BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para aprender idiomas Holanda

Dicas para estudar holandês

Ao começar estudar holandês, ou melhor, neerlandês (esse é o nome oficial do idioma) tenha em mente o seguinte pensamento : “Nada  é impossível “. Sim, por que a sensação que tive a primeira vez que escutei o idioma é que eu nunca, conseguiria falar ou entender nada.

Os sons guturais e rasgantes são muito diferentes do nosso melódico português do Brasil e de outras línguas de raíz latina (ou românica) . Como disse uma vez um amigo holandês, referindo-se ao português do Brasil e o neerlandês : “ Quando escuto  português eu tenho a sensação de fluidez, algo cantado alegre, como se as palavras parecessem as ondas do mar que sobem, descem, se desmancham. Aí eu ouço holandês e tenho a sensação que estou no meio de uma luta, com espadas pontudas por todos os lados e o som dos metais se chocando. “.

Exagerada ou não essa comparação exemplifica bem a diferença entre os idiomas. O neerlandês tem origem indo-européia e  pertence ao ramo germânico ocidental, é falado por aproximandamente 22 milhões de pessoas no mundo. E é o idioma oficial de outros países como Suriname, parte da Bélgica, Antilhas Holandesas, certos grupos na Indónesia e África. É bom relembrar que na Holanda, existem variações do idioma para cada região e que na Frísia , o idioma é o frísio, ou seja uma língua á parte.

Aí, você pode até pensar : “Por que aprender holandês, se todo mundo na Holanda também fala inglês ?”.  Primeiro porque é uma EXIGÊNCIA do governo holandês para quem vem residir legalmente, a exceção fica por conta dos que vem transferidos a trabalho.

Segundo, nas grandes cidades como Amsterdam, Den Haag, Utrecht, etc sim você pode se sentir á vontade apenas falando inglês, mas em cidades menores nem todo mundo domina esse idioma. Além do mais, se você precisar conversar  com médicos, advogados, professores e outros profissionais, vai perceber que nem todos possuem  fluência na língua inglesa, sem contar  a dificuldade de ler os rótulos dos produtos nos supermercados e outras atividades cotidianas . Portanto, falar holandês vai facilitar e muito a vida e a integração por aqui. Já para quem está a procura de emprego, nesses tempos de crise falar holandês está sendo item básico pedido pelas empresas.

Assim, se antes de fazer um curso formal você quiser se familiarizar com o idioma, ou se já fez um curso e quer agora fazer a “manutenção “ do idioma sozinho, seguem algumas dicas :

1 – Conhecimento da gramática básica é fundamental, e para isso um livro que seja claro nas explicações é muito importante. Existem inúmeras opções de livros, a maioria com cd’s e ou dvd’s que possibilitam ampliar o entendimento do idioma. Particularmente, recomendo o “ Klare Taal”, as explicações são curtas e claras. Cada capítulo contém exercícios e você pode ver as resposta no final. O livro vem também com cd. Mas, antes de comprar é melhor verificar outras opções que podem se enquadrar melhor ao seu estilo.

 IMG_5666

IMG_5667

2 – Material “ Naar Nederland” é o pacote recomendado pelo governo holandês para aqueles que vão fazer o  Exame de Integração Civil em seu país de origem (ver meu post falando sobre Exames de Idiomas).  O pacote contém :

– Um filme sobre sobre a Holanda que aborda temas como : Geografia, História, Política, Educação, Sistema de Saúde, Trabalho,Cotidiano, etc etc.

–  Livro e Cd com fotos e 100 perguntas sobre o país.

–  Livro de gramática e e-learning em 65 aulas.

–  Um programa digital para o teste en DVD

– Senha para o teste online.

O material é excelente,  nas aulas de e-learning  pode-se repetir e gravar palavras e frases, o que possilita o controle da pronúncia correta. Os filmes são curtos e interativos e após cada um segue-se uma sequência de perguntas.

Mesmo que você não vá fazer o Exame de Integração, mas não tem conhecimento do idioma, eu recomendo a compra do material, se possível, pois além de se familiarizar com o básico do idioma também possibilita um conhecimento maior da cultura e funcionamento do país.

O preço atualmente é de 111 euros, o site está em inglês ou neerlandês, mas pode-se comprar o material com conteúdo em português aqui.

 

3     – Cursos online e aplicativos

Você pode optar pelos cursos online gratuitos e pelo pagos. A diferença entre eles é que o pago tem tutoria, fóruns e outras facilidades. Mas muitos cursos gratuitos são excelentes. Dentre os gratuitos eu recomendo :

Oefenen é divido por níveis e por temas. Os cursos com uma estrela são para entendimento básico do idioma, e assim sucessivamente até 5 estrelas que são os cursos mais avançados.

Stationnederlands também é dividido por temas.

Taaladvies e Onzetaal seguem mais ou menos o mesmo esquema dos anteriores.

Já os aplicativos a vantagem é poder acessá-los com bastante facilidade pelo celular. O Memrise por exemplo é excelente e trabalha com a memorização de palavras não só em neerlandês como em vários outros idiomas.

4     – Programas de TV e Música

Ajudam a se familiarizar com expressões cotidianas, além de possibilitar informação e memorização. Um site voltado para estudantes de holandês é Schooltv, lá é possível ver filmes / programas e escutar músicas.

Estudar sozinho requer bastante disciplina, mas se você dedicar pelo menos uma hora do seu dia, sem mudar o foco para outras coisas dentro desse período, após algum tempo perceberá o resultado, mesmo que a língua que esteja estudando seja o neerlandês.

Related posts

Porto Rico, o desafio de aprender um novo idioma

Cris Rivera

Dicas para estudar Francês

Ana Lozon

Dicas de turismo em Breda na Holanda

Fernanda Campestrini

35 comentários

Ana Elisa Julho 14, 2014 at 12:06 pm

“Nada é impossível” também é o meu lema ao aprender holandês. Ótimas dicas, Cíntia!

Resposta
Cintia Julho 21, 2014 at 12:26 pm

Obrigada Ana Elisa,Vamos seguir em frente porque de fato não é impossível !!! 😉

Resposta
Sonia Correa Julho 14, 2014 at 1:25 pm

Adorei as dicas! Obrigada

Resposta
Cintia Julho 21, 2014 at 12:27 pm

Oi Sonia…obrigado espero que as dicas possam ajudar nos seus estudos.

Resposta
Daniela Madureira Julho 14, 2014 at 10:03 pm

Cintia, amei esse texto! Eu tentei estudar holandes (ou neerlandes hehe) no ano passado, atraves de um site gratuito de idiomas, mas ele foi comprado por outra empresa e mudaram a metodologia, ai desisti.
Vou tentar essas outras dicas que vc passou, estava procurando outras opcoes. Obrigada!

Resposta
Cintia Julho 21, 2014 at 12:29 pm

OI Daniela,
Obrigada pelo comentário. Espero que as dicas possam ajuda-la. Bjs

Resposta
Adriana Setembro 23, 2014 at 9:49 pm

So tenho a agradecer…Adorei as dicas! Muito obrigadaaaaa

Resposta
Cintia Setembro 26, 2014 at 6:35 am

Oi Adriana,

Fico feliz que tenha gostado. 🙂 Espero que te ajude. Abs.

Resposta
Danielle Faria Maio 9, 2015 at 10:43 pm

Onde compro o material para integração aqui no Brasil, eu acho?

Resposta
Cintia Beatrice Maio 13, 2015 at 7:43 pm

Ola Danielle

Eu não sei se voce consegue comprar em alguma livraria no Brasil. De qualquer forma voce pode acessar o site e comprar por lá. Segue o link http://www.naarnederland.nl/
Boa Sorte.

Resposta
elisangela Maio 12, 2015 at 2:57 pm

Oi Cintia,
Obrigada pelas dicas,estudo sozinha,estou aqui na Holanda casa do meu namorado,as vezes deu vontade desistir mesmo,e olha ja consigo ler mais nao entendo quase nadakkk algumas sim,

E ter disciplina e ler tudo mesmo escrever bastante me ajudou muito,o livro Naar Nederland,eo Op weg excelente, fe em deus e paz ,

Obrigada pela dica

Resposta
Cintia Beatrice Maio 12, 2015 at 7:36 pm

Ola Elisangela,

Que bom que gostou do artigo e espero que lhe ajude. Isso mesmo, disciplina é fundamental.
Boa sorte para nós , no aprendizado do idioma.:) Abs

Resposta
Pedro Maio 20, 2015 at 2:24 pm

Olá Cintia!

Estou morando aqui na Holanda a 10 meses em intercambio, inclusive morando com estudantes holandeses.
Consegui aprender pouco com eles, mas gostaria de começar a estudar voltando ao Brasil.
Seria mais fácil aprender procurando cursos de Holandês para o português ou para o inglês?

Obrigado pelas dicas!

Resposta
Cintia Beatrice Maio 21, 2015 at 6:42 pm

Ola Pedro,

Aprenda o máximo que puder enquanto estiver aqui, nada como o contato “ïn loco” . Não sei quanto tempo ainda dura seu intercâmbio mas já que voce tem interesse em aprender mais o idioma seria bacana se procurasse um “buurt centrum”na sua cidade e ver se oferecem cursos. O valor geralmente é bem acessível pois na maioria das vezes os cursos são dados por voluntários. Voltando ao Brasil , acredito que o melhor seria um curso holandês – português. Abs e Sucesso.

Resposta
marina Junho 17, 2015 at 1:44 pm

Cintia, bom dia!

estamos pensando em abrir um negocio na Holanda.

existe algum material online onde a gente consiga dar um pontapé inicial ?
estudo de caso, sobre alguam possivel carencia de Mercado?

Resposta
Cintia Beatrice Junho 17, 2015 at 7:51 pm

Ola Marina,

Algumas prefeituras oferecem cursos que dão s principais diretrizes para se abrir um negócio aqui e acredito que devam possuir maiores informações sobre as necessidades do mercado. Se voce disser em qual região da Holanda pretende se estabelecer posso verificar o site para voce e te direcionar um link específico. Abraços.

Resposta
ELIENE Setembro 3, 2015 at 8:22 pm

Vc nao conhece outros sites como o Menrise nao? Porque estava olhando o Menrise é muito bom para iniciantes , Mas o restantes se nao souber nada da lingua fica perdida um pouco rsrs ..Obg estou aprendendo muitas palavras com o Menrise e se nao fosse vc nem saberia que existia …Beijos e fica com DEUS

Resposta
Cintia Beatrice Setembro 4, 2015 at 11:35 am

Ola Eliene,’

Que bom que o Menrise está te ajudando ! Não conheço nenhum outro com o mesmo formato. Voce tem o material Naar Nederland? Ele é para iniciantes também e muito bom…Se acessar o Oefenen procure os exercicios com 1 estrela, sao para quem esta iniciando também. Boa sorte e continue nos acompanhando. Abs

Resposta
Erika Outubro 24, 2015 at 12:45 am

Olá, Cíntia, parabéns pela iniciativa de compartilhar conosco a sua vivência, todas as dicas são ótimas! Já fui imigrante, falo alemão e…volto à Europa, aterrissando na Holanda, onde o novo amor está. Já comecei a ver o básico da língua holandesa e a pronúncia do idioma é bem difícil, é um horror, confesso! Por incrível que possa parecer, a pronúncia do alemão é mais fácil, e, dá uma preguiça de ter que engatar no holandês agora!… Enfim, suas dicas são muito valiosas, obrigada! Sucesso, abs!

Resposta
Cintia Beatrice Outubro 29, 2015 at 7:49 am

Ola Érika
,
Obrigada e que bom que as dicas estão lhe ajudando. Voce vai ver que mesmo a pronüncia sendo “estranha” como voce fala alemão vai ser bem mais tranquilo aprender holandes. Muito boa sorte e sucesso!!!

Resposta
Vânia Stolze Novembro 3, 2015 at 12:36 pm

Oi Cintia,
Além de escrever muito bem, compartilha conosco dicas valiosas! Parabéns por seus blogs! Lhe desejo sucesso, e boas recompensas do universo! Abraços, doei

Resposta
Cintia Beatrice Novembro 3, 2015 at 5:13 pm

Obrigada Vânia

Continue nos acompanhando.!!! abs

Resposta
Janaína Moraes Dezembro 21, 2015 at 10:28 am

Oi, Cintia! Onde moro não tem curso presencial de holandês. Estou pensando em fazer de alemão e depois de um tempo seguir sozinha no holandês. Você acha que vale a pena?

Resposta
Cintia Beatrice Dezembro 22, 2015 at 8:25 pm

Olá Janaína,

Se você tiver em mente vir morar na Holanda, então é essencial que fale holandês. O alemão pode ajudar como complemento para o Currículo, mas holandês é fundamental, proncipalmente nesses tempos de mercado de trabalho restrito.

Abs

Cintia

Resposta
Edson Junior Janeiro 22, 2016 at 3:29 pm

Olá Cintia, parabéns pelo texto. Eu pretendo morar na Holanda num futuro próximo, a minha mãe já mora aí pois é casada com um português (mas não tenho direito de visto pois sou de maior). No caso, preciso aprender o holandês. Aqui onde moro não tem curso de holandês presencial, vou estudar pela internet, você acha que em quanto tempo de estudo eu estaria apto a fazer o teste? O teste é muito difícil? Outra coisa, eu vi você dizendo em outro post que quando foi a Holanda, fez um curso intensivo, como foi isso (preço, local, nível exigido)? Eu já estive duas vezes de férias na Holanda ( na primeira era muito pequeno, e na segunda aproveitei para melhorar meu inglês que é basico-intermediario). Do holandês só aprendi cumprimentos diários. Se puder responder estas perguntas, vai me ajudar bastante.

PS: Pretendo morar para estudar.

Resposta
Cintia Beatrice Janeiro 27, 2016 at 6:49 pm

Ola Edson,

Primeiramente obrigada por ler o blog. Bom,saber quanto tempo de estudo voce vai precisar para fazer o teste e bem relativo. Depende de quantas horas por dia pretende estudar e da sua capacidade de assimilacao. Eu estudei, por exemplo, tres meses aproximadamente. Nao achei o teste tao dificil nao. O curso intensivo que mencionei em outro post, fiz quando vim em ferias. Foi em Amsterdam, nivel basico, duracao de 4 semanas de segunda a quinta feira 5 horas por dia e o custo na epoca ( mais de 3 anos atras) foi de 600 euros.
Espero ter ajudado. Abs

Resposta
Edson Junior Janeiro 23, 2016 at 1:24 am

Olá, parabéns pelo post. Acredito que minha mensagem não foi enviada por algum problema, pois não consta aqui, se consta não consigo ver. Eu quero tirar algumas dúvidas. Pretendo, caso seja da vontade de Deus, morar na Holanda em um futuro breve com a intenção de estudar e trabalhar. Minha mãe reside na Holanda, pois é casada com português, porém, e para um possível visto através deles que seriam meus patrocinadores para estudo e sustento, preciso aprender a língua. Na minha cidade não tem curso presencial, e eu vou estudar pela internet. Já estive duas vezes na Holanda, mas era muito pequeno na primeira e na segunda aproveitei para exercitar o inglês, e você falou em um outro post que fez um curso intensivo quando foi a Holanda (parecia ser na condição de turista), se foi assim, como eu posso fazer? E em quanto tempo mais ou menos, estudando em media 2 horas por dia, seis vezes na semana, eu estaria apto a fazer o teste? É muito dificil? Se puder responder, me ajudará muito. Obrigado.

Resposta
Rosana Lessa Maio 19, 2017 at 10:23 am

Cintia m, que maravilhoso seu texto e belas dicas. Vou começar a estudar holandês, quero falar e escrever bem, tenho desejo de ir trabalhar na Holanda!

Resposta
Ruth Setembro 5, 2017 at 2:06 am

Olá Cíntia!!
Adorando seu post,gostaria de saber se existe uma comunidade brasileira na Holanda e para uma pessoa sem nenhum bom currículum,ou seja( só fiz trabalhos domésticos,copeira) pode conseguir trabalhar aí,claro que não sei falar o idioma,mas já aproveitando as suas dicas pra aprender o idioma sozinha,ao menos o básico. Então,meu desejo é de morar aí e estou apaixonada por um holandês e seria uma maneira mais fácil de nos conhecermos, já que só nos comunicamos por mensagem onde uso o tradutor, que por muitas vezes o que escrevo não é o que ele entende,por favor me dê umas dicas. Obrigada.

Resposta
Vanessa Novembro 5, 2017 at 6:31 pm

Parabéns pelo texto, excelente ajuda. Estou a estudar para tirar o certificado A1, se souberem de mais algo avisa nos. Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 7, 2017 at 2:13 pm

Olá Vanessa,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Roberta Abril 21, 2018 at 3:54 pm

Ola! Hoje descobri essa página. Comecei a estudar holandês num curso online da universidade de Groningen que dura três semanas. Tentei navegar nos links informados aqui na página mas achei muito difícil pq todas as páginas estão em holandês, e meu conhecimento na língua é básico do básico. Passados anos desde a postagem, vcs poderiam me indicar algum curso online??

Resposta
Liliane Oliveira Abril 22, 2018 at 4:30 pm

Olá Roberta,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Elizabete Felix dos Santos Janeiro 25, 2019 at 3:39 am

estou namorando um holandês tem dois anos pretendemos nos casar mais ele quer que eu vá viver na Holanda queria saber se realmente tenho que fazer esse exame pois não sei nada da língua holandês o que você me recomenda por favor me ajude ele já veio no Brasil mais e muito quente ele não gostou

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 25, 2019 at 11:45 pm

Olá Elizabete,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação