BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

É possível virar cidadão holandês?

Para você que cansou de pedir por uma permissão de estadia ou simplesmente gosta muito da Holanda, saiba que é possível virar cidadão holandês e existem diferentes formas de fazer isso. A forma mais comum é claro é por nascimento/reconhecimento ,mas existem outras categorias que também se aplicam, sendo elas: adoção, por opção ou naturalização. Abaixo explico como funciona para cada caso:

Nascimento ou reconhecimento:

Começando pelo mais fácil, existem duas regras, uma para pessoas que nasceram antes de 1985 e depois de 1985.
Para a primeira parcela, ou seja aquelas que nasceram antes de 1985, são considerados holandeses se, e SOMENTE SE, o seu pai for holandês no momento do seu nascimento. Agora, se você for filho de mãe holandesa e pai de outro país, você NÃO É considerado um cidadão holandês. É brincadeira?? Mas, nem tudo está perdido,você pode adquirir a cidadania por opção.
Para a segunda parcela, você é considerado um cidadão holandês se pelo menos uma das condições for verdadeira no dia do seu nascimento:
A. Sua mãe era holandesa (simples)
B. Seu pai era holandês e casado com sua mãe não holandesa (começa a complicar)
C. Seu pai era holandês e não casado com sua mãe, mas te reconheceu como filho (complicando um pouco mais)
D. Seu pai era holandês e depois de 1 de marco ele te reconheceu como filho antes dos seus sete anos (repita)
E. Seus pais moravam na Holanda E no dia em que um dos seus pais nasceu, um dos seus avós também morava na Holanda (esquece)

Leia também: Cidadania italiana: quem tem direito?

Adoção:

No fim, essa acaba sendo mais fácil. Para ser considerado um cidadão você precisa ser adotado por um cidadão holandês, ter os documentos de acordo com a Convenção de Adoção de Haia ou com o Livro 10 do Código Civil holandês e os laços com a família biológica devem estar completamente cortados.

Por opção:

Ok, para esse vocês precisam estar preparados, porque o nome faz jus ao que vem por ai já que existem diversas opões que se aplicam a esse caso. Preparados? Então vamos lá…
Para ser poder aplicar para esse tipo de cidadania um dos seguintes deve ser verdadeiro:

A. Você é um adulto que nasceu no Reino dos País Baixos, viveu aqui desde que nasceu e tem uma permissão de residência. Mesmo se aplica para cidadãos da UE e Suíça.

B. Você nasceu no Reino dos Países Baixos e até então não tem uma cidadania e viveu aqui por pelo menos 3 anos consecutivos.

C. Você é menor, mas foi reconhecido por um holandês como filho (não estava especificado se era tanto homem quanto mulher podem fazer isso, mas acredito que após 1985 muito provável que sim) e viveu sob cuidados dessa pessoas por pelo menos 3 anos consecutivos.

D. Você é um adulto e desde os 4 anos vive na região com uma permissão de residência válida. Mesmo se aplica para cidadãos da UE e Suíça.

E. Se você for casado com uma pessoa holandesa e reconhecido como parceiro da pessoa por pelo menos TRÊS anos. Mas além disso, você precisa ter morado aqui por pelo menos QUINZE ANOS (apenas).

F. Você tem 65 anos ou mais e viveu aqui por, novamente,pelo menos QUINZE ANOS (número cabalístico).

G. Você nasceu antes de 1985 e apenas sua mãe é holandesa (socorro). Para pessoas que foram adotadas por mães holandesas antes dessa data também vale! (Alguma coisa de bom nessa vida!)

H. Pasmem: se você casou com um não holandês antes de 1985, você automaticamente perdeu sua nacionalidade. Ok, PORÉM há uma luz no fim do túnel e, depois de 1 ano do divórcio, você pode pedir a nacionalidade novamente. Levemente complicado, mas dá para voltar atrás.

Agora atenção: se você mora na Holanda desde os 4 anos e quer obter a nacionalidade holandesa, você DEVE RENUNCIAR a sua outra nacionalidade. Aperta o coração só de ler isso.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Naturalização:

Olha, informação número um: os holandeses não são tão bonzinhos quanto outros países e, caso você opte por naturalização, você deve também RENUNCIAR sua outra nacionalidade. Portanto, importante pensar bem antes de aplicar.

Para isso, você deve ter pelo menos 18 anos, ter vivido pelo menos 5 anos consecutivos no Reino dos Países Baixos (pelo menos deram uma trégua nos 15 anos),você tem uma permissão de residência válida, você não cometeu nem um crime E você deve mostrar que está integrado o que significa saber ler, escrever, falar e entender o holandês. Para isso, é necessário prestar uma prova chamada inburgeringstest e ser aprovado. Mas fica tranquilo que tem bastante escola que faz a preparação para esse exame, caso necessitem.

UFA! Essas são as condições básicas para aplicar para uma cidadania holandesa, mas claro que depois disso muuuuitos documentos estão entre você e seu novo passaporte. Então, caso decida que esse é o caminho, boa sorte e paciência! E eu achando que era só saber andar de bicicleta..

Bedankt en totziens!

Related posts

Como renovar o Green Card depois de 2 anos de casamento

Lorrane Sengheiser

Visto de residência na Bolívia

Letícia Protector

Que nacionalidade dar aos meus filhos?

Emellin de Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação