Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»França»Dicas de passeio na região basca
    França

    Dicas de passeio na região basca

    Lilian MoritzBy Lilian MoritzJuly 22, 2018Updated:November 17, 20182 Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: arquivo pessoal
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Dicas de passeio na região basca.

    A nossa meta desde chegamos na França em abril de 2014 é de conhecer o máximo possível do país. Já viajamos bastante, mas ainda não conhecemos tudo o que gostaríamos. A França não é só Paris, Vale do Loire e Cote d’Azur. Tem muito para conhecer. É claro que para quem vem como turista e nunca veio a França é bom começar pelo mais conhecido. 

    A grande vantagem para mim é que podemos fazer praticamente tudo de carro saindo de Clermont- Ferrand. Como Clermont fica no centro da França, as cidades mais distantes  ficam entre 6 a 7 horas de carro.

    Maio é um mês de muitos feriados por aqui e aproveitamos que este ano tivemos 2 feriados na mesma semana com recesso na escola para conhecermos uma parte da região basca ou país basco. 

    Saímos na sexta – feira e voltamos no domingo da semana seguinte. 

    Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

                                Afinal, o que é País Basco e onde fica ?

    De acordo com wikipedia, o País Basco é o nome dado à região histórico-cultural onde residem os bascos, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, cortada pela cadeia montanhosa dos Pirinéus e banhada pelo Golfo de Biscaia.

    Nós ficamos na parte francesa e visitamos um pouquinho da parte espanhola também.

                                        Onde ir e o que fazer ?

    Ficamos num camping entre  Saint-Jean de Luz e guetary e cada dia íamos a um lugar diferente. 

    Saint Jean de Luz. Fonte: arquivo pessoal

    Saint-Jean de luz

    Cidade super charmosa, região de porto e praia. Praia boa para descansar, comércio pequeno mas bem ativo. O forte na época quente são os sorvetes. Tem sorvete artesanal vendendo em cada esquina.

    Leia também: Tipos de vistos e residência na França

    De lá saem passeios de barco com diferentes roteiros. No verão tem mais opções de horário. É possível até fazer um passeio de dia inteiro para observar os golfinhos e as baleias. Perto do porto tem uma grande loja de produtos típicos da região.

    O passeio de trenzinho pela cidade é válido principalmente com crianças e se você quer conhecer um pouco da história do lugar, pois a centro antigo é tão pequeno que todo lugar que o trenzinho passou ja tínhamos passado a pé.

    Toda parte costeira em torno de Saint-Jean de luz vale a pena visitar. Perto de Guetary tem umas praias bem bonitas. 

    Ghéthary

    Cidade pequena cercada de belas praias com uma arquitetura típica da região basca: na maioria, casas com portões e janelas de madeira colorida de azul, vermelho, verde e até amarelo. Fica a uns 6 km de Saint Jean de luz.

    Hendaye Fonte: arquivo pessoal

    Hendaye

    É a cidade de praia mais perto da fronteira com a Espanha, tanto que assim que chegamos na praia de Hendaye, trocou a operadora do celular para a Espanha, com a mensagem bem vindo a Espanha.  

    Para chegar lá indo de Saint-Jean de Luz são uns 12 km e o melhor caminho é ir pela La Corniche, que nada mais é do que a costa, belíssimo visual.  

    Na  verdade só conhecemos a cidade de carro, pois o foco foi a praia. Ficamos na Praia Grande, areia finíssima, mar super claro e gelado e como ventava muito, deu até para soltar pipa, para a alegria da minha filha. Fomos em maio, mesmo sendo semana de feriados, não é alta estação. Provavelmente no verão deve ficar cheio. 

    Forte de Socoa. Fonte: arquivo pessoal

    Socoa e Egiategia

    Socoa fica a 5 minutos de Saint Jean de luz. Passamos por lá a primeira vez por acaso quando estávamos indo para Hendaye.

    Tem um forte bonito com uma vista boa para o mar. Vimos 2 praias: a do forte e a do lado do forte. Recomendo a visita ao Forte e dependendo da hora, almoçar em um dos restaurantes que ficam perto.

    Na segunda vez fomos a uma visita e degustação de vinhos num local chamado Egiategia, que fica perto do forte. 

    Você sabia que existe vinificação no fundo do mar? Sim existe e é feito na Egiategia. O dono do local é um agrônomo e enólogo que trabalhou na Möet Chandon e desenvolveu a técnica de finalizar a vinificação no fundo do mar.

    Super interessante, realmente vale a visita e o vinho com vinificação 100% submarina é muito bom.

    Dica: tem que reservar antes, de preferência a degustação de 5 vinhos .

    Spelette. Fonte: pixabay.com

    Spellete 

    Cidade pequena é bonitinha. É a capital da pimenta espelette (malagueta). Todo lugar que você olha na cidade tem pimenta e tudo é feito à base de pimenta .

    Tem uma fábrica de chocolate excelente lá: Chocolaterie Antton, com visita e degustação.

    Leia também: Dicas de turismo perto de Toulouse  e 10 passeios imperdíveis na França

    Biarritz 

    É junto com Bayonne (que não deu tempo de visitar), uma das cidades mais conhecidas da região. É uma cidade grande perto das outras, e é lá que fica o aeroporto.

    Super turística e conhecida, a cidade é agradável com uma orla em torno do cassino, muito charmosa que faz lembrar Copacabana nos anos 50. 

    Tem o passeio de trenzinho também e um aquário que faz sucesso com as crianças, principalmente pelas focas.

     San  Sebastien 

    A única cidade espanhola que conseguimos visitar. Fica a 33 km de Saint- Jean de Luz. Cidade grande, bem organizado com uma bonita orla, um aquário/ museu interessante e a parte histórica bem jeitosa.

    Fomos num dia de chuva e frio, mas conseguimos passear bastante .

     Trem de la Rhune 

    Trem turístico sobre o massivo pireneu. Não conseguimos ir, pois estava lotado com uma fila enorme e sem garantia de ingresso. O passeio parece bem interessante o trem sobe a montanha e tem uma vista linda lá de cima. O passeio depende da meteorologia, o ideal é céu aberto para aproveitar o visual.

    Dica: se tiver certeza que vai fazer o passeio , é possivel comprar com antecedência de pelo menos 1 dia.

    Come-se muito bem na região basca. O forte são peixes e frutos do mar – a parrilhada é uma boa pedida, além de tudo que se pode imaginar à base de pimenta de chocolate a pão e geleia de pimenta . De doce tem o bolo basco, carregado na manteiga, muito bom.

    Mais perto da parte espanhola o forte são os pinchos: são pequenas porções de aperitivos que você paga por unidade . Dá vontade de provar tudo. Pode-se almoçar pinchos sem problemas e de preferência acompanhado de uma sangria. Em San Sebastian tem bar de pinchos a cada esquina do centro velho.

    Dá água na boca, né? A região é ótima para comer bem, aproveitar as paisagens e pegar uma praia.  Esta foi a minha experiência, espero que tenham gostado e se programem para conhecer porque realmente vale a pena.

    Textos relacionados

    • Preparativos do Natal na França
    • Verão no Auvergne e arredores
    • Cruzeiros com crianças
    • Primavera francesa em Auvergne
    • Termos e expressões francesas usadas pelas crianças
    • Início da alfabetização em francês: como fica o português?
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    praias francesas turismo na região basca viajar de carro pela França viajar pela França
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Lilian Moritz
    • Website

    Lilian é engenheira química, nascida em Belo Horizonte e criada no Rio de Janeiro. Mora em Clermont Ferrand, na França, com o marido e a filha desde 2014 por conta do trabalho. Apaixonada pela cidade e pela cultura francesa, adora viajar e conhecer novos lugares em família .

    Related Posts

    Como enfrentar essa onda de negatividade global

    September 20, 2021

    Turismo na Arábia Saudita – Roteiro em Jeddah

    September 10, 2021

    As férias do improviso

    August 11, 2021

    2 Comments

    1. Vivian on August 3, 2018 7:25 am

      Adorei, Lilian, sobretudo a partr do vinho. 🙂 Bjs

      Reply
      • Lilian Moritz on August 3, 2018 8:32 pm

        Obrigada Vivian.
        É super interessante a técnica que foi desenvolvida. A pessoa que criou trabalhou antes möet chandon.
        Se tiver oportunidade conheça a região, eu gostei muito.
        Bjs

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.