BrasileirasPeloMundo.com
Estudando Pelo Mundo México

Dicas para estudar no México

Se você achava que estudar no Brasil era difícil, aqui no México as coisas não vão ser tão diferentes, mas como todo bom brasileiro, não se pode desistir nunca. Então hoje é  dia de conhecer um pouquinho sobre a burocracia que envolve os estudos no México. Entenda que o fundamental é sempre se preparar antes de decidir embarcar, pois só assim se evita inúmeras dificuldades . Então prepare-se, que a tarefa é árdua !

PrimeiroEscolha do curso que você precisa ou quer fazer – De acordo com a sua necessidade ou proposta, os documentos que deverão ser apresentados irão mudar de acordo com o tipo de estudo. Seja ensino fundamental, médio (que aqui é o bachillerato), faculdade, pós graduação (mestrado ou doutorado) e até cursos de especialização, sempre é necessária a utilização dos documentos do curso anterior ao que você deseja fazer. Exemplo: Quero cursar a faculdade nível de graduação em determinada área, você irá precisar do seu documento de conclusão de ensino médio, conteúdo programático (plano de estudo) e histórico escolar. Na maioria dos cursos esses são os documentos necessários, mas o ideal é sempre entrar em contato com a instituição de ensino para ver se existe a necessidade de outros .

SegundoEscolha da instituição de ensino – Cada instituição, assim como no Brasil, possui suas diferenças que vão desde qualidade de ensino ao valor monetário da mensalidade. A escolha deverá ser pessoal e não somente levar em conta a localização, mas sim o que você está em busca. Os valores de cursos podem chegar até 20.000 pesos por mês, que representam cerca de 5.000 reais, isto em uma faculdade. Mas os valores podem ser maiores ou menores de acordo com a titulação, instituição e curso desejado. Aqui lista das melhores escolas e faculdades disponíveis no México.

Terceiro Documentação – Cada curso ou instituição solicita diferentes documentos, mas em geral são os seguintes :  certidão de nascimento (mesmo quem é casado), histórico escolar (cálculo do promedio = cálculo da nota total de aproveitamento em todas as matérias), certificado de conclusão e conteúdo programático (plano de estudo). Como já dito anteriormente é necessário que você entre em contato com a instituição desejada para que desta forma não ocorra erros posteriores. Eu entrei em contato com algumas (de graduação) e disseram que não era necessário o plano de estudo. Mas,  para que não tenha problemas posteriores é preferível você providenciar todos os documentos possíveis e ter mais documentos do que faltar alguma coisa e depois penar para conseguir.

QuartoValidação de documentos para iniciar curso – Como nosso querido governo não assinou o termo de apostilamento de documentos (seu documento ser válido no mundo todo – Convenção da Haia) nós temos que fazer a validação um por um. Isso significa  levar todos os documentos primeiro para o cartório e tirar algumas dezenas de cópias autenticadas; depois levar esses documentos para o Ministério das Relações Exteriores e validar o documento; mais tarde levar ao Consulado do México validar e fazer a tradução juramentada por jurista em espanhol e regulamentado pelo consulado (selo consular); quando no México ele deverá ser enviado para o Ministério da Educação para ser validado novamente. Fique atento a esses passos, pois eles são os mais importantes.

becas 2 becas

QuintoContato com a instituição – A instituição vai lhe orientar quanto aos prazos de inscrição, tipo de processo seletivo e concessão de becas (bolsa de estudo). É necessário saber que o contato com a instituição é importante não só para a definição do curso, mas também os prazos e momentos de inscrição.

SextoTipos de becas – Aqui  refere-se mais ao estudo de graduação em diante. Como no Brasil, a concessão de becas (pelo México) pode ser de acordo com os critérios referente  a : ganho familiar, esporte e desempenho acadêmico. Existem becas no Brasil com utilização no exterior, como: iniciação científica, Ciência sem Fronteiras, mestrado/doutorado sanduíche, doutorado pleno, pós-graduação… Você consegue conhecer mais dessas bolsas pelos programas do CNPq, CAPES e FAPESP que são os programas com maior número de concessão de bolsa no Brasil. Assim como no site do Consulado do México você consegue encontrar diversas opções de bolsa para ingressar no País, inclusive aquelas dirigidas para artistas, professores, congressistas, entre outros…

SétimoProficiência em Espanhol – Se você irá estudar no México existe a necessidade de falar espanhol e para que isso ocorra o espanhol deve estar bem afinado. Para isso o Instituto Miguel de Cervantes oferece prova de proficiência com nível desde básico (A1 e A2) até avançado (C1 e C2). De acordo com a necessidade, isto porque escolas não exigem este tipo de proficiência, somente os cursos superiores e pós-graduação.

Agora que já tem o conhecimento dos mais importantes tópicos você pode começar a procura do seu curso. Famílias que possuem filhos em idade escolar o processo é o mesmo, porém vocês terão mais oportunidades de escolas e programas. Quem quer vir estudar algo como graduação ou mais que isso fique atento a tudo. De forma geral o importante é que os documentos estejam em ordem e que você tenha muita disposição e paciência. O México é um país extremamente burocrático, assim como o Brasil, então é muito importante que antes de chegar você já esteja com tudo em ordem para não ter maiores problemas! A vocês desejo muita sorte e bons estudos!

Related posts

Como tirar carteira de motorista no México

Patrícia Velazquez

Primeiro dia de aula na faculdade na Dinamarca

Laila Hansen

Casamento multi cultural no México

Fernanda Moura

10 comentários

Eduardo Julho 17, 2016 at 3:24 am

adorei seu post, bem explicado e objetivo, parabéns !!! gostaria de saber se existe no México universidades públicas e se nós brasileiros podemos concorrer à uma vaga….

Resposta
Pâmela Diacov Outubro 18, 2016 at 10:01 pm

Tô querendo mais informações sobre isso tambem! =)

Resposta
Laura Agosto 9, 2016 at 3:46 pm

Carolina, adorei o post!! Tenho algumas dúvidas, será que vc pode me ajudar?

1. Vou com o intercâmbio da faculdade, ou seja, eu ja estudo aqui e eu faria apenas um semestre na Universidad Nacional Autónoma de México (na Cidade do México). Porém, eu gostaria de saber se consigo arrumar algum estágio pra fazer no período que não estou estudando ou mesmo um trabalho.
2.Eu tenho inglês fluente, isso ajuda em alguma coisa?
3.Meu espanhol é péssimo (até por isso que estou optando pelo México), vc acha que vai ser praticamente impossível de conseguir o visto? Será que vou ter que fazer alguma prova muito difícil?
4.Você sabe quanto eu gastaria em média por mês (tirando a mensalidade da faculdade, pois eu não irei pagar devido ao intercâmbio com a faculdade).

Espero que possa me ajudar! Obrigada!

Bjs

Resposta
Carol Ruocco Agosto 8, 2017 at 9:05 pm

Amei esse post…

Estou morando no México fazem 2 meses.. vou ficar por aqui durante um bom tempo…tenho amado a experiencia… estou fazendo apenas curso de linguas pois no Brasil me disseram que a faculdade do Mexico nao vale no Brasil… Pode me confirmar isso? Estou fazendo Ingles e Espanhol aqui no Mexico e estou achando muito mais facil do que no Brasil! Enfiimmm… Estooou AMAAANDO!

Beeeeijos!

Resposta
Alessandra Ninck Janeiro 4, 2018 at 5:37 pm

Oi Carol e meninas pelo mundo.

Quero passar o mês de julho de 2018 fazendo cursinho de idiomas. Qual local vcs me recomendam ?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 5, 2018 at 10:49 am

Olá Alessandra,
A Carolina Giudice parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista no México chamada Simone Gonçalves que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
janifer cosme novaes de azevedo Agosto 27, 2017 at 2:33 pm

Muito obrigada! com certeza tirou muitas duvidas e deixou claro todos os passos a serem seguidos, me ajudou muito!
Obrigada e tudo de bom para você!

Resposta
Márcia Maio 23, 2018 at 8:59 am

Bom dia,ficarei a trabalho por 3 meses no máxico ,não falo espanhol , gostaria de fazer um curso de espanhol,vc pode me ajudar?

Resposta
Liliane Oliveira Maio 23, 2018 at 1:24 pm

Olá Márcia,
A Carolina Giudice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no México que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Eder e.souza Abril 5, 2019 at 2:23 am

Oi aqui no Brasil , nao.estou condeguindo o que eles pedem.de CERTIFICADO DE ESTUDOS , para validar meu curso, e fazer mimha pos alguem.sabe onde possa tirar esse.documento

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação