteve a posição 116º.

(Fonte: Doing Business Chile e Doing Business Brasil)

 

Edificio da Movistar (ex-Telefonica) en Providencia/Bellavista
Edificio da Movistar (ex-Telefonica) en Providencia/Bellavista

Mesmo com tudo isso, devo dizer que não se pode esquecer nem deixar de lado o fato de que o Chile neste momento está sob o governo de Michelle Bachelet, da coalisão chamada “Nueva Mayoría” de tendências esquerdistas e focada em políticas sociais, o que para alguns pode ser um ponto negativo. Como tudo o que tem a ver com política sempre há pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto, portanto atue com cautela e avalie os prós e contras de cada país na hora de se mudar para qualquer canto do mundo.

Related posts

10 Lições que aprendi na Bósnia e Herzegovina – Parte 1

Caroline Sampaio

A terceira onda feminista no Chile

Renata D'onofrio

Chile – A força da natureza

Joy Matta

100 comentários

khisfrenzel Outubro 19, 2014 at 3:50 pm

Ai, Geo…. não acho que o Chile esteja atrás de BsAs, não. Todo mundo que conheço que vive lá reclama de tudo, principalmente agora, com a crise.
Pra mim, Chile só perde para Montevidéu e Bogotá (na América do Sul).
Beijos

Resposta
Joy Matta Outubro 20, 2014 at 12:44 am

Chris, nao sou eu quem diz, são as estatísticas. E são de 2012 e 2013, as deste ano ainda não saíram. Claro que o cenário pode ter mudado em um ano! E também acontece que as estatísticas são o mesmo que as generalizações: nem todo mundo está de acordo, porque não se trata de realidades pessoais, portanto sempre há exceções 😉

Resposta
Willy W Fevereiro 21, 2015 at 12:03 pm

OI Joy… Gostei muito da sua matéria, aumentou ainda mais a minha vontade de sair do Brasil que um DIA JÁ FOI BOM, mas está sendo massacrado pelos políticos. Esse país está afundando e a nós (classe média) indo junto. Digo isso pq a classe baixa não se afeta tanto (meu ponto de vista) Bem…pra mim que AMO O NORDESTE DE paixão, acho que não sentirei esses DETALHES que vc citou. A minha duvida é qto a qualidade e oportunidades de desenvolvimento para crianças (escola etc)porque estou seriamente pensando em experimentar um tempo no Chile ( não sei que estado, se vc puder dar uma dica de um lugar mais tranquilo, agradeço) com minha mãe, já aposentada e minha filha de 10 anos de idade. Eu felizmente escapei de um câncer, só não minhas economias. Minha duvida é; o custo de vida como escola, aluguel, alimentação, energia etc. É muito complicado pegar visto temporário? Obrigada.

Resposta
Joy Matta Fevereiro 21, 2015 at 2:23 pm

Willy W., Obrigada por comentar aqui no blog. Se te preocupa a área de saúde, aconselho ler este post sobre o assunto. Quanto aos valores de custo de vida, dou umas dicas neste outro post também.
Sobre visto temporário, não tem sido tão complicado. No entanto, a dificuldade se dá ao solicitar o definitivo.
Em relação à educação, varia de acordo com a comuna em que se mora, mas costuma girar em torno de 250 mil pesos a mensalidade.
Já na questão política, aconselho a pesquisar um pouco para ter certeza de que o Chile tem o perfil que você procura.
Boa sorte!! E abraços!

Resposta
alex santos Abril 12, 2016 at 12:55 am

BOA NOITE, QUAIS SÃO AS MELHORES CIDADES PARA SE MORAR SEM SER A CAPITAL, EXISTE CIDADES DO INTERIOR DO CHILE BOAS PARA SE MORAR???

Resposta
Joy Matta Abril 12, 2016 at 11:48 pm

Olá Alex, só posso da ruma opiniao sobre Santiago, já que as poucas cidades que conheci fora dela sempre foram de férias e nao é o mesmo viver e visitar. Também depende do que você busca: para o norte há um clima mais ameno, mas costuma ser mais caro; para o sul, o frio e a chuva sao intensos durante todo o inverno mas pode ser um pouco mais barato. Há cidades próximas à Santiago com Rancagua, Rapel, Buin, Paine… que seriam consideradas mais cidades do interior, mas como disse, somente conheço a passeio. Abraços.

Resposta
Ana Lozon Outubro 19, 2014 at 5:54 pm

Amei JOY!!
Eu nunca fui pro Chile mas tenho cada vez que sai um artigo teu me dá mais e mais vontade!
bisous e cuidado com os “mão leve”..rs

Resposta
Joy Matta Outubro 20, 2014 at 12:42 am

Ana, que booooom que você gostou!! Pode vir me visitar quando quiser!! 🙂

Resposta
Gabi Ramalho Outubro 20, 2014 at 5:55 pm

Adorei e concordo MUITO!!!
Tô há pouco mais de uma semana longe e já morrendo de saudades dessa terra que eu amo!
Seu texto “me levou pra casa” um pouquinho! 🙂

Bjs

Resposta
Joy Matta Outubro 20, 2014 at 7:28 pm

É, Gabi!!! O Chile te espera de braços abertos 😉

Resposta
Lud Outubro 20, 2014 at 9:57 pm

Amei seu texto! Venho pensando seriamente em me mudar pra lá… Mas até agora só tinha ouvido de algumas pessoas pontos negativos, principalmente sobre como são as pessoas. Mas namoro um chileno e to super feliz! Vc tem algum artigo com dicas sobre fazer a mudança ou algo parecido?

Resposta
Joy Matta Outubro 21, 2014 at 12:20 am

Oi, Lud! Obrigada por dar-se o tempo de comentar por aqui. Nem tudo são flores, mas também não é só tragédia. A adaptação é uma coisa muito pessoal, conheço pessoas que se sentiram em casa na hora e outros que penaram um pouco mais. O importante é ter sempre em mente que a cultura é algo extremamente variável e o mundo não vai mudar pra se adequar aos nossos costumes. Não tenho nenhum artigo com dicas de mudança, mas desde já aviso que não vale a pena trazer nada eletrônico porque a voltagem e a amperagem aqui são diferentes. Boa sorte com a mudança!! Ah, outra coisa, já leu meu texto sobre casamento de brasileiras com chilenos? Dá uma olhada lá: http://www.brasileiraspelomundo.com/chile-casando-com-um-chileno-36114123

Resposta
cleusa campos Outubro 20, 2014 at 10:27 pm

eu estive no chile em abril , gostei muito, muito progresso a economia muito boa e n a nivel de cursos adorei
e tbem tenho um grande amor ai , entao me senti no paraiso… adorei santiago estou voltando p morar ai
eu vim da europa nao faz muito , e por la as coisas andao um pouco complicadas, e atualmente mora no brasil santa catarina, em lages cidade serrana , e a economia e bem complicada,
eu aprovo tudo o que voces escreveram , e tbem recomendo que o chile um lugar muito tranquilo e bom em to
dos os sentidos povo cordial e simpatico e competente..
cleusa campos sc brasil

Resposta
Joy Matta Outubro 21, 2014 at 12:24 am

Cleusa, boa sorte e seja muito bem vinda à este frio e lindo país 😀

Resposta
Carmem Coutinho Novembro 1, 2014 at 7:24 pm

Olá,depois da última eleição presidencial decidimos de vez nos mudar do Brasil. Conhecemos o Chile em julho e achamos que seria um bom país para passar um tempo, pelo menos até as coisas mudarem de rumo por aqui. Pretendemos morar em Providência. Quais são suas impressões sobre o bairro? Você o conhece? É tranquilo? E quanto às escolas? Temos 2 filhos, um de 11 e outra de 8 anos. Agradeço a ajuda. Carmem

Resposta
Joy Matta Novembro 3, 2014 at 1:30 am

Olá Carmen, obrigada por comentar aqui no Blog. Providencia é um excelente bairro e com colégios maravilhosos. Planeje bem sua viagem, sempre lembrando que entre passar férias e morar há uma enorme diferença. E nao se esqueça que o governo de Michelle Bachelet é de centro esquerda. Espero ter ajudado! Abraços!!

Resposta
Rafaela Serra Janeiro 23, 2015 at 4:17 pm

Bom chile é um pais bonito, mas apesar de todas estas estatísticas e dados oficiais, para mim deixa a desejar em vários aspectos colocados sabendo que essa comparação com o Brasil, tendo em vista nosso território e população, não é de maior valia… melhor seria comparar com um estado brasileiro. Para uma boa compreensão.
Mas gostei da post, você é ótima.

Resposta
Joy Matta Janeiro 23, 2015 at 8:52 pm

Olá, Rafaela. Que bom que você gostou do post. Entendo sua sugestão, no entanto, três coisas me motivaram a escrever comparando países e não um país com um Estado:
Primeiro: Faltas de dados oficiais comparativos. Generalização por si só é algo difícil de fazer porque as exceções sao tão importantes quanto as regras e sempre tem um grupo que não vai se sentir nem um pouco identificado com nenhum ponto, portanto eu preferi usar dados mais concretos e menos apreciação pessoal neste post (isso eu deixo para outros posts). É difícil encontrar, por exemplo, dados de corrupção por estado, ou qualidade de vida e minha apreciação pessoal deixaria esse universo comparativo bem menor do que já é e muito mais inexato.
Segundo: o que me motivou a vir morar aqui da primeira vez não foi nenhum desses pontos, foi simplesmente o amor por quem hoje é meu marido. Eu sou super fã do Brasil e mesmo sabendo os pontos ruins de lá, eu acabaria caindo na emoção mais do que na objetividade.
Terceiro: aqui em Santiago tem brasileiros de todos os Estados que vieram basicamente por esses mesmos motivos que cito no texto, logo, algo eles têm em comum e foi isso que eu quis explorar. O texto foi baseado nas questões que o pessoal mais cita como motivos pra querer mudar de país.
Agradeço muito seu feedback, espero que tenha ficado claro e continue a ver os textos aqui do blog!!
Abraços!!

Resposta
fabiobossard Fevereiro 3, 2015 at 1:39 am

Não tenho como falar da liberdade de expressão do Chile porque não moro aí e não acompanho jornais chilenos, mas posso falar do Brasil. Realmente é dar nausea a forma como nossa mídia pende somente para um lado, carecendo de pontos de vistas divergentes. É uma situação que precisa acabar logo, porque é algo extremamente prejudicial. Não me surpreende o Brasil estar em 111° no site dos Jornalistas Sem Fronteiras.

Resposta
Joy Matta Fevereiro 3, 2015 at 2:36 pm

Obrigada pela sua apreciação. Abraços.

Resposta
janine Fevereiro 28, 2015 at 4:22 pm

Olá !! Adorei. Estou seriamente cogitando a possibilidade de morar um tempo fora e pensei em um lugar que não ficasse assim tããão longe do Brasil. 3 amigos meus recém chegaram do Chile e todos tem percepções como as que você relatou. Eu sou escritora de literatura infantil e tenho um projeto educatico-cultural para crianças. Você tem algo a dizer sobre as chances/meios pare realização/investimento em projetos deste tipo ai no Chile ?
Abraço!

Resposta
Joy Matta Março 2, 2015 at 5:06 pm

Não sei muito sobre a área, mas tem um projeto de contadores de história para crianças em português que está sendo bem elogiado por aqui. Aconselho a entrar em contato com a Embaixada brasileira aqui no Chile pra ter alguma orientação a respeito. Boa sorte! Abraços!

Resposta
samantha sam Março 1, 2015 at 8:17 pm

Eu amei esse post, só aumentou cada vez mais o meu amor e a vontade de ficar neste país.

Resposta
Joy Matta Março 2, 2015 at 5:04 pm

Que bom que gostou do post e do país 😀

Resposta
Lucas Março 2, 2015 at 3:39 pm

Oi Joy!
Queria saber se para ir trabalhar no Chile mesmo que não seja na minha área de formação no caso a duvida é, se necessário algum tipo de visto ou algo assim? para qualquer trabalho.
Se eu quiser morar no Chile e tiver condições financeiras para isso, preciso de algum visto para isso?
Preciso de algo no passaporte, como autorização ou algo do gênero? Ou simplesmente posso ir morar em qualquer cidade do chile sem documentação específica. Basta ter alguma residência por ai, de algum parente ou amigo próximo?

Resposta
Joy Matta Março 2, 2015 at 5:03 pm

Lucas, pra trabalhar aqui só com visto provisório com permissão para trabalhar, visto definitivo ou contrato. As empresas costumam ser fiscalizadas frequentemente e a maioria nao se arrisca a trabalhar com ilegais.
Precisa de visto, sim. Veja no site da Extranjeria para mais informações e antecedentes necessários.
Para entrar como turista não precisa de passaporte, mas precisa dele pra pedir o visto.
Abraços.

Resposta
Regiane Agosto 16, 2016 at 4:16 pm

Hola , Joy Matta estou no Chile ah um mês , mas estou sem o passaporte , eu não gostaria de volta , para meu país …. Sou do Brasil , e queria muito poder trabalhar , oque posso fazer pra mim pode ficar ?? Sem ir para o Brasil??

Resposta
Joy Matta Agosto 17, 2016 at 3:58 pm

Recomendo que leia meu texto sobre vistos. Precisará tirar passaporte de qualquer forma, mas pode ser no consulado. Abraços e boa sorte.

Resposta
Guilherme Março 7, 2015 at 9:04 pm

Oi Joy, tudo bem?

Amei o post, meus parabéns pela clareza e humor nas palavras. Olha Joy, confesso que fiquei chateado sobre a segurança no Chile, li muitos relatos de assaltos e vi sobre esses “mãos leves” também. ( Claro que não podemos exigir um nível de segurança Canadense para um país da A.L.) Você acha que as coisas aí vão piorar? Santiago é mais seguro que Sampa City ? kk. Tenho muito interesse em estudar Direito em umas das universidades Chilenas, mas será que vale a pena?
Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito Obrigado pela atenção!

Beijos!

Resposta
Joy Matta Março 9, 2015 at 7:34 pm

Guilherme, obrigada pelo comentário…. Mas infelizmente não tenho como prever se vai piorar! Aliás, seria ótimo saber esse tipo de coisa porque sou mãe e muito me interessa ficar em um país seguro. Mãos leves tem em muitos países, não só na América Latina, mas eu “prefiro” isso do que um assalto violento. A precaução nesses casos é só manter objetos de valor sempre próximos à nossas vistas, não usar muitas joias na rua e evitar o uso dos bolsos traseiros, que são mais fáceis de acessar por um meliante.
Sou de Santo André e no trajeto sampa-ABC vi várias blitz e até mortos no caminho, coisa da qual ainda não fui testemunha por aqui. Rola de repente umas brigas em porta de bar, de vez em quando se houve falar de mortes com arma de fogo em assalto, mas, mesmo proporcionalmente, considerando que o Brasil é bem maior do que o Chile, não chega aos pés de nossa pátria.
Eu me sinto muito mais segura aqui do que lá, com certeza. Espero ter ajudado, abraços.

Resposta
carmem Março 10, 2015 at 2:54 am

Joy sou tecnica em seguranca do trabalho, vc acha que eu consigo visto de trabalho p ai? O salario compensa? Falo espanhol intermediario, isso ajuda? Gosto mto das suas materias. Tbm acho o chile mto bonito.

Resposta
Joy Matta Março 10, 2015 at 6:22 pm

Carmem, sei que essa área é muito boa, no entanto muitas pessoas já disseram que os cursos técnicos dificilmente sao aceitos aqui no Chile. Te aconselho a verificar primeiro sobre essa parte burocrática para evitar problemas. Obrigada pelo seu comentário!!

Resposta
Evita Werneck Março 24, 2015 at 11:25 pm

Joy, amei o post. Ano passado fui a BA e meu próximo destino será o Chile, tenho um amigo colombiano que está morando no Chile, e não tem reclamações. Suas comparações são bem fundamentadas, se é qualidade de vida que procura-se, suas dicas foram ótimas para isto. Penso muito em ir morar no Chile, sou recém formada em Assistente social, e pelo que li me parece um bom momento com este governo que tem um olhar para as políticas sociais. Tem alguma opinião a respeito da minha profissão aí? Vou ler os outros posts indicados. Muito obrigada. Bjs

Resposta
Joy Matta Março 25, 2015 at 1:45 am

Evita, o governo da Bachelet e em geral os de centro esquerda realmente se voltam bastante para essa área social. Tudo que tenha parte com o governo conta ao menos com um par de assistentes sociais e muitos fazem fiscalização. Só não saberia te dizer como estão os salários nessa área. Pesquise bastante e boa sorte. Abraços.

Resposta
Kalana Abril 8, 2015 at 8:43 pm

Olá Joy! Tudo bem?
Eu e uma amiga estamos pensando seriamente em sair do Brasil. Vimos que a economia do Chile está muito boa…
Eu sou veterinária e ela, psicóloga…
Vc saberia me dizer se essas áreas são bem vistas por aí? Se seria fácil conseguirmos um trabalho e se o salário é bom? Rsss… Muitas perguntas!!
Ir para os EUA é inviável por conta do visto… Então estamos vendo outras opções….
Muito obrigada!
Beijos!!

Resposta
Joy Matta Abril 10, 2015 at 1:22 pm

Olá Kalana!! Obrigada por deixar seu comentário!! A economia do Chile sempre tem sido uma das mais estáveis da América Latina. No entanto, os sussuros de crise também estao soando por aqui. Na empresa do meu marido já passaram por duas “reestruturacoes”, daquelas que deixam vários sem emprego e todos temerosos. Dizem os especialistas que este ano é pra segurar o emprego e se preparar com antecipacao pro caso de perdê-lo.
Na área de vcs, preciso dizer que a veterinária aqui é melhor no setor agrícola. Como animais de estimacao, os chilenos ainda estao longe de saber cuidar os bichinhos como deveriam. A quantidade de animais abandonados aqui é assustadora. Animalistas sofrem DEMAIS!!!
Já a psicologia parece ser uma boa área, sei que há duas psicólogas que chegaram faz pouco e estao satisfeitas com suas conquistas até o momento. De qualquer forma, os meses de espera até sair o visto, sao terras de ninguém, onde vc nao é turista, mas tampouco é residente e tudo se faz mais difícil. Se bem nao é necessário um visto, é bom ter um belo pé de meia pra passar bem durante o comeco.
Espero ter ajudado!
Abracos.

Resposta
Marcos Abril 9, 2015 at 3:43 am

Boa noite, já estive no chile três vezes,tanto em Santiago como no sul descendo até punta arena.Vou aposentar dentro de poucos anos e qual a renda ideal para um casal viver no chile.Quero morar na região norte de copiapó ou arica.

Resposta
Joy Matta Abril 10, 2015 at 1:28 pm

Olá Marcos, A regiao norte passou recentemente por uma tragédia natural e dizem que vai demorar a se recuperar, dependendo de quando pretenda vir para cá é bom dar uma olhada nos principais jornais pra saber como está a situacao nessa área, porque a economia vai sentir as consequencias. E geralmente isso também influencia na qualidade de vida.
Nao costumo dar valores porque cada pessoa sabe como vive sua vida com a qualidade que precisa. Para alguns tamanho de imóvel é importante, pra outros jantar fora uma vez por semana é essencial e assim por diante. Aconselho ler outro post, com vários links onde você pode pesquisar e calcular quanto gastaria em média em cada necessidade básica neste país. Para isso, clique aqui.
Espero que isso te ajude!

Resposta
paulo H Abril 11, 2015 at 7:36 pm

Muito legal o poste, em relacao a america do sul, fora el Brasil, o Chile seria a unica outra opcao. Mas, meu desejo mesmo eh um pais asiatico… vamos ver…

Resposta
Joy Matta Abril 17, 2015 at 6:21 pm

Paulo, que bom que vc gostou!! Abracos e pesquise MUITO pra decidir bem em que país você se adaptaria melhor e conseguiria o que deseja!! Abracos!

Resposta
Paulo Henrique Abril 19, 2015 at 4:51 am

Oi Joy, parabéns pelo seu post, nos ajuda muito a decidir o melhor destino para se morar… tenho uma pergunta: Sou farmacêutico e professor, vc saberia dizer como é este mercado por ai? as farmácias precisam obrigatoriamente a ter farmacêuticos, são bem valorizados ao seu ver?
Mito

Resposta
Joy Matta Maio 12, 2015 at 1:56 am

Olá, Paulo, desculpe a longa demora em responder, mas andava offline por motivos técnicos…. Sim, as farmácias precisam ter ao menos um farmacêutico, mas nem sempre a regra se cumpre. Nao sei muito sobre a área, no entanto, mas entendo que é bem similar ao mercado no Brasil. Abracos.

Resposta
Alvaro Maio 12, 2015 at 12:56 am

Joy, o Visto Definitivo/MERCOSUL tá difícil porque? Quais os obstáculos?

Parabéns pelos relatos.

Resposta
Joy Matta Maio 12, 2015 at 1:58 am

Olá Alvaro,
O visto provisório é fácil, um mero trâmite que somente tem como empecilho a espera. Mas para pedir o definitivo, eles afunilam as possibilidades solicitando motivos mais fortes para sua estadia, como um contrato de trabalho, as contribuicoes obrigatórias na área de saúde e/ou AFP (INSS) de pelo menos 12 meses e coisas assim….

Resposta
Neto Toffoli Maio 14, 2015 at 2:44 am

Estive no chile em Fevereiro, fui a Santiago viña del mar e Valparaiso, gostei muito de Santiago, sei que é muito dificil conseguir emprego em outro país na sua area, oque um Brasileiro consegueria por aí? Os empregos mais comun, e da pra se manter? Obrigadooo

Resposta
Joy Matta Maio 14, 2015 at 2:51 am

Neto, a área de vendas sempre tem vagas, mas nem sempre os salários valem a pena. Na verdade, acho que para qualquer emrprego ou “sub-emprego”, o importante é a aptidao, a vontade de trabalhar, a apresentacao nas entrevistas… mas independente disso, está cada dia mais difícil trabalhar aqui de forma ilegal e as empresas estao dando preferência para estrangeiros que já tenham o visto definitivo. Eu sempre aconselho o pessoal a vir com uma quantia economizada pra garantir uns 4 meses de espera pela primeira documentacao.

Resposta
Roberto Alencar Junho 11, 2015 at 2:13 pm

Penso em ir pro Chile e me livrar de políticas de esquerda que só atrasam o pais.
Minha duvida é se o Chile esta dominado pela esquerda socialista ou se ai o que predomina é uma política conservadora com foco no progresso da sociedade chilena?
Obrigado

Resposta
Joy Matta Junho 12, 2015 at 1:37 pm

Roberto, Bachelet é de centro esquerda, enfocada em ajuda social, mas há progresso. De todas formas, se seu problema é a política, nao aconselho a vir pra cá no momento. Abraços.

Resposta
Roberto Alencar Junho 11, 2015 at 2:20 pm

Trabalho como autônomo na Indústria do Bem Estar e quero muito sair do Brasil, e acredito que o Chile é uma boa opção. Vc poderia me tirar essas duvidas? Muito obrigado pelo sua postagem, ajuda muito.

Resposta
Joy Matta Junho 12, 2015 at 1:38 pm

Roberto, quais sao as suas dúvidas? Abraços.

Resposta
claudio guarda Junho 18, 2015 at 5:36 pm

Olá Joy estou querendo morar em melipilla em fevereiro de 2016 tenho um laboratório de próteses estive ai agora em junho acertando com um amigo chileno que também trabalha na mesma areá que me animou foi que a qualidade de mão de obra deles não é tão boa por isso pretendo ir porque o brasil esta um problema em tudo esta dificil de viver com tanta violencia e outros ficarei feliz por me dar umas dicas abraços

Resposta
Joy Matta Julho 11, 2015 at 11:55 pm

Claudio, nao sei nada sobre a área a qual vc se dedica. A qualidade de vida aqui realmente ainda está melhor mas este ano chegou uma crise por aqui tb. Mantenha-se informado e pesquise bastante antes de vir. Abraços e boa sorte

Resposta
Anderson Julho 1, 2015 at 2:21 am

Boa noite Joy.
Primeiramente parabéns pelo blog esta fantástico e repleto de informações boas.
Meu nome é Anderson sou empresário aqui no estado de SP no ramo da construção civil, estou querendo mudar de ares, tenho estudado Santiago como uma possibilidade de se viver.
Gostaria de abrir alguma empresa ai no ramo alimentício como por exemplo uma pizzaria delivery ou um Food truck
gostaria de saber sua opinião ? ou se tem algum nicho de mercado empresarial que você me indicaria ?
Eu teria um capital para passar um ano sem precisar fazer retiradas do negócio. Me informei sobre abrir uma empresa ai e não é complicado o mais difícil é saber o ramo carente na região.

Agradeço desde já.

Abraço!

Resposta
Joy Matta Julho 12, 2015 at 12:00 am

Anderson, sei que para ter um food truck aqui no Chile ainda há muitos empecilhos legais, as permissões comerciais aqui se dão por comunas e isso impede e/ou encarece a possibilidade de se mobilizar pela cidade. Além disso as questões de higiene e sanitárias são bem enfatizadas por aqui. Já o delivery parece ser mais comum e aconselharia a pensar mais nesse sentido. Para estudo de mercado nada melhor do que passar aqui um tempo e analisar pessoalmente e conseguir as informações pertinentes no Servicio de Impuestos Internos. Abraços e boa sorte com seu empreendimento.

Resposta
Franklin Julho 4, 2015 at 6:19 pm

Olá Joy,
Ultimamente tenho pensado em mudar para Santigo justamente pelo fator qualidade de vida. Adorei seu texto. Você saberia dizer com quantos pesos chilenos daria pra viver confortavelmente no Chile (uma pessoa solteira)?

Resposta
Joy Matta Julho 12, 2015 at 12:05 am

Franklin, aconselho a ver os links que cito no post sobre como é morar aqui e calcular por si mesmo já que faz tempo que nao vivo de aluguel mas sei que houve um aumento nos valores recentemente. Abraços e boa sorte.

Resposta
JOANA DE OVIEDO Julho 31, 2015 at 3:44 pm

Olá, eu sempre quis morar no Chile, apesar de ser brasileira, filha de pai paraguaio.Sou graduada em Psicologia e Pedagogia com pós em Psicopedagogia clínica, estudante do 4º ano de Direito, sou escritora também (porém não reconhecida, apesar de não ter trabalhado para isso, mas tenho livros publicados no Brasil), como seria ser psicólogo ou advogado no Chile?

Resposta
Joy Matta Julho 31, 2015 at 4:49 pm

Joana, obrigada por deixar seu comentário aqui no Blog. Não sei muito sobre o procedimento de validação do diploma de Psicologia, mas sei que advogados formados no Brasil não podem atuar atuar aqui sem antes fazer uma boa quantidade de matérias novamente. Recomendaria que vc pesquisara bastante sobre a validação dos dois diplomas antes de pensar em vir para cá. Abraços e boa sorte.

Resposta
Getulio Lopes Jr Agosto 8, 2015 at 12:42 pm

Olá. Minha esposa e eu gostaríamos muito de viver no Chile, mas para isso gostaríamos de saber se com o ensino medio tecnico que tenho em eletrotecnica e experiencia em liderança de equipes , se o mercado de emprego estar bom para essa area industrial e com relação a moradia, como estar os valores dos alugueis para familia com 3 filhos e o quanto se gasta para se manter uma familia com esse numero? Obrigado.

Resposta
Joy Matta Agosto 17, 2015 at 6:35 pm

Olá Getúlio. No meu texto sobre como é morar em Santiago, tenho links que podem te ajudar a calcular quanto seria necessário para vivir por aqui. Sei que o ensino técnico feito em outros países é bem difícil de validar por aqui, mas não tenho ideia de como é esse mercado. Nesse mesmo texto tem links para sites de busca de emprego que podem te ajudar a ter uma noção de como estão as coisas. Pesquise bastante e boa sorte.

Resposta
Hugo Matsuchita Agosto 9, 2015 at 3:19 am

Sou biomédico e estou me formando em medicina, queria sair (de vez) do Brasil, será que o Chile seria um local que me recepcionaria bem?

Resposta
Joy Matta Agosto 17, 2015 at 6:37 pm

Hugo, sei que para validar os estudos de medicina depende da faculdade que você cursou para saber se há necessidade de refazer alguma matéria e de qualquer forma faz-se uma prova para permitir que você exerça sua profissão aqui. Pesquise bastante sobre a validação de seus estudos antes de vir e boa sorte.

Resposta
Filipo Arce Agosto 15, 2015 at 5:35 pm

Ola, sou filho de Chilena, tenho Rut e estou vendo a possibilidade de ir com minha esposa trabalhar e morar no Chile por 1 ano, nossa empresa nos aceita morar no chile e fazer o trabalho de la e ainda olhar a possibilidade de abrir uma filial, por;em gostaria de ter ideia de quanto custaria alugar um flat ou studio em um bairro legal e com metro?
acredito que deixando todas as contas em dia no Brasil, nos sobraria algo em torno de 1.500.000 pesos chilenos… é suficiente , para viver de forma simples?neste 01 ano?

Resposta
Joy Matta Agosto 17, 2015 at 6:38 pm

Olá, Filipo. Com certeza ter o RUT em mãos facilita muito a vida ao vir para cá. No meu texto sobre como é morar em Santiago tem links que podem te ajudar a ver os valores em relação à moradia por aqui pra vc ter uma ideia e calcular se a mudança vale a pena. Boa sorte!

Resposta
Alex Belli Outubro 14, 2015 at 8:01 pm

Boa tarde. Achei seu post interessante e gostaria de algumas posicoes sua sobre eu minha esposa e filho de 8 anos irmos viver no Chile. Minha esposa é fluente em espanhol e eu trabalho com transporte pesado. Somos(03) brasileiros e italianos documentados. Me diga, pela sua experiencia. A minha cnh daqui é válida no Chile? O trabalho no geral, como é?
Muito obrigado pela ajuda.
Deus abencoe.

Resposta
Joy Matta Outubro 19, 2015 at 4:03 pm

Olá, Alex. Sua CNH só vale para carros e somente durante a estadia como turista, ao menos teoricamente. Em geral, os brasileiros são fãs do “jeitinho” e muitos continuam com as cartas brasileiras e se aproveitando do fato de que os sistemas da Extranjeria e da Dirección de Tránsito não estão interligados. Mas para transporte pesado, imagino que a fiscalização seja bem mais pesada. Nesse caso, aconselharia a legalizar os documentos de estudo (o mais alto grau de instrução que você tiver) para poder tirar a carta aqui também. O Chile no momento também está em crise, claro que não dá para comparar com o Brasil, mas ainda assim é um momento onde não há tanta oferta de emprego em geral, ainda assim há algumas áreas que se destacam. Para saber quais são, aconselho a dar uma olhada nos sites de busca de emprego.
Boa sorte!

Resposta
Ederson Outubro 26, 2015 at 6:07 pm

ola Joy, como esta o chile hoje? qual o valor médio de uma casa comum ai?emprego ? pode me ajudar por favor?!?!

Resposta
Joy Matta Outubro 28, 2015 at 9:05 pm

Olá, Ederson, aconselho a ler meu texto sobre como é morar em Santiago. Ali tenho os links que você precisa para iniciar sua pesquisa!!

Abraços!

Resposta
Rosana Novembro 10, 2015 at 10:37 am

Bom dia Joy,
Estou com quase tudo pronto para mudar em janeiro/16. Sou formada em Jornalismo e já fiz todas as legalizações dos diplomas. Como tenho a intenção de buscar trabalho, gostaria de saber se vc acha necessário levar alguma comprovação de experiencia profissional obtida aqui no Brasil, ex. contrato de trabalho da última empresa. E se ao seu ver, necessita ser legalizado? As empresas chilenas solicitam esse tipo de documento aos profissionais estrangeiros?

Obrigada,
Rosana

Resposta
Joy Matta Novembro 10, 2015 at 12:58 pm

Bom dia, Rosana. Os empregadores chilenos nao costumam ser tao exigentes na comprovaçao de experiência profissional com os estrangeiros, mas uma carta de recomendaçao e deixar telefones de contato sempre sao uma excelente ideia. Que seja uma excelente jornada para você. Abraços, boa sorte e seja bem-vinda!

Resposta
ediileno de jesus abdon dos santos Novembro 25, 2015 at 1:26 am

gostaria de morar no chile,daqui a três anos quando me aposentar,sou professor universitário de educação física,sou casado,tenho uma sogra,aposentada da marinha,e pergunto à você;que cidade mais tranquila que possas me indicar,para morar,já que minha aposentadoria me da condições para inicialmente alugar uma moradia,e depois comprar um estabelecimento definitivo,sou professor personal de academia também,ginástica,musculação,hidro,voleibol,em fim especialista em clinica de emagrecimento,tem possibilidades de entrar em contato com alguma academia interessada na minha experiencia?obrigado pelas informações.

Resposta
Joy Matta Novembro 29, 2015 at 8:35 pm

Olá, Edileno, não conheço o território chileno tão a fundo a ponto de indicar uma cidade específica. Vai depender do que você busca também: climas mais amenos sempre em direção ao norte e se preferir o frio e a chuva, vá para o sul. Tenha em mente de que um dos requisitos para conseguir o visto definitivo é demonstrar que você está contribuindo com a economia chilena seja através de trabalhos como autônomo emitindo notas fiscais e pagando os impostos que correspondem. Aconselho a pesquisar sobre o mercado de trabalho procurando em sites de busca de emprego, por exemplo. Boa sorte!

Resposta
Fabiana Melo Dezembro 6, 2015 at 9:15 pm

Concordo com tudo, morei quatro anos na Argentina Bs As….até mesmo porque os dados informados pela Argentina não são confiáveis….amo o Chile amo Santiago e pudesse voltar no tempo tinha conhecido bem antes….

Resposta
Gemma Dezembro 23, 2015 at 2:08 pm

Estou pensando em sai do país também passar um tempo fora e meu ponto principal é o Chile gostaria de saber sobre moradia se consigo algo mas em conta e também se tenho chance de emprego

Resposta
Joy Matta Dezembro 24, 2015 at 12:08 pm

Olá Gemma, aconselho dar uma lida nos meus textos sobre como é morar em Santiago e sobre os tipos de visto para morar aqui. No primeiro tenho links para páginas de busca de emprego, onde você pode pesquisar sua área de trabalho para saber a quantas anda o mercado.
Pesquise bastante e se prepare.
Boa sorte!

Resposta
Dayanne Fevereiro 2, 2016 at 2:53 pm

Olá. Pretendo sar do Brasil com meu esposo e meu filho. Ele pretende estudar medicina ai. Quanto a trabalhar no chile o que você me diz. Sou formada em Gestão Ambiental aqui, servirá aí no chile?? Aguardo. Bjs

Resposta
Joy Matta Fevereiro 5, 2016 at 1:30 am

Olá Dayanne. Infelizmente nao sei absolutamente nada sobre sua área, portanto o único que posso recomendar é uma busca em sites de emprego e uma pesquisa em relaçao à validaçao de seu diploma aqui antes de se decidir.
Lembre-se que todas as Universidades aqui sao pagas, mesmo que sejam consideradas públicas, portanto também aconselharia pesquisar o valor dos “aranceles” (matrículas e mensalidades).
Boa sorte

Resposta
Deise Santana Fevereiro 13, 2016 at 3:24 am

O custo de vida é muito alto??
Estamos pretendendo ir em Julho para Santiago. Meu esposo já está trabalhando no Chile. Grata

Resposta
Joy Matta Fevereiro 13, 2016 at 2:45 pm

Olá Deise, hoje em dia, considerando que o câmbio peso chileno – real está desfavorável para nossos compatriotas, ao fazer as conversoes, inclusive está mais caro do que algumas capitais do Brasil, no entanto, considerando os valores médios de salário, ainda pode-se dizer que o custo de vida está bem similar ao do Rio e Sao Paulo, por exemplo.
Abraços.

Resposta
lazair littig Fevereiro 13, 2016 at 5:34 pm

Sou agricultor e tenho curiosidade em saber sobre a aquisição de terra ai no chile ,tenho muita vontade de deixar esse lixo que se tornou o brasil .Você tem alguma dica pra me dar ?

Resposta
Joy Matta Fevereiro 14, 2016 at 2:10 am

Lazair, alguns amigos que moram por aqui tiveram muitos problemas ao comprar casa por conta da burocracia, mas isso quando é necessário pedir um empréstimo. Eles exigem cinco anos de visto definitivo, na maior parte das instituiçoes financeiras e diversos papéis para comprovar renda. Nao sei como funcionaria no caso de compras à vista. Desejo muita sorte em sua busca de informaçoes. Abraços.

Resposta
José Maria Vieira de Miranda Março 7, 2016 at 11:42 am

Ola!
Joy.
Sou casado com uma Chilena, temos dois filhos, vivemos no Brasil e vou para o Chile desde 1993.
Sim, o Chile é infinitamente melhor que o Brasil.
Venho acompanhando a economia deste pais que é fora de serie.
A educação então é de tirar o chapel.
Já tenho as documentações listas de casamento e dos filhos (dupla cidadania).
Só me falra a coragem, pois independente de qq coisa só falta eu fazer alguns contatos para trabalhar ai.
Se puder me ajudar com alguns links ou locais para eu entrar em contato eu agradeço.
Abraços
y que lhe vaya muy bien!!
Saludos.

Resposta
Joy Matta Março 7, 2016 at 1:54 pm

Olá José Maria, aconselho a ler meu outro texto sobre o assunto, lá tem alguns links para busca de emprego.
Boa sorte.

Resposta
sandra Abril 5, 2016 at 1:32 am

Sandra Elisa ,boa noite
gostei de suasdicas e comentarios ..gostaria de saber de algumas coisas plano de saude tem ai ou hospital publico e bom,,, faculdade de medicina e boa??? minha filha ta fazendo 1 ano do ensino médio estou procurando algum lugar traquilo para morar estou me aposentando e meu marido já e aposentado,,qual cidade e gostaria de morar com custo de vida melhor traquilidade ,colegio bons ,trasporte
Em media aluguel de um apartamento de 3 quartos sala cozinha banheiro ,e quanto,,,,se poder sitar alguns lugares legais manda o nome da cidade ,,,
fiquei sabendo que morar na praia e mais barato??? ou interior (em torno de 6000,00 reais vive bem ai??

pode me ajudar,

Resposta
Joy Matta Abril 5, 2016 at 5:22 pm

Olá Sandra, Para saber sobre saúde, leia meu post sobre o assunto aqui.
Eu moro em Santiago e em outras cidades somente vou a passeio, mas já ouvi que dependendo da regiao o custo de vida pode ser mais alto ou mais baixo (regiao Norte costuma ser mais cara).
Para saber sobre custo de vida, diria que aguarde que em breve haverá um texto mais detalhado sobre o assunto, mas você pode ter uma nocao lendo meu texto sobre morar em Santiago.
Abracos e boa sorte!!

Resposta
ismael Junho 7, 2016 at 6:52 pm

Ola gostei muito de seu post.
Estou pretendendo conhecer Santiago com minha esposa e filho de 6 anos, vc poderia nos dar alguns pontos turisticos para conhecer em familia ?

Resposta
ismael Junho 7, 2016 at 7:14 pm

Ola uma outra duvida, Ja ocorreu terremoto na cidade de Santiago ?
Os hoteis em Santiago são construidos para um evento de Terremoto ?

Resposta
Joy Matta Junho 7, 2016 at 7:45 pm

A resposta é sim para ambas dúvidas. Você pode ler mais a respeito aqui: http://www.brasileiraspelomundo.com/chile-terremotos-em-primeira-pessoa-422020925

Resposta
R. Ribeiro Julho 16, 2016 at 2:46 am

Oi Joy, gostei da mteria, pretendo migrar do Brasil e Comecei a pesquisar sobre o Chile, e acredito ser um paí em que eu poça prorpocionar uma educação e qualidade de vida para meus filhos. Quero conhecer mais sobre o Chile, obrigado

Resposta
Joy Matta Julho 18, 2016 at 7:02 pm

Olá, Há diversos textos meus com diferentes detalhes sobre o país aqui no Blog. E tem alguns da Isabela Vargas que também mora em Santiago. Vale a pena dar uma olhada. http://www.brasileiraspelomundo.com/category/chile

Resposta
Matheus Bertelli Julho 19, 2016 at 4:35 pm

Bom dia joy, saberia me dizer se a atuação na área de nutrição e comercio exterior ( importação e exportação) ai é bem vista? se há bastante vagas de emprego?

Obrigado.

Resposta
Eduardo Julho 21, 2016 at 5:15 pm

Belo texto, estarei acompanhando as postagens e o que já foi postado, estou fazendo um pente fino, e tenho vontade de deixar o Brasil, cheguei a um ponto aonde não tenho nada a perder, aquela fase da vida que você busca um novo recomeço. Comecei olhar o Chile por comentários de minha prima que trabalha na Nielsen e por várias vezes esteve em Santiago a trabalho. Mas tenho olhado detalhadamente o sistema de vida, social, economico, educacional e principalmente de oportunidades de trabalho. Acredito que devo estar indo em breve para conhecer a cidade, não com uma decisão definitiva, mas digamos estender os tapetes, quem saiba eu foque nessa mudança. Agora em Setembro estarei na Bolivia, fazendo mochilão, acredito que para começo do ano que vem vá conhecer Santiago e algumas cidades vizinhas.

Resposta
Acioli Setembro 2, 2016 at 4:27 pm

Bom eu o Brasil. Bom é o Rio de Janeiro que é minha cidade. O Chile pode ser até legal mas não existe nenhum motivo que me tire do meu país.

Resposta
alex santos Novembro 1, 2016 at 3:21 am

oi joy, sabe me dizer alguma coisa sobre a cidade de Osorno no sul de chile, já vi comentários que é uma cidade aconchegante apesar de fria, sabe alguma coisa sobre esta região chilena?

Resposta
alex santos Novembro 11, 2016 at 2:41 pm

Boa noite Joy, queria saber se vc já ouviu algo sobre a região de Los Lagos no sul de Chile, se a cidade de Osorno é boa de se morar e viver?

Resposta
Luis Gustavo Novembro 24, 2016 at 5:54 pm

Olá boa tarde, meu nome é Gustavo, em janeiro ficarei 4 dias em Santiago, gostaria de poder conversar via email com você para tirar algumas duvidas sobre o dia-dia na cidade e etc.

agradeço desde já a atenção .

abs

Resposta
Ann Moeller Novembro 30, 2016 at 11:53 am

Ola Luis, as colunistas não passam o contato pessoal para os leitores. Obrigada. Equipe BPM

Resposta
MARCHEL Janeiro 2, 2017 at 8:14 pm

Olá, querida!

Bom de uns tempo para cá estou querendo mudar para outro pais , gosto muito da America latina, e sempre tive curiosidade de conhecer Chile e Uruguai , países que estou a frente do Brasil , como estou com perspectivas de morar no Chile , e Vejo uma boa oportunidade , sou formada, não tenho filhos, e solteira . Veja que pode sim haver uma possibilidade de mudar e mudança e tudo que eu topo. Estou me planejando de ir , mas ainda fico com receio de trabalho e moradia . Obrigada por seu blog foi de muito ajuda . E vou contar com sorte

Resposta
Eduardo Fevereiro 9, 2017 at 2:02 am

Olá! Estou pensando seriamente em sair do Brasil, começar vida nova, país novo, emprego novo, enfim fazer o que milhares de brasileiros já fizeram. Mas conforme tenho visto aqui, e eu sou um caso à parte pois não tenho nível acadêmico. O que tenho a oferecer são experiências em áreas mais modestas como marceneiro, pintor, vendedor, segurança, garçom…dá pra se manter atuando em uma dessas áreas? Estou ciente que tem que haver um planejamento financeiro para um início, até conseguir o visto para trabalho, na verdade a minha maior preocupação é com relação ao trabalho, pois tendo um trabalho tudo se resolve. Gostaria de saber também se dá pra dirigir aí com essa PID (permissão internacional para dirigir)?

Resposta
Carlos Pereira Maio 30, 2017 at 11:43 pm

Ótimo seu texto, Joy, obrigado. Sobre Santiago, metrópole, deve ser um tanto cansativo de morar por causa do tamanho, não? Falando de profissões, minha esposa é farmacêutica e eu barbeiro, será difícil trabalhar aí? Estou animado com o Chile, muito bem recomendado! Um abraço e Deus lhe abençoe!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação