5 diferenças entre Hamburgo e Berlim

3
1192
Portão de Brandemburgo. Foto: Acervo pessoal.
Advertisement

5 diferenças entre Hamburgo e Berlim

Vamos começar esse texto com uma novidade: hoje não estou mais morando em Hamburgo, e sim em Berlim, a capital desse país gelado e belo que é a Alemanha.

Hamburgo foi uma cidade que eu amei morar, com seus canais e vida noturna agitada (podem ler mais aqui). Moramos 1 ano e 8 meses lá. Foi a primeira cidade que conheci na Alemanha, onde aprendi um pouquinho dos costumes e tradições, e que deixou pra sempre uma marca de muito amor e gratidão no meu coração.

Agora estamos há 2 meses em Berlim, a capital multicultural, grande, cheia de pessoas, muitas coisas pra fazer e muito aberta. Posso falar que amando.

Então, bora comigo nas 5 diferenças que vi e sigo vendo entre essas duas cidades maras que eu amo:

Diferença número 1: A língua

Em Hamburgo, a maioria das pessoas só fala alemão (SIM, é obvio! Já que estamos falando de uma cidade da Alemanha!) mas péra que vou explicar. Em Hamburgo, quando chegamos, nos deparamos com algumas dificuldades, como nos registrar, médicos, transportes, lojas etc. A galera não curtia falar inglês, era alemão e só. A gente que se virasse em aprender. Eu estou generalizando sim, pois claro que conhecemos muitas pessoas que falavam inglês, mas no geral não curtiam muito, mesmo que soubessem. Já aqui em Berlim, a história é outra. Quase todo mundo fala inglês. Claro, por ela ser super turística, qualquer pessoa arranha no inglês, e se bobear no espanhol, italiano e por aí vai. Dá um alívio pro ouvido, eu admito. Por ser uma cidade mais aberta, tudo se torna mais fácil, não sendo somente o alemão a língua para se comunicar. Tem dias aqui em Berlim que ando nas ruas e não escuto ninguém falando alemão, cês acreditam? É doido, mas é bom!! rs

Leia também: como obter o Cartão Azul/Blue Card na Alemanha

Diferença número 2: O clima

Ah, essa diferença é tão gritante! Mesmo que a distância entre uma cidade e outra não seja tão grande assim (300Km para ser exata!), o clima varia muito. Como já contei anteriormente (aqui), em Hamburgo chove demais, todos os dias (brincadeirinha!). Mas o clima é bem chato mesmo. Aqui não. Claro que o inverno é parecido, faz frio, mas é mais agradável. E no verão é mais quente também. Já visitei Berlim em julho e foi quase como estar no Brasil (exagerei, ok, mas quase! rs). Essa é uma diferença que me deixa bem felizinha, pois quem mora em países gelados, sabe o quão bem faz na vida ter um solzinho ou tempo mais iluminado.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Diferença número 3: Meio de transporte

Pra quem vem a turismo, pode parecer similar andar em Hamburgo ou Berlim, pois os trasportes públicos são praticamente os mesmos. Os preços variam pouco e ambos funcionam bem. Tem várias opções: U-Bahn, S-Bahn, Bus, e aqui em Berlim ainda o Tram. Mas pra quem habita, uma diferença grande é andar de bicicleta. Nós já andávamos bastate lá em Hamburgo, pois as ciclovias são ótimas e estão por toda cidade. Mas o que senti aqui em Berlim, é que muitas vezes é mais rápido ir a algum lugar de bike do que de metrô. Por ser uma capital e ter muitas linhas, acaba que perdemos mais tempo indo até uma estação, esperando, do que pegando a bike e indo. Comprovamos isso já inúmeras vezes! rs

Diferença número 4 : Cerveja mais barata ( e outras coisitas também)

Outra baita diferença (baita é uma palavra que usamos para grande, lá no sul. Às vezes esqueço e meu “gauchês” fala mais alto! rs) é o preço de algumas coisas por aqui. Quando começamos a olhar as coisas para nos mudar para cá, alguns amigos de Hamburgo que já moram na Alemanha há tempos, nos falavam que aqui os preços eram mais baixos, aluguéis, supermercado, bares, roupas etc. Nós ficávamos meio incrédulos, pois, no Brasil, as capitais são sempre mais caras de se viver, ? Então, não fazia sentido Hamburgo ser mais cara de se viver do que Berlim. Mas sim, muitas coisas aqui são mais em conta. E uma delas, que a gente fica MUITO feliz em pagar menos, são as cervejas! rs (eu e meu marido somos apreciadores de cervejas. Nossa meta é um dia provar todas as cevas dessa Alemanha. Foco e fé que um dia chegamos lá, pois é cerveja pra caramba bixooo! rs) Lá em Hamburgo, em um bar simples, se paga em uma cerveja de 1/2 litro em média 4,5 euros. Já aqui em Berlim, a mesma cerveja, a média fica entre 3,5 euros. Quase 1 euro de diferença, sabe? É muuuita coisa. E no supermercado a coisa fica ainda mais gritante. Antes a gente pagava em uma caixa de 20 garrafas de 300ml no supermercado uma média de 12 euros. Aqui a gente paga a mesma caixa, mas com garrafas de 500ml, 8,5 ou 9 euros. Muita felicidade pra uma pessoa só! rs Portanto, se vem pra Berlim, se joga na cerveja, amiga(o).

Leia também: como se candidatar nas universidades alemãs

Diferença número 5: Estilo das pessoas

Eu não sou uma personal stylist ou louca por moda, mas sim, curto uma roupas modernosas e diferentes de vez em quando. Quando me mudei para Hamburgo, vim com poucas roupas do Brasil. Vendi ou doei quase tudo. Vim com uma mala mesmo. E algumas dessas roupas, que eu trouxe, eram floridas e coloridas. Pois, eu, como boa brasileira, taurina e árvore de natal que sou, adoro (ou adorava! rs). Chegando em Hamburgo, fui obrigada a comprar roupas adequadas para as estações, outono, inverno e por aí vai. Meu guarda a roupa começou a ficar monocromático (buá!). Tudo em tons de cinza, preto, um vermelho discreto, mais cinza, verde escuro! Doido! E quando olhava na rua, as pessoas também estavam com essas cores! Parecendo todas iguais! E quando dava um calorzinho e usava algumas coisas do Brasil mais chamativas, era SÓ EU na rua usando cores, JURO! E sim, as pessoas olhavam! Mas eu não estava nem aí, óbvio! E foi então que viemos para Berlim, e há dois meses que vejo as pessoas se vestirem muito mais livres, coloridas, estilosas, chamativas e tudo que vocês podem pensar! <3 Ufa, que delícia! querendo fazer um novo upgrade no guarda roupa, doar algumas roupas cinzas e voltar pro colorido que tanto amo, porque aqui me sinto renovada com as cores e pessoas.

E aí? E vocês que já conheceram essas duas cidades? O que acham? Concordam? Esqueci-me de alguma coisa? Comenta aí!

3 Comentários

  1. Muito boas as dicas. Já conheço Berlin e adoro, mas não conheço Hamburgo e estava na dúvida, caso precise me mudar para uma dessas cidades. Com as suas dicas acho que não rola Hamburgo. kkk. Obrigada. Bejos
    Maria Kamentz

    • Oi Maria! Hamburgo é linda, uma cidade incrível, mas pro meu gosto o clima lá é complicado heheheh Fora isso, seria uma cidade muito gostosa! Que bom que gostou das dicas! 😉 Obrigada por ler e comentar! Um beijo, Mah

  2. Olá! Moro em Hamburgo a 2 anos e sei exatamente tudo o que vc está falando! Sobre falar inglês, o clima e o guarda-roupa monocromático!
    Espero um dia ter que me mudar para Berlim ou alguma outra grande capital, onde pelo menos a moda seja mais colorida!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.