BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Turismo Pelo Mundo

Dicas de passeio saindo de Dubrovnik

Dicas de passeio saindo de Dubrovnik.

A cidade de Dubrovnik é, sem dúvida, o destino mais procurado na Croácia. Esta cidade medieval, muitas vezes referida como Pérola do Adriático, já por décadas atrai milhões de turistas. A cidade tornou-se ainda mais famosa nos últimos anos graças a série popular “Guerra dos Tronos” (Game of Thrones). Todo mundo já sabe, mas vale lembrar – Dubrovnik representa o Porto Real, a capital dos Sete Reinos (a disputadíssima King’s Landing!)!

O centro histórico da cidade está cercado pelas enormes muralhas e torres. As muralhas abrigam inúmeras ruelas estreitas com charmosas casas de pedra e restaurantes escondidos a cada esquina. Devido a sua localização a beira mar, Dubrovnik é um super ponto de partida para vários passeios de um dia. Seja a sua opção passeios de barco ou de carro, a Croácia e o mar Adriático oferecem sempre destinos de tirar o fôlego!

Ilha de Lokrum

A 15 minutos de barco de Dubrovnik fica a ilha de Lokrum. A ilha foi declarada uma reserva natural por ser repleta de vegetação, parques e praias exuberantes. Por lá vivem pavões, coelhos, e muitos outros animais que se movem livremente pela ilha. Além da beleza natural, a ilha abriga vários edifícios históricos, como um antigo mosteiro, o lazareto do século XVI, ruínas de uma antiga igreja, e um poço. Na parte central da ilha, você encontrará um grande parque com muita sombra e várias mesas de piquenique, o local ideal para aproveitar o almoço, por exemplo. Caso você não tenha levado nada consigo, não se preocupe, há diversas opções de café e restaurantes disponíveis na ilha. Depois de aproveitar a natureza, o sol e a sombra, procure por um lugar escondido entre as rochas da praia e se jogue no maravilhoso mar Adriático!

Ps.: Para os fãs de “Guerra dos Tronos” (Game of Thrones) é na Ilha de Lokrum, que também foi usada nas gravações da série, que se encontra o famosíssimo trono de King’s Landing. Ao visitar a ilha, não deixe de procurá-lo e fazer a icônica foto! 😉

 

Ilha de Lokrum (Foto: arquivo pessoal)

 

Península de Pelješac

A península de Pelješac é a segunda maior península croata. Conhecida pelas inúmeras vinícolas, a região é um dos destinos favoritos para os amantes de vinho. Várias agências oferecem passeios de Dubrovnik pelas estradas de vinho na península de Pelješac, com degustação e almoço incluídos. A cidade mais conhecida na península é a cidade de Ston, que abriga a segunda muralha mais longa no mundo. Trata-se de uma cidade medieval, cercada pela fortaleza, que foi construída nos tempos da poderosa República de Dubrovnik, para deter os inimigos que vinham pela península. A muralha conecta as cidades de Ston e Mali Ston e divide a península em duas partes. Quem quiser, pode fazer a caminhada pelas muralhas, mas é preciso ter fôlego, pois elas têm um comprimento de 5.5 quilômetros. Outra razão para visitar a península é a comida local. A região é famosa pelos frutos do mar e pelas ostras mais frescas do país. Os restaurantes mais famosos ficam mesmo na cidade de Mali Ston. Por isso, se você aprecia vinhos e gastronomia local, e também se encanta pela arquitetura medieval, vale muito a pena visitar esta península durante a sua estadia em Dubrovnik!

Leia também: Dicas de passeio saindo de Split

Parque Nacional de Mljet

A Croácia é bem conhecida pela sua natureza intacta e única. Uma das provas é o fato de que, mesmo sendo um país tão pequeno, a Croácia abriga 8 parques nacionais e 11 parques naturais. Um dos parques nacionais mais bem preservados, mas ainda pouco explorado é o Parque Nacional de Mljet. O parque cobre a parte norte da ilha de Mljet e, para chegar lá, você tem que pegar um catamarã que sai de Dubrovnik, todos os dias de manhã, e volta à tarde. O passeio de catamarã dura 1h30, deixando aproximadamente 6 horas para aproveitar a ilha. O barco para no porto de Polače, onde já começa a trilha turística que junta todos os pontos de interesse no parque nacional. As atrações incluem o Lago Pequeno e Lago Grande (Malo i Veliko Jezero), vários sítios arqueológicos, antigos assentamentos da ilha e, o local mais famoso, o mosteiro beneditino, que fica na ilha de Santa María, no meio do Lago Grande. O parque também abriga várias opções de restaurantes e cafés. Você até pode alugar um barquinho ou uma bicicleta para aproveitar o seu dia da melhor maneira possível!

Parque Nacional de Mljet (Foto: Pixabay)

Baía de Kotor

Devido a sua posição no sul da Croácia, Dubrovnik é o ponto da saída perfeito para visitar Montenegro, um dos países vizinhos da Croácia. A Baía de Kotor fica no norte da costa montenegrina, apenas 2 horas de carro de Dubrovnik. A baía abriga inúmeras cidadezinhas, todas situadas na beira do mar e conectadas por uma estrada. Por isso, dá para visitar mais de uma cidade durante o passeio de um dia. A cidade principal da região é Kotor, o porto mais importante do país, localizado no extremo nordeste da Baía de Kotor. Kotor é uma cidade histórica, repleta das ruas estreitas e tradicionais casas de pedra. A cidade também abriga vários palácios e igrejas, e uma fortaleza que fica no topo da montanha que se eleva acima da baía – a vista é de tirar o fôlego, mas a trilha também, sendo bem íngreme, longa e sem muita infraestrutura. Vá por sua conta e risco!

Outras cidades que você pode visitar na região são a ilha de Perast, Herceg Novi, e Sveti Stefan, que ficam todas na Baía de Kotor, próximas a Kotor.

Leia também: Três dicas de passeio perto de Zagreb

A ideia deste post é apresentar apenas algumas opções de passeio saindo de Dubrovnik. Mas como todo o país e região são riquíssimos em natureza, cidades medievais, baías e história, suas opções são inúmeras, especialmente durante o verão, quando os dias são mais longos e o tempo está agradável.

Se você tiver mais tempo no seu roteiro, você também pode visitar Bósnia – Herzegovina. As cidades de Mostar e Međugorje são sempre muito procuradas pelos turistas e também não ficam distantes de Dubrovnik. Por outro lado, se você prefere passar as férias na praia, considere alugar um barco e procurar uma praia ou baía escondida nas ilhas ao redor!

Related posts

Verão 2019 na Croácia: preços altos e poucos turistas?

Debora Pedroni

Dicas de passeio em Sintra

Lyria Reis

10 Atrações imperdíveis na Arábia Saudita

Diene Buffon

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação