Dicas de passeio saindo de Split.
Split é uma das cidades mais belas e interessantes em toda a região do Adriático. Por isso, você raramente encontrará um roteiro na Croácia que não inclui esta cidade histórica.
Sendo um destino tão importante, Split é também o ponto de saída perfeito para vários passeios na costa croata e na região. Dependendo do tempo disponível, você pode fazer passeio de um dia ou um passeio mais curto, de apenas algumas horas. Também é possível combinar e visitar mais de um destino num só dia.
As possibilidades de passeios saindo de Split são inúmeras, mas listo, aqui, alguns dos meus destinos preferidos que estão localizados a até duas horas de distância da cidade.
Solin (Salona)
A cidade de Solin fica a aproximadamente 15 minutos de carro de Split, e abriga as ruínas da antiga cidade de Salona, construída há mais de 2.000 anos. Graças a sua posição estratégica, foi aqui que o famoso César fundou a sua colônia. Na época romana, Salona foi tão importante que tornou-se uma metrópole e a capital da província da Dalmácia. A figura histórica mais famosa nascida em Salona é o grande imperador Diocleciano, que logo construiu o Palácio de Diocleciano, um dos edifícios romanos mais importantes do mundo, em cujas fundações foi construída a cidade de Split.
Em Salona você pode ver os restos do Fórum Romano, anfiteatro, termas, cemitério, templos e teatro. A porta principal da cidade e as muralhas também estão conservadas. Uma pequena parte da cidade até foi reconstruída e os visitantes podem passear e aproveitar o tempo livre num parque com colunas romanas, imaginando como era a vida dos nobres Romanos naquela época.
Trogir
Outra cidade histórica na costa croata é Trogir, que fica a 30 quilômetros de Split. A cidade de Trogir foi fundada pelos gregos e logo se tornou uma colônia romana. Mas a aparência de hoje, que o centro histórico da cidade tem, se deve aos venezianos. A República de Veneza governou a cidade por mais de 300 anos. Graças a sua beleza e importância arquitetônica, o centro histórico de Trogir foi proclamado Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1997.
O centro histórico de Trogir está localizado numa ilhota entre a costa e a ilha de Čiovo. As ruelas estreitas da cidade conectam várias igrejas românicas e góticas com palácios venezianos. Os locais mais importantes na cidade são a Fortaleza Camerlengo, com as muralhas e a Catedral de São Lourenço.
Leia também: Três dicas de passeio perto de Zagreb
Šibenik
A uma hora de Split fica a cidade de Šibenik. Diferentemente das outras cidades na costa croata, que foram fundadas por gregos e romanos, Šibenik foi fundada por Croatas. E é considerada a cidade croata mais antiga no Adriático. Apesar de ser a cidade mais velha, Šibenik é, também, a cidade com o maior número de degraus. O centro histórico da cidade tem mais ou menos 2.851 degraus de pedra!
O local mais atraente em Šibenik é a Catedral de São Tiago. O edifício é feito inteiro de pedra no estilo arquitetônico gótico e renascentista. O valor deste objeto arquitetônico foi reconhecido no ano 2000, quando a catedral entrou na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. O centro histórico também tem inúmeras igrejas pequenas e até três fortalezas.
Ilha de Hvar
Quem visita a Croácia nos meses de verão e quer fazer um passeio de barco, a ilha de Hvar é uma ótima opção! Os antigos gregos colonizaram a ilha e fundaram a colônia de Pharos, que significa farol, em grego. Hoje, 2.400 anos depois, a ilha de Hvar é um dos destinos turísticos mais procurados na Croácia. A ilha de Hvar é considerada a ilha mais ensolarada do mar Adriático, com até 2.800 horas de sol por ano!
Considerando a sua longa história, a ilha de Hvar é rica em cultura, arquitetura e patrimônios da UNESCO. Além de beleza arquitetônica, a ilha abriga inúmeras praias maravilhosas.
Os passeios de barco saindo de Split normalmente incluem, também, outras paradas, como as Ilhas Paklinski, a Gruta Azul, ou ilhas de Vis e Brač. Todos esses, claro, também valem a pena visitar!
Leia também: Dicas para viajar de transporte público na Croácia e para a Croácia
Mostar (Bósnia Herzegovina)
A região da Herzegovina, no sul da Bósnia Herzegovina, oferece vários destinos ideais para passeios de um dia. O local mais famoso na região é a cidade de Mostar. A fronteira da Bósnia Herzegovina fica a apenas 1h30 de carro de Split, e da fronteira você precisará mais ou menos uma hora para chegar a Mostar.
Mostar é uma cidade bem específica, que abriga vários exemplos da arquitetura islâmica, bem como da arquitetura austro-húngara. Esta diversidade de estilos e influências ocidentais e orientais resultam na rica história de Mostar. O símbolo da cidade é a icônica Ponte Velha. Com 24 metros de altura a Ponte Velha estende-se sobre o rio Neretva. A atração mais curiosa da cidade são os mergulhadores que, durante o verão, saltam corajosamente do topo da ponte para o rio Neretva.
Medjugorje (Bósnia Herzegovina)
A duas horas de Split está localizada a pequena cidade de Medjugorje. Medjugorje é um local de peregrinação católica, que ficou famoso no ano 1981, devido à aparição da Virgem Maria. Acredita-se que a Virgem Maria, hoje conhecida como Nossa Senhora de Medjugorje, apareceu, naquele ano, para as seis crianças. Desde então, Nossa Senhora passa mensagens através dos visionários para a paróquia de Medjugorje e para o mundo.
Sendo um destino turístico religioso, Medjugorje recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Além do Monte da Aparição, também é possível visitar a Igreja Paroquial de São Tiago e o Monte da Cruz, onde os fiéis rezam enquanto fazem a Via Crúcis. Na igreja, as Missas acontecem todos os dias, em vários idiomas.
Enfim, as opções de passeios saindo de Split são inúmeras e para todos os gostos. Para quem gosta de história, recomendo visitar as cidades de Mostar ou Solin; para quem se encanta com arquitetura, Trogir e Šibenik; para os peregrinos e fiéis, recomendo passar o dia em Medjugorje; e para aqueles que gostam de curtir a praia, recomendo subir a bordo e visitar a ilha de Hvar ou alguma outra das 1.200 ilhas croatas!