BrasileirasPeloMundo.com
México Turismo Pelo Mundo

Dicas de viagens perto da Cidade do México

A vida na Cidade do México é intensa: cheia de horários, trânsito, compromissos e vida social agitada. Para desconectar, nada melhor que um final de semana longe desse caos. Neste post, o foco são as escapadas pertinho da cidade, não mais do que duas horas na estrada para não comprometer o tempo precioso do fim de semana. Antes, quero contar sobre a distância da capital para as praias, que são logo os destinos que nos vem à cabeça quando pensamos em viajar dentro do México.

As praias não são tão perto da capital

Para conhecer as praias do Caribe mexicano é preciso voar para Cancun. De lá, é possível se deslocar de carro para Playa del Carmen e Tulum, entre outras. Cozumel, que é uma ilha, tem aeroporto próprio ou pode-se chegar de ferry boat por Playa del Carmen. Os voos para Cancun e Cozumel duram, ambos, duas horas. Los Cabos, no Pacífico, também tem voo de duas horas. Já suas vizinhas Acapulco, Huatulco e Puerto Vallarta tem voo de uma hora de duração. Porém, há o tempo de deslocamento para o aeroporto, chegada antecipada de pelo menos uma hora e espera de malas, que adicionam de duas a três horas a mais no percurso. Se a viagem é para uma das outras praias que não tem aeroporto, há ainda o tempo de deslocamento até o destino final. Considerando que, além disso, as passagens não são baratas, recomendo deixar as praias para um final de semana prolongado com feriado ou férias. A exceção fica para Acapulco, que está a quatro horas de carro da capital, sem trânsito (são 400 km). Muitos corajosos animam fazer esse bate-e-volta no fim de semana, mas há o risco de chegar estressado se pegar trânsito na estrada.

Pueblos Mágicos

Por outro lado, o México é enorme e cheio de pueblos mágicos (como são chamadas as cidadezinhas históricas aqui), com muita cultura, gente simpática, cores e festas. Quero dar destaque a Puebla, Cholula, Valle de Bravo, Cuernavaca e Tequesquitengo, todas pertinho da capital mexicana. Há muitas outras, que estão há um pouco mais de duas horas de estrada, como São Miguel de Allende e Guanajuato, que tem fama internacional pelo seu artesanato e arquitetura, e está super em alta visitá-las.

Leia mais: Dicas para morar no México

Puebla e Cholula

Foto: Rômulo Mendes.

Puebla e sua vizinha Cholula ficam a 140 km da capital, cerca de uma hora e meia a duas horas de carro, percurso que também pode ser feito pelo Turibus, ônibus de turismo que saem de diversos pontos da cidade. Em Puebla, há um centro histórico rico em cultura, artesanato, restaurantes sofisticados e até um vulcão ativo, o Popocatépetl, que já pode ser visto da estrada e às vezes deixa a cidade toda cinza com sua fumaça. Para as crianças, há uma roda gigante onde, do alto, se vê toda a cidade, e o Africam Safari, onde animais selvagens como elefantes, girafas, rinocerontes e zebras podem ser vistos ao lado do carro ou do ônibus do local. Conheço gente que já fez safári na África e disse que o de Puebla não deixa nada a desejar! Cholula está a 9 km de Puebla e possui a maior pirâmide do mundo em área construída. Porém, foi coberta por vegetação e parece uma grande montanha, onde foi construída uma igreja, que se vê de longe, devido a sua altura. É possível entrar em um túnel dentro dela, percorrendo o interior escuro e baixo da pirâmide. Quem tem claustrofobia, não aguenta! Saindo de Puebla, em direção à Cidade do México, há a vila Val’Quirico, chamada de “Toscana Mexicana”, por sua arquitetura típica desta região da Itália. Vale colocar no roteiro para o almoço de domingo, pois Val’Quirico possui restaurantes deliciosos e está no caminho de volta pra casa. Aproveite para ver as lojinhas chiques de artesanato e tomar um gelato italiano antes de pegar a estrada.

Leia mais: Vamos pueblar no México

Valle de Bravo

Valle de Bravo. Arquivo pessoal.

Conhecido pelo frio da serra que o rodeia, Valle de Bravo é gostoso de ir no inverno para curtir uma lareira, vinho e boa comida, encontrada em restaurantes para todos os bolsos na cidade. Mas a cidade também tem um lago lindo, que é tomado pelos veleiros nos dias de sol e calor. Lá é possível hospedar-se em hotéis, pousadinhas ou alugar uma casa para o fim de semana. Como a cidade é montanhosa e rodeada pela natureza, frequentemente há eventos de mountain bike, triatlo, corrida e yoga, que enchem o “pueblito” de atletas amadores e profissionais. Uma dica de passeio por lá, também ligado à natureza, é visitar o santuário das borboletas monarcas, que todos os anos migram do Canadá e do norte dos Estados Unidos para reproduzirem-se no México, e enchem o céu e as árvores com o seu colorido. Elas chegam no final do outono, entre novembro e dezembro, para sobreviverem ao inverno gelado de onde vivem, e ficam até meados de março. É um passeio encantador. Valle de Bravo está a 135 km da Cidade do México e a estrada é linda, rodeada de montanhas. Perfeito para um fim de semana, a qualquer época do ano.

Cuernavaca

Sempre sol e calor em Cuernavaca, a cidade “da eterna primavera”. Arquivo pessoal.

Esta dica é para quem quer fugir do frio no inverno! Para quem não sabe, faz bastante frio no inverno da Cidade de México, com alguns dias de temperaturas perto de zero graus de manhã e à noite. Cuernavaca está a apenas 100 km da cidade e é conhecida como a cidade “da eterna primavera”, por seu clima quente durante todo o ano, o que faz com que muitos mexicanos tenham suas casas de campo lá. A cidade é grande e tem muitas atrações, desde seu centro histórico, com igrejas e museus da época de um México colonial; a passeios para desfrutar a natureza, com balneários, cachoeiras e campos de golfe. A cidade também tem alguns hotéis fazenda no estilo dos brasileiros, com bastante verde, animais, piscinas e atrações para crianças e adultos. Vale hospedar-se num hotel no centro para quem quer conhecer a parte histórica da cidade ou alugar uma casa em um condomínio onde os mexicanos têm as suas propriedades, para relaxar e passar o fim de semana fazendo churrasco com os amigos à beira da piscina.

Tequesquitengo

Lago de Tequesquitengo. Arquivo pessoal.

Por último, deixo aqui a minha dica preciosa, pouco conhecida dos estrangeiros e turistas. Minha cidade favorita para relaxar num fim de semana, sem ter que enfrentar aeroportos caóticos. Adicione um grande lago e esportes náuticos a tudo já dito sobre Cuernavaca. Mais 50 km na mesma estrada está Tequesquitengo, uma cidadezinha velha e nada bonita, mas que esconde um lago belíssimo e ainda continua sendo o refúgio de muitos mexicanos que também tem aí suas casas de veraneio. Há hotéis, mas também mais velhos e simples, por isso a dica é alugar uma boa casa à beira do lago, pois o clima quente, a brisa e a vista da água com o azul do céu nos dão a ilusão de estar em uma praia. Há moradores locais que alugam seus jet-skis e lanchas e oferecem passeio pelo lago, com direito a wake board e diversão em boias tipo banana boat, por um preço bem barato, devido à simplicidade de Teques. E ainda nos buscam em nossas casas, à beira do lago! É da piscina para o lago, do lago para a piscina. Com churrasco e caipirinhas, fica do jeito que o brasileiro gosta! Aproveitemos, então, os fins de semana para explorar um México que está além de uma capital agitada e belas praias!

Related posts

As remotas vilas de Omã

Isabela Avila

Dez opções imperdíveis de passeio em lagos, rios e montanhas na Áustria

Kely Martins

Fallas

Thais Maciel Gomes

4 comentários

Thaïs de Melo Silva Fevereiro 2, 2019 at 12:45 pm

Quantas opções de viagens ao México! E cada uma mais interessante que a outra! Cuernavaca é famosa em todos os livros de estudo em espanhol. Acho que vou ter que voltar ao México ainda muitas vezes ! Paula, vc escreve tão bem que atiça nossa vontade de conhecer tudo!!! Parabéns, filha!!! Bj

Resposta
Ana Paula Almeida Fevereiro 2, 2019 at 6:32 pm

Obrigada mummy! Boa viajar sempre!

Resposta
Eliane Fevereiro 5, 2019 at 3:41 pm

Que texto bacana!!!! Muito obrigada pelas dicas, vamos morar na Cidade do Mexico e essas opções de passeio são perfeitas!!!
Abraços

Resposta
Ana Paula Almeida Fevereiro 5, 2019 at 11:58 pm

Ah, que bom que você gostou, Eliane! Viaje bastante pelo México, é um país encantador. E fique de olho nos próximos artigos, pois vou dar as dicas das praias!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação