Dicas de passeio pela Baixa em Lisboa.
Se você está pensando nas próximas férias eu posso dar uma ótima sugestão: Lisboa!
Sem querer puxar a brasa para a minha sardinha (um ditado que cabe muito bem por aqui), Lisboa é uma cidade muito bonita, simpática, agradável, segura e tem uma luz incrível! É uma cidade das sete colinas e para fazer tudo a pé é preciso ter boas pernas e bons sapatos para caminhar mas é o melhor jeito de se conhecer mesmo cada cantinho da cidade. Se for mais longe pode usar transportes públicos que são bons e baratos.
Lisboa é a capital de Portugal mas é uma cidade pequena para quem vive nas grandes cidades brasileiras. A população total do município de Lisboa é de aproximadamente 550 mil pessoas de acordo com o último Censo de 2011. A área metropolitana tem quase 3 milhões de habitantes e inclui municípios como Cascais, Sintra e muitos outros onde existem muitos lugares para descobrir.
Mas hoje vou falar só de um pedacinho da capital, mais especialmente da Baixa lisboeta. A “Baixa” é como normalmente chamamos o centro das cidades portuguesas, normalmente o centro antigo, histórico, onde estão as lojas e os serviços públicos.
A cidade de Lisboa é muito antiga e a parte baixa da cidade foi muito destruída pelo terremoto, com consequente tsunami, que aconteceu aqui em 1755. Após o terremoto, o Marques de Pombal mandou reconstruir a cidade e, embora outros bairros da capital tenham ruelas estreitas e sinuosas, na Baixa os quarteirões são retangulares e as ruas retas e perpendiculares.
Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal
Há tanta coisa para ver e fazer na Baixa que, se for ver tudo, ficamos por ali muitas e muitas horas. Mas vamos lá! Venham comigo passear! Começamos pelo Rossio. Nesta praça temos uma estátua que é de Dom Pedro IV (que é Dom Pedro I do Brasil), ao fundo o teatro Dona Maria e muitas lojas e cafés.

Seguindo pela rua em frente da igreja chegará a praça da Figueira. No centro da praça está a estátua de Dom João I, 10º Rei de Portugal, com reinado de 1364 a 1387, primeiro rei da dinastia de Avis. Até os anos 1950 havia um mercado nesta praça, que foi demolido nessa altura. Aqui em Portugal, mercado também é chamado de “praça” e ficava aqui o mercado da Figueira.

Leia também: custo de vida em Lisboa

Estando no cais você pode até sentar um pouco e, olhando para o lado direito, ver a ponte 25 de Abril. Esta ponte está sobre o rio Tejo e liga o município de Lisboa ao de Almada e que foi inaugurada em 1966.

Leia também: como abrir conta bancária em Portugal

Esse é apenas um pequeno passeio pela Baixa de Lisboa. São tantas coisas para ver e sentir em cada pedacinho desta cidade. Venham e aproveitem o passeio!

10 Comments
Lyria, depois de ler o seu roteiro, passei a ver Lisboa com outros olhos, talvez os seus? Gostei muito!
Olá Juraci!
Que bom que gostou do passeio! 🙂 Volte sempre!
Nossa! sempre que penso em ir para Europa penso em ir até Portugal foi bom viajar nessas imagens Lyria e também adorei o passeio .bjs. .
Olá Emília!
Venha sim, vai gostar muito dos passeios por aqui. 🙂
Bjim
Pingback: Portugal – Passeando por Belém
Em minha próxima estada em Lisboa, farei este itinerário sugerido por vc!!
Que bom! 🙂
Espero que goste!
Bom passeio!
Pingback: Portugal – Férias em Lisboa: Parque das Nações
Olá, gostaria de sugestões de restaurante e confeitarias em Lisboa, de preferência com custo benefício bom. Obrigada Elisa.
Olá. A Lyria parou de colaborar conosco. Temos nova colunista em Portugal – caso seja de seu interesse, redirecione a pergunta para ela, comentando em um de seus textos. Para encontrá-la procure os textos mais recentes publicados sobre o país.