BrasileirasPeloMundo.com
Suécia

Dicas para fazer amigos na Suécia

Você acabou de aterrissar em solo sueco ou está prestes a se mudar para a Suécia? Saiba que uma das primeiras coisas que irá acontecer é perder sua rede de amigos, vizinhos e colegas. Os novos substituirão os antigos. Porém, fazer novos amigos é uma tarefa difícil, ainda mais se for com suecos. Construir uma vida social é sempre um desafio, já que os suecos possuem uma reputação de serem meio fechados. Algumas pessoas dizem que fazer amigos no país é como esperar que o inferno congele: nunca acontecerá.

Os suecos podem levar algum tempo para se tornarem abertos para um novo amigo. Fazer amizade com suecos que viveram a vida toda na mesma cidade é bem mais complicado. Isso porque eles tiveram sempre os mesmos amigos na escola primária, no ginásio e, às vezes, até na universidade. Como resultado eles são estáveis, não precisam de novos amigos e de mais coisas para fazer.

É mais fácil fazer amigos com expatriados, ou da mesma nacionalidade que você, do que com um sueco. Os suecos que são mais abertos a novas amizades são aqueles que já viveram no exterior. Eles têm uma mente mais aberta e curtem se relacionar com nômades.

Mas eu também acho que não há nada de errado em não ter muitos amigos. Se o seu círculo social na Suécia é menor do que você tinha no seu país de origem, não esquenta, porque isso é perfeitamente normal. O lance aqui é manter amizade com pessoas que você gosta de estar junto.

Então, como você faz amigos na Suécia?

1. Aprenda a falar sueco

Já falei sobre isso antes, mas quero continuar batendo na mesma tecla. Se você não fala sueco, é importante começar a aprender o mais rápido possível. É uma maneira de você interagir com os nativos e se inserir na sociedade.

Mas aí você pode me perguntar: “os suecos não falam inglês?” Sim, falam! De acordo com a EF English Proficiency Index, os suecos são os melhores falantes de inglês não nativos do mundo e por essa razão você consegue se virar muito bem para com as coisas do dia a dia. Mas falar inglês não é sinônimo de uma total imersão na sociedade. Sem falar o idioma local muitas portas podem continuar fechadas, tanto socialmente quanto profissionalmente.

Há muitos cursos onde você pode aprender sueco, tanto pela internet como nas aulas tradicionais. Porém, nas aulas tradicionais, basicamente você irá conhecer estrangeiros. Portanto, fazer amizade com o povo local não deve ser uma prioridade.

Mais uma dica bacana são alguns Språk Caféet que há no país. São cafeterias onde você faz uma troca de aprendizado de línguas. Funciona assim: um falante nativo sueco que quer aprender uma língua que você conhece. Vocês se revezam em falar as duas línguas e de repente você aprendeu algum sueco e ele algum português. Talvez você até consiga fazer um amigo sueco.

2. Pratique esportes

Os suecos fazem várias pausas para o café todos os dias, muitas vezes com biscoitinhos, bolos ou tortas. E para evitar os quilinhos a mais, eles fazem diversos esportes – dependendo da época do ano – ou se ocupam com alguma atividade física.

Pode ser hóquei no gelo, caminhada, escalada, corrida e até ioga. Entrar para um grupo que compartilha dos mesmos interesses é, sem dúvida, um bom começo para fazer novos amigos.

Corrida em meio à natureza
Corrida em meio à natureza

3. Encontre alguém para o seu coração solitário

Namorar ou uma simples amizade colorida é uma forma de experimentar as diferenças culturais. A Suécia tem um dos maiores níveis de igualdade no mundo e por isso não se surpreenda se você for convidado(a) para um café e depois ele(a) sugerir que a conta seja dividida. Isso é válido tanto para os homens quanto para as mulheres.

Agora, se você não recebeu nenhum convite para sair, relaxa. A Suécia também tem sites de namoro, como o Match.com, Happy Pancake e Mötesplatsen. Alguns sites são gratuitos, mas oferecem funcionalidade estendida com uma inscrição paga. A maioria das pessoas escrevem seus anúncios em sueco, mas alguns se arriscam no inglês mesmo.

Porém, se você se sente meio desconfortável com esse lance de encontro online – até porque é meio assustador mesmo -, você pode tentar atividades em grupo para solteiros. Sites como o Shake my World tem atividades semanais que podem ser gratuitas ou com o pagamento de uma pequena taxa. Você consegue ver online quem se inscreveu para aquela atividade que quer fazer e ainda não te dá aquela sensação de um site de namoro tradicional. É muito mais divertido e sem pressão alguma. Toda semana há diferentes oportunidades, incluindo eventos culturais e festas.

4. Estude ou faça algum curso

Se você estiver estudando na Suécia, tire proveito de todas as atividades que a sua universidade oferece. Monte também grupos de estudo, participe de uma das várias comissões que as escolas muitas vezes oferecem ou apenas converse com alguém que está na fila do microondas para esquentar a comidinha durante a pausa para o almoço.

Se você não estiver na universidade, você sempre pode fazer um curso para conhecer pessoas novas. A Folkuniversitetet, por exemplo, tem quase 6.000 cursos e programas e tem de tudo um pouco, desde pesquisa genealógica até comédia de stand-up.

Dicas para fazer amigos na Suécia
Curso de fotografia para smartphone

5. Viaje por aí

A viagem pode soar como o oposto para fazer amigos depois de chegar à Suécia, mas os suecos gostam de viagens e turismo é o setor que mais cresce no país. Sites como o Couchsurfing.com, com mais de 1 milhão de membros, oferecem não só um lugar livre para dormir, mas a chance de fazer amigos e conexões interculturais.

Castelo de Örebro na Suécia
Castelo de Örebro na Suécia

6. Participe de grupos sociais

Meetup.com é uma rede internacional grátis de grupos locais que organizam um bocado de atividades. Basta selecionar sua cidade e em seguida procurar por um grupo local que você gostaria de se juntar. Há vários grupos de Meetup na Suécia, incluindo a escrita criativa em Estocolmo, boliche em Gotemburgo e dança de salsa em Malmö.

7. Saia com outros expatriados

Algumas pessoas pensam que é melhor evitar se misturar com outros expatriados e se concentrar, exclusivamente, em encontrar suecos. Puro engano! Quando você deixa os seus amigos e familiares do outro lado do oceano, você precisa estar aberto a fazer parte de um novo grupo de pessoas que possuem uma mentalidade similar a sua.

O Internations.com é um site que conecta os expatriados em mais de 300 cidades, incluindo as quatro maiores cidades da Suécia. Eles realizam eventos sociais e oferecem muitas informações bacanas, conectando você a outros expatriados do seu próprio país ou de qualquer outro lugar do mundo. Eu faço parte e gosto bastante das atividades propostas pelo grupo.

Há também um grupo na cidade de Gotemburgo chamado Professional Women’s Group, destinado a mulheres com um bom nível educacional. Eu mesma já fiz parte dele, quando morei nessa cidade, e conheci muita gente interessante dos quatro cantos desse mundão afora.

Uma das primeiras amizades que fiz foi com uma holandesa
Uma das primeiras amizades que fiz foi com uma holandesa

Fazer amigos e construir uma vida social é praticamente um dever para aqueles que são novos na Suécia. Mas sabe o que eu acho mais importante? Seja você mesmo e se permita a manter contato com expatriados e amigos suecos, pois somente assim você irá construir uma vida social agradável e quem sabe um dia, escrever sobre ela.

Related posts

Como abrir seu próprio negócio na Suécia

Verônica Ferreira Iwarson

Ser ou não ser mãe na Suécia, eis a questão!

Verônica Ferreira Iwarson

Quanto custa comprar roupas na Suécia?

Verônica Ferreira Iwarson

7 comentários

Lyria Julho 22, 2015 at 10:16 pm

Olá Vânia!
Dicas muito úteis para todos imigrantes, em qualquer país! 🙂
O apoio que as amizades dão são muito importantes na vida diária de qualquer pessoa, em qualquer lugar!
Bjim!

Resposta
Vânia Julho 23, 2015 at 8:26 am

Oi Lyria!
Sem dúvida que são aplicáveis para qualquer país. É que dá um desespero em pensar em recomeçar, né?
Conheço algumas pessoas que estão travando batalhas internas por não conseguirem se socializar e pensando em jogar tudo para o alto. E não pode ser assim. Como você disse, ter amigos é parte essencial da vida e da adaptação também. 😉
Beijos.

Resposta
Luciane Blanco Julho 23, 2015 at 10:09 am

Olá, Vânia querida. Sempre ajudando. Adorei. Bjs Luciane ou Lu.
Saudades!

Resposta
Vânia Julho 23, 2015 at 10:18 am

Obrigada Lu por sempre me prestigiar com sua visita.
Beijos para ti também. 😉

Resposta
7 dicas para fazer amigos na Suécia – Diário de uma Teimosa Fevereiro 20, 2016 at 1:34 pm

[…] Esse texto foi publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo. […]

Resposta
fabby lopes Maio 9, 2016 at 6:16 pm

Tenho vontade de voltar pra esse país pois pouco que fiquei foi bom muita dificuldade sim muitas mais sinto muita falta.

Resposta
Vânia Romão Maio 10, 2016 at 9:45 am

Olá Fabiola!
Como em qualquer país há sempre os dois lados da moeda, né? E a Suécia não é diferente!
Espero que não tenha acontecido nada de grave contigo e que essas dificuldades tenham apenas trazido muito aprendizado para ti.
Grande beijo. 😉

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação